Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nos embalos de Cuca e Hulk

Treinador e jogadores vestiram a camisa e honraram a tradição e homenagearam a Massa. Com isso praticamente asseguramos nossa classificação, que esteve ameaçada pela opção equivocada de quem sabe gerir dinheiro e não futebol. Aquela fala do doutor pedindo menos imediatismo não amansa o Atleticano, afinal foram eles que prometeram o que não entregaram. Pois que, no dia 9 do mês 2, data sugestiva, vencemos o clássico e reagimos a provocações manjadíssimas de quem sempre vence e goleia de véspera. Alguém precisa contar pra essa gente que “cabuloso” é um adjetivo para referir a pessoa desagradável e chata que tem por hábito usar da reclamação. Sobre isso, pretendo voltar hoje à tarde ou amanhã.

Dito isso, vamos atualizar as contas. Basta, tão e exclusivamente, vencer o Itabirito na quarta-feira. Assim, caso Tombense não vença, asseguramos a vaga na liderança da chave A. Se o time de Tombos ganhar do Vila Nova, dentro de Nova Lima, o Galo vencendo assegura a segunda melhor campanha. No grupo A, além dos dois, até Betim tem chances de avançar, mas a combinação de resultados fica muito mais complexa. Em terceiro lugar, teria de secar Galo e Tombense e ainda Athletic e América.

Na turma da C, o grupo mais fácil, o classificado está definido enquanto todos os demais ainda lutam é contra o rebaixamento. Aimorés, Pouso Alegre e Vila Nova (seis, cinco e quatro pontos) precisam superar Itabirito e/ou Democrata com oito cada e no caso do Posão até tirar uma enorme diferença negativa de saldo de gols. Já o Vila Nova, tem de vencer e secar os dois da sua chave, uma vez que sequer consegue chegar à pontuação dos demais. Uberlândia se safou.  Creio que os dois rebaixados serão dois da mesma chave C. Repetindo Aimorés, Pouso Alegre e Vila Nova.

Entre os concorrentes da turma da B, Athletic e América tinham situação confortável, mas as duas últimas rodadas foram cruéis. O time de São João Del Rey perdeu os dois jogos e o coelho empatou um e perdeu outro. Ao que sinaliza – sem a soberba que ontem derrotou o adversário – devem seguir Galo, CSA/MG com o campeão da chave B. Athletic e América, que recebem Betim e Aimorés, precisam vencer e secar Galo ou Tombense. Enfim, tudo será definido na quarta feira – tanto classificados quanto rebaixados – todos os jogos marcados para 19h45m.

Sobre o jogo, que o Galo venceu com autoridade, foi totalmente diferente daquele confronto da Copa INTER/Mickey. Menos faltas e cartões. Uma justa expulsão, reclamada por quem não está acostumado com a aplicação da regra, apesar de eu não gostar nada desse juiz e já vem de tempos. Ganhamos, convencemos e vamos com força total para a partida que resta para definir a classificação. Confirmada essa possibilidade, em busca do hexa campeonato. Repetimos ontem aquilo que era rotina nos anos 70 e 80, vencer o rival deixando goleiro no chão, assentado ou deitado. Reinaldo e Hulk têm isso em comum.

Evidente que o Galo do Cuca, diferente do treinador anterior, reagiu bem quando ficou em vantagem numérica. Segurou o zero até o intervalo, mesmo com boas oportunidades de abrir o placar, sem ser ameaçado pelo adversário. Daí o dedo preciso do treinador. Ousou e colocou Palácios, jogador que ainda não convenceu, pressionando e buscando o gol que interessava. Tempos depois de abrir o placar, quando o técnico de lá promovia alterações para o tudo ou nada, recompondo nosso sistema defensivo sem a opção covarde de retranca. Assim, ainda chegamos ao segundo gol, ambos de Hulk. O artilheiro da competição, dividindo essa condição sem ter marcado um único tento de penalidade (o outro fez três dos quatro, cadê a rede esgoto de televisão?). Jamais irão fazer esse registro, ontem tive de tirar o som, tamanha era a preferência de todos contra o Galo. Vencemos e estamos chegando, apesar de erros da gestão administrativa. Sigamos!

*fotos: extraída das redes sociais

28 thoughts to “Nos embalos de Cuca e Hulk”

  1. E ninguém cala, esse chororo!!!

    Quando ganham são os Tops das Galáxias mas quando levam uma porrada e perdem o rumo, saem chorando pra mamãe acudir!!!

    Agora a culpa é da federação, do juiz, do var, do gandula, do jornalista, da tv e por aí vai!!!

    Foram lá ver o tal Gabriel e saíram com o HULK entalado de novo!!!

    Foi uma grande vitória mas não têm nada decidido… é seguir o plano, disputar as finais e quem sabe, levantar o caneco do HEXA!!!

    Eu quero é comemorar!!!

  2. Caro Eduardo, bom dia! Dói no coração ter perdido a Libertadores com o covarde do Milito. Ontem o Cuca fez o óbvio; Tirou um zagueiro, colocou um ponta e mandou o Natanael e o Arana atacar sem parar. Obrigou o Dudu a jogar de lateral e o Marquinhos idem! Deixou o Cabuloso sem ataque! Lição de um técnico que entende do riscado e não tem medo de perder, aliás joga para ganhar. Agora o tal do Alexandre Matos, que só sabe gastar mal, aprontou uma choradeira digna de dó! Tomou um toco e como sempre jogou a culpa no juiz, e não na sua incompetência. Tá bom! Se as Marias estivessem no grupo do Galo estariam na lanterna. Chora que assim a vitória é mais gostosa! Vai Galo!

  3. Poisé,

    Excelente e surpreendente jogo do GALO.

    Ontem eu ia escrever, pedindo para que não colocassem o Cuello no jogo, por causa do risco de agravar a contusão.

    Impressionante como os ‘profissionais’ da redesgoto ficaram constrangidos em falar sobre a agressão do Gabipênalti no Lyanco.

    E vamos seguindo.

  4. Olá amigos da bola!

    Vitória INCONTESTÁVEL, MAIÚSCULA!…………

    O (se) não joga, mas se no ano passado, nosso treinador fosse o Cuca, talvez tivéssemos vencido/conquistado a Libertadores e quem sabe Copa do Brasil. Time dirigido pelo Cuca ataca, o dirigido pelo Milito é covarde…. “Só” se defende.

    E para lembrar, se o Cruzeiro estivesse no grupo do Galo ou mesmo no do coelho, não se classificaria para a semifinal.

    Os dois rebaixados para ano que vem, sairão da chave do Zerin. Os 3 timecos abaixo da raposa, brigam para não caír….

    Pergunta é: Crueiro caiu neste grupo por acaso???

    OU…….

  5. Bom dia xará e amigalos. HULK, sempre ele, para fazer a alegria da MASSA!!!!!!!!!!! Teve até a apresentação do Vin Diesel como novo treinador do CSA-MG MADRID. Apesar da presença de mais de 60.000 deprimidos torcedores azuis a Hulkdependência garantiu a vitória em cima do FREGUÊS DO SALÃO DE FESTAS. Eu disse no meu primeiro comentário do ano que GALO, MEQUINHA e CSA-MG estariam facilmente nas finais desse campeonato falido. Não deu outra. Gostei da estreia de Cuello. Lyanco também está ganhando a confiança do torcedor. Hulk nem precisa comentar. O melhor da noite foi o desespero de Alexandre Mattos e CIA LTDA tentando tumultuar o ambiente. Hoje o melhor do dia é o choro do jornalista de resultado J.C. que viu seu time do coração perder mais uma no Mineirão lotado. Só nosso super-herói pra proporcionar isso viu. Ainda espero mais reforços.

  6. É o que eu disse ontem, o CSA entrou de sapato alto e era o favorito, mas deu no que deu! Só um detalhe: o pisão do Lyanco no indisciplinado Dudu, que hoje até aquele papagaio de pirata que mora fora do Brasil e tanto reclama, foi analisado ontem pelo Zinho, que jogou um bom futebol por longos anos e que deu a seguinte interpretação: “pra mim, que joguei muitos anos, ficou claro que o Dudu puxou o braço exatamente onde o Lyano ia pisar, e acabou pisando”. E eu digo: fosse intencional a pisada do Lyanco, vocês acham que aquele indisciplinado, QUE A LEILA BOTOU PRA CORRER DO PALMEIRAS, não ia rolar e segurar o braço por um bom tempo ou reclamar por meia hora????. Vejam o lance e observem que ELE FEZ UMA PEQUENA RECLAMAÇÃO E NÃO ENCAROU O LYANCO, como faz noutros lances. Noutras palavras: “o cabuloso” está reclamando mais que o próprio indisciplinado… É isso aí: pra frente Galo e deixem o CSA chorar…..

  7. Bela e mais do que merecida vitória. Como é gratificante ganhar das maricotas, frente a mais de 60 mil de seu torcedores.
    Permita-me ir de encontro à sua afirmativa, caro Ávila. Os quatro erres, de rato, não sabem gerir futebol nem dinheiro. Somente ganância. Têm uma visão míope do que é futebol.

  8. Bom dia, Atleticanos! Grande vitória! Desfrutemos eqto o Hulk vestir nossa camisa. Trata-se de um dos maiores jogadores de nossa história (o tempo e as conquistas dirão se é o maior). Que grande craque, que grande e decisivo personagem é o Givanildo. O Hulk é fodão demais, gerações e gerações de Atleticanos vão reverenciar esse grande atleta. Nós estamos tendo o privilégio de assistir ao vivo, de vivenciar isso. Desfrutemos!! GALO SEMPRE! SAN

  9. Salve Massa e Guru

    E Hulk salvou a cabeça dos donos da SAF de novo! estes caras em agradecimento, precisam já pensar em colocar uma estátua do herói verde na esplanada da Arena.
    Sou crítico desta diretoria e de Vitor, mas na hora de reconhecer, reconheço e os reforços que chegaram ultimamente têm correspondido.
    Gabriel Menino, Natanael e Cuello vieram com nossa desconfiança, mas já estão mostrando qualidades. Que os 3 que estão por chegar sejam do mesmo ou melhor nível. E ontem além dos 3, meu destaque vai para : Allan Franco e novamente Lyanco.
    Enfim pra quem estava prestes a ser eliminado, ter a chance de ter a melhor campanha é um pulo e tanto.
    Show Cuca, só vc mesmo pra dar um jeito no estrago que o Pardalito deixou.

  10. Bom dia! No próximo clássico se o CSA de minas chegar a finalista teremos reforços, Junior Santos e uma melhor condição física do Cuello, assustem eles não

  11. Tenho comentarios registrados aqui , em que elogiava , aplaudia , a contratação de Cuello , melhor jogador da partida , dirigido por cuca , indicado por cuca , o melhor tecnico do Brasil , disparado. Quem viu o enganador do milito e agora cuca , devemos enaltecer esta contratação demais. HULK , não vou falar nada , dispensa comentários , nosso super heroi , letal e definidor. Os tres da globo , forçando a barra por aquele dudu, picareta e que dá carradas de razão a dona Leila , picareta , vigarista, safado. Vencemos no nosso salão de festas , a escrita continua , tremem, tremem muito. O menin pai , que agora dá as caras , falando de imediatismo , pra uma torcida farta de ver os erros desta saf , contratações já , de imediato. GALOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Sigamos pra quarta , que não é a do goulart.

  12. Marchinha carnavalesca (essa é do meu tempo que, infelizmente, está acabando)

    “Quanto riso, oh quanta alegria
    Mais de 60 mil palhaços no salão”

  13. Bom dia, meu amigo Eduardo de Ávila!!!

    Tudo bem?

    Nosso time é realmente imortal.

    A título de curiosidade, caso esteja ao seu alcance (ou de sua equipe), gostaria de solicitar o levantamento sobre TODOS os gols entre GALO e cruzeiro ao longo de todos os confrontos.

    Acredito que o Galo deve estar (e muito) em vantagem.

  14. Após a excelente vitória de ontem, cada vez mais estou convencido que Cuca não perderia uma final de Libertadores com 1 jogador a mais desde o primeiro minuto de jogo.
    Mas, vida que segue…

    Hulk (sempre ele) colocou o Galo no campeonato e salvou a pele de gente graúda por aí. O cara marcou todos os gols nas 3 vitórias do Atlético.
    Aos 38 anos mostrou que tem muita lenha pra queimar, fisicamente é um touro, jogou concentrado (como deve ser), correu, brigou, deu passes e foi decisivo novamente. Ele é diferenciado demais.

    Pela primeira vez no ano vamos respirar aliviados e começaremos a semana de forma leve. A classificação só depende de uma vitória frente o Itabirito.
    Ao contrário de alguns colegas, quero muito conquistar o Hexa e manter a hegemonia no nosso terreiro.

    Espero que os donos acordem, tenham humildade pra entender que o planejamento foi errado e façam pelo menos mais 2 contratações.
    Cuca, apesar de ser craque como treinador, precisa de reforços para encorpar o time.

    Saudações! O Galo está vivo!

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos.

    Ao meu cuidar vencemos pelos erros do adversário:

    1.Quando o Lyanco pisou no braço do Dudu, era só ele ficar estrebuchando no chao, pedindo socorro médico que o Var iria chamar o Juiz. O Dudu levantou rápido para bater boca. Faltou ao Dudu malandragem.

    2.O Cassio comeu um frango no primeiro gol.

    3.Fabricio deu mole para o Hulck no segundo gol.

    E o Galo não teve méritos?

    1.Cuello: Cruzou a bola na cabeça do Nataniel ( preassisstencia) e cruzamentos perfeito para o Hulck no segundo gol e outro cruzamento perfeito que o Palacios e Scarpa desperdiçaram. E o Cassio ainda fez uma defesa muito boa em finalização dele. Para mim, o melhor jogador do Galo na partida.

    2. Hulck, aquela movimentacao no segundo gol, final de partida, 38 anos, foi algo sensacional. Fez a preassistestencia para o Cuello e foi receber o Cruzamento na área.

    3.Allan Franco: colocou o Matheus Pereira no bolso.

    No mais vencemos, legal, mas precisamos de reforços: Alonso e Arana, precisam de irem para o Banco. Hulck e Scarpa não tem substitutos, pois Bernard ( torcedor) e Deyverson (palhaço) não contam.

    E a limpeza precisa continuar: Otávio, os dois Igors, Palacios, Kadu. Manter jogador ruim no elenco é um perigo. Uma hora ele vai jogar: Kure, Joazinho Paulista, Kardec, são exemplos reais….

  16. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    UFAAA!!!

    Ufaaa pela ótima partida!

    Ufaaa pelo ótimo resultado para fins de tabela!

    Ufaaaa pelo Domingos Sávio ter, pela primeira vez aqui no Blog, desde 2018, acertado um pitaco contra o csa-bh. Antes disso, o DS não tinha acertado um palpite sequer, mamãe me acode!!!

    Excelentes, portanto, o bom desempenho do Time que estava devendo, o bom resultado pela Tabela que estava complicada até então e o primeiro acerto em pitaco do Domingos Sávio que é um pé frio danado, ô loco!!!

    E VIVA O GALO!!!

    1. Oh Ernest, vamos falar sério: O rival teve uma chance de gol. Por onde? jogada do Marquinhos em cima de nosso lateral esquerdo que não marca ninguém. Ali é a mina. A dupla AA (Arana/Alonso), tem entregado sistematicamente a paçoca ( final da copa do Brasil contra o Flamengo no Marca) final da Libertadores (dois gols naquela mina) e poderia ficar aqui listando, como por exemplo em jogo contra o Fluminense em que o Diniz colocou esse mesmo Marquinhos nas costas do Arana. O Cuca que não é bobo, tem repetido o esquema Nelinho/Catatau, escalando o Rubens para ser o secretário do Arana, todavia, na parte ofensiva o Arana não está produzindo (está sem velocidade, sem arranque para fazer o overlaping (lembra do ponto futuro) e quanto aos cruzamentos, parece que foi contaminado pela sindrome do cachorro castrado! Então haja chá de camomila para aguentar a avenida AA naquele lado esquerdo da defesa do Galo!

      1. DOMINGOS SÁVIO,

        O Cuca de fato acertou o Time que fez uma partida muito segura do início ao fim do jogo…

        Sobre Arana e Rubens, ali pela esquerda, a mim me parece uma dupla perfeita no modelo de jogo do Cuca, seguro defensivamente e agudo no ataque…

        Gostei do Franco e o Menino, mais o Scarpa e o Rubens no meio…

        Agora, sim, temos um meio campo muito forte e um dos melhores do Brasil…

        Aos poucos esse Time vai se acertando…

        A limpa com a barca que zarpou com oito ou nove (inclusive Zaracho, Bataglia e até Paulinho, que não deixaram saudades, a mim não), foi um fator muito importante para dar no grupo uma chacoalhada que estava precisando, desde 2022…

        E a chegada desses reforços está me agradando muito (Natanael, Menino, Cuello e Junior Santos)…

        Se as três peças faltantes chegarem com esse nível havido nos reforços vindos acredito que dará pra buscar um título grande na Temporada…

        Embora ainda cedo, já dá para ter uma esperança na Temporada que parecia perdida…

        Vamo que vamo!!!

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Fizemos valer a máxima: “aqui é galo, porra! Respeitem!
    Mas convenhamos: O destempero dos jogadores do Cruzeiro, aliado à “malandragem” do Lyanco, pavimentaram a vitória do Atlético. Até então, o Everson tinha sido o nome do jogo. Mas, como bem diz o amigalo Ernest: “jogo é jogado e lambari é pescado”. O Lyanco, que cada dia firma com o “xerifão” de plantão, lançou a isca e as Marias caíram como patinhos. Provocou, foi provocado e promoveu a expulsão do Gabigol. A partir daí, só houve um time no campo de jogo. Resultado merecido. Embora alguns comentaristas afirmam que o resultado do jogo poderia ter sido outro se o Lyanco tivesse sido expulso, somos obrigados a dar créditos ao Juiz e ao var, que diferentemente dos “idiotas” de plantão, identificaram que o Dudu, malandramente, recolhe o braço para provocar a pisada. Prevaleceu o bom senso! Mas vamos ao campo do jogo: Estratégia bem elaborada e cumprida à risca. Cada qual no seu cada qual, sem invencionismo. Aos poucos, o time vai se moldando e proporcionando o que dele se espera. Futebol! Menção honrosa para o Lyanco, que além de ter feito uma partida perfeita, foi o protagonista, juntamente com o Hulk, para o resultado. O time todo jogou bem! Estamos no caminho certo? Os próximos jogos dirão!
    Mas de qualquer forma, estamos de alma lavada, pois estávamos incrédulos quanto à vitória ontem.
    Sigamos..
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO,

      LYANCO foi sim a variável importante e definidora da partida, conforme o argumento no seu comentário perfeito, além do HULK quem definiu a partida…

      Antes da partida o LYANCO já tinha jogado a isca e os temperamentais juvenis azuis caíram como patinhos e agora a Inês é morta…

      De resto, uma partida muito segura do Time de Cuca que fechou a casinha, achou a posição dos caras no conceito tático que a MASSA gosta, que é a saída rápida na transição para o ataque sem aquele lesco-lesco militiano de bola pra cá, bola pra lá e toca pro lado, toca pro outro e aquela lerdeza e lentidão irritante da Equipe na Temporada 24…

      Ufaaa!!!

      Habemos Entrenador!!!

  18. NOTA DOS JOGADORES PELA TORCIDA-GE:

    Alonso 6,4
    Bernard 6,4
    Arana 6,7
    Deyverson 6,8
    Rabello 6,9

    Palacios 7,2
    Franco 7,6
    Menino 7,6
    Scarpa 7,6
    Rubens 7,9

    Everson 8,3
    Natanael 8,6
    Cuello 8,6

    Lyanco 9,0
    Hulk 9,7

    1. O Lyanco pisou no braço do Dudu e tinha que ser expulso. O blogueiro, parcial como sempre, tá caladinho. Dessa vez a arbitragem foi um sucesso, colocaram o Grorioso na disputa de novo. Se fosse o contrario aqui hoje tava a choradeira de sempre.

      1. Gugu, querido! Nem vou me ocupar sobre sua provocação, parecida mesmo com seu ídolo o outro Dudu do seu time. Porém, pretendo, caso tenha tempo, falar sobre isso as 13h13m.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading