Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande poder de confiança no meio da Massa. Mesmo em meu íntimo, que confesso até dormir mal e retomar minha rotina num completo mal humor. Tive duas boas noites de sono e carrego – junto com minha Atleticanidade – uma força que não é estranha no nosso poder de recuperação e ser o time da virada.

Me apego em jogos históricos e vitórias épicas da nossa história. Estive presente em várias delas, algumas também pelas imagens de tv e até nas ondas do rádio. Fato é que temos elenco, temos treinador e direção para juntos comandar um triunfo que alguns poucos já dão como perdidos. Aprendi com o amiGalo Bolívar, quem não agradece o pouco não merece o muito. Ontem, por ande andei e até aqui mesmo, ouvi e li expressões de pessimismo. Isso não parece com o Galo.

São os mesmos, coincidentemente, que raramente aparecem nos bons momentos. Sem citar nomes, não me lembro de ouvir ou ler menções de reconhecimento nas horas de comemorações. E não tem sido poucas. Enfim, apesar dos pesares, vamos seguindo na busca de reverter essa situação, como já vivenciamos no passado. Recente e distante. Afinal, repito como disse ontem, dois gols de revés tem sido a senha das grandes viradas, vitórias e conquistas do nosso Galo, Forte e Vingador!

Se apegando tão e somente nessa Copa do Brasil, vejamos. Nosso primeiro embate foi com o Sport. Dois a zero aqui e derrota lá por um gol, teve quem manifestasse que merecíamos ter sido eliminados. Depois CRB. No empate lá saímos perdendo por dois gols relâmpagos, foi o suficiente para que anunciassem nossa eliminação. Buscamos o empate e aqui goleamos. Frente ao São Paulo, encaminhamos na ida fora de casa com uma boa e apesar de magra vitória, por um a zero. Aqui o empate sem gols, chegou a ser motivo de críticas. Avançamos e aí superamos o Vasco. Dois a um aqui e um a um lá. Até sair o gol da classificação, o que rolava nas redes sociais eram manifestações de terra arrasada.

Até chegar nesse primeiro jogo da grande decisão. A derrota na ida, para alguns, já colocou fim na busca pela terceira Copa do Brasil. Remember! New Old Boys e Olímpia na LA de 2013, Corinthians e o próprio flamídia na CB 2014. Ninguém, entre os quais me incluo esperavam ou aceitaram essa derrota, mas muitos – como eu – confiam na possibilidade de uma reação e a conquista até mesmo sem penalidades na nossa casa domingo próximo. Pode acontecer, como também não ocorrer, o que para esses que confiam em nada vai interferir na nossa paixão e dedicação ao Clube Atlético Mineiro.

Foram quase uma centena de clubes, exatos 92 (nove e dois), que participaram desde a primeira fase na briga pelo título. Caprichosamente, queiram ou não os antiatleticanos, o maior clássico de todos os tempos do futebol brasileiro decide o título. Rivalidade histórica, reconhecida pelas duas torcidas, apesar de negacionistas como Kfuri e similares do eixo. Não me iludo, tampouco me entrego sem lutar, lutar, lutar. Esse é o nosso ideal. Menos ainda me sensibilizo com a entrevista daquele diretor flamenguista boquirroto. Um vice presidente mordedor de virilha, que costumeiramente provoca o Galo. Temeroso de o mineiro fazer com eles o que sempre fazem conosco, se apressou em buscar alívio. Se o time carioca confirmar o título, vai deitar falação e provocação. Se o Galo virar, tomara, com o mesmo cinismo irá buscar holofotes para vomitar seus impropérios. Cabe a nós, Torcedores e profissionais, encarar com respeito e responsabilidade o jogo decisivo. Eu acredito!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “O Atleticano não abandona o Galo”

  1. Não dá pra dizer que acabou, também concordo que, embora seja difícil, acho possível e perfeitamente viável que o Galo ganhe por dois a zero e decida nos pênaltis como na final da LA 2013 ou que até ganhe por três gols de diferença, como fez na CB 2014 e agora do River Plate nas semifinais da Libertadores. Ah, mas o time do flamengo é superior ao do River, sim é, e daí? O Botafogo mesmo superior ao Peñarol, tomou de 3 a 1 e por pouco, se não tivesse goleado de 5 a 0, ficaria pelo caminho lá no Uruguai! E o time uruguaio ainda jogou com um a menos em boa parte da partida! O que o Galo precisa é jogar com muita gana e concentração, marcando por pressão e atacando como fez contra o FluC, naquele jogo em que ganhamos de 2 x0, mas poderia ter sido de cinco ou seis. Diante de toda a rivalidade histórica, da roubalheira a favor do urubu, do desprezo e desrespeito que o clube e a torcida deles tem com o Galo, por já termos perdido duas vezes neste ano, a obrigação do time do Galo é ganhar o jogo. Ainda que perca nos pênaltis ou não consiga fazer os gols de que necessita, pelo menos precisa carimbar a faixa deles. Ou seja, se não for campeão, que o Galo transforme o título deles em água no chope, com uma vitória! Em 2001, quando o Galo na decisão do Mineiro, tomou de 4 x 1 do América, a torcida ficou machucada, revoltada e na semana, encontrei-me com o Marques aleatoriamente saindo do hotel eem que o time estava concentrado, eu disse: “Ô Marques, o time precisa dar uma resposta no domingo, ainda que não consiga o título!” E ele afirmou: “Eu te garanto que vamos dar!” E de fato, o Galo abriu 3 a 0 e se não fosse um gol no final do Alessandro, que depois tb jogou no cruzeiro e no próprio Galo, tínhamos sido bicampeões mineiros. Mas um dos meus colegas americanos falou enraivecido: “Que vergonha ser campeão apanhando assim, eu preferia ter perdido o título…” EU ACREDITO QUE VAI DAR, mas se não der, que os flamenguistas saiam com este mesmo sentimento do frustrado americano, campeão mineiro de 2001.

  2. Para acreditar temos que saber qual Galo vai entrar em campo no domingo é o Galo que eliminou o Fluminense??? se for aí sim!!
    Esses apagões essas pipocadas é que me incomoda faz tempo no Galo…
    Desde de 2022 tá assim faz jogos memoráveis e outros jogos péssimos!!
    Espero que esteja no dia bom, faça um jogo memorável e uma classificação épica.

  3. Não vai faltar apoio do Atleticano onde realmente precisa ter… dentro da NOSSA CASA!!!

    E dentro de campo não pode faltar aquilo que sempre nos consagrou… RAÇA!!!

    Pedir ao Atleticano para apoiar e acreditar é muito fácil pois isso a gente já faz a mais de 100 ANOS!!!

    Tarda mas não falha e o Domingo vai chegar para então, o nosso GALO mostrar que é capaz de virar esse placar e levantar o caneco… NÓS ACREDITAMOS!!!

    Obs.: perder faz parte do futebol mas, não admitimos perder sem vontade de ganhar!!!

  4. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    Eu, mesmo distante de BH, ACREDITO, EU ACREDITO, EU ACREDITO.

    Quero levantar aqui uma bola. Esta regra na Copa do Brasil de jogador que já fez parte de outro time não pode jogar no atual elenco. Tem que mudar aceito ficar sem jogar caso enfrente o time anterior, mas contra outros times não concordo.

    Aqui é Galooo Mineiro, de Prados, em Volta Redonda-RJ.

  5. Bom dia! Racionalmente falando, estar em duas finais em competições tão importantes e rentáveis, absolutamente, não é algo para se desprezar. Qual time e torcida do Brasil e do mundo não gostaria de viver essa situação? Isso deve ser valorizado e os envolvidos respeitados, pois, a vontade de vencer é compartilhada pelos dois times e apenas um será o campeão. A diferença reside no quanto se quer e em quanto essa vontade é demonstrada dentro de campo. Por isso esperamos muita inteligência do Galo nas tomadas de decisões dentro e fora de campo, porque com elas estarão as expectativas de milhares de torcedores confiantes. Futebol não é ciência exata e o próprio Galo já demonstrou isso mais de uma vez. Então, acredito, como sempre acreditei e continuarei crendo, porque ser Atleticano é lutar contra tudo e contra todos (e isso é bom demais!!!).

  6. Bom dia.

    Falta apenas UM JOGO para encerrar a Copa do Brasil!

    É a partida final!

    Então foco total na vitória e chega de choradeira.

    É LUTAR LUTAR LUTAR, E CONQUISTAR !!!!

    Abraço!

  7. O comentario de Domingos Savio , assino embaixo. Revoltante, a maneira como encararam aquela final de copa do Brasil, todos eles , desrespeito total, o resto é mimimimimimimi , blalablablablablablabla. Claro que vamos torcer muito pra uma virada , pra uma postura de vergonha na cara , que faltou naquela partida.

  8. Salve massa e Guru

    Vou pegar emprestado a frase de chamada da live Cabeça Fria do Frossard:
    “Quem não acredita, pula fora”
    Entendo perfeitamente os torcedores que como eu ficaram putos com a falta de atitude e passividade de alguns jogadores em campo.
    O time no domingo não foi o Galo das copas e sim o Galo do brasileirão. Apático, acomodado, desorganizado e com jogadores entregando a paçoca.
    Mas domingo será diferente e sabe porque? Porque a massa não vai deixar ninguém entrar relaxado.
    Então cambada, a frase do Frossard mais do que nunca tá valendo.

  9. Bom dia Ávila, bom dia a todos. Tanto no primeiro jogo da atual Copa do Brasil, quanto naquele em que fomos eliminados no Maracanã( o que você aponta que a bola não teria entrado), a apatia, a ausência da fome de competir, de gana, foram a tônica. Perder faz parte do jogo. Mas desconcentração em uma final de copa do Brasil? O Bataglia deu uma dura no Hulck, pq o Zagueiro saiu na lá de trás e foi fondo, foi fondo até chutar ao gol para o Everson fazer grande defesa. O Alonso saiu da zaga para dar combate ao Gerson para ver se os caras do ataque entendessem que era preciso competir. Eu estou indignado com a apatia desses caras no primeiro jogo.
    Falo pelos quatro mil atleticanos que fizeram todo o sacrifício financeiro e correram riscos para ir ao Maracanã ver aquilo? Faça o favor!

    Esse galo já sacaneou a torcida contra o Raja. Já pensaram , o cara vai gastar uma grana para ir a Argentina e ver se repetir o que houve no Marrocos ou no último domingo na Maracanã? É muito cruel.

    Esse time do galo do domingo foi FROUXO! No domingo ganha por 1×0. Fica faltando aquele golzinho, mas a taça foi entregue de bandeja para o Flamengo no último domingo, não por méritos do adversário, mas por falta de entrega, de empenho, de honrar a camisa, de corresponder ao amor ao Clube demonstrado por quatro mil atleticanos que ali se fizeram presentes.

    O Arana entrou em campo? O Hulck além de reclamar de Juiz fez o que? O Lianco no segundo e no terceiro gol tava com a cabeça onde? E o Everson espalmando bola para dentro da área. E a culpa é do Milito? Conta outra. Eu sou atleticano, estou sendo zoado por amigos, familiares e conhecidos, mas domingo não vou gastar grana para encher os cofres dessa Saf e os bolsos de jogadores que não sabem ou não conseguem entender o que é perder um título para o Flamengo, sem lutar. Eu estava no Mineirao naquele 3×2 de 87. Perdemos, mas foi brigado. Derrota com brio, com honra. Em 80, perdemos, mas lutando. Perder, entregando é ultrajante. Minha opinião!

    1. Me permita apenas de discorda de voce no que diz a respeito do MIlito, acho que ele também tem uma parcela significativa de culpa neste resultado. Será que ele viu o Jogo do Flamerda e Curica, onde seu compatriota fez a mesma burrice e invencionice, com improvisações e um meio de campo frouxo que proporcionou o Flamerda fazer o seu jogo. Infelizmente não estou confiante, acredito que possa ganhar, de 1 x 0, pois o Flamerda vai jogar com o resultado, vai fazer duas linhas de 4, e o Galo com um ataque fominha e inoperante não vai conseguir transpor. Depois do jogo virão as desculpas, que jogamos bem, que jogamos com raça, mas o titulo não virá e que irão juntar as forças para libertadores, que acho que vai muito mais difícil, pois o time do Botafogo é muito superior ao Flamerda.

  10. Bom dia xará e amigalos. Lutar, lutar e lutar. Esse é o nosso ideal. É preciso que os jogadores do GALO, principalmente Paulinho e Hulk, joguem bola no próximo domingo. Na derrota dr 3×1 esses dois estavam com a performance de jogo de fim de ano entre casados e solteiros. Deu no que deu…Mesmo assim temos que acreditar numa virada histórica. É o que nos resta…

  11. ÁVILA,

    Essa de morder a virilha me lembrou uma piada contada pelo Geraldo Magela, o Ceguinho…

    Ele num PodCast perguntou:

    ___ Por que o cachorro consegue lamber a própria cacet@?!!

    E ele próprio respondeu:

    ___ Porque o cachorro dá conta!!!

    Kkkkkkkkkkkkkkk…

    Então é isso…

    Quem perder no próximo domingo que morda a própria virilha…

    Mamãe me acode!!!

    Ps:

    Falando em Geraldo Magela, o Ceguinho, ele é atleticano?!!

    Se sim ou se não, ÁVILA, sugira ao Breno Galante levá-lo no Canal para contar umas piadas para quebrar a tensão pré-jogo que só vai crescendo…

    1. Oh Ernest, já pensou se o Rubens Menim for até a cidade do Galo e chamar uma reunião com o time e dizer a eles: Olhem o prêmio para o Ganhador da Copa do Brasil é 76 milhões. O vice recebe 33 milhões. Então ganhem esse título e dividam os 33 milhões da diferença entre vocês. Aí você pode certeza que haverá empenho REAL. Oh Avila, pede ao Menim para fazer isto. O que a SAF ganha? A certeza de classificação para a próxima libertadores!

        1. Caro Teobaldo,

          Não querendo ser maldoso, mas creio que o Sr Domingos estava querendo embolsar esses 10 milhões.

          O pior é que eu também fiz a conta errada!

          Boa noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *