Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar conquista e resultado recentes, voltando suas atenções aos adversários de cada delas em datas próximas. Vejam só, à noite pegamos o Peñarol – Libertadores -, já no sábado o Cuiabá – Brasileiro -, e na outra terça-feira o Sport – Copa do Brasil. Hoje e na próxima semana na nossa casa, no fim de semana no Mato Grosso. E somos candidatos em todas essas frentes. Haja elenco, fôlego e dinheiro (com estacionamento e 120 pratas) no bolso do Torcedor.

Nem por isso, com todas essas contradições – de calendário, ingressos e acesso – o Atleticano tem se mostrado presente e feliz com o time. Penta campeão mineiro, agora as atenções são nessas outras três competições. No BR, apesar dos dois empates iniciais (o primeiro no apito amigo do coríntia) e na CB, a bolinha da cbf – mais uma vez – “sorteia” time mais qualificado que o escolhido Amazonas reservado pela mesma “sorte” ao Flamídia.

E a bolinha, quente ou fria – talvez viciada – determinou o segundo jogo decisivo do Galo fora de casa. Sétima vez consecutiva. Que azar! Azar coisa nenhuma. Quem acredita nessa cbf? Mas, isso deixo para depois, pois hoje é dia de Libertadores. Nessa competição, até prova em contrário, a situação é mais equilibrada, em que pese até o momento a Conmebol não ter se pronunciado sobre as agressões em Rosário. O time argentino merece e deve ser punido. Vamos esperar.

Enquanto isso, no nosso grupo G (de Galo), além do nosso confronto um pouco antes (19h), o Caracas – saco de pancada – recebe o Rosário Central. Uma vitória nossa, frente ao Torcedor Atleticano, praticamente sela nossa classificação. Vencendo o Peñarol, vamos manter os 100% de aproveitamento e chegar aos nove pontos. O time uruguaio, com três ficaria agarrado lá atrás, já o Rosário – com a mesma pontuação do Peñarol -, pode chegar a seis ou em caso de zebra quatro ou mesmo manter os mesmos três da primeira rodada. A aguardar. Tudo são hipóteses, possibilidades!

Como gosta de dizer nosso bom amigo Ernest Soares, jogo é jogado e lambari é pescado, então temos de repetir as atuações recentes sob o comando do Gabriel Milito. Cada confronto tem seu roteiro próprio e é decidido dentro das quatro linhas. Elenco temos, especialmente depois da mudança de treinador, que motivou e fez jogador sair das cinzas e cair na graça do Atleticano. Exemplos não faltam, mesmo mencionando Saravia, Jemerson, Otávio, Franco, Scarpa e até o Vargas, seguramente algum leitor irá registrar possível esquecimento do blogueiro. O que é bom e saudável, demonstrando o leque de opões que tínhamos no Galo e não renderam com Coudet e Felipão. Donde se conclui…

Ia tentar evitar meu chutômetro da escalação, mas a prosa de ontem na cafeteria era essa. Desde que chegou aqui, Milito não repetiu alguma formação inicial, acredito que não será diferente. Entretanto, ao que sinto, os principais jogadores que dispõe estão se notabilizando jogo a jogo. Na última partida, registro, só errei um nome. Também pudera, ninguém imaginava o time com um zagueiro de ofício. Então, acredito em Éverson; Saravia, Rabello, Jemerson e Arana; Bataglia, Otávio, Zaracho e Scarpa; Paulinho e Hulk.

Estou confiante na vitória e presença da Massa! Vamos?

20 thoughts to “Nas três frentes hoje é dia de Libertadores”

  1. Eduardo ,
    acredito que a atual fase do Galo , sob a nova direção do Milito, está mostrando a diferença que o investimento faz no desempenho e resultado do time.
    O jogo contra o rival local, mostrou claramente que enquanto o outro time tinha um jogador excepcional o nosso tinha 5 jogadores excepcionais e os demais jogadores também com um desempenho bem acima da média. Resultado de uma administração correta e eficaz.
    O tempo do amadorismo acabou. Ainda bem que estamos preparados.

  2. Boa tarde. Gostei da prosa sobre as possíveis escalações. Primeiro o que eu imagino do modo retranca do Penarol. Confesso não conhecer o padrão de jogo dos caras (nem quero). Fizeram só 5×0 em treino com o Caracas… e já viram como foi contra os agressores deles aqui. Neste contexto, dois passadores qualificados nas extremas (tal amplitude) que tbm finalizam bem, embora o Aranha possa render mais e parar de marra. O outro é a grande esperança e maior contratação. Parece que voltou a gostar de jogar… completa com a dupla de ataque mais positiva dos últimos tempos. Caso o Paulinho não perdesse tanto gol e o Hulk ter que enfeitar demais algumas jogadas, superariam tranquilo a marca da dupla Maques e Guilherme. Tá bom pro que temos… Zaracho (precisa de um cuidado especial com o condicionamento físico e força muscular). Terminando os 05 do ataque pra defesa com a bola. Aí entra a grande sacada do Milito. Marcação alta na saída e retomando rápido a bola. Com muita gente pra roubar. Acho que é por isso que tem aquela coisa de passe muito curto, tipo salão. Todo mundo mais compacto pra roubar a bola. Ouvi alguma coisa sobre % posse de bola. Otávio fez marcação individual no último jogo. Ele e Franco são as válvulas de escape
    e proteção. Saravia se encontrou nesse esquema. O Bataglia quem tem coragem de tirar? Esses 04 caras sabem muito de marcação e encontraram um treinador idem. Parece que tá no dna dos caras. Claro, tem o goleiro fazedor de cera, mas parece um paradigma difícil de ser quebrado. Eu prefiro o MM (e isso não quer dizer nada, como diz o outro). Aí sobra mais uma vaga. Parece que o Jemerson tem treinado melhor, nas continua displicente. Rezando pro Fucks se firmar definitivamente.
    Isso é bom pra jogar em casa, pressionando e propondo o jogo. Contra times mais qualificados e fora de BH ainda fico imaginando o padrão de jogo mais legal pra esse time.

  3. Concordo com o nobre blogueiro democrático, apenas acrescentando que eu quero é ser TETRA, ou seja, Estadual, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores…. É Galo forte e vingador até morrer!!!!

  4. Jogo duríssimo contra mais um time tradicional, catimbeiro e brigador mas, que também sabe jogar bola… todo cuidado é pouco e vamos pra cima no embalo do Milito.

    Libertadores é guerra e a batalha de logo mais nós vamos vencer, eu acredito é no GALO.

  5. Bom dia amigalos,hoje nosso Galo precisa fazer o dever de casa,vencer e ficar tranquilo na liderança, quanto ao Time estamos em boas mãos o Milito mesmo sem tempo para treinar já deu padrão de jogo ao Time, agora o Vargas tá correndo que nem um louco, querendo mostrar serviço em fim de contrato, eu não me engano com esse cara ,pura encenação

  6. Depois de 7 jogos bem jogados sob a batuta de Milito, não me atrevo a escalar nem criticar a escalação feita pelo argentino. O cara tem demonstrado saber muito bem o que tem feito. Além disso não é burro nem teimoso como todos os últimos treinadores pós Cuca. Felipão, que perda de tempo. Ô Galvão! Leva esse dinossauro pra tua casa e para de dar pitaco nas coisas do Galo, ou então vai se Coudet!!!!

  7. Salve Massa e Guru

    Depois do divórcio causado pelo Felipão, finalmente a reconciliação time x torcida.
    Bem que a diretoria e os 4R´s com ajuda de RC, que tanta raiva nos fez, mantendo aquele técnico arrogante no comando do time, desrespeitando não só os torcedores mas a instituição, poderia desta vez nos recompensar e colocar preços mais acessíveis nos ingressos.
    Se a sequência é pesada para os jogadores e o time, tb pesa no bolso dos torcedores.
    Tá na hora 4R´s e diretoria de arrecadar um pouquinho menos, mas pensar no ganho que o clube terá com o apoio maciço e presencial do torcedor. Não que isto não vá acontecer, mas ajuda.

    No mais :
    #VAI PRA CIMA DELES GALO!!!!!

  8. Estamos muito bem na fita da libertadores e continuemos assim. Meu placar é galo 4 a 1 , sem soberba nem salto alto, com humildade e respeito ao adversario , fazendo valer nosso mando de campo e melhor time. A escalação , confio no Milito , que já está conhecendo melhor o elenco e sabendo com quem pode contar , e moldando o time com sua forma de jogar ; pra frente , com posse de bola , procurando sempre agredir , ao contrario do antigo treinador de triste lembrança , com seu famigerado anti jogo , sem padrão, tipo seja lá o que vier é lucro , enaltecendo o adversario no final da partida e soltando coices pra todos os lados. Quanto aos sorteios , é chover no molhado , azar do nosso galo e sorte extraordinaria do flamidia, nas competições é comandada pelos ratos do podre eixo , anos após anos, décadas após décadas. Os clubes do eixo , além da pornografica rede tv, da cbf , tem toda a logistica a seu lado e elaborar tabelas é uma delas. sigamos

  9. Bom dia! Acredito em um bom jogo hoje. Quanto ao resultado não se pode arriscar nenhum placar, mas a possibilidade de vitória é absolutamente concreta. Não que seja hoje (claro, que não vai ser!!!), mas, diante de tanto entusiasmo com o time, uma reflexão é necessária e gostaria de dividir com os amigos. Será que nós torcedores estaremos preparados para o momento em que as derrotas acontecerem? Afinal são várias competições em uma sequência de jogos absurda, contra adversários bons e também bem preparados, sendo quase impossível não ocorrem desgastes, contusões de atletas e alguma queda de rendimento durante a temporada. Então, como será a nossa postura? Haverá apoio incondicional ao time, treinador e diretoria, como está acontecendo nesse momento?

    1. “Será que nós torcedores estaremos preparados para o momento em que as derrotas acontecerem”? RESPOSTA: Não! Sempre haverá dentre nós aqueles que entendem (e acreditam) que a vitória é uma obrigação. Não no sentido figurado, mas, sim, de forma literal. E quando as vitórias não acontecem os jogadores são preguiçosos (quando não, vagabundos), o treinador é burro, a diretoria é omissa (e quando não, incompetente), os donos da SAF são desonestos e assim por diante.

    2. Meu caro amiga-lo, a sua resposta está nas contestações a vários jogadores do elenco atual. Te pergunto, qual dos jogadores do nosso atual elenco não foi alvo de fora fulano, fora beltrano?Jemerson, Everson, Otavio, Lemos, Saravia, Paulinho e até Hulk já foram alvos (até eu critiquei alguns).
      Esta bipolaridade faz parte do futebol e não é só aqui no nosso Galo.
      Então relaxa!

  10. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de legitimar a classificação para a próxima fase da Libertadores. O time uruguaio deve vir fechadinho igual boca de bode tentando ameaçar nos contra-ataques. Como o GALO não tem nada com isso vai partir pra cima. A única mudança em relação a escalação do Gurú é Lemos no lugar de Igor Rabello. Acho que Milito vai optar por ele nesse confronto. Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Bataglia, Otávio, Zaracho e Scarpa; Paulinho e Hulk. Aproveitando para elogiar a postura do Diretor Vitor que não deu confiança a nova investida grega em Bernard(“se quiserem mandá-lo antes a gente aceita”). HOJE É GALO NA PARTIDA PRINCIPAL E UNIÓN LA CALERA SAPECANDO A MARIADA NA PRELIMINAR NO CHILE!!! VAMOS QUE VAMOS MEU GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Bom dia, Atleticanos. Mais uma vez lembro que na Libertadores, meio a zero é goleada. Na competição sul-americana, achar que o jogo é fácil, é o primeiro passo pra perdê-lo. Jogo duro e encardido, rival tradicionalíssimo. Acho (e torço pra isso), que Rabello não será escalado, como disse o blogueiro. Na lista de zagueiros do Milito, ele está (e com razão, pois é o mais fraco), atrás de Jemerson, Fuchs, que volta hj, Lemos e Battaglia. Meu time pra hj: Everson, Saravia, Battaglia e Jemerson; Otávio e Franco; Scarpa, Zaracho e Arana; Hulk e Paulinho. Bora, Galo! SAN

  12. Jemerson e esse frangueiro que não consegue pegar uma bola que atravessa a pequena área.
    tomara que tudo corra bem, mas esses 2 devriam ir para o Cru-Credo….

  13. Bom dia Avila, bom dia a todos. Não acredito na escalacao do Igor Rabelo, o jogador mais lento do Galo. Na minha opinião, manterá a formação da defesa do último jogo e o Igor Gomes aparece no time para fazer uma dupla com Arana pela esquerda, enquanto Zaracho e Scarpa fazem uma dobradinha pela direita ( o Zaracho em rotação com o Hulck) . O meu placar é 5 X 1 para o Galo.

  14. Bom dia!
    Que a Arena pulse nessa noite tal qual no último sábado. Que os escolhidos da primeira etapa entrem ligados como tem sido. Que os escolhidos da segunda etapa não deixem cair o ritmo.
    Vai Galo, faz essa massa feliz!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *