
Fosse tão e somente pela reação no Brasileirão, já justificaria lotar o estádio do Galo em busca da vitória na noite desta quarta-feira. Ocorre que, paralelo ao crescimento no campeonato nacional, estamos a exatos dez dias da decisão do título da Sul-americana. Some-se a isso, será a última partida em terra nostra antes desse sim o jogo mais importante da atual temporada. Afastado o risco do Z4, que tanto nos assustou, a meta maior agora é esse tri da Copa SA – somando se ao hexa regional -, que sugere um fechamento de ano triunfal para o nosso Galo. Ah! Mas as campanhas nas competições nacionais foram terríveis. Sim, mas longe do fiasco que alguns chegaram a sugerir.
Na Copa do Brasil, momento de troca de treinador, as duas derrotas marcaram a última sob o comando do Cuca e a primeira com o Sampaoli. Aquele momento massacrou a Massa, afinal os placares – notadamente do primeiro confronto – foram agressivos com nossa expectativa. Considerando que há males que vem para o bem, quero registrar meu otimismo com esse momento favorável que estamos vivenciando. O melhor dos mundos será essa conquista e subir ainda mais na tabela de classificação do Brasileiro. Imaginem, sair da porta de entrada do Z4 para a sala de recepção dos Gs lá de cima. Seja ele o 5, 6, 7 ou mesmo 8. Esse G8, ainda possível, pode receber o Galo na noite de hoje com uma vitória sobre o Fortaleza.
Essas projeções são concretas, ainda que motivadas pelos devaneios e desejos de cada torcida, fato é que – salvo melhor juízo – ano que vem o Galo deve estar na Libertadores outra vez. Ganhar a Sula assegura vaga direta, como vamos ter cinco ou seis da turma lá de cima (quatro e mais os campeões da LA e CB), abre sim perspectivas reais para as duas possibilidades da pré-Libertadores. Quem viver, verá! Quero passear de novo pela América do Sul, assim como em outras oportunidades acompanhando o Galo. Fiz isso na conquista inesquecível de 2013. E aqui no Brasileirão, hoje no nosso estádio, pular para a oitava colocação. Chegando aos 46, anotem, irão faltar exatos cinco jogos. Serão 15 pontos em aberto, sendo que do quinto ao sétimo a situação é a seguinte. Bahia (53), Botafogo (52) e fluminenC (51). Vencendo hoje, essa diferença cai para sete, seis e cinco de cada concorrente.

A reação tem motivado o Torcedor Atleticano. Ontem ao final do dia já eram 23.500 ingressos comercializados, somados às cativas e camarotes, imagino que 30 mil presentes. Coniserando que as vendas ainda seguem até a hora do jogo, podemos sim passar dos 35 mil e – quem sabe – chegar aos 40 mil que seriam extremamente importantes para motivar os jogadores pela vitória hoje, no final de semana lá em Bragança e também no dia 22 de novembro na finalíssima em Assunção. Ontem não observei sobre as vendas para esse confronto em terras paraguaias e gastando guaranis, como eu e milhares de Atleticanos faremos. Digo assim, pois me recomendaram dessa maneira, uma vez que o ágio que fazem para receber nosso valorizado real foge da realidade. Seja para água ou qualquer outro consumo.
De volta para o que interessa hoje. O Fortaleza, clube que teve uma grande ascensão nos últimos anos, mas que faz uma campanha pífia nessa temporada. Candidatíssimo ao rebaixamento, mas historicamente aprontou com o Galo, inclusive no ano mágico de 2021. Se naquele ano da graça foram quatro partidas e vencemos três (4 a 0 e 2 a 1 pela CB e 2 a 0 no BR), aqui em BH na primeira rodada fomos derrotados de virada por dois a um. Tivemos jogos com viradas marcantes, como no Mineirão e naquele ano do nosso rebaixamento, depois de abrir dois a zero, tomar três gols no finalzinho do jogo que praticamente selou a nossa queda. Já em 2022, também no mesmo estádio aqui em Beagá, repetido o enredo na mão contrária. Nos minutos finais marcamos três vezes e saímos de uma derrota vexatória para o Leão do nordeste. Cada qual no seu quadrado, que o Fortaleza – caso reaja – acorde no próximo final de semana.
Contando com os retornos de Ruan Tressoldi e Bernard, vamos amargar com as ausências de Iván Román, Junior Alonso e Alan Franco – todos convocados para amistosos desinteressantes pelo Chile, Paraguai e Equador – nessa infeliz data fifa. Acredito que o Sampaoli hoje não fará aquela besteira de Recife e mandará a campo uma formação próxima a ideal para encarar o Lanús. Sendo assim e considerando meu pensar preferencial: Éverson; Saravia, Ruan Tressoldi, Vitor Hugo e Arana; Fausto Vera, Alexsander, Scarpa e Bernard; Hulk e Dudu. Ele tem seu xodó Igor Gomes, que se escolhido pode sacrificar Alexsander ou Scarpa. Escolheria, nesse caso, o Vera. Ainda que seja o único cabeça de área. Para o jogo de Assunção, tendo todos – exceto aqueles do DM – terá boas opções com as voltas dos convocados. Bora Galo! Mais uma vitória para fazer essa Massa feliz!
*fotos: Paulo Henrique França/Atlético

Não me esqueço a noite em que perdemos no Mineirão para o Fortaleza no ano que fomos rebaixados. Na saída do estádio o silêncio de todos nós revelava a certeza de que nesse dia havia sido sepultada qualquer esperança de nos livrarmos da queda para serie B. Muito triste. Mas, o hoje é a vez de darmos o troco. Nada como um dia após o outro.
Meu sonho, para além de vencermos hoje e trazermos a Taça da SA, é ganharmos do flamídia e do porco, já que é praticamente certo que um dos dois será campeão do BR. Tudo pela mesma razão que, desde menino, a gente respondia aos adversários nas discussões saudáveis sobre quem seria o melhor na disputa pelo título da época, Galo ou “raposa magricela” (apelido pelo Dario), ou seja, a resposta que dávamos era a de que o Galo, mesmo perdendo o título, seria o “campeão”, já que ganhou daquele que efetivamente o foi, ainda mais com a gente vencendo num final de campeonato! Coisa de adolescente, mas de “veio” também! Vamos que vamos, hoje e sempre, porque, aqui, é Gaaallloooo enquanto vivermos!
Desde que no final a carniça do rio não seja campeã, tá tudo certo, mas sou a favor de que se ganharmos a sulamericana, time reserva do sub 20 contra o Palmeiras e contra os mulambos, time principal e ingresso a 1 real. SAN
Desde que no final a carniça do rio não seja campeã, tá tudo certo, mas sou a favor de que se ganharmos a sulamericana, time reserva do sub 20 contra o Palmeiras e contra os mulambos, time principal e ingresso a 1 real. SAN
Bom dia amigalos, jogo pra ganhar fácil,se possível de goleada, força máxima hoje sem poupar ninguém viu Sr Sampaoli,o Fortaleza está mais desgastado do que o Galo que teve um dia a mais de descanso, portanto sem desculpas esfarrapadas,partir pra cima e garantir os três pontos , espora neles Galão da massa
Salve Massa e Guru
Espero que hoje Sampaoli continue com suas surpresas na escalação e ponha em campo o time escalado pelo Ávila no post.
Sim surpresa, pois o que menos se espera é ele fazer esta escalação.
De qualquer maneira ao contrário de muitos, entendo perfeitamente o argentino quando ele surpreende nas escalações e surge do nada, um jogador contestado em campo que ninguém apostaria na escalação.
Dar motivação ao elenco, este é o motivo destas escalações e talvez seja aí a grande sacada de El carecone, pois com ele, ninguém tem vaga garantida no time. Acabou a era da acomodação!
E com este sentimento vamos pra cima do Laion hoje.
E para não passar batido, parabéns ao clube pela bela homenagem a Hulk, de longe o maior ídolo do clube!
Bom dia!
Infelizmente, os 40 mil torcedores esperados pelo nosso Ávila, não serão possíveis, pois o setor inter superior está fechado e não devemos ter muitos torcedores do Fortaleza.
De novo a data fifa e com ela, a obsessão da federação chilena por atletas do GALO.
Bastou o vargas, que era reserva aqui, sair do GALO e pararam de convocar o sujeito.
Agora começa com o Roman.
Hoje estaremos na arena MRV.
Abraço
Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 33/38 – Fortaleza (casa) – A Massa não espera outro resultado que não seja a vitória.
O time vem numa crescente e o herói Hulk voltou mostrar o seu melhor. Será merecidamente homenageado pelos 501 gols da vitoriosa carreira. E olha que nem foram divulgadas a quantidade de assistências da sua história, tão importantes quanto.
Nossos pontos perdidos: 15(casa) e 38(fora), num total de 96/114 pontos disputados.
Vencer e aumentar a confiança pra Final da SulAmericana, Gaaloôô!
O TIME DO FORTALEZA
O Tricolor do Pici fez um 1’ Turno pífio e terminou a primeira fase na vice-lanterna, com apenas 15 pontos ganhos. No Returno ganhou mais 15 pontos, somando 30 pontos na Classificação Geral e tendo agora 92,6% de chances de terminar rebaixado…
OS MUITOS DESFALQUES
Brítez, Matheus Pereira e Adam Bareiro (Suspensos); Kuscevic (convocação pela Seleção Chilena); João Ricardo, Marinho, Benevenuto e Rodrigo (DM)…
O PROVÁVEL 4-4-2 DE PALERMO
Brenno; Mancuso, Gazal, Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pierre, Crispim e Pochettino; Breno Lopes e Deyverson….
A ESPERANÇA PALERMO
Com a queda de VOVJODA, chegou Martín PALERMO que priorizou defensivamente a equipe para “não sofrer gols”; e simplificou o jogo a partir da ideia de recuperação da bola para transições rápidas, e ataques verticais e diretos, com a participação dos laterais no avanço em profundidade nas ações ofensivas…
Em certo modo, Palermo reproduz muito a forma do Lanús jogar…
O CONFRONTO
No mundo das apostas o Atlético é favorito e o Fortaleza zebra, com a maioria dos prognósticos indicando a vitória do Galo…
Se o FOR (30) vencer, pode sair da ZR (33) e ultrapassar o 18’ JUV (32) e o 17’ SAN (32), alcançar a 16’ colocação e dormir fora da zona do rebaixamento depois de muito tempo…
Há chances reais do LAION escapar da degola com um jogo pra hoje que pode ser encardido para o Atlético que não pode vacilar como naquele 1’T horroroso contra o SPORT…
Jogo de erro zero para os dois times que precisam vencer…
GAALOO!!!
Oh Ernest, hoje 15 horas no Sportv TV, o Sub 20 joga contra o Sport pelas quartas de finais da Copa do Brasil. João Marcelo e Iseppe escalados. Bora conferir??
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O Sampaoli já fez duas grande proesas – assegurar a permanência do Galo na série A e colocar para jogar a maioria expressiva dos jogadores desse elenco, de forma que ao final do ano, ele terá elementos objetivos para fazer a reformulação do elenco do Galo. Conquistar a Sulamericana e a vaga para a Libertadores será a cereja do bolo. Se ganhar do Flamengo e ajudar o Palmeiras a vencer o Brasileiro aí a festa fica completa. Agora para brigar pela Libertadores de 2026 e Brasileiro de 2026, aí são outros quinhentos. Na minha barca estariam Vitor Hugo, Ivan Roman, Arana, Caio Paulista, Fausto Vera, Reiner, Roni, Junior Santos, Kadu, Biel, Bernard e Hulk, Gabriel Menino.
Bom dia meu caro Domingos Sávio,
Se me permite uma sugestão, como a barca dos que devem sair, aumenta cada vez mais, talvez fosse interessante fazer a barca dos que você acha que devem ficar.
Kkkkk
Grande abraço