Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nossa cobrança impiedosa já atrapalhou no passado

Imagem: EM/UAI

Chegou a Belo Horizonte o desconhecido Tomás Andrade, saído do River Plate. O jogador veio por empréstimo, sem custo e com o Galo pagando apenas seu salário. Eu mesmo aqui, dias atrás, sinalizei que não acredito que ele seja um dos reforços desejados e esperados pela Massa. Entretanto, pelas condições anunciadas, até entendo que pode ser uma interessante aposta. Com passe fixado, se der certo pode resolver parte dos nossos problemas e ainda valorizar o elenco Atleticano.

Resolvi puxar na memória algumas situações que já presenciei de jogadores que vestiram a camisa do Galo. Começo com Buião. Vindo de Vespasiano, onde tempos depois construímos o melhor Centro de Treinamento do Brasil, ainda jovem se destacava no futebol amador daquela cidade e veio fazer uma experiência no Galo.

Numa partida, frente ao Paraense – de Pará de Minas –, o Galo venceu pelo placar mínimo e ele fez o gol da vitória. Isso foi em 1964 e assegurou sua contratação. Quatro anos depois, em 1968, Buião se transformou na grande negociação do futebol brasileiro. Vendido ao Corinthians, por “400 mil ou milhões”, nem ele se recorda qual era a moeda da ocasião. Deu equilíbrio financeiro ao Galo, que acabara de receber outro jovem – esse de Sete Lagoas – para a posição. Era Vaguinho, que mais à frente também se transferiu para o mesmo time paulista.

O Galo vinha sendo prodigioso em matéria de ponta-direita. Buião que partia, Vaguinho que chegava e Ronaldo que atuava em todas as posições do ataque. Ronaldo foi campeão em 1971 e chegou a formar uma linha ofensiva com o próprio Buião, além de Edgard Maia, Santana e Tião. Ele sempre entrava numa dessas formações. Ronaldo foi tri-campeão brasileiro, pois se transferiu para o Palmeiras e ganhou 1972 e 1973. Mas o nosso eleito hoje é realmente Buião, pelo exemplo de quem chega como uma aposta e que acabou dando certo.

Além de ter dado grandes alegrias à Massa, ainda se transferir e resolver a situação financeira do Galo, ainda participou daquele famoso jogo da “moeda”, com o Botafogo do Rio. Foi em 1967, pela Copa do Brasil. Perdemos o jogo de ida por três a dois, sendo que os cariocas debocharam e fizeram chacota com a vitória sobre o nosso time. No jogo de volta, vencemos por um a zero, obrigando uma terceira partida. O Botafogo, fugindo do pau, ameaçava não vir a Belo Horizonte. Até colocaram jogador em cadeira de roda, cinicamente, para fugir da guerra armada por eles próprios. Capitaneada por ninguém menos que Gerson, o canhotinha de ouro.

Imagem: arquivo pessoal

Ao final da terceira partida, empate por um gol. Ronaldo para o Galo e Gérson numa penalidade a favor dos cariocas. A decisão foi para um sorteio de cara ou coroa. Buião, ídolo daqueles tempos, afirma que não viu nada. Apenas que o meio de campo estava congestionado de jogadores, repórteres e até Torcedores. “Só vi o Décio Teixeira pulando em comemoração e a Torcida festejando”. Até hoje não se sabe de que lado a moeda caiu verdadeiramente. São histórias da nossa centenária vida.

Agora, de volta ao que propus para o debate. Escolhi três jogadores com passagens conturbadas no Galo e que vingaram lá fora. Um contratado (Evair) e dois da base (Mancini e Lincoln). O primeiro, centroavante revelado pelo Guarani de Campinas, passou pelo Atalanta e Palmeiras, sendo artilheiro em todos eles. Chegou ao Galo e, embora com uma média de 0,5 gol por partida, era impiedosamente massacrado e cobrado pelo Torcedor. Foi para o Vasco, depois para times paulistas e ainda clubes de menor expressão. Sempre artilheiro em todos eles, com média inferior à que alcançou no Galo.

Mancini subiu e teve passagens pela Seleção Brasileira de base, mas não se firmava no Galo. Rodou emprestado para a Portuguesa e São Caetano (atuou naquele jogo em que fomos eliminados pelo time do ABC Paulista, nas semifinais, debaixo de tempestade). Depois, conseguiu sua liberação e foi brilhar na Itália, atuando pelo Venezia, Roma (seu ápice naquele país) e ainda Internazionale e Milan. Voltou ao Galo e não repetiu o que apresentou nos quase dez anos em solo europeu.

Lincoln, mineiro de São Brás do Suaçuí, apesar do futebol refinado, era vaiado sistematicamente pela Torcida. Com pouco mais de 20 anos, transferiu-se para o futebol alemão. Inicialmente no Kaiserslautern, depois brilhou no Schalke 04 e ainda atuou pelo Galatasaray da Turquia. Ao que sei, ajuizado, fez bom patrimônio e vive entre suas propriedades. Antes de encerrar sua carreira, de volta ao Brasil, jogou no Palmeiras, Coritiba entre outros.

Até Telê Santana, no final dos anos 80, saiu do Galo questionado pelo Torcedor e levou o São Paulo a quatro títulos internacionais (duas Libertadores e dois mundiais). E notem que o exercício de reflexão foi feito agora cedinho, antes de redigir. Imaginem se me colocasse a fazer uma pesquisa mais profunda!

Em tempo: Eu estava entre aqueles que vaiaram todos que mencionei. Não estou aqui com a intenção de reprimenda, então vai aí a minha confissão. Mas, hoje, aos 60 anos, acho que precisamos ter paciência e dar crédito aos que estão defendendo o nosso time do coração. Dentro e fora do campo. Isso tem validade até a próxima derrota.

75 thoughts to “Nossa cobrança impiedosa já atrapalhou no passado”

  1. Como já dizia a música carioca, ‘malandro é malandro e mané é mané’. E quando um mané começa com a mania de mexer com alucinógenos e a ter pesadelos, isso se torna um problema.

    Explica uma certa confusão mental e os textos desconexos. Mas é bem desagradável. Quer um conselho? Mexe com isso, não, fiote. A Raiva é uma Droga. A Amargura, vicia. Vai ser feliz com o Galo e deixa de ser rancoroso.

    E agora, um curso de interpretação de texto inteiramente grátis.

    Onde NÃO estiver escrito que é para a torcida ficar satisfeita com jogador que perde gol debaixo da trave é porque o comentarista NÃO acha que a torcida deve ficar satisfeita nessa situação.

    Entendeu? Posso desenhar também.

    Agora, se isso acontecer, de um jogador recém chegado (de preferência jovem) cometer um vacilo desses, além daqueles que xingam e desabafam naturalmente e vida que segue, nos quais me incluo, formará também o grupinho dos de mal com a vida que a partir daí vai tentar desestabilizar o jogador e pressionar técnico contra ele, disso eu não tenho dúvidas.

    É aquele sujeito chato e insistente que quer sempre ter razão, se impor na marra e que não admite ser contrariado. Esse não se contenta em apenas xingar um lance isolado, não. Mas chato é chato. E mané é mané.

    Quem se lembra do Bernard nos primeiros jogos do Galo sabe bem disso. O que tentaram desestabilizar o menino foi brincadeira. Mas o Cabra era bom mesmo!

    Porque vencer o André Figueiredo e os cornetas selvagens do Galo não é para qualquer um não. Muita gente boa ficou pelo caminho.

    Mas, vida que segue. E viva a corneta selvagem dos ressentidos!!!!

  2. telê santana recusou a ser técnico do cruzeiro.perrela queria traze-lo de todo jeito,acho que em 95 ou 96.ele não quis vir,tamanha identificação com o galo.o mesmo podemos dizer de ronaldinho,tardelli e marques.

  3. Caros,
    Leio a coluna pq aqui tem excelentes corneteiros, de primeira linha…tem um cabrão aí J171 incapaz de fazer um comentário decente. Me expliquem pq a torcida irá ficar satisfeita com um jogador q erre debaixo das traves? Tardeli errou sozinho debaixo das traves na decisão LA13, num lance olímpico. Quem ficou satisfeito naquele momento. Pq a nossa torcida vai ficar? Será q a corneta ñ pode mais soar um “PQP”, um “FDP”, “mercenário”, um ” vai tomar ….”?
    Eu hein, é brincadeira? Será J19 um adolescente ….?

    1. Fui corretamente repreendido pelos termos que, descuidadamente,deixei passar.
      Tive de retornar para editar o comentário enviado. Aproveito para sugerir não usar palavrões, sobretudo por extenso.
      Me ajudem!

  4. boa tarde Eduardo e massa,temos que cobrar sim,ano passado acreditei que o galo ia ganhar um titulo nacional,olha que deu vexame um atras do outro,nao acredito mais no futebol dos péssimos Patrick,carlos,santana,Danilo,Valdivia,Carlos cesar,yuri,Clayton,pablo,leleu,isto e pedir a eles milagres,ja tivera dezenas de chances,eu acredito no galo,mas não nestes peladeiros que citei,vai galooooooooooooooooooooooooooooo.

  5. Esse LUGALO continua na mesma. “Verdadeiros atleticanos”, assim como ele, talvez. Com essa concepção só será disseminada a discórdia entre nós. Todos que não pensam como ele são Marias. Um reino dividido não pode prevalecer, enquanto houver mentalidade tacanha e egoísta desse jeito entre nós, não caminharemos. É pra frente que se anda amigo e “verdadeiro atleticano” LUGALO.

  6. Que me desculpem os Atleticanos, mas não acredito que estejam hoje querendo ressuscitar jogadores medíocres que já deixaram o GALO, e dezenas ainda mantidos na folha de pagamento. Vamos cuidar de assuntos que tenha valor. Mediocridades: estou fora!

  7. Ô Barba,
    No espírito da crônica, um dos jogadores mais contestados pela torcida, vaiado durante os jogos, foi Dadá Maravilha. O filme já rodou, mas segundo consta, o cara era ruim demais, a torcida simplesmente ñ aguentava. Qnd naquele fim dos 60, começo do 70, foi montado UM TIME HONRADO q acabou com a patolagem dos serelepes e conquistou o Brasil, foi a vontade na base da raça q impulsionou Dadá. Vontade férrea de superar a limitação técnica. Nunca fez gestos obscenos prá torcida, nem se fantasiou azullado e fazia muitos gols. Um verdadeiro ídolo.
    Apenas prá dizer q nunca existiu nem vai existir isso de apoio incondicional, autêntica invenção JABAZEIRA.
    Se faltar a bola e a corneta ñ existe o futebol. Dadá provou o contrário e a Massa comprovou…

  8. Boa tarde.pois é , ano após ano , a torcida do galo continua massacrando jogadores de base. Com relação aos mencionados, Lincoln e Mancini quando da base fora muito vaiados , mas deram retorno ao clube . Evair foi como neto, fim de carreira arrumar um clube para enganar e ganhar dinheiro. Hoje vejo o mesmo filme. Yago massacrado e Adilson enaltecido. Aliás quem viu a entrevista do Adilson , e ainda continua defendendo o jogador, deveria tbm defender Felipe Santana , Roger Bernardo e outros que não fizeram pré temporada. Temos que cobrar bem mais desses caras , pq já são jogadores com carreira consolidada , e o risco de acomodação é muito maior, além do salário. Vamos ser coerentes.

  9. Eduardo, acho que está exagerando. Chorar por Lincoln e Mancini?? jogadores médios… e quantos enfrentaram as cobranças e foram pra frente?? Torcida cobra pq o jogador mostra deficiências e isso ocorre em todos os clubes, jogadores são assim, tem fases, idades, experiências, contusões, técnicos que interferem no rendimento, agora, torcida já é demais, se jogador não quer cobrança, vai estudar, vai capinar um lote. Agora vi o anuncio das comissões técnicas das categorias de base, não vi ninguém pra ensinar esses meninos a jogar bola…gostaria de mais ex jogadores nas comissões técnicas das categorias de base, principalmente, sub 14, 15 e 17. Saudações

  10. Bom dia.Quem assistiu qualquer jogo do River plate ultimamente sabe que o camisa 10 deles joga mto e tem repocisão no banco a altura qdo o técnico precisa,por isto o Tomás não está nos planos,mas ele joga um futebol de técnica e com mta raça,vai sim se encaixar nesta nova equipe do GALO.Vamos GALO ganhar o brasileiro.

    1. Saudações prezado Volney,boa tarde.
      ✓ CARP está montando um baita time! Acabaram de repatriar o meio campista Bruno Zuculini_ 24 anos_ que estava no hellas verona-ita e ainda para o lugar do Tomas Andrade _que foi aprovado nos exames médicos e deve ser anunciado no CAM por esses dias, senão ainda hoje_,foram atrás do Quinteros que tempos atrás foi objeto de desejo da nossa diretoria. Se vão ganhar algo, é outra conversa,Boca tbm vem com um time bastante forte nesta temporada. abs ??? GALO

  11. Bom dia !
    Todo mundo fala da base ! Mas vamos lá ! Me fala qual atleta dos últimos 20 anos da base que jogou com raça, amor,dedicação ? Bernardo ? Sim ! Mas vamos lá, até o inicio dos anos 2000 o problema era somente o futebol, uma garotada não muita criativa, aquém de muitas categorias de base de outros Clubes no Brasil, mas também tínhamos o problema do Centro de Treinamento, etc. Mas agora o oque vejo é uma rapaziada descompromissada, sem vontade, super protegidas por empresários, e todos os urubus que os cercam, uma boleragem fora do comum, numa tiricia, preguiça, e o pior! Futebol passou longe ! Só Deus e os diretores sabem como conseguiram entrar na base ! Ver jogo hoje da base, dá calo nas vistas ! Crendeuspai !

  12. A cobrança tem que ser feita. Porém, durante os 90 minutos, vaiar jogador do próprio time, seja ele quem for, é burrice das bravas e é papel de adversário. Fora do jogo, principalmente nos novos tempos, de internet e velocidade da informação, todos temos o dever de apontar o que achamos que está errado. E assim sigamos fazendo, de preferência com sabedoria. SAN

  13. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Boa reflexão. Atualmente podemos incluir também o caso Marcos Rocha. Mas nós Torcedores somos assim mesmo, na primeira derrapada e lá vai pedradas. Como somos movidos pela paixão, e como você sempre diz, paixão gera amor e ódio ao mesmo tempo.
    Mas concordo que ainda é muito cedo para cobrar resultados. Acredito que até no momento nossa Diretoria vem tomando as decisões corretas. Só a limpeza e a reestruturação que estão fazendo na Base já é uma grande realização. A Base é o nascedouro de tudo e fazer futebol sem dinheiro não é fácil. Agora, acredito que temos chances de colher bons frutos.
    Também estou colocando muita fé nesse garoto argentino. Vi alguns lances dele e demonstrou muita habilidade com a canhota. E como é bacana ver em campo um “canhotinha” jogar.
    Quem sabe se essa aposta vire uma realidade, como aconteceu com nossos ex-atletas citados, e que o Galo tenha acertado na Mega-Sena. Só o tempo dirá.
    Saudações

  14. Ih! Daqui a pouco vai ser chamado de chapa-branca de novo. Como assim ‘nossa cobrança impiedosa já atrapalhou no passado’? O corneta selvagem não sabe o que é isso. Mas, como qualquer outro, ele gosta de novidades. Então o momento é propício para o gringo. Mas deixa perder outro gol debaixo da trave pra ver o que vira…
    Do que vi em vídeo editado, parece ser muito habilidoso, ter alguma velocidade e ‘raça’. Além de ser um meia canhoto, o que falta no time. Se o Oswaldo conseguir ensiná-lo a também fazer gols, poderá ser um grande jogador para o Galo.

  15. ”saudações alvinegras”
    Vi o vídeo desse tomás andrade e gostei do seu futebol,dribla fácil,lance que pode desmontar uma defesa inteira,tem velocidade também.
    O problema é essa torcida chata que quer é saber de medalhão(não se esqueceram ainda do ataque de dois milhões e que nada fizeram pelo nosso galo) se esse muleke se acertar poderá dar muitas alegrias para nós.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  16. Com o Tomas Andrade chegando, acho que os dias do Valdívia no Galo estão contados.
    Como eu disse anteriormente vale a aposta, jogador novo, veio de graça, passe fixado.
    Se der certo é retorno técnico e financeiro se der errado volta para o River.
    Conheço o jogador só do youtube, nos videos ele mostra ter habilidade com a perna esquerda e velocidade, como o Valdívia não tá jogando nada, acho bem provável ele ganhar a posição do Valdívia.
    Pode ser uma boa opção para reposição do Cazares, tomara que dê certo segue o link para lances do Tomas Andrade:

  17. A cobrança é válida, prezado Eduardo. O que não pode é a diretoria contratar qualquer perna de pau para atender a massa. Há anos a torcida espera o Galo ter uma zaga forte, e o que a diretoria faz? Contrata qualquer volante, qualquer atacante, etc. E zagueiro mesmo que é o que o Galo precisa, nada. Então, tem que cobrar. Sempre falo, o que atrapalha o Galo, assim como qualquer time, são presidentes descompromissados.

  18. Concorco com tudo que foi dito até aqui, sobre os preguiçosos, os teimosos, as promessas, enfim, mas gostaria de ressaltar e apoiar os jogadores da base. Lembrando que grandes herois de times vencedores foram oriundos da base, um exemplo? Reinaldo. Porque então não apoiar os garotos? Esta diretoria até agora tem se mostrado competente e trabalhando com a cabeça no lugar, sem gastos absurdos em jogadores de renome, temos de continuar apoiando e dando um crédito de confiança. Na minha opinião não precisamos de mais “volantes”,, mas sim de um outro bom zagueiro de área. Temos plantel para conquistarmos tanto o Mineiro quanto o Brasileiro. Saudações

  19. Caros,
    A cobrança é da natureza do jogo e nela tá embutida apoio e adaptação às mudanças. A corneta e a garganta são os mais importantes instrumentos de cobrança de qq torcida de futebol. TODO E QQ TORCEDOR É CORNETEIRO, mas nem todo corneteiro é torcedor. Os corneteiros coexistem entre si: os Desafinados, os Crédulos, os Selvagens, os Mansos, por aí vai. É uma MASSA! E temos aqueles famosos carimbados na testa: OS JABAZEIROS. O mais prá pior entre todos os corneteiros é o CORNETEIRO JABAZEIRO, viciado em idéias fixas. Ele jura q ñ é, mas ele é, e é uma PRAGA. A essência da corneta JABAZEIRA é ser sempre mansa na criticas aos cartolas e ser nervosinho contra o torcedor q ousa contra o cartola. Tá sempre contra a torcida, a ñ ser qnd é prá puxar o saco. Mas pq? É simples. Ele é um abaixa cabeça. é aquele do Portão7, no antigo Mineirão. Lembram? Senta aí. O Corneta JABÁ, o Tal Verdadeiro, nunca decepciona, e um verdadeiro espírito PUXA SACO é o q ele é. No normal arrota as idéias do guru JC do Super…É um COMÉDIA resumido e sem graça.

    Obs.: amanhã tem o q importa, e prá nós o q importa é VENCER. Queremos o 45º Mineiro…
    Obs.: gosto da contratação do argentino. Vem de um grande clube, de uma escola tradicional de bons meia atacantes, para o CAM, o célebre Galo Forte e Vingador.
    União, sinergia, trabalho e caça aos perna de pau/comequieto: QUEREMOS O BR18!
    GALO SEMPRE!

    1. Sim. Não sei se a sua democracia, mas é amplo e diria que mais de 99% do enviado é postado. Exceto banalidades, idiotices e inobservância – proposital ou por ignorância – de que este espaço é ATLETICANO. Para simpatizantes de times menores o UAI atende noutros blogs.
      Peraí, vou desenhar, já que faltou à aula de interpretação de texto no Imaco.

  20. Só lembrando que o Conca (saído das mesmas fileiras do River) quando veio para o Vasco ninguém conhecia e ninguém botava fé. Fez grandes temporadas e foi campeão brasileiro pelo florminenCe. Foi valorizado e vendido pra China por cifras milionárias. Que sabe com o Andrade não acontece o mesmo? Otimismo Massa!!!! Quanto ao Rithiely: muito esforço do Galo pra pouco futebol dele. Também prefiro o Hudson.

  21. Jogador não tem culpa de ser ruim. Mas se o treinador insiste em escalar todo jogo, a exemplo do Patric com o Diego Aguirre, é SIM papel da torcida vaiar para indicar descontentamento.
    O papel principal porém é cobrar a diretoria. Ao contrário do que fizemos entre 2015 e 2017. Deixamos o filhinho do desembargador achar que era príncipe e que o cofre não tinha fundo. Deixamos ele tocar a base de forma desleixada. Deixamos renovar com Patric. Deu ruim

  22. Bom dia MASSA!

    “… acho que precisamos ter paciência e dar crédito aos que estão defendendo o nosso time do coração. Dentro e fora do campo. Isso tem validade até a próxima derrota.”

    Kkkkkkkkkkkkkkk…. Disse tudo.

    Eu disse tempos atrás que a paciência iria até o 4o jogo. Oficialmente, foram dois até o momento. Considerando mais Copinha e Florida Cup, já ultrapassou. Vou pegar nos oficiais e aguardar.

    VAAMMÚUUUUUU 99AAALLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  23. Bom dia ao Verdadeiros Atleticanos, ontem indo embora para a casa a tarde ouvi um comentário do PVC numa rádio enchendo a bola do Tomás Andrade, comparando-o com Cazares e Otero. Alegou que Cazares e Otero ja estavam mais aptos como jogadores uma vez que eram titulares no GALO e Tomás apenas uma promessa e que faltava isso pra ele e que era uma boa contratação pro GALO. Aí pensando nos clubes que foi oferecido e não foi contratado fui no You Tube procurar lances desse jogador, lógico que filmagem e lances são uma coisa mas não é que o Cara me surpreendeu e muito positivamente, parece muito bom jogador. Vamos dar tempo ao tempo quem sabe não é a nossa solução. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  24. Bom dia!

    Victor, Samuel Xavier, Leo, Maidana e F Santos; Arouca, Elias e Cazares; Roger Guedes, RO e Otero. Pra eventuais mudanças: Gabriel, Blanco, Tomas, Erik, Marco Tulio…Tá bão demais!

  25. Fim das férias…que coisa chata, mas vamos la. Bom dia amigos atleticanos e infiltrados da enseada das Garças. Bom quanto a cobrar menos não vou nem comentar porque isso me irritou por demais ano passado, quando até olé nossa propria torcida gritou contra nosso time…fui contra a saida do Roger nas circunstancias que foi e sou contra a saida de qualquer treinador por perder alguns jogos, isso faz parte, só que ai começa, não tem esquema, não tem isso não tem aquilo, quando na verdade não tem é jogador…Quanto ao Hermano que chega, pior que o Valdivia, o cara não deve ser e custa muito mais barato, então não deixa de ser bom negocio, outro dia li que o Cazares é o terceiro jogador em assistencia para o companheiro no país, mesmo assim a maioria sentou a lenha no cara o ano todo, tachou de fominha e pediu a saida..claro tem hora que o cara da uma dormida, mas faz parte, se fosse um jogador aceso o tempo todo jogando o que joga, não estaria aqui e sim na Europa, torcedor tem que ver o que tem no time e oque tem no mercado pra poder cobrar de forma coerente…vi nas ferias algumas reportagens de um monte torcedor cobrando um camisa 10 para o Galo…mas não vi ninguem falando qual 10? Onde tem um camisa 10 (viavel financeiramente) que voce possa dizer esse é o cara pro time. então meus amigos, apesar de toda paixão coerencia é bom e não atrapalha.

  26. Vaiar? Apenas preguiçosos. E eles FORAM EMBORA (ao menos os mais célebres), graças a Deus. Então, que o argentino seja bem vindo. É desconhecido? Não tem problema. Importa se doar em campo. Levo fé nesse garoto, até porque acho que essa diretoria nova merece crédito. Acertou demais até agora.

  27. Eduardo, sou aqui de Patos de Minas, cidade vizinha da Terra de Dona Beja, sua terra natal, e anos depois de participar sempre de seu blog, lendo apenas, mas diariamente, e palpitando de vez em quando, quero aqui expressar-lhe meus cumprimentos e apresentar-lhe minhas homenagens pelo modo elegante, porém firme, de defender os assuntos do GALO. Sou mais velho do que vc, portanto, sofro há mais tempo. Mas muito me admira ver seus artigos todos os dias e, portanto, aqui da Capital Nacional do Milho, vai o meu abraço fraternal, e viva o GALO!

  28. Bom dia Guru,

    O lance não seria as apostas, criticar sem conhecimento é pre conceito. O negócio é Carlos, Mansur, Adilson, Roger Bernardo, Hyuri, Carlos César, Pablo, Leleu, etc, já jogaram uma infinidade de jogos e ainda não demonstraram futebol, aí é conceito, incham a folha de pagamento e não jogam bola.

    Guru, o Roger Guedes tem preço fixado ou voltará para o Palmeiras?

    Este garoto é de uma correria danada, com tanta gente se movimentado na frente, Cazares vai fazer a festa. Alias, para o ataque, basta apenas um reserva para o RO9.

  29. Bom dia, eu sou impaciente, mas vejamos, jogador de nome alem de ser caro e onerar o clube com salario alto, nao e garantia que va dar certo, entao vamos por a impaciencia de lado, e como bom Atleticano que sou, torcer para que de certo, mas uma coisa nao me sai da cabeça, porque o Marco Tulio nao tem uma oportunidade?

  30. Concordo. E este Rithely viu o bonde passar. Se achava a última bolacha do pacote, e esnobou o Galo tempos atrás, pensando que iria para a Europa. Façam o favor! Blanco tem muito futuro, e sempre jogou bem quando foi testado. Adilson e Yago fazem o feijão com arroz, Arouca e Elias tem técnica, falta quererem jogar. Não precisamos de meio campo. Aliás, cadê as chances para a base?

    1. Ora, ora, vc tb se considera passível de erro, nobre intelectual infiltrado.
      Seu sonho, assim como outros infiltrados aqui (todo mundo sabe quem são), é gritar Galo com toda força do mundo. É vestir a camisa preta e branca e rodá-la pra cima na hora da entrada do time em campo. É sentir-se regozijado após uma defesa de pênalti aos 47 do segundo tempo. É cantar o hino mais bonito do mundo. É ler as crônicas do Fred Paiva e chorar de rir das Marias. É ter amor verdadeiro pelo clube, muito além de amor interesseiro por títulos.

      Enfim… não desanime, pois tudo isso ainda pode se realizar. Não precisa se esconder atrás de nomes falsos, apelidos ou coisas afins. Assuma sua Atleticanidade e seja feliz! Comece olhando no espelho e repita: “sou Galo Doido até morrer!”

          1. Talvez EU é que não tenha tanto de Galo quanto ele… afinal, eu não constrangeria o CAM a aderir às minhas ideologias e nem usaria uma pretensa popularidade e notoriedade para bradar contra o Clube quando este não atendesse aos meus anseios políticos. Uma coisa é certa: EU não sou atleticano COMO ELE. E nem como aquele casalzinho da ESPN.

          2. Vc é tanto Atleticano quanto eu e os demais. Insisto que, embora tenhamos reações diferentes, somos apaixonados. Isso mata, aproveitando a proximidade do carnaval, “a cabeleira do …., será que ele é” de inveja.

        1. Se for pra desconfiar de infiltrado aqui, começo com esse tipo de comentário do tipo “Se não for atleticano como eu, não é atleticano”

          Não à toa, insisto, a diretoria tinha q ter sido implacável com os fascistas q tentaram (tentam) fazer uma limpa na torcida do galo naquele jogo q constrangeram um torcedor galo na veia (que financia o galo mais q os demais) por ter denunciado um politico da oposição COM PROVAS.

          Tiveram uma bela oportunidade de dar um recado claro de diversidade e aceitação, mas a perderam; e agora temos esse tipo de comentário q questiona atleticanidade por opção política.

          Não bastasse ser tragico, tinha que ser cômico quando se coloca à luz da história do nosso maior ídolo.

  31. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Saio do ostracismo para complementar a referência sobre o Lincoln. Esse jogar foi considerado um dos cinco melhores jogadores atuando na Alemanha, enquanto defendia o Schalke 04. Vai Galooooo! ?

  32. Bom dia…meio confusa essa cronica de hj, né? Uma misturada de assuntos, mas enfim. Caberia ressaltar que o jogo contra o Botafogo foi pela COPA DO BRASIL em 1967 e um detalhe que seria interessante citar e que deve ter passado “despercebido” pelo autor é que o Atletico so participou dela pq o Cruzeiro, campeão mineiro daquele ano, não precisou disputar as primeiras fases pq foi o Campeão do ano anterior (1966) ..ou seja, entrou de carona. Outro fato é que no tal conta corrente de “prejuizos”, by CBF, esta decisão deve ser abatida..Um abraço

      1. Meu caro, nem todos que comentam aqui torcem ou para o atletico ou para o cruzeiro. Existem inclusive aqueles que não torcem para times nenhum e apenas apreciam o futebol. Meu caro, menos arrogancia!

      1. Meu caro, o que foi colocado não foi questão de vale ou não vale. Apenas citei para registrar este fato. Não tirei o mérito do Atlético estar ou não na taça, inclusive sendo “ajudado” pela arbitragem!

  33. Ha ha ha … ! Lembrando do 7A, chiqueirinho do micróbio verde e adjacências,do antigo Mineirão,caro!? Se recordar é viver,vamos lá; anos 90_ salvo engano 1995_ uma dupla de zaga emprestada,um sem ter passe fixado vindo dos bambis,e outro vindo do bugre campineiro com passe fixado e o CAM não tinha 500 contos para comprá-lo,daí fizeram uma promoção de venda de CAMisas oficiais, vendidas por 50 contos,lógico que o valor foi arrecadado e o jogador ficou no CAM apenas mais um ano. Quem não se lembra do ” fica Ronaldo,fica Ronaldo…” Ronaldo Guiaro e Rogério Pinheiro. Rogério Pinheiro veio dos bambis desacreditado depois de rodar por outros clubes e deu a volta por cima no CAM,só não ficou por conta do alto valor do passe,retornou aos bambis e o Paulo Cury ficou chupando os dedos. Ronaldo Guiaro,Doriva e Renaldo matador de marybundinhas trëmë trëmë_ outro q chegou cheio de desconfiança_ foram convocados para vestirem a camisa do time da cbf … Falecido Gerson_ in memorian_ atacante meteu cinco gols no antigo Independência e saiu debaixo de uma vaia monstruosa,foi para as moranguetes do norte do uruguai e arrebentou por aquelas bandas…cornetagem na TurciduGalo é antiga,data de 25/03/1908, tbm me incluio nela rsrsrs! Bom dia, saudações ??? GALO

  34. Pois é. Penso que temos que mudar um pouco mesmo. Ter paciência. Até exaltar mesmo quem chega e quem faz um bom jogo. Como faz o nosso maior rival nacional no RJ, cujos torcedores chegaram a cantar que Obina era maior que Eto’o. Por isso, quando em campo, com a camisa do Galo, Casares é melhor que Pelé. Saudações atleticanas!

  35. Falo (dígito) sem medo de errar: Eu NUNCA vaiei o Galo ou seus jogadores e treinadores. Nem quando fomos para o inferno. Espero manter essa invencibilidade para o resto da vida.

  36. Bom dia meu Guru e massa. Entendo que nossa torcida está havida por contratações que possam nos dar a certeza de termos um time forte. Vários nomes foram ventilados, mas as coisas não evoluíram, causando um sentimento de frustação e isto é agravado a partir do momento que nosso segundo rival do lado das Garças, mesmo devendo até a tia da esquina, está sendo mais ágil nas transações e reforçando sua equipe. Mas para mim as críticas da vinda do argentino, que a meu entender são infundadas. O cara é jovem, vendo de um grande clube e tem as características que estamos precisando, habilidade, rapideze raça, típica de jogadores argentinos. Pode ser que não vingue, mas temos que lembrar que o custo de sua vinda é zero, e para quem já gastou dinheiro com Roger Bernardo, Adilson e outros ai, vale a pena arriscar. Os que criticam esquecem que Otero veio na mesma situação, Venezuelano, time desconhecido, e sem nenhum histórico no futebol, e hoje está ai como titular e cobiçado por vários times. Temos que dar crédito, e apoiar o jogador, pois de nomes badalados estamos cheios, e não os queremos mais por aqui.
    Outro assunto é a contratação de Ritchely. Cara já deu, eu não sei porque o clube insiste tanto em trazer este jogador. Para mim é um jogador mediano, e igual ao que temos no elenco. Ele e o seu clube (Cachorra de Perucas), por várias vezes desdenharam nossas propostas, então pra que insistir? Temos é que buscar o Hudson, que é infinitamente melhor, é de um time que temos bom relacionamento; e se houvesse realmente vontade da diretoria já estaria vestindo nosso manto. Viria pra ser titular e não para compor elenco. Vamos olhar para frente diretoria, sai desta barca!!!

    1. Caro JBHGALO, bom dia!
      Também penso na necessidade de reforços. Se avaliarmos os 11 Titulares, acredito até que montamos um bom Time. Minha preocupação é em relação ao Elenco, principalmente quando for necessário usar o banco de Reservas. A distância técnica entre os Titulares e Reservas é quilométrica.
      Necessitamos ainda de um Lateral Direito, A defesa ainda carece de um Xerifão para dar mais segurança à zaga. Agora, quando analisamos a linha ofensiva (R Guedes, Cazares, Otero e Ricardo Oliveira), e olhamos para o banco… aí o bicho pega. Vamos aguardar, quem sabe pela chegada de novos reforços.
      Abraços

      1. Caro Jandir bom dia!!
        A estreia dos reforços deu mais confiança, se encaixaram muito bem no time.
        Acredito em uma evolução tanto dos titulares quanto dos reservas, e planejamento tá certinho alternando os times.
        Se não houver grandes mudanças por contusão acho que da para os reservas segurarem a onda quando precisar, mas se vier mais reforços ótimo.
        Mas estou bem satisfeito com esse início de trabalho, bem diferente de 2017.
        Acredito em título de expressão esse ano, tomara que dê tudo certo, vamo Galão!!!

      2. Jandir, confio muito nesse time titular é torcer para não ter contusão, por isso valorizo muito alternar os times, tá certíssimo.
        Lembrando que o Grêmio tinha um bom time titular e um time reserva horrível e conseguiu ganhar a Libertadores.
        Por tanto vida longa para nossos titulares e que os reservas segurem a onda quando entrarem.
        Acho que o Oswaldo tem o time nas mãos e vem coisa boa aí, não quero nem saber do mineiro espero que a diretoria também pense assim.
        O que importa é a Copa do Brasil e Brasileiro esse ano vai dar liga!!
        Saudações!!

  37. Bom dia Eduardo , bom dia Massa , reclamamos a vida inteira de jogadores de nossa própria base …Veja o quanto contestamos atualmente Marcos Rocha ….eleito melhor lateral do Brasil por anos consecutivos ….Realmente temos que refletir …O Lincoln eu pedi a cabeça várias vezes…Não sei te falar , mas acho que existe um perfil para jogar no Galo , perfil e estilo , tem que ser meio pirado , como Eder Aleixo , tem que ser um comédia goleador como Dada , tem que ser maluco como Luan , tem que ser contestador , rebelde craque como o nosso Rei , tem que ser meio cara de mal como Leonardo Silva , tem que ser um bruxo malandro é mulherengo como Ronaldinho e atualmente Casares em que aposto que vai nos dar muitas alegrias ainda …só aquela foto dele que vazou com uma gostosona já foi uma festa …Então para jogar no Galo tem que ser doido … Galo Doido sempre ….Agora nada contra os bons moços TB , desde que sejam racudos e joguem bola ….

    1. Bom dia a todos! Disse tudo amigo. Também confio no futebol do Cazares; acredito que teremos um ano bom e com títulos. Aliás, nunca deixei de acreditar. O único jogador que contestei a contratação, porque antevia o mal que iria fazer ao time, foi a do Fred. Deu no que deu. Força Galo.

      1. Boa tarde Valdir e amigos do Galo. O Otero também é um jogador acima da média, mas não pode mudar de posicionamento a cada jogo, precisa ser mantido em sua posição de origem ou vai se desgastar junto a torcida. Não tenho certeza que o O.O. é o cara para bancar algumas situações ao escalar jogadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *