Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O dilema em afogar numa ilusão

 

Todo Atleticano sabe, até adversários reconhecem, nestes já quase 117 de uma rica e bonita história sobrevivemos a todos tipos possíveis de intempéries. Em meio aos títulos da Libertadores, Conmebol (que antecedeu a Sul-Americana) Recopa Sul-Americana, Brasileiros, Copas do Brasil, e Supercopa do Brasil, o maior de Minas também lidera as conquistas do estadual com mais de uma dezena de títulos a mais que o segundo colocado.

E as taças levantadas no velho mundo, em competições que eram muito mais disputadas que o Mundial da época, superando tradicionais clubes europeus. O título simbólico de campeão do gelo, dá o tom dessa vanguarda brasileira, que foi por um tempo o melhor futebol mundial. São vários troféus em exposição superando times de primeira linha entre alemães, ingleses, espanhóis, holandeses e outros. Tudo isso construído com a garra e a raça daquele que se tornou conhecido como o Vingador.

Mas nem tudo foram flores ou céu de brigadeiro. Perdemos títulos que até hoje doem na memória do Atleticano. A maioria, nem todos, pela ação cruel e nefasta da cbf e sua linha auxiliar de stjd e arbitragem, destacando o interesse comercial da emissora detentora dos direitos de transmissão. Uma verdadeira sacanagem! Alguns por nossos próprios erros, que culminaram com a grande decepção do rebaixamento. Diferente de outros times sem a tradição do Galo, voltamos no ano seguinte como campeões do acesso.

Durante esse tempo já de mais de um século o melhor e mais querido time com maior presença entre os mineiros e belorizontinos, sobreviveu – clube e Torcida – e resistiu a desmandos que pareciam ser o fim dos tempos. Forjados, como o mundo reconhece, na dor da injustiça sempre apresentamos nossa resiliência e resignação por dias melhores. Que chegam e são efusivamente comemorados e festejados em Belo Horizonte, Minas Gerais e boa parte do Brasil e do mundo.

Nos tempos recentes, diante dessa nova realidade do futebol brasileiro – SAF e sem entrar no mérito dessa intenção em legitimar o calote de más gestões do passado -, tivemos a ilusão de novos tempos. Investimentos, contratações, donos Atleticanos realizados em suas atividades econômicas e aquele monte de promessas que ouvimos. Já vamos para a quarta temporada pós o ano mágico de 2021. Tirando a sequência de estaduais, nada mais, com dois vexames no final do ano passado. E o início deste 2025 vem se mostrando menos estimulante ainda. Seria aquele famoso “mais do mesmo”.

Em rápidas pinceladas. Risco de ficar fora da decisão do estadual, onde disputamos o hexa e a confirmação da hegemonia mineira; excursão sem sentido aos EUA, com reflexos no desempenho dessa competição; contratações demoradas de jogador e até a definição do treinador. Ontem demitiram o coordenador da base. A famosa “saída de quem nem veio”. O trabalho dele foi horroroso, assim como de seu antecessor. Pergunto, o que será que aconteceu? Nos tempos do Zé das Camisas, em campo de terra, com um treinamento ele sinalizava “fica ou não”, agora é tanta pompa e não revela mais como naqueles tempos. Time do Galo tinha nove da base e dois contratados. Enfim, será que nesse estadual convém reagir? Eu quero e muitos querem, mas há quem prefira reviver afogados e não renovar ilusão que tanta agrada só aos investidores. Vamos virar esse jogo, que é jogo de carta marcada. É um drama!

*imagens: arquivo do blog e extraído das redes sociais

23 thoughts to “O dilema em afogar numa ilusão”

  1. O principal responsável pela inexplicável permanência do MILITO até ao final das decisões entre Botafogo e River, é o incompetente presidente Sergio Coelho.
    Ele assessorado pelo iniciante Vitor, foram os responsáveis por não termos conquistados pelo menos uma competição. Todo o Brasil ficou cansado de ver uma coisa notória, obvia!
    A equipe sendo mal dirigida.
    Sergio Coelho é da Galeria dos Piores Presidentes do Galo!
    Dentro das 04 linhas ele é 500 vezes inferior ao Kalil.
    Ele é ingenuo!!

  2. Falando do elenco atleticano e daquilo que ainda vamos disputar esse ano, o Cuca é bom para armar um time mas não faz milagres, precisamos de jogadores mais qualificados para chegarem com urgência.

    Vejamos o time reserva e se podemos contar com esses caras:

    Saravia, Fuchs, Rabello e Rubens

    Otávio, Fausto Vera, Igor Gomes e Bernard

    Palacios e Deyverson

    Algum jogador desse banco de reservas consegue reverter um jogo contra os grandes???

    Tem que acreditar e torcer muito que o time titular vai dar conta do jogo antes de precisar dos reservas.

  3. Olá amigos da bola!

    (Enfim, será que nesse estadual convém reagir? Eu quero e muitos querem, mas há quem prefira….)

    (Vamos virar esse jogo, que é jogo de carta marcada)

  4. E se o Hulk machucar,ou for suspenso, ou acusar um desgaste fisico ? Tudo isso é possivel a um atleta. A pergunta é: quem irá substituí-lo no atual elenco?

  5. Bom dia xará e amigalos. A única esperança de a bola entrar no gol do CSA-MG no domingo é HULK. Não existe outra opção. GALO gasta mal o pouco que dispõe para contratações. Pra que outro volante????? Um time que não cria nada no meio campo precisa de mais um volante pra tocar a bola de um lado pra outro???? Júnior Santos teve uma única boa temporada no botafogo em toda sua carreira e foi contratado por milhões. Esse Cuello será protagonista???? E se Arana machucar???? E se Alonso machucar???? Entra o fraco Fucks ou o eterno reserva Igor Rabello???? ESSE CIGA NÃO EXISTE!!!! O dinheiro jogado no ralo toda hora. Continuo com medo do Brasileirão.

  6. Salve Massa e Guru

    Quando da vinda do Bracks fui um dos críticos pela escolha, justamente pelo seu histórico em outros clubes e pelo histórico da SAF em só trazer quem fosse pau mandado dos 4 ratos.
    Na oportunidade, disse que se ele provasse ser diferente de Vitor, Muzzi e do próprio Damianni, que iria reconhecer e apoiar.
    Pois bem, Bracks em menos de um mês, deu mostras que será diferente e pôs pra fora 2 jogadores da base que não jogariam nem em time da copa Itatiaia, peitou a Staff de Alisson e agora demitiu Damianni.
    Já pode pedir música no fantástico.
    Que continue assim!!!
    Olho vivo Vitor se no dia 28 não vier as 3 contratações vc pode ser o próximo!!!!

  7. Caro, permita-me um “pitaco” em vosso último parágrafo?! Lá vai: Sem entrar no mérito, decisão acertada da “empresa” já q Damiani não conseguiu dar o próximo passo. Qual seria ele? Categorias sub 17_ tem bons nomes q foram captados na gestão dele _, principalmente a sub 20 que foi esta lástima vista á pouco e q não vem de agora, e ele + o Dalla Déa devem ser responsabilizados pelo baixo nível q vem sendo apresentado. Foram 3 anos ou mais contratando errado e aqui tem responsabilidade ñ só dele,mas tbm dos donos da empresa, pois eles precisariam/precisam meter a mão no bolso,jogador bom e que irá virar custa caro. Tenta tirar um desses Estevão da vida na base do palmeiras p ver se consegue,mas é nunca! O q sobra é neguim tipo o Luís Felipe,lateral esquerdo horroroso,q foi devolvido ao time laranjão lá de Contagem. Ah! Erraram tbm na transição,onde priorizaram a idade em detrimento á qualidade técnica. Tem moleque mais novo q renderia muito mais neste time q fez vergonha no Estadual,mas é muito mesmo! Quem ouviu na entrevista Damiani dizer q perguntou em uma reunião se pagariam 35 mil reais a um garoto de 14 ? Pois é! O santos f.c. paga isso a um moleque de NOVE anos …rsrs
    Vou me alongar não,de tão complexo isso é assunto p mesa de boteco. Junto ao Damiani,antes dele, saíram profissionais das categorias menores_nessas sim, ele tem acerto enorme _ ,gerente de captação_ este foi ao palmeiras. Indo p lá ,será ele um profissional ruim?!_ entre outros. Para finalizar : o Sr.Zé das CAMisas atual chama-se J.P. Sampaio,outro q vem logo atrás é o Eduardo Pinheiro. Para ter um desses top de linha qdº o assunto é Base, além de dar a eles total autonomia _ nenhum dos dois aceita interferência em sua gestão,por isso o sucesso das base palmeirense, lá eles entenderam como sevar para colher _ ,tem oferecer-lhes orçamento graúdo p q façam a engrenagem girar. Vamos ver o tamanho da ambição dos donos da empresa, até agora ela não existe e p colocarem um tampão _ modus operandi deles_ no lugar do Damiani, não está muito longe de acontecer.Enfim! A empresa é deles e dela eles fazem o quê quiserem. Loading….

  8. Lamento fortemente o Atlético ficar fora dessas finais e da final, consequentemente. Já disse isso, esta situação não é boa para o futebol mineiro. Num Estado em que só tem dois times, ganhar em cima de qualquer outro, a tacinha do mineiro fica sem graça. Devem se preparar para não se habilitarem para conquistar o BI em 2026 pelo brasileirão, série B. Este deve ser o maior objetivo do time de Vespasiano. Boa sorte pro seu time, blogueiro!

  9. Saudações Alvinegras!!!

    Padre Torga gostava de enfatizar que homem serão ele e suas escolhas…

    Pois bem, em 116 anos de Atlético, com 111 anos no modelo clube, 3 anos e meio no modelo Colegiado e um 1 ano e meio no modelo Sociedade Anônima do Futebol, eu, de mim pra mim mesmo, vou fazer minha escolha e dar minha preferência ao modelo SAF no Atlético…

    O modelo Clube, que moldou o que fomos e somos, a mim não me deixa nenhuma saudade. A administração do clube, tirante poucos nomes de grandes presidentes, entre os quais incluo o Elias Kalil, o pai, elevou ao Atlético ao que nos trouxe até aqui, embora, sincera e honestamente, esse modelo, convenhamos, ficou desgastado, pouco efetivo, financeiramente irresponsável e administrativamente ineficiente…

    Fato!!!

    No modelo clube a falta de dinheiro, o atraso de salários e os poucos títulos de expressão foram as consequências desse tempo que a mim não deixa saudades…

    Pois bem, e a SAF?!!

    Eu enxergo que em um ano e meio no novo modelo, empresarial, vamos deixar claro, muita coisa foi feita, muita coisa mudou e muita coisa precisa ser feita. Há um processo inicial e claro, revezes vão acontecer por erros, equívocos e falhas que entendo normais no início desse novo ciclo…

    Assim posto, quero expressar a minha confiança no modelo SAF e nas pessoas que dirigem o Atlético, a despeito de problemas existentes, que são muitos, mas estão sendo atacados…

    Um problemão se relaciona com dívida gigante que ainda impede maiores investimentos no futebol; as correções no gramado e acústica estão sendo corrigidas. E a estrutura administrativa e gerencial, no futebol, vai encontrando os nomes certos para as funções chaves…

    Em suma, sobre a SAF, EU ACREDITO, mesmo que no curto e médio prazos aquilo que sonhamos, desejamos e queremos ainda não sejam uma realidade…

    Fato!!!

    Vamo que vamo…

    1. Amigalo Ernest permita-me comentar

      O modelo SAF pelo lado administrativo é sem sombra de dúvida o melhor, o problema é que este modelo fecha os olhos para o lado paixão torcedor e ai acontece o distanciamento clube x torcida, que em nosso caso especial tem um peso muito maior do que em outros clubes.
      Não que a SAF deva administrar o clube com os olhos do torcedor, mas o tratamento que temos tido em nosso clube é de enojar.
      Então no Galo o problema não é a SAF e sim quem a comprou.
      O Galo definitivamente não pode ser brinquedo de menino rico.

    2. ERNEST!
      Apesar da clarividência dos seus argumentos, o que me chateia e muito, é que com a SAF, segundo seus proprietários, seriamos em pouco tempo, os melhores da América e quiça, do mundo. Continuamos esperançosos, só que a palavra dada não foi cumprida. Também entendo a SAF como solução, mas sem arrobos por parte dos donos. Quer queira, ou não, não há volta e vamos tocar o barco, cobrando sempre promessas vãs…
      Abraço.

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Calma rapaziada! Calma…. Entendo o campeonato estadual como amistosos de pré-temporada. Nada de açodamento. Se ganharmos ótimo, mas se perdermos não é o fim do mundo. Todos os grandes times, neste inicio de ano, estão passando por dificuldades no campo do jogo. No Rio, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, os grandes estão penando, assim como o Galo. Claro que precisamos de reforços, o que ficou evidente nas partidas até agora jogadas pelo Galo. Mas não adianta trazer qualquer um, tem que trazer quem resolva situações evidenciadas, como um articulador no meio de campo. As demais posições, com exceção de um substituto para o Hulk, no meu entender, que não quer dizer nada, não estamos pior que os demais times da prateleira de cima. Temos que ter paciência… Até agora, mesmo não jogando bem, estamos invictos. Se não classificarmos para as finais, sairemos se não perdermos para as Marias, como provavelmente o único time invicto da competição. Vamos esperançar…
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. Bom dia! Os 04 Rs foram cruciais para nossa salvação, mas tem que serem mais ambiciosos no futebol, isso é um comercio caro que não aceita pão duro. Quanto a base, se eu fosse dono do clube eu mandaria todos embora sem medo de errar, me parece que só o Goleiro salva nessa peneira

  12. Bom dia, Atleticanos. Penso que a preocupação do torcedor não deve ser com esse ridículo e grotesco estadual e sim com a diferença técnica entre os principais times do país e o nosso. Estamos bem abaixo, tecnicamente falando. A necessidade de reforços de bom nível é latente e urgente. Quanto ao estadual, acho que a solução pro inchado calendário nacional, é a extinção desses campeonatos estaduais, ultrapassados e desnecessários, assim como a diminuição em alta escala dos jogos entre seleções nacionais. Copa do mundo e seleção da cbf é pra consumidor esporádico. Torcedor de futebol raiz, se importa apenas com seu clube. Portanto, vamos reforçar o time para o que interessa e que alguém tenha uma sábia epifania e acabe com esses estaduais. Sigamos. SAN

    1. Barros, olha com Bruno Fucks, Otávio, Deyverson, Palácios, Bernard, Kadu, Igor Rabelo no elenco vai ser complicado pensar em título expressivo. E não vai ser o Roni que o Palmeiras escanteou que irá solucionar o problema do ataque do Galo. Não temos reservas para o Hulck e Scarpa e para o Arana. Com Alan Franco, Gabriel Menino e Rubens no meio, fica difícil…Esses três seriam RESERVAS no Palmeiras, no Flamengo, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians. O Galo infelizmente HOJE estará disputando vaga na SulMinamericana de 2026, com Bahia, Fortaleza, Santos, Fluminense, Vasco e por ai vai. NOSSO ELENCO É FRACO!

      1. De acordo, caro Domingos, é importante lembrar que os alguns reforços trazidos este ano, eram reservas em seu clubes, inclusive o Jr Santos, banco no Botafogo e o Gabriel Menino, banco no Palmeiras. Na zaga, estamos mal demais, com Lyanco, Fuchs e Rabello, que juntos são piores que o Nathan Silva, que saiu daqui execrado, mas hj seria titular com um pé nas costas. Sem falar no ataque, onde Hulk joga sozinho. Deyverson é limitadíssimo e presepeiro. Não acho a menor graça nas bobagens que ele faz, estupidez pra gente estúpida achar graça. Enfim, confio no Cuca, ótimo treinador, mas sem time, ninguém faz milagre! SAN

          1. Pedro, totalmente de acordo, Jemerson é infinitamente superior a todos os zagueiros do nosso atual elenco. SAN

        1. Pois é Barros. Depois das especulacoes feitas pela radio dos donos do Galo: Bruno Henrique, Arthur, agora a bola da vez é mais um refugo do Palmeiras: Roni. Ai não tem jeito!

  13. Bom dia Ávila. Bom dia a todos.

    Normalizar vexames é um veneno que pode matar a paixão no futebol. Antigamente diante de um vexame no Galo cabeças rolavam. Hoje nada acontece. Esse Rafael Menin me faz lembrar um tal de Wagner Romano, ” Mazinho” que passou pelo Galo.

    Aquele 6×1 ainda soa estranho por causa do mesmo patrocinador do Galo e do Cruzeiro. Agora essa atitude de colocar sub20 nas três rodadas do Mineiro pode ser interpretada como um ação entre empresários amigos? Uma ajudazinha dos Menis ao Pedro Lourenço para alavancar a Saf azul? Há mais coisas entre o Céu e a terra do que os avioes de carreira….

    1. Meu amigo isto é quase leviano, é querer justificar nosso fracasso, nossa incompetência, nossas escolhas em um possivel conchavo entre estes diligentes. Não vamos tampar o sol com peneira.

  14. Este demitido diretor da base, contratado bem ao gosto dos investidores , foi pessimo em tudo , inclusive em suas desculpas esfarrapadas , saindo atirando a torto e direito na igualmente péssima diretoria e nos 4 investidores, conhecidos como 4 ratos. Incompetencia no estado mais puro da palavra, culminando nos jogos de sua base pelo mineiro , aflição, tortura pura e simples de assitir. A sua demissão não isenta os 4 rs e sua aventura , inapropriada , inoportuna , nas terras do tio sam. Sacrificaram a pre temporada , com resultados escusos e nebulosos , sem ganho de nada , bem ao gosto desta maldita saf de safados. Arriscando ficar fora do mineiro, entregando de bandeja para o csa mg o campeonato , como fizeram no brasileirào do ano passado. Eu somente isento cuca de toda e qualquer culpa , ele nào vai mexer o doce sem ingredientes. Reforços já , safados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading