Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

No Natal do Galo tem reforço de presente

Edésio Ferreira/ EM/D.A Press

Às vésperas da comemoração de mais um Natal, o Atleticano esperava e sonhava com alguma notícia de impacto para festejar o nascimento do menino Jesus. Ainda temos o dia de hoje para alimentar essa ilusão.

Refiro a contratações, como foram as de Ronaldinho, Tardelli, Victor e outros que no passado sacudiram a cidade. Disse aqui, dias atrás, que o Torcedor do Galo se destaca pelos demais até pela esperança de tempos melhores.

Todos com os quais conversei, afirmo isso com segurança, entendem as dificuldades de caixa que atravessamos no momento. Não ouvi de quem quer que seja, sugestão ou desejo de se fazer loucuras para deixar a conta para o futuro. A política de “austeridade”, tanto mencionada, tem o respaldo na Massa. Entretanto, necessário se faz que os números, históricos e responsáveis pela situação sejam explícitos publicamente.

Guga e Réver, ao meu sentir, estão em alta na média do Atleticano. Um é esperança e o outro pode solucionar um setor que já foi guardião e responsável por conquistas. Sua idade, mencionada pelos que resistem, é bem abaixo do agora capitão Leo Silva. A propósito, pude perceber e sentir também que a renovação – por prazo curto – do Leo e a possibilidade dele seguir na gestão do clube é muito bem aceita pelo Atleticano.

Seguimos daqui observado o mercado e possibilidades, dentro – evidentemente – da nossa suposta realidade. Digo suposta, pois nem mesmo membros do Conselho têm conhecimento preciso da situação financeira do clube. Conversei com alguns, aqueles que dizem ter conhecimento, simplesmente pedem para ter paciência, mas não apresentam absolutamente nada para esse convencimento.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Notório é a nossa necessidade de um arqueiro para as eventuais ausências do Victor. Lembro que ele passou o Brasileiro quase todo pendurado e deixando o blogueiro com as “barbas de molho”, uma vez que contamos com o bom Cleiton para qualquer necessidade. A cria da base parece ter futuro, mas carece de mais rodagem para assumir a meta do Galo.

Mais um volante, no caso o Jair, pode ser a solução, apesar de só ter mostrado qualidade na reta final do Brasileiro. Antes já rodou bastante, inclusive pelo interior de Minas, no Boa de Varginha. A lateral esquerda merece atenção, pois além de Fábio Santos – que não vem convencendo – temos dois garotos em amadurecimento. Hulk, que prefiro chamar de Carlos Gabriel, e Kevin, que voltou para a base.

Mas, com todo respeito, aos diretores responsáveis pela montagem de um elenco que vise buscar vitórias e títulos, tá faltando mais jogadores. É bem verdade, que depois de anos, finalmente perceberam e entenderam a fragilidade do nosso sistema defensivo.

Tanto que ainda estão atrás do Igor Rabello para recompor o setor. Pra quem teve Leo e Réver, em plena forma, contando com Rafael Marques e Gilberto Silva para reposição e depois com Otamendi e Jemerson é desesperador o que assistimos em campo.

Falta ainda donos para as camisas 9 e 10. Essa segunda, que já foi de Ronaldinho e de tantos outros protagonistas, não pode ficar apenas com Cazares. Se ele jogasse sempre e com regularidade sim, mas seu histórico mostra diferente.

Se sobra indolência, conforme sugeriu Levir Culpi, falta comprometimento. E o centroavante que balance as redes e não isole, sistematicamente, a bola para o alto ou para o lado.

Me dê Papai Noel as contratações que tanto precisamos. Aceito receber fora da data, desde que no início de janeiro já possa desfrutar do presente.

29 thoughts to “No Natal do Galo tem reforço de presente”

  1. Tardelli nem olha pro lado do Galo, minha gente. Ele só vai pensar em voltar pra encerrar a carreira, quando seus chutes estarão tão fracos quanto os do Ricardo Oliveira. Então vamos desencanar. Chega de Tardelli por aqui!

    1. Realmente, se o Galo tentasse trocar o Elias (que o Inter já disse que quer) e o Fábio Santos pelo lateral esquerdo Zeca e pelo atacante Willian Potker, nem gastava dinheiro. Só de ficar livres dessas duas malas e dos altos salários deles, já seria um grande presente de Natal. Com a recuperação do Blanco, o Elias será reserva ou o Levir Culpi terá que mudar o esquema de jogo.
      Precisamos urgente de um ponta esquerda de velocidade.
      Assim seriam poucas contratações sem gastar muito dinheiro: Guga (valor não divulgado), Rever (disseram que vem de graça), Jair (troca por jogadores), Zeca e Potker (troca por duas malas), mais um meia armador (ou se entender que o Nathan tem condições de ser esse jogador), um ponta esquerda (ou Leandrinho, caso mostre que tem condições), Igor Rabelo ou outro zagueiro que chegue pra ser titular absoluto e uma sombra do Victor (pra mim, Mailson do Sport, em definitivo, que poderia ser trocado por alguns jogadores, sugiro Gabriel e Uilson ou Michael por empréstimo)
      Galo sempre

  2. Papal Noel, ano passado o senhor nos trouxe um brinquedo velho cuja a única função é falar,falar, falar,por favor não queremos esse tipo de presente de grego mais, não queremos. outros pastores, um tempo antes havíamos ganhado outro presente de grego que só fala em gambá e urubu ,por favor esse tipo de presente velho sem funções não queremos mais.

      1. Alex o rabino tem meu e.mail so comprovar. Bem que o Papai Noel podia passar aqui e recolher varios Cervideos que escaparam la da enseada das garcas. Seria um presentão.

  3. O melhor presente para o GALO seria a saída em definitivo de ELIAS ENCERADEIRA e de R. OLIVEIRA BRILHANTINA.
    Depois a chegada DO ÍGOR RABELO ; UM CENTRO AVANTE E UM VELOCISTA.
    EM 2019 LEVIR CULPI NÃO PODERÁ TER NEMHUMA TRÉGUA ; POIS COM ESSE ELENCO TEM QUE TREINAR MUITO E EXIGIR MAIS PARA CONSEGUIR TIRAR LEITE DE PEDRA.

  4. Pessoal ser diretor de futebol será um bicho de 7 cabeças? Maluf e Kalil trouxeram jogadores sem dinheiro. O diretor tem q ser criativo e ter bons contatos. Quer uma sombra pro nosso Victor? O joao Ricardo do América ta sem contrato e não tem passe. Simples. A me ajuda ai né?

  5. Saudacoes !
    Para quem acredita em papai noel seria uma boa ,e para quem acrdita no galo melhor ainda .
    Eu acredito no meu galo ,nunca deixei d acreditar ,como tambem nunca deixei d acreditar nas decepcoes q poder vir acontecer como tem acontecido sempre
    No mais é continuar a torcer e jamais abandonar meu galo querido .
    Sei q dias melhores ainda virao
    Aqui é galo sempre !

  6. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. O Natal do galo vai ser magro. Rever e Guga ainda é pouco. O inter comemorando a vinda do rever para o galo e ganharam dinheiro na contratação,Rsrs só no galo acontece isto. Repito com o Elias. Fábio Santos. Patrick. Cone 2 na equipe em 2019 nem o mineiro ganhamos. Diretoria como sempre lerda e dormindo faltas reforços pontuais acorda diretoria. Vai galoooooooo.

  7. Eduardo e Amigos, bom dia!
    O Atlético não tem time para chegar às cabeças em nenhuma das competições da próxima temporada, nem mesmo o Mineiro.
    Os reforços em discussão não são reforços, mas reposições que podem ou não dar certo.
    Reforço é a chegada de jogador que agregue em qualidade técnica de uma equipe já montada, coisa que os grandes da Europa fazem porque têm dinheiro para tanto. No Brasil, o Palmeiras é um time que tem sistematicamente reforçado seu time e seu elenco que é o melhor do Brasil. Outros clubes estão nesse caminho, como o Grêmio, Flamengo e o crüzëirö.
    Quanto às reposições, e não reforços, que estão na discussão, Rever é sim uma boa opção; já Guga é uma incógnita e muito provavelmente não terá o desempenho do Emerson, o que deixará a lateral direita a priori pior do que está.
    A vinda de mais um volante (Jair – Sport) é um erro pela presença no elenco de muitos jogadores da posição (Adilson, Blanco, José Welison, Lucas Cândido, além do juvenil de 16 anos que segundo o Levir é muito bom).
    A prioridade no meio deveria ser de um jogador de muita qualidade (meio-campista) para brigar com Elias pela posição. Aliás, faltam mais nomes e jogadores de qualidade para atuação na meia direita e meia esquerda da equipe, constituindo-se isso em problema.
    Cazares, com Levir, encontrou-se e teve ótimas atuações. Com os demais técnicos ele corria errado quando jogava mais por trás, como um volante. Nisso o pirilampo se perdia em campo, quando não sumia do jogo.
    Cazares, na era Levir, está jogando como ponta de lança ou meia ofensivo (camisa 10), mais adiantado e fazendo dupla com o centroavante, o que é bom.
    Na frente faltam opções; nosso centroavante não tem idade e força física para tanto e os jogadores de beirada, tirante o Chará (que não tem profundidade pelos lados e tem tendência de jogar por dentro) que joga razoavelmente, mas joga menos que o Otero.
    Pela falta de dinheiro no Clube o melhor é priorizar e acertar nas contratações.
    Dois zagueiros, um lateral direito, um meio-campista, um ponta e um centroavante. Eis aí as prioridades do time para a temporada.
    Trazer volante é um erro porque queima o dinheiro que o Clube não tem.
    Agora que o Marques, enquanto diretor de futebol, precisa mostrar a que veio.

    1. Discordo de você em algumas questões:
      Acho que o guga é uma boa aposta, como foi o Emerson quando veio para o galo. É impossível falarmos que muito provavelmente será inferior ao Emerson, até porque o Emerson ainda não é um jogador totalmente pronto, ainda está em evolução. Achar que ele será provavelmente pior do que o Emerson é um pensamento negativista.
      Sobre a vinda do Jair, também discordo. Fez um bom campeonato pelo Sport, e ainda é jovem, sem contar que provavelmente será trocado por alguns jogadores de série b, que no galo tem aos montes, por exemplo o Patric, Carlos, etc. Sem contar que não vejo o time com tantas opções assim. Vejo como uma boa oportunidade de mercado.
      concordo com você sobre a necessidade de contratamos jogadores de mais peso para o meio campo e para o ataque.
      Falta um meia para disputar posição com o cazares, que por sinal é um jogador muito acima da média para o nível do futebol brasileiro, porém é muito inconstante. Se conseguir jogar o que pode com mais regularidade, são poucos jogadores no Brasil que podem tomar a posição dele. Acho que o guerra seria uma boa opção. Jogador experiente e que joga em mais de uma função.
      Precisamos de um ponta esquerda, de extrema qualidade, esse pra mim precisa ser um jogador pronto, pra chegar e ser titular, o sonho para mim seria o tardelli.
      Acho que ainda precisamos de mais um jogador de velocidade para jogar nas pontas, e entrar durante os jogos.
      Na ponta direita acho que estamos bem servidos com o chara, acho que ainda vai nos dar muitas alegrias. É muito bom jogador pra jogar no mano a mano, na velocidade. Não da pra esperar que ele volte pra criar jogadas, não é o estilo dele.
      Acho que pode render muito bem num time bem montado. E na minha opinião é 1000 vezes melhor do que o otero, que pra mim era um grande de um peladeiro.
      Precisamos urgentemente de um centroavante, porque o Ricardo Oliveira não dá, a bola quando chega nele nunca da em nada. Eu tentaria o Teo Gutierrez.
      Precisamos também de um lateral esquerdo, apesar de admitir a dificuldade de se encontrar jogadores para essa posição. Fábio Santos vem muito mal, precisamos de mais um lateral. Talvez algum jogador sul-americano.

  8. cazares continuára sendo “o cabeça pensante do time”. que venha 2020.e gosto não se discute mesmo o eduardo gosta da coluna do fred melo paiva,eu não consigo nem ler a primeira linha,acho muito chato.

  9. Meu amigo PAPAI NOEL , precisamos de uma torcida que cobre mais da diretoria e não aceite qualquer jogador para o nosso Glorioso CAM. Estamos muito pacatos com tudo isso a muito tempo. Os jogadores que nos apresentam são sempre nivelados por baixo. Precisamos que nomes de expressão. Infelizmente a questão de finanças do Clube é a grande desculpa, mas os que vemos nos adversários são patrocinadores pesados investindo. E os nossos?
    Pelo visto vamos para 2019 sem muitas mudanças, infelizmente.
    Um FELIZ NATAL para todos!!

  10. Bom dia massa e Guru. Parabéns pelo post de hoje meu Guru, lúcido e sem mimimi , e ainda valorizando as 02 contratações em andamento. Aliás para estes que ficam aqui prostrados diante do muro das lamentações e só vendo coisas negativas, um recado: nenhum time exceto o Palmeiras contratou até agora viu? Não, não estou blindando a diretoria, mas se outros times mais abastados estão com dificuldade, porque com nós, que estamos quebrados seria diferente?
    Quanto a seu pedido ao Papai Noel, posso fazer um adendo? Papai Noel, além dos presentinhos ao meu Guru, acrescente ai: leve Elias, F. Santo e RO embora! Aí sim nosso natal, ano novo e demais de 2019 serão melhores!

    1. Concordo.
      Todos nós atleticanos estamos ansiosos por contratações, porém tudo que chega nesse momento são suposições. Eu acho que a diretoria tem que contratar e emprestar, vender, dispensar jogadores até à data de reapresentação do elenco para a pré temporada. Então esse papo de “a diretoria é muito lenta”, “a diretoria está parada”, etc, não acrescenta em nada, só faz crescer a ansiedade. Espero que eles tomem atitudes, ainda que seja devagar, mas que efetivamente dêem resultados.
      Muitas pessoas reclamando do empréstimo gratuito do Luan, por exemplo, mas até agora nada realmente confirmado.
      A questão do Marcos Rocha, por exemplo, parece que não foi como boa parte da imprensa divulgou, troca direta pelo empréstimo do papagaio. Então temos que ter calma, esperar que as coisas sejam confirmadas, para depois criticar.
      Muita gente reclamando do Marques como diretor de futebol. Algum nome em mente de um diretor de futebol que traria grandes possibilidades de acerto em negociações, com o clube sem recursos? O cargo de diretor de futebol é muito complicado, não existem muitas opções. Gostaria que quem estivesse metendo o pau todos os dias nesse blog sugerisse alguns nomes. Que eu conheça, só tem o Mattos e o Caetano, que também só trabalham com dinheiro em caixa, milagres mesmo, sem dinheiro, nunca vi fazerem. Agora, vai gastar aí uns 200 pau por mês pra trazer um diretor de futebol renomado, sendo que o galo não tem dinheiro pra investir? Acredito que não seria uma atitude muito inteligente.
      Além disso o marques, apesar de concordar que não parece ter o perfil agressivo de outros dirigentes, é um cara que gosta do galo,tem uma história no clube, não acredito que faria algo que fosse prejudicial ao clube. E nesse cargo o pior que pode acontecer é um dirigente mal intencionado e de caráter duvidoso, como o Alexandre pilantra Tadeu.
      Acho que o marques merece um voto de confiança.

  11. Caros amigos e Guru. Chega de ficar remoendo o passado!!!! Chega de falar em Ronaldinho, Tardelli, Gilberto Silva, Rafael Marques. Esse tempo já foi. Temos que focar no presente para melhorarmos o futuro. Não dá para viver só de 2013 e 2014. Já estamos com dois pés em 2019 e nada de novo acontece.
    Olhar para o agora já!

  12. Caro Guru Eduardo, pra lateral esquerda, ainda teremos o Leonan que volta de empréstimo. Mas eu tentaria incluir o Zeca do Inter e/ou o Potker numa troca combinada e em definitivo pelo Elias, que eles tanto querem. O que não pode é aceitar uma troca pelo Camilo, aí não. A meu ver, caso fosse interesse do Inter, essa troca poderia ser pelo Elias e Fábio Santos, pelos dois jogadores já citados do time do Inter.
    Quanto ao reserva do Victor, poderia aproveitar a negociação pelo Jair, com o Sport, e incluir o Mailson goleiro (em definitivo) oferecendo o goleiro Uilson ou Michael, mais 2 ou 3 dos emprestados, podendo alguns ser em definitivo. Por mim, poderia ser pelo Patric, mas já li que o Levir Culpi conta com ele. O Mailson já jogou algumas rodadas do Brasileirão, é bom na saída do gol em cruzamentos pra área, é alto, sendo na verdade, tido como “Novo Dida”.
    Comentem aí, se o Victor se machucar no aquecimento do jogo de estreia da Libertadores, gostaríamos de ver Uilson no Gol? Ou Cleiton, ainda muito verde, no Gol? Ou esse Michael que nunca vi jogar?
    Galo sempre

  13. Nossa torcida tá cheia de mi mi mi. No domingo passado eu torçi pelo galo FA,como se fosse no futebol e depois eu percebi várias pessoas desdenhando da conquista. Ou seja,nada tá bom. Se ganha colocam defeito,se perde descem a lenha. Se contrata zagueiro barato fala que num presta,se trás o zagueiro titular do Flamengo falam. Se pagam um preço alto pra trazer um bom zagueiro tbm falam,ou seja,este povo só que lamantar e murmurá em todos os lugares. Até agora a diretoria está tentando e seu único erro foi menosprezar a sulamericana o resto são obras da tentativa e erro. Torcedor chorão, ninguém quer saber a sua opinião. Eu acredito que faremos um ano de 2019 melhor,mas tbm sei que título exceto o rural e sonhar demais, porém, ninguém acreditava na nossa conquista de 2013 né.

  14. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Vamos esperar pelas contratações mesmo sem dinheiro. Se o Jair do Sport não der certo tenra o Hudson do SP. Já que eles estão querendo o Patrick seria uma ótima troca. Um FELIZ NATAL a todos. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *