Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

No último clássico do ano a briga para escapar do descenso

Muito pouco para os mineiros, que em tempos ainda recentes disputaram uma final de Copa do Brasil, acompanhar na derradeira partida entre os dois representantes do Estado a disputa para fugir das últimas colocações. Por menor que sejam as possibilidades de rebaixamento do Galo, elas ainda existem e em caso de resultado negativo, evidentemente que crescem ainda mais esses percentuais.

Nossa campanha na temporada foi irregular desde o princípio do ano. Disputando o campeonato regional e aquela fase preliminar da Libertadores, experimentamos o amargo gosto da utilização – nada conveniente – do chamado time alternativo. Aos trancos e barrancos, conseguimos a vaga na fase de grupos do torneio internacional e com uma campanha tenebrosa, restou a consolação de seguir, não na Libertadores e sim na Sul-Americana.

Na competição mineira, apesar de alguns resultados inesperados, avançamos com a vantagem de sucesso com resultados iguais. Vale dizer, dois empates ou vitória e derrota, desde que com igualdade no saldo de gols. Perdemos o título no segundo critério, depois de sermos derrotados na partida de ida, sem conseguir vencer o jogo de volta. Resultado que sinalizava o desastre da temporada.

Depois disso, na Copa do Brasil, com a possibilidade de devolver ao rival mineiro o desastre do campeonato regional – numa partida pífia – praticamente fomos eliminados no primeiro jogo. Os 3 a 0 detonaram com a expectativa e iniciaram o período de descrença no elenco e na direção Atleticana. Os 2 a 0, favorável no jogo de volta, não foram suficientes para seguir na competição e tampouco para devolver o ânimo ao Torcedor.

Seguindo a temporada, entramos outra vez na idiotice de time alternativo já no campeonato Brasileiro, à medida que o time – ainda que manquitolando – sinalizava com chances de ganhar a Sul-Americana. Essa competição indicava premiação financeira, vaga na Libertadores de 2020 e até no Mundial de 2021. Novamente a incompetência que vem acompanhando o Galo, administrativa e técnica, impediu o time de disputar a finalíssima do torneio.

Paralelo a isso e tentando recuperar no Brasileiro, após derrotas inexplicáveis – dentro e fora de Belo Horizonte – o Galo passou a viver o fantasma de ser rebaixado. Além das eliminações da Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana, o time Atleticano experimentou um longo jejum sem vitórias e até mesmo tomando gols em partidas seguidas. Reagiu, enfim com a troca de comando técnico, e agora – um pouco aliviado – vai para esta partida decisiva aos interesses dos times mineiros.

Se vencer, afasta praticamente de vez, o risco de ser rebaixado. Empatando ou sendo derrotado, ainda terá jogos pela frente com a necessidade de pontuar. Sendo assim, sem considerar quem está do outro lado do campo e qual torcida é maioria nas arquibancadas, o lema hoje é “vencer …. vencer”, como está no nosso hino. E ainda recorro à letra de “Galo na cabeça”, do impecável grupo Tianástacia, que tem o bom amiGalo Podé como um de seus líderes.

“Galô Galô … Galô Galô … Galô Galô

Vencer, vencer é o meu lema

O Galo é o melhor, cada um com seus problemas…”

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

12 thoughts to “No último clássico do ano a briga para escapar do descenso”

  1. Eduardo,
    Aqui o velho Amaury Machado, da Campina Verde. Seu comentário traduz com perfeição a ruindade do jogo de ontem. Mas, depois do péssimo jogo e de um torcedor atleticano cuspir e humilhar um segurança, também atleticano, estou decidido a cancelar o contrato de payperviu e de desligar para sempre o radinho de pilha. Antes disso, gostaria de dizer: largue a prefeitura e volte ao Atlético, Elias Kalil. Se isso acontecer, até posso desistir da desistência galística..

    1. Caro Amaury, saudade de vc, Giokonda e Dalmo. Pois é, pra quem viveu aqueles tempos saudosos, isso que assistimos hoje é entristecedor.
      Mas, ainda vou insistir um tempo.

  2. Tínhamos a chance de massacrar essas marias mas O COVARDE MANCINI não deixou.
    Que jogo horrível!
    Que Otero horrível! Pensa que é o Messi. Além disso desaprendeu a bater na bola. Faltas e escanteios muito mal cobrados.
    O que esse bosta tinha na cabeça pra colocar RO no final do jogo, sendo que nem jogando o tempo todo ele já não faz nada?
    Marquinhos e Bruninho tinham que ter entrado bem mais cedo, quiçá no início da partida.
    Alerrandro não é pior que esse argentino de araque.
    Fora Mancini!
    Fora Rui Costa!
    Fora Sette!!

  3. QUE JOGO HORROROSO.
    SAI ELIAS , ENTRA O GRINGO MARTÍNEZ.
    RUI COSTA DEVERIA SER PRESO POR PAGAR 23 MILHÕES NESSES DOIS GRINGOS , MARTINEZ E HERNANDES

  4. Boa Noite,

    Ficou claro que o Atlético jogou pelo empate, e quase ganhou.
    Faltou um escanteio bem batido, pelo menos um.
    Esse Ótero acaba com todos os ataques promissores, e agora até chutando mal ele está.
    Luan me parece que achou uma posição que seja útil, primeiro tempo foi só erro de passe e perda de divididas, no segundo melhorou, principalmente após ficar de segundo volante.
    Os meninos da base como sempre entraram bem, só que o Bruninho também tem que levantar a cabeça e passar a bola ao envés de chutar, as vezes.
    O Di Santo jogou bem, muita raça, fez pivôr bem feito e marcou bem.
    Nosso goleiro nos dá segurança nas faltas e nos chutes a gol, segurança que não existia com o Victor, continua muito afoito saindo em todas as bolas.
    O resultado foi ótimo em manter os 5 pontos de diferença para o freguês e deixou eles ainda mais complicados.
    Zé Welison errou muitos passes, mas não perdeu divididas e correu bastante.
    Só faltam 5 pontos, e nosso próximo adversário também é jogo de 6 pontos.

  5. Não podia perder e assim foi… melhor 01 ponto que nenhum ainda mais no clássico do desespero 2019… bola pra frente e vida que segue… somos GALO até morrer e ainda veremos coisas melhores, questão de tempo!!!!!

    #fora7C
    #foraruicomissao

  6. Mais um ano pra esquecer porém ainda precisando de pontos na tabela… então é sangue nos olhos e raça no bico da chuteira… não pode perder, simples assim!!!!!

  7. Bom dia a Todos.Vencer,vencer,essa é nossa obrigação.Hoje temos respeitar nosso hino e cumprir o que a nossa parte,que nos alegre com um bom resultado,é só o que quero.Aqui é GALO…

  8. Bom dia!
    Com o super reforço da ausência de Elias (que nunca mais volte!), espero que o burro entregador de camisa nem ouse em pensar em Ricardo Oliveira, Bolt, Geuvânio e outras porcarias do mesmo naipe. Se o centroavante argentino do Paraguai não faz gols nem com reza braba, Alerrandro já provou no início da temporada, que faz. Era artilheiro do mineiro até um burro entregador de camisas que nem me lembro mais quem era, voltou com o inoperante RO. O resultado disso todos sabemos. Vimos o cone Maria assumir a artilharia e perdemos o mineiro. Então, que Mancini faça o simples e óbvio, coloque a molecada pra jogar. Assim sendo dá pra acreditar numa sapecada nas vaidosas.
    Meu time seria:
    Cleiton
    Guga
    Rever
    Rabelo
    FS (fazer o que)
    Jair (tomara que esteja bem)
    Luan
    Cazares
    Marquinhos
    Alerrandro
    Bruninho
    Com esse time em campo daria pra apostar num 5×0 pro Galão da Massa
    Agora se vier com Otero, do santanás, RO, Bolt….aí, prepara o lombo.

  9. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    só espero desse arremedo de time que tenham um mínimo de vergonha na cara e respeitem nossa camisa, só isso. Esperar futebol desse bando de pernas de pau descompromissados está fora de questão.
    Esse arremedo de treinador deve entrar com esse enganador que nunca foi jogador de futebol e que deve ser muito bem assessorado porque está enganando por aqui há quase DEZ ANOS, o tal Patric…. Todos nós sabemos que ele, uma hora, acaba entregando…. E também com o peladeiro de fim de semana mal caráter, o tal Cazares que também está enganando aqui há QUATRO ANOS….
    Só nós resta torcer para não acontecer mais um vexame dessa corja…..
    Um ótimo domingo para todos nós

  10. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Estamos vivendo essa “crônica de uma morte anunciada”.
    Alguns, poucos, alertaram para essa participação desastrosa do GALO nessa temporada. Eu nunca me entusiasmei com esses GUERREIROS.
    Isso é reflexo da excelente administração, temperada com austeridade.
    O belíssimo elenco que temos, não poderia ter feito diferente.
    Para coroar a temporada, contrata-se o W. Mancini!
    A nossa participação como coadjuvantes, é lutar para não cair.
    Se ganharmos hoje, e bem capaz de alguns sonharem com G6, ou similares…
    Não espero nada desse elenco, que é composto por velhos ex jogadores em atividade com altos salários e, por restos do futebol sul americano.
    Como o GALO é o time do ano que vem, que nunca chega, esperemos!
    Será que o Mancini conhece o caminho para os 6 x 1?
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  11. Salve massa e Guru!

    Só faltou dizer meu Guru que uma derrota hoje também poderá nos colocar em risco de sermos ultrapassados pelo outro lado, se novamente formos derrotados na rodada seguinte contra as Marias cariocas, já que as coirmãs mineiras jogarão contra o rebaixado Avai, mas por outro lado uma vitória colocará o time azul calcinha na berlinda e na zona do desespero.
    Confesso que fico temeroso, não com o adversário, mas sim com as bizarrices de nosso entregador de camisas, que hora ou outra coloca em campo um time altamente defensivo entregando o jogo pro adversário e todas as vezes que jogamos de maneira covarde o resultado foi ruim.
    Então, pra cima deles, ops! delas GALOOOOOO!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *