Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O futuro do futebol (brasileiro) é incerto


Sou dos tempos, assim como muitos que aqui frequentam, que os jogadores tinham identificação com a camisa dos clubes que escolheram para suas carreiras. Pelé era a cara do Santos, assim como Ademir da Guia no Palmeiras, Rivelino com o Corinthians e Pedro Rocha idolatrado no São Paulo. No Rio de Janeiro Gerson fez história no Botafogo, Castilho no Fluminense, Evaristo de Macedo marcou no Flamengo e Alcir Portela no Vasco. Eventualmente, entre esses um ou outro mudava de time, como Gerson e Rivelino. O primeiro vestiu ainda as camisas do Fluminense, Flamengo e São Paulo; já o outro atuou também no tricolor carioca.
Fato é que, naquela ocasião, aqui em Minas Gerais o futebol era restrito aos clubes de Belo Horizonte – onde predominavam Atlético e América – e os demais figurantes. O campeonato mineiro, diferente do carioca e paulista – que a mídia do eixo já atuava com menor intensidade que nos tempos atuais – eram acompanhados pelo Brasil todo. Até que, a partir de 1971, com o primeiro campeonato brasileiro de futebol – vencido pelo nosso Galo – iniciou um processo de nacionalização das competições.
A intenção, aliada a isenção, durou pouco tempo pois intrusos como o Galo e Internacional se atrevem a vencer a competição. Até 1976, esse título do Galo, dois do Palmeiras, um do Vasco (no apito do Armando Marques) e dois do Internacional. Em 1977, com o Galo invicto e a manobra suja e desonesta que todos conhecem (tiraram Reinaldo propositalmente da final), o título foi para o São Paulo. A partir daí, o descaramento das ações nefastas da organização – com auxílio da arbitragem e stjd – foram manchando e decretando a falência que o futebol brasileiro desfruta nas últimas gestões da cbf.

Foi assim, que no nosso caso (aqui defendo é o Galo, mas existem outras vítimas), perdemos os títulos de 1980, 1985, 1999, 2001, 2012, 2015, além da Copa do Brasil de 2007 e Libertadores de 1981. Em todas essas competições que menciono, sem exceção, com sacanagens escandalosas para prejudicar o nosso time do coração. Ninguém me contou ou li a respeito, acompanhei e estava presente nos jogos dessas maracutaias. Ainda assim, consegui resistir até os dias de hoje.
Concomitante a essa situação, sempre ao lado do Galo, em muitas ocasiões com times deploráveis tecnicamente. Porém, como nos meus primeiros tempos que menciono os clubes do Rio e Sampa, no início, aqui tínhamos Dário, Oldair (que veio do Vasco), Vantuir, Vanderley, Renato (foi do Flamengo para Uberlândia e de lá para cá). Mais um pouco à frente, numa equipe que tinha oito a nove titulares criados na base, foi a vez da geração Reinaldo, Cerezo, Marcelo, Paulo Isidoro, depois ainda Eder.
Num recorte recente, Ronaldinho e agora Hulk. Esses e outros que atuaram a ainda atuam, comprometidos com as cores do nosso Galo. Honraram e até hoje honram a camisa Atleticana. Mas, como o futebol mudou muito, tem jogador cujo compromisso com o clube se resume ao dia do pagamento. Se não bastasse, a sacanagem da cbf – já nestes tempos modernos – não melhora e ao que sinto agrava em favor do eixo. O desabafo do Hulk, sem entrar no mérito e mesmo na sua explicação posterior, faz sentido. Não temos sangue de barata. Está claro, muito explicito, o interesse – por razões comerciais e anunciantes – que os clubes do eixo têm tratamento diferenciado e são favorecidos.

O Flamídia adiou jogo (Bragantino) por sua vontade sem qualquer outra justificativa. Tem juízes, contumazes em prejudicar ao Galo, sempre prestigiados. Daronco, Sampaio, Claus, Lima Henrique, até esse sujeito de sábado lá em Uberlândia, que saem ilesos quando prejudicam ao Galo. Mas, quando Flamídia e Curintia reclamam, são punidos. Daronco ameaçou Hulk e foi punido com cesta básica. Vergonha, tinha de ser banido. Suspeitíssima essa relação na cbf, desde gestão, passando pela arbitragem e stjd. Farinha do mesmo saco.
Sampaio eliminou o Galo frente ao Flamengo na Copa do Brasil, só foi punido quando o mesmo beneficiado reclamou dele. Claus, aquele que não viu penalidade que anteciparia o título de 2021, é tido como o bom do futebol brasileiro. Lima é manjadíssimo em desfavor do Galo e tem mais de dez anos que já deveria ter sido vetado. Esse pirralho de sábado, anotem, logo estará prestigiado. Sopradores de apito do passado, quase todos, até aqui em Minas Gerais, se tornaram comentaristas de arbitragem.
Pra fechar essa prosa de segunda-feira, depois daquele vexame de sábado, duas considerações. O retrato desse futuro incerto, no caso do Galo, me prendo aos números. Desde a inauguração da nossa casa, são sete jogos, a tendência de crescimento do público foi quebrada depois da derrota em um confronto mineiro. Vejamos! Santos (29.782), Botafogo (31.720), Cuiabá (36.104), Coritiba (38.358), csa/mg (42.058), depois FluminenC (23.003) e Fortaleza (28.898). Se não vencer e convencer o Corinthians na quinta-feira, anote, vamos ter o pior público da Arena do Galo.

A segunda reflexão…estou em fase de reavaliação sobre minha condição de torcedor, afinal tudo está tão diferente. Aquele romantismo e as formações dos times que seguiam por anos, não existe mais e a cada temporada fica mais evidente. Já não sinto mesmo o pertencimento que me conduziu até recentemente. O Galo é da Massa? A cbf se norteia pela equidade? Estar blogueiro para dar vez e voz ao Atleticano é gratificante, sei disso, mas conduzir essa missão – em certos momentos – chega a ser muito desconfortável. São tantos interesses!!!

*imagens: do arquivo do blog

45 thoughts to “O futuro do futebol (brasileiro) é incerto”

  1. Olá amigos da bola!

    FORA FELIPÃO MEDROSO, RETRANQUEIRO AO EXTREMO!

    Vou dizer uma verdade aqui! Se no início do ano tivessem trazido um treinador bom, ofensivo, estrategista, de preferência argentino que são os melhores…..

    Galo teria brigado por todos os títulos importantes do ano. Talvez teríamos sido bicampeões da Libertadores, tetra campeão do brasileiro. penso que com certeza! E até tri da Copa Brasil.

    Elenco do Galo é bom! Mas continuam apostando em treineiros ridículos, que vão na contramão do DNA atleticano e do futebol moderno e ofensivo!

    Não adianta ter um Ferrari e dirigir como se tivesse num fusca 77

  2. Só sei que no caso do esclerosado continuar dirigindo o Galo em 2024 darei um ano sabático ao meu atleticanismo, não aguento retranca. Nosso Galo foi o primeiro a fazer 1000 gols no Brasileiro, segundo a fazer 2000 e somos o segundo melhor ataque da hostória do Brasileiro. Confiram isto e muito mais no meu aplicativo “Ranking do Futebol”, disponível para Android e iOS.

  3. Vamos a um pouco de história p mostrar a esses “ratos” q ñ se apaga 115 dela do jeito q esses “simpatia” estão a propôr. Num 06/11 á 25 anos atrás o GALO Forte e Vingador q ñ tinha nada de simpático,era GALO de Rinha,fazia uma de suas + épicas passagens pelas canchas Sul-Americanas no acanhado La Fortaleza na cidade de Lanús-Arg. Era o primeiro embate pelas finais da Conmebol de 1997, e ao final dos embates seria consagrado o bi-CAMpeonato ao Clube vencedor. Aqui mais uma vez o pioneirismo Alvinegro era posto em prova,pois ñ havia acontecido antes. GALO de Rinha saiu atrás do placar e ainda no 1º virou o jogo e ao final do embate havia colado “os hermanos na parede” por 4 x1. Aí q a coisa desandou p violência generalizada com participação inclusive “dos cana”,os qusis deveriam dar segurança aos adversários. Sem me alongar muito,o respaldo final das agressões as mais graves foram a do LE Dedé, q levou um golpe covarde pelas costas na altura da nuca e saiu de CAMpo desacordado,a outra foi a do treinador Emerson Leão q teve uma fratura na maçã do rosto ,a cicatriz o acompanha até hj. A segunda partida aconteceu somente um mês depois_ 17/12 _ no Mineirão e o mais engraçado é q os adversários mais “valentões” do primeiro jogo se borraram e não vieram a Capital Mundial do GALO… qtº ao jogo …bem! isto aí fica prá depois. É isto q essa gente q se apossou de uma Instituição Centenária quer enterrar, a História de um Gigante e a de seu povo, inclusive um dos vendilhões do “Templo Alvinegro” a pouco tempo tentou desmerecer esta Conquista Épica e a primeira tbm,o de ver o nível dessa gentalha que se acha muito mais do que realmente são,ou seja, SÃO UM NADA!
    Taffarel- Bruno – Sandro Barbosa – Neguete e Dedé – Roberto – Hernani e Jorginho – Marques – Valdir Bigode e Almir(Edgar). Tec: Emerson Leão. Estes sim são tudo…

  4. E o Hulk? Continuam passando pano pra ele?
    Torcendo muito para que o mês dele acabe rápido!
    Idade chegou, começou a apelação.
    Não joga nada atualmente e a culpa é dos outros. Coincidência com muito do que leio aqui…….

  5. Boa tarde, para todos!
    Passei a minha infância, adolescência, juventude e parte de minha vida adulta indignado com esse esquema corrupto.
    No dia 20/072023 o CAM FALECEU.
    Exatamente no dia que eu fiz 51 anos.
    TRISTE, MUITO TRISTE!!!

  6. Acho que isso mereceria um livro. A ser escrito pelas pessoas que vivenciaram esses fatos. A geração que acompanhou jogo a jogo, torneio a torneio. Ouvi dizer que um autor inglês lançou um livro sobre as maiores suspeitas, ou fraudes, do futebol mundial. Não sei se ele denuncia como suspeita ou fraude, nunca encontrei esse livro. Dizem que o jogo do Atlético na Libertadores de 1981 está lá. Há um modo de escrever livros em que os fatos são coletados e o julgamento fica para o leitor.

  7. Meu coração alvinegro pediu que eu desse um tempo de GALO e me dedicasse somente a ele e sua saúde… deixei de lado tudo aquilo que me remete a saber das notícias, interagir com outros Atleticanos etc… as crônicas do Eduardo nunca deixei de ler pois me representa mas comentar ficou muito difícil… escrever ou falar que conseguiram acabar com a magia de ser Atleticano é doloroso… os jovens (nem todos) podem dizer que é frescura mas para aqueles como eu, que nasceram a mais de 50 anos e puderam vivenciar IN LOCO, os anos e anos de sol na cara no cimento quente do Mineirão, tenho certeza que sentem que o que fizeram com o nosso amado e glorioso CAM, é muito triste!!!

    OBS.: investidores da SAF, vocês que compraram o maior gigante de Minas Gerais a preço de banana, saibam que o nosso CAM de história centenária não é um brinquedo de bilionários, é muito, muito e muito mais que isso, portanto, façam-nos um enorme favor enquanto a tempo, coloquem gente com capacidade admistrativa/operacional para atuar lá dentro… chega de “amadores” comandando o futebol e tudo mais do nosso GALO, basta!!!!

  8. Futebol é mesmo um verdadeiro “balaio de caranguejo”_ expressão pouco usada nesses novos tempos_ . Outrora repleto de personagens e fatos folclóricos q vai desde o “Cidinho Bola Nossa”, vaga decidida na “moedinha” _ taça brasil de 1967,3º jogo entre GALO x bairro de botafogo no Mineirão ganho no grito pelo Décio Teixeira. Até hj ninguém pode afirmar se deu cara ou coroa._ ,comentarista esportivo sendo demitido após tomar um “tá ligado” ao vivo em rede nacional pelo “Minhoca”, após estar metendo o “malho” no GALO,era jogador correndo atrás do adversário com aqles banquinhos q os antigos gandulas ficavam sentados á beira do CAMpo,o maior presidente de todos os tempos do Atlético mandando construir túnel no lado oposto ao do bancos de reservas p a pressão no bandeira ser igual, o mesmo q pediu boicote a vênus platinada e a uma estatal q estampava a logo no pano de chão de um certo mingau q não passava de um bangu carioca lá em 1980,o qual sigo fazendo até hj, torcedor Atleticano saindo no tapa com o juiz dentro de campo e outras curiosidades q dão um livro e não dá p enumera-las aqui. Posto isto, é de uma pequinês estúpida o q estes novos “donos” do Atlético fazem qdo o assunto é defender seu atleta qdo o mesmo faz reclamações,justas diga-se, em relação a sacanagem q estes sopradores de latinhas têm feito com ele. É a segunda vez,e não será a última,q o Hulk irá se indignar contra o trabalho mal feito destes incas venusianos_ alô Ernest! Sou do tempo do Nacional Kid _ e NENHUM DELES sai em apoio ao jogador em momento algum. O silêncio desses seres abissais só demonstram o meu pensar; o Atlético hj é um clube sem identidade,sem ambição e o que é pior, um clube com dirigentes soberbos e arrogantes que não sabem o tamanho do brinquedinho que eles tomaram na mão grande e ainda querem enterrar 111 anos de história e contar só os 4 recentes. Fosse na época do “Cidinho Bola Nossa” eles teriam de sair dos estádios disfarçados de “freira” direto p a veraneio vascaína e ainda escutando as respectivas progenitoras serem exaltadas pelo “monstro” a plenos pulmões. GALO sempre foi sinônimo de RAÇA,o q vem sendo construído agora é de uma simpatia pura, este NÃO me representa. Sem mais!

  9. Muita gente nas redes sociais despertou pro RED BULL agora .

    Eu já falava do time de Bragança há tempos , sim senhores .

    E muitos comentários revelam a soberba que tomou conta do torcedor por aqui , como , por exemplo , os que dizem para os donos do Atletico S/A irem buscar o Caixinha , como se o clube da RED BULL fosse um qualquer , desprezível .

    Não é possível essa turma não se dar conta do peso dessa marca gigantesca no cenário MUNDIAL .

    De lá só sai QUEM ELES QUEREM que saia .

    E por falar em jogador , como jogam bola o LEO ORTIZ e o EVANGELISTA !
    Crendeuspai !

    1. Sr. JEBarata

      Tem o Helinho tbm, que só faz golaço! Aliás, como o Galo não quer ganhar o título, estou na torcida para o RED BULL levar o título.
      Abraço.

  10. Salve Massa e Guru

    Faço das suas as minhas reclamações sobre o favorecimento aos clubes do eixo, isto é visível e pornográfico, até porque há interesse de empresas, de torcedores travestidos de dirigentes e principalmente da emissora que mama nas tetas do governo(sem querer entrar no assunto política).
    Mas no caso do último sábado em relação a Hulk, ontem Guido Jorge foi cirúrgico na live de ontem, ele não tinha e nem tem nada que reclamar com os juizes, não é o papel dele, é o papel do capitão
    e ele como um jogador de fama internacional é um prato feito para juízes ganharem projeção ao expulsá-lo.
    E concordo com o que disse Guido, Hulk é perseguido sim, mas ele tb é quem persegue os juízes em campo com suas reclamações, que sinceramente, irritam a nossa própria torcida e prejudica imensamente o time.
    Afinal sofremos até hoje de Hulkdependência lembram?
    E novamente quando mais precisaremos de nosso principal jogador ele não estará em campo e pior sujeito à uma pesada punição.
    E finalmente: temos sido prejudicados? Sim, mas quem tem causado mais prejuizos ao clube é nossos próprio jogadores e técnico com um futebol instável e as vezes mediocre.

    1. concordo plenamente, sou fã do hulk sim, é um dos poucos neste elenco que tem orgulho de vestir a camisa do galo, mas tenho que dizer que ele parece um muleque irresponsavel em campo, os arbitros o perseguem sim, mas pela fama que ele mesmo criou de reclamão, cai cai, chorador, ele é um jogador experiente, já devia ter assimilado isto, ja ajudou e de forma fenomenal o galo, mas atititudes parecidas com esta ja foram cometidas antes e prejudica imensamente ele limitadissimo elenco que tem um técnico mais limitado ainda a beira do gramado. Ja disse outras vezes, é dificil torcer contra o clube que amamos, mas se queremos o felipão fora para 2024 , não podemos classificar para a libertadores, muito menos no G4. Caso contrario seráo terceiro ano seguido jogado na lama por este amadores que fazem futebol no galo.

  11. Bom dia xará e amigalos!
    GALO perdeu nada menos do que 15 pontos para os quatro últimos colocados do Brasileirão(Z4). Agora vai pegar pela frente o Corinthians que vem capengando há tempos. Sorte dos Gambás que tem o GALO pela frente….A Síndrome de Robin Hood continua…

  12. Bom dia!
    Lendo mais um artigo “lamentando” a existência da CBF, da globolixo, da turma do eixo, da arbitragem etc etc fico com a sensação que, em 2021, quando o Galo ganhou tudo, toda esta camarilha havia tirado férias!! Só pode!!
    Enfim, se depois de tantas “décadas” sofrendo na mão dessa famigerada turma, considerando, ainda, que não apareceu ninguém com “culhão” no nosso Galo pra peitá-los, e ainda assim não aprendemos a conviver e lutar (só nos resta em campo!!) contra isso, talvez, o melhor a fazer seja o sugerido pelo Hulck; juntar “nossas tralhas” e ir embora do Brasil…

  13. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Após uma pausa providencial , para não tecer comentários agressivos e altamente negativos contra o atual elenco, que continua massacrando o torcedor com seu desempenho “esquizofrênico” dentro de campo, não poderia de manifestar minha concordância com o texto do Mestre. Desde algum tempo já me convenci de que esse elenco atual não inspira confiança e tenho enormes duvidas que o time atual do Galo alcance o G4. Os fatores são muitos, como por exemplo: Time mal montado, mal treinado, sem preparo físico, e etc
    Enfim, como as expectativas com o time foram inumadas logo em julho, tal como fora em 2022, certamente o empenho do torcedor para apoiar o time vai se enfraquecendo paulatinamente e concordo que teremos públicos pífios na arena MRV até o final de campeonato. Se morasse em BH eu também não iria assistir jogos do Galo, pela total falta de confiança nesse elenco e na comissão técnica atual e para me preservar de uma decepção cavalar diante de uma alta probabilidade de ver um futebol medíocre do Galo como fora contra o “mequinha” e o elenco azulado do outro lado da lagoa. O pior é que para 2024 parece que essa sina vai ter continuidade. Abraços a todos.

  14. Bom dia Eduardo e massa. Nem vou comentar sobre esta cbflixo. Arbitragem. Stjdlixo. Culpo está pifia diretoria por isso vivem puxando saco deles quando vá lá leva porta na cara.vergonha. aliás o Hulk chorão e pipoqueiro preparate pra levar um suspensão grande. Bom ele num jogo anterior ficou reclamando que estava jogando Machado e não tinha tempo de recuperar. Hulk chorão deveria sido multado na quela primeira vez que procurou a expulsão. Mas não temos uma diretoria séria temos são um bandos de frouxos que jogadores fazem ok querem e não dá em nada. Um diretor pal mandado que abre a boca para falar asneiras. O dinossauro 7×1 faz ok quer na equipa e estes e ninguém diz nada então sempre colocando o jermeson entregador pra jogar.e.temos que atulerar este dinossauro ultrapassado e estes bois cansados em 2024.aff. acaba logo 2023.porque o futebol do Galo acabou a tempos. Quinta feira é dia de ressuscitar ou defuntos. Pipoqueiros. Vá Galooooo.

  15. olha, respeito o direito de todos, mas tô cansado de ver atleticano reclamar de arbitragem, tudo isto que foi dito no blog do nobre atleticano é verdade, mas sinceramente, algum dia adiantou a gente reclamar arbitragem? Já chega deste de papo de lavadeira que perdeu o sabão, o eixo sempre foi e sempre será beneficiado, e na moral, muitas vezes com a conivencia vergonhosa das diretorias de clubes de fora do eixo, porque tudo neste mundo é gira em torno de dinheiro e interesses obscuros. Se os dirigentes fora do eixo nunca se uniram para lutar contra o poder do eixo junto a cbf e stjd, seremos nós meros torcedores que vamos mudar isto? Chega deste papo gente, vamos cobrar do clube o investimento, o planejamento, o fim de contrataçoes por interesse e não por competencia, o pagamento das dividas, resumindo, seriedade, coisa que o galo nunca teve ao longo deste mais de 100 anos. Li ontem uma carta da galoucura, com severas criticas ao felipão e a varios jogadores, assino embaixo, o galo não é cabide de emprego, não é cofre de banco abarrotado, não é instituiçao de caridade e muito menos com todo respeito “hospital geriatrico” pra ter tanto fim de carreira. Logo apos a derrota para o csa de minas, li tambem um outro blog onde duras, verdadeiras e certeiras criticas foram feitas a todo , eu disse todo o clube. A gente fica falando de arbitragem, eu sequer me lembro da ultima vez que jogamos futebol, eu disse futebol, 2022 e 2023 tem sido duro, desgastante, da preguiça ver o galo em campo e vamos realmente ficar aqui falando de arbitragem que a lugar nenhum leva, nunca levou. O galo perdeu para o lixo vasco da gama (2x), para o csa de minas em casa, empatou com o america, perdeu para o coritiba em casa, ficou nove partidas sem vencer com felipão e vamos falar que tudo isto foi a arbitragem? eu sei muito bem que papel a arbitragem exerce pelo mundo afora, que os interesses são vastos, que o dinheiro move tudo isto, mas eu tô cagando pra arbitragem eu quero é time, eu quero é raça, eu quero planejamento, eu quero comprometimento, eu quero é respeito dos proprios funcionarios (jogadores do galo e comissao) a esta camisa listrada de preto e branco e eu visto a 50 anos. Perder tempo com arbitragem, é na minha opnião jogor fora a oportunidade de falar o realmente é preciso, é enxugar gelo, vamos parar de procurar uma valvula de escape em arbitragem, pois isto só solidifica a incompetencia de jogadores, comissao e diretoria, é dar aval a estes amadores que fazem o futebol em minas.

  16. Bom dia!
    Infelizmente nossa diretoria parece não ter sofrido o que Ávila e nós torcedores que acompanhamos as maracutaias dessa gente suja contra o Galo. Afinal continuam negociando com a globolixo e se curvando aos interesses dessa cbf/cv/pcc.
    Era uma vez um Galo Forte Vingador. Era uma vez uma torcida conhecida e temida como a Massa. Era uma vez uma Seleção Brasileira que enchia de orgulho uma nação inteira.

  17. BARATA,

    Sobre se gol de pênalti também é gol de “bola parada”, entendo que sim…

    Serão gols de bola parada os resultantes de falta direta, falta indireta, escanteio, lateral e pênaltis…

    Concorda?!!

    1. ERNEST ,

      a pergunta foi retórica .

      Afinal , quem foi que inventou essa tal “bola parada” , coisa mais ridícula dentre essas tantas que emporcalham o vocabulário esportivo ?

      Falta = bola parada
      Escanteio = bola parada
      Rebote = segunda bola
      Chuveirinho = bola alçada
      Lançamento = bola longa
      Melada pra gol = assistência
      Retranca = baixar linha
      Pressão = subir linha

      Fora o “essa bola” , criada e eternizada pelo saudoso Mário Sérgio , quando iniciou sua carreira de comentarista .

      E tem umas que são as cerejas do bolo :
      * falta DE ataque , como se uma falta fosse diferente em cada setor do campo
      * e o cometimento de uma falta , sempre caracterizada pelo tal “chegou atrasado”

      Isso tudo foi só pra devanear …

  18. Muito boa sua reflexão , ÁVILA , sob todos os aspectos .

    Tenho trocado figurinhas com o ERNEST , DOMINGOS e ÂNGELO , principalmente , o JOSÉ ROBERTO também tem postado sobre essa “gourmetização” do futebol .

    Pelo andar da carruagem é inexorável a perda dessa identidade que foi construída ao longo de mais de um século .

    Só um exemplo sobre jogos do ATLÉTICO :
    tarde de domingo , ali na esquina da Abraão Karam , em frente ao Mineirão , aqueles restaurantes e bares FERVILHAVAM de torcedores desde a parte da manhã numa farra e alegria incontidas , esperando um jogo contra o METALUZINA ( pra forçar o entendimento ) .

    Daí , que cada qual faça sua própria idéia sobre o que significava um jogo de futebol .

    1. BARATA!
      Somos torcedores que vivenciamos o que de mais puro existia no futebol. O prazer de torcer! Você lembrou do Metaluzina, como exemplo. Como esquecer o clássico MEME, Metaluzina e Meridional dos áureos tempos? Mesmo não sendo torcedor de nenhum dos dois, a torcida atleticana muitas vezes se fazia presente, apenas pelo prazer de prestigiar. Eu mesmo fui em vários deles! Quantas vezes joguei conta o Metaluzina e o Meridional enquanto jogador do Colégio Arnaldo! Sempre que possível, o padre Simala nos proporcionava surpresas e estávamos em jogo-treino contra essas equipes, assim como o ASAS. Bons tempos, onde torcer era uma alegria. Hoje, torcer chega ser sofrimento, muito mais pela falta de identidade do jogador com o time, como bem asseverou Ávila na sua bela postagem de hoje!
      Abraço!

      1. ÂNGELO ,

        o Padre Simala era complicado .

        Jogar contra o Arnaldo naquele campo incrível do Colégio ( era o campo que usávamos para “mandar” nossos jogos no Campeonato de Bairros , um torneio infantil promovido pelo Estado de Minas ) , repito , jogar contra o “padre” era complicado .

        Se a gente ‘tava na frente , o jogo não acabava ; se estivéssemos perdendo , ele encerrava o jogo sem o menor constrangimento .

        Era já o prenúncio do apito amigo de hoje …

        1. No meu aplicativo “Ranking do Futebol” são listados 18 clubes de Belo Horizonte, entre eles Alves Nogueira, América, Sports Hygiênicos, Renascença, Fluminense, Grêmio Ludopédio, Guarany, Palmeira, Santa Cruz, Sete de Stembro, Aeroporto, Christovam Colombo, Lusitano, Progresso, Syrio Horizontino e Yale (não o que virou o cruzerim). Conhecem?

  19. John Kennedy fez gol em todos os jogos de mata-mata .

    John Kennedy fez o gol do título da Libertadores .

    John Kennedy NÃO FOI ACEITO para fazer teste na “base” do ATLÉTICO !

    1. Bom dia, caro JOSÉ EDUARDO BARATA!
      Mas agora no Galo tem o “CEGA”. E também o nosso “grande diretor” disse que Iseppe vai ter que passar pelas outras categorias de base pra então ser avaliado no profissional. Ainda bem que Reinaldo não surgiu agora.

    2. BARATA,

      Parece que o JK é de Itaúna que pertencerá a RMBD (Região Metropolitana de Bom Despacho)…

      Aliás, o DOMINGOS SÁVIO é de Bom Despacho…

      Bom Despacho, não, do Engenho do Ribeiro, terra do Fubá, R.I.P., centravantão matador do Amador daquela currutela. Era tocar no facão para o FUBÁ que o gol era certo…

      Se o GALO tivesse olheiros e olhos para a BASE, tanto JK estaria jogando agora no CAM quanto o FUBÁ poderia ter tido a oportunidade de uma peneira no ATLÉTICO…

      Em Bom Despacho mesmo várias gerações de cracaços de bola se perderam por falta de um olheiro que pudesse encaminhar a juventude para uma peneira justa…

      Peneira justa porque reza a lenda que a peneira atleticana é furada e passará nela quem tiver a unção de um empresário ou sei lá quem mais quem…

      O certo é que a BASE ATLETICANA é um escárnio, tal qual ou pior que a CBF que o ÁVILA tanto reclama…

      O fogo amigo no CAM é o pior inimigo atleticano…

      Quem dera o problema do ATLÉTICO fosse a CBF!!!

      É PRACABÁ!!!

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O futebol é apenas um recorte da sociedade. Padre Torga, em sua sabedoria, ensinava aos seus alunos do Colégio Salesiano, lá em Araxá: ” O Brasil não é um país sério “. Mas CBF e arbitragem à parte, eu vejo no Galo, uma outra vertente: Em 77 o João Leite catou dois pênaltis. Uai o Vadir Peres ( goleiro do São Paulo) não precisou catar nenhum. Cerezo, Márcio não Paulada e Joãozinho Paulista chutaram três penalidades nas nuvens. Então, não foi só a retirada do Reinaldo do jogo que tirou o título do Galo. Na minha opinião, campeonato de ponto corrido exige elenco e regularidade. Em 2021, o Galo teve os dois e foi campeão antecipado. O Cruzeiro foi bicampeão brasileiro nos pontos corridos. O Botafogo, com 3×1 no placar perde um pênalti e leva uma virada. Aí o Textor diz que a culpa é da Corrupção? O Hulck, foi expulso infatilmente contra o Athetico do Paraná e justamente contra o América. Reclama demais. Padre Torga diria ao Hulck: menos choro, mais bola! E ao Galo: sem elenco, sem título!

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      você tem razão ?
      Sem dúvida .

      Mas , que existem títulos que têm que ser conquistados contra TUDO e contra TODOS é uma verdade incontestável .

      E no quesito CORRUPÇÃO , seja moral ou financeira , o Walter Clark
      deixou registrado em livro escrito por ele mesmo.

    2. Caro Domingos Sávio!
      Abordagem interessante sobre a incompetência do galo na decisão por penaltys em 1977. Entretanto, permita-me :” Então, não foi só a retirada do Reinaldo no jogo que tirou o título do galo”. Mas, com o Reinaldo em campo será que iriamos para os penaltys”? Será que o Reinaldo, se fossemos para os penaltys não seria também cobrador? O diabo é que o se não configura certeza. Abraço.

    3. Prezado amigalo Domingos Sávio,

      Respeito sua opinião, entretanto, em relação ao elenco, que eu considero como bom, poderíamos estar na liderança deste brasileiro, se tivemos vencido apenas 4 jogos (Vasco, Coritiba e cruzeiro) dois na Z4 e um próximo da Z4, foram quatro partidas, vasco duas vezes, sendo que 3 partidas foram em casa. Isto daria a liderança.

  21. Bom dia. Tudo isso meu caro, é pq temos uma diretoria fraca. Tem muita gente boa, mas fraca de presença nas coisas que devem ser resolvidas administrativamente. Não são os jogadores que devem reclamar e sim a diretoria, que podem ser suspensos, quantas vezes for que nao prejudicam o time. E de que forma? Publicamente e oficialmente. Se vc tem fatos, apresente os uma, duas, quantas vezes forem até que se torne impossível não te ouvirem. O EXmo sr Caetano faz isso?
    Reclamar , bater na mesa e na porta de vestiário não resolve.
    Apesar de que, justiça hj em dia aqui nesse país, só no conto de fadas.

  22. GALO MANSO

    Se ganhasse do Coxa, Cruzeiro e América e agora o ATLÉTICO estaria com 61 pontos e na frente de BOTA (59), PAL (59), RBB (58) e GRE (56)…

    “Ah, o futebol não tem se!!!”…

    “Ah, o Botafogo tem dois jogos a menos!!!”…

    “Ah, piriri, parará!!!”…

    Eu sei…

    Antes do jogo, o América tinha microscópicos 0,004% de chances de permanência na Série A…

    E não é o GALO não conseguiu empurrar o Coelho pra Série B!!!

    Tenha paciência!!!

    O América ainda tem 0,001% de chances de permanência na A…

    Êh, GALO!!!

    Claro, o COELHO já caiu, mas não será o GALO quem vai dar esse tiro de misericórdia…

    Ô lôco!!!

    Enquanto o ATLÉTICO ficar nessa pegada de GALO MANSO, o contrário vai continuar acontecendo…

    Que contrário?!!!

    No BRASILEIRÃO, se não matar, morre…

    Foram justamente a Raposa e o Coelho que atuaram como carrascos do GALO e tiraram do CAM as chances reais do título do BR 23…

    E mais: se o ATLÉTICO vencesse essas “pélas” e agora tanto o csaBH quanto o Kuei estariam lambendo o saco na ZR…

    GALO MANSO NÃO É GALO!!!

    É PRACABÁ!!!

    1. Oh Ernest, antes dos pontos corridos, chegamos em quatorze semifinais do Brasileiro. Ficávamos falando que não ganhávamos, pois os times grandes do Rio e São Paulo eram favorecidos pelo esquema da TV/CBD. Pois bem, eis que em 85, chegamos a final com Coritiba, Brasil de Pelotas, Bangu. O Galo, com um ataque Sérgio Araújo, Reinaldo, Everton e Edivaldo, com o Nelinho para cobrar faltas e escanteio, conseguir ser eliminado pelo Coritiba no Mineirao. A mas teve um lance que a bola entrou e o Juiz não marcou. Uai e porque não fez mais uns três gols? Há a CBF impediu o Reinaldo de conquistar um brasileiro. Em 80 eu concordo. Mas em 85, o Reinaldo teve a chance de eliminar o Coritiba, no Mineirao. História da bola… as alegrias do Galo foram excecao: 2013, 2014, 2021. Agora se for falarmos de decepções, é resenha para o dia inteiro….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *