Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é o time da virada

O jogo de agora pela manhã será determinante, não só às nossas pretensões para o ano, mas também para a reação do Torcedor. Uma vitória, desde que convincente, além de reacender as possibilidades de melhorar nossa posição e sonhos na tabela, trará de volta o maior patrimônio do Galo para essa trajetória: o Torcedor! A devoção e a paixão do Atleticano sempre foram a mola que impulsionou nosso time às grandes conquistas. Tem até um senador biônico, que foi presidente de outro clube, que confessou a inveja pelo comportamento e fidelidade da massa.

campeão brasileiro de 1971

São conquistas históricas que vêm desde o Campeão dos Campeões, de 1937, o verdadeiro e primeiro título nacional disputado no Brasil. Mais à frente, em 1050, na condição de primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa, Galo conquistamos o título – ainda que simbólico – de Campeões do Gelo. Na era de campeonatos nacionais, novamente como time de vanguarda levantamos, em 1971, o primeiro título de Campeão Brasileiro.  Pouco depois, já em 1978, em torneio oficial promovido pela famigerada e extinta CBD (que depois se transformou em CBF e nada mudou), outro campeonato denominado “Campeão dos Campeões” foi vencido pelo Galo.

Tudo isso é história. Nenhum desses títulos foi homologado pela CBF por meio de fax (na ocasião, era a maneira mais ágil de comunicação). E em todos esses momentos, a Torcida Atleticana foi a geradora da aplicação e garra dos jogadores em campo. Se essa sinergia não for capaz de fazer alguns atletas reagirem, das duas uma: o Torcedor, mesmo sem deixar de ser Atleticano como acontece com outros clubes mineiros, vai aguardar o próximo ano ou, então, esses jogadores deverão vestir a carapuça e procurar outro lugar para seguir suas carreiras. Aqui é assim. Garra, devoção, sangue nos olhos e determinação!

campeão libertadores 2013
Fotos: UAI/Superesportes

Não bastam apenas os três pontos no jogo de hoje, é preciso uma vitória que reacenda a nossa esperança. O Atleticano, mesmo com sua história de grandes sofrimentos e – inegavelmente – grandes injustiças (casuais ou propositais patrocinadas pela CBF e organizadores das competições), se acostumou com as conquistas obtidas nos novos tempos. De nada estavam valendo juizinhos de araque, STJD e atos administrativos da entidade – o Galo atropelou todos e conquistou grandes vitórias e títulos.

Dessa maneira, em que pese a má vontade dos organizadores e seus prestadores de “serviço”, o time tem de reagir em campo e mostrar o mesmo futebol que nos levou a conquistar as Américas, com a Libertadores e a Recopa, como também o título nacional da Copa do Brasil. Os retornos de quase todos os titulares, com poucos desfalques, obrigam, doravante, os escalados a colocar o coração no bico da chuteira. Queremos sair do Independência – que voltará a ser a Catedral do Horto – hoje com a alma lavada e com expectativa de reação no Campeonato Brasileiro.

Em tempo: Nem a falta de energia ocasional da Cemig, que me impediu de fazer esteira na academia, vai perturbar minha concentração por uma vitória do Galo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *