Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não existe unanimidade, cabe à diretoria decidir (e acertar!)

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Vida que segue, já se foi mais uma semana sem Galo. Haja resistência para tamanha abstinência. Mesmo sem atuações, os Atleticanos não deixam de pensar e sonhar com o nosso time do coração. Conforme já manifestamos aqui neste cantinho Atleticano, somos muitos (milhões) e plurais. Cada um tem o seu jeito e entendimento do que é melhor para o nosso Galo. Nada preocupante, desde que nos respeitemos, afinal, todos temos o mesmo objetivo. Não curto essa coisa de “mais”, “doente”, “roxo”, já que somos Atleticanos iguais – uns mais otimistas e outros menos.

Estamos em torno da metade da intertemporada e paralização do Campeonato Brasileiro. Alguns interessantes reforços chegaram e, com eles, a renovação de nossas esperanças. Se o presidente tem cara fechada, se o diretor de Futebol deixa (ou deixou) a desejar, se o treinador escala e substitui certo, são eles os comandantes dos nossos sonhos na temporada. Portanto, podemos até não gostar de um, outro e até todos, mas “é com esse que eu vou”.

Tivemos a oportunidade de debater bastante sobre o time que desejamos aqui neste espaço. Ontem, tive o cuidado de ler e reler posts e comentários destes últimos dias. Ative-me à questão da base, preferência do Torcedor sobre onde mandar os jogos, finanças, contusões e outros temas que debatemos. Nenhum, podem conferir, nenhum deles tem unanimidade.

Daí, fico daqui a pensar: qual de nós teria disposição para administrar os destinos do Clube Atlético Mineiro? Vejamos, rapidamente. Sobre o Departamento Médico, onde quase chegamos à unanimidade no reconhecimento, ainda houve contradição. Finanças, seguramente o mais complexo, poucos conhecem a real situação interna. Responsabilidade de quem esteve ou está no comando.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto à base, ao que pude sentir, as esperanças se renovam com o trabalho iniciado, embora ainda se cobre resultados mais rápidos e eficazes. Mas o que mais controvérsia tem gerado é com relação ao Galo mandar os jogos no Independência ou no Mineirão. Continuando no Horto, mudando para a Pampulha ou até inaugurando o estádio projetado, este tema não tem qualquer indício de tendência da preferência do Torcedor.

Preferência pelo Mineirão ou pelo Independência são colocadas, mas os argumentos se chocam. Uns preferem jogar contra os pequenos no Horto, pois o público – em tese – será menor. Outros preferem o contrário, pois time grande sente a pressão. Entre os Torcedores, ainda existe quem seja contrário à construção iminente do Estádio do Galo.

Como percebemos, sem querer invocar o ex-presidente Kalil, não temos sequer uma corrente que sinalize para alguma direção. Imagine tomar decisão, sempre irá contrariar o pensamento de alguém. Faz parte e quem se habilitou para o cargo tem de estar preparado para tanta polêmica. E também para receber críticas, procedentes ou não.

Afinal, somos plurais e o interesse que cada um de nós, Torcedores, tem, é único. Vencer, vencer, vencer! Aqui, no meio da Massa, não existe interesse pessoal e, sim, por vitórias e títulos.

Que o universo conspire a nosso favor neste restante de temporada.

38 thoughts to “Não existe unanimidade, cabe à diretoria decidir (e acertar!)”

  1. Me desculpe o erro então. Mas a reportagem no portal Uai não fala que foi o Galinho. Ufa, que susto. Mas, acho que se fosse o time titular, com a zaga que tem e com o patricão entrega paço, iria dar no mesmo. Saudações atleticanas.

  2. Boa tarde, Eduardo. Hoje pela manhã o Galo foi goleado pela seleção sub 20 (tomou 4 gols). Ano passado tomou 3 do time sub 20 do grêmio. Para não falar de dois do botafogo da paraíba e 1 do time semi-profissional Atlético Acreano. Você ainda acredita nesse time? Sem defesa? Que toma gol de times inexpressivos? E o que a diretoria amadora afaz? Contrata atacantes. É, mais um ano perdido.

  3. Caro, Eduardo, o curioso é notar q unanimidade, só dentro do conselho mesmo. Pq não vemos essas divergências em uma oposição forte, o que seria absolutamente natural?

    No entanto, temos como grande desculpa para essa diretoria, a irresponsabilidade da anterior, sendo q são oriundas do mesmo projeto. E acaba impondo a conveniência de que a nova diretoria usa a desculpa, mas não expõe o q foi feito, o q seria saudável para evitarmos erros futuros e questionar esse projeto com embasamento.

    Eu como torcedor, tenho minha opinião sobre todos esses assuntos, mas passei da fase de perder tempo demais com eles, como se eu, no meu canto, pudesse ter todas as reposta e fosse capaz de achá-las se tivesse, de que tenho q cobrar veementemente da diretoria todos os detalhes, como se esses assuntos não fossem polemico justamente por não terem uma resposta clara e exata.

    Nao perco nem mesmo tempo discutindo escalacao, sem saber o dia-a-dia, sem sentir os jogadores, não só tecnicamente, mas animicamente também. Salvo, obviamente, quando há um erro grosseiro de se ver alguém claramente melhor sendo preterido.

    Pra mim, muito dessas elucubrações diárias é uma válvula de escape de um torcedor de tao apaixonado, não consegue evitar, um bem querer demasiado, mas q cria essa falsa ilusão de q um clube de alta competição deva ser uma democracia da mediocridade, e não uma ditadura da competência.

    Acredito mesmo em cobrar:
    1) profissionalismo e experiência onde se deve. Um exemplo, Kalil chegou falando em acabar com farra de empresário, mas 3 mandatos depois, ainda estamos às voltas com reformulação de base. E a questão de q aposta é em jogador (pode render milhões), em técnico (peça mais facilmente substituível), mas direção de futebol, uma aposta errada pode comprometer orçamento e time por anos e refletir em…

    2) Entrega do time, não julgo mais contratação, o que sempre vou cobrar é entrega do time; que sejam inteligentes e até pioneiros pra trabalhar uma filosofia de elenco, pesquisar pessoas q queiram jogar aqui com o perfil certo, resumindo, mais Luans, menos Eliases. Isso já seria importante num ambiente de competitividade normal, mas com a disparidade cada vez maior nas cotas de TV, isso será imprescindível.

  4. Bom dia Eduardo, demais blogueiros e atleticanos e atleticanas de verdade, penso que para que o Universo conspire a nosso favor nós precisamos fazer a nossa parte…. Se esse treinador insistir com Patric e continuar com essa implicância com Blanco optando por Yago não existe Universo que possa conspirar a nosso favor…. Ainda temos tempo para corrigir isso porque se deixar pra depois mais uma vez vamos ficar lamentando e dizendo que podia ser diferente. Um ótimo fim de semana a todos….

  5. Galinho perdeu de 4×0 para seleção sub20 com 3 gols do Alerrandro, tem futuro esse menino!!
    Parabéns a TVGALO pela transmissão ao vivo, quem sabe comece a transmitir os jogos do profissional também!!

  6. Bom dia Atleticanos,
    Parabéns pelo post, resumo perfeito de tudo que lemos e escrevemos nos últimos tempos. Nosso sentimentos e impressões que nós passa os demais Atleticanos.

  7. No meu entendimento: 1- Elias e Pastor, ciao. 2- Independência, ciao. No estádio (arena é coisa de estadunidense), construção rápida e revelar qual a razão de as obras serem sempre adiadas para serem iniciadas. 3- Larghi, continuar tranquilamente. 4- Atual diretoria, continuar porque é a mais profissional que já esteve no Galo. 5- Cuca, Luxemburgo, Felipão, Abel, Roth, nem pensar. 6- Estamos em segundo lugar no Brasileiro porque jogamos pontos irrecuperáveis no esgoto. 6-Todo mundo deve ter observado: com time fraco só os torcedores muito fanáticos vão aos estádios. Qualquer jogo do Cruzeiro tinha 50 mil nos jogos; os jogos do Galo ficavam sempre em torno dos 10mil. Vamos ver se as novas contratações foram acertadas. Se foram, o Mineirão (nunca o Independência) vai lotar. Até quando estava na série B o número de torcedores era muito maior.

  8. Bom dia. Nao sei se Eduardo pretende tratar do tema, mas há uma apreensao sobre o atraso da nossa arena. Lembrando q a diretoria tinha previsao de inicio das obras em abril desse ano. Entretanto, ainda nao existe sequer autorizaçao da camara de vereadores para construçao. Se alguem tiver informaçoes dos bastidores do clube sobre o assunto,………

  9. Bom dia Eduardo e amiGalos!!
    Realmente não é fácil administrar um clube de massa e gigante como o Galo, nosso presidente está em seu primeiro mandato e pegou uma herança maldita do Nepomuceno por tanto não vai ser fácil.
    Mesmo com os percalços e problemas do primeiro semestre somos vice lideres do Brasileiro com chances reais de título.
    O sonho do presidente é o mesmo nosso ser bi campeão Brasileiro esse ano, a diretoria trabalhou bem e fez boas contratações se vai da certo ou não é outra história mas gostei do custo benefício.
    Nosso problema é a defesa mesmo com tantos zagueiros o Leo Silva veterano com seus 39 anos é titular pois nossos jovens zagueiros ainda não estão maduros.
    Ma lateral esquerda o Fábio Santos em má faze não tem reserva por tanto gostaria que a diretoria fosse mais ambiciosa e trouxesse um zagueiro xerifão e um lateral esquerdo de qualidade, reforçar nossa defesa é ficar mais próximo do objetivo, e nosso objetivo é o título.
    Nessa caminhada para o título é essencial o Roger Guedes ficar, jogador quando entra nessa faze do Roger Guedes tudo da certo e temos que aproveitar isso, fica Roger Guedes.
    Boto fé que o Thiago Larghi vai fazer um ótimo trabalho nessa intertemporada e vamos voltar fortes no Brasileiro de cara duas pedreiras Grêmio e Palmeiras ótimos testes para sabermos nossas reais chaces se vai brigar pelo titulo ou vai lutar por vaga na Libertadores, se conquistar 2 ou 3 pontos nesses dois jogos pra mim está ótimo.
    Saudações!!

  10. Bom dia Massa ! Não sei se é notícia velha …mas assistindo vídeos no YouTube , claro de momentos do nosso Galão para amenizar a abstinência…Também adoro ver nosso Nobre Mascote Galo Doido entrando em campo e fazendo a festa com a Mais apaixonada do Mundo A Massa …descobri mais um motivo de vanguarda de nossa Paixão …Vcs sabiam que o canarinho pistola foi inspirado em nosso Galo Doido???….Eita Galo até na Copa vc dita tendências ….https://esportes.r7.com/copa-2018/canarinho-mania-a-historia-por-tras-do-mascote-pistola-da-selecao-22062018

  11. Bom dia Eduardo e massa. Disse tudo Eduardo. Mas com está defesa ninguém acredita em .aliás eu não confio nesta zaga do galo,começar com Victor e terminar em Fábio Santos. Passou da hora do Thiago fazer testes. Mas ok vejo nos treinos são a mesma zaga furada. Peneira. Outra notícia o jornal português bola diz que Roger guedes está praticamente acertado com o Porto de Portugal. Está notícia é verdadeira,Se for verdade estamos quase perdendo o galopista,espero que segura até o fim do ano.vai galooooo.

  12. Embora eu confie muito no trabalho do TL, o que me preocupa é a insistência dele com Patric e Elias. Pelos primeiros treinamentos, parece que ele quer mesmo sacar Gustavo Blanco do time e achar um lugar pro Elias. Será isso pressão de empresário e ou diretoria? Sem contar nas insistências com Gabriel e Fábio Santos. Acho que esses caras só saem do time depois de alguns outros resultados catastróficos (espero que não aconteça) e muita pressão da torcida. Aí eu pergunto, até quando as coisas tem que ser assim? O Gustavo Blanco mesmo só entrou no time depois de muito grito das arquibancadas e das redes sociais.

    1. Galo Roberto, na minha opinião o Thiago larghi está fazendo testes e situações de jogo, pois esse é o momento para isso não creio que ele vai tirar o Blanco muito pelo contrário.
      Se o Elias entrar com certeza vai ser no lugar do Cazares, ao que parece a paciência com o Cazares acabou.
      Esse período é muito importante para o Thiago Larghi treinar e fazer testes, na minha opinião ele está certíssimo para voltarmos fortes e com opções no Brasileiro.
      Saudações!!

      1. Eu não ganho pra isso, seu idiota! Eu sou livre pra dar minha opinião, ou você acha que é homem pra me impedir!? Eu tenho certeza que não!

  13. Bom dia, Eduardo!
    Bom dia, Massa!
    Bom dia, amantes do Galo, mesmo que se dizem cruzeirenses, americanos ou flamenguistas mas que todos os dias estão aqui nesse espaço que é só do Galo!

    Realmente é muito difícil decidir o que é melhor para o Galo. Os argumentos a favor ou contra a uma determinada situação, em muitas vezes são fortes e convincentes. A cada dia eu me convenço nesse espaço que eu não entendo nada. Ainda bem que não sou nem blogueiro, nem diretor e muito menos presidente do Galo.

    O que sei de verdade é que eu sou brasileiro com muito orgulho e amor, mas essa seleção não me representa. Quanto ao Galo, com time bom ou ruim, com administração boa ou ruim, sou sempre, sempre Galoooooooo!!!

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    É bem por aí mesmo, unanimidade não existe.
    Quero ver o Galo vencendo e sendo campeão, pouco me importa se o comando está nas mãos de A, B ou C.
    Como Torcedor, vou apoiar e
    cornetar.
    Já afinando a corneta, quero reforços para a defesa.
    É inadmissível ter a pior defesa entre os dez primeiros colocados e a sexta pior entre todos.
    Mesmo com o melhor ataque, a performance até aqui não é de time campeão.
    Saudações Atleticanas,

  15. Parabéns pela análise e brilhante síntese da nossa realidade. Só discordo num aspecto: ao meu sentir existe uma unanimidade de que a defesa atual do time( Patrick Gabriel Bremer e Fábio Santos) não deveria continuar. Mas o nosso treinador parece que pensa diferente.. na minha opinião Patrick e Gabriel deveriam estar longe do galo.

  16. Prezados Eduardo e Atleticanos, assino embaixo o texto de hoje e apenas realço que o objetivo do torcedor, de todo Atleticano sempre será conquistar títulos e ver o Clube Atlético Mineiro em evidência, sendo protagonista por onde passa. Queremos também um Clube forte com saúde financeira e bem estruturado , com organização exemplar e direção focada no presente e no futuro.
    Ontem por demandas extraordinárias, não tive como emitir um comentário sobre o texto do Roberto Caldeira, que por sinal foi muito bem elaborado.
    Enfim parabéns ao Eduardo pelo texto de hoje e ao Roberto Cadeira pelo texto de ontem. Saudações Atleticanas.

  17. Bom dia massa e Guru. Pois é meu guru, é justamente este pluralismo que nos faz diferente? Aqui todos tem voz otimistas, pessimista e bipolares. O debate de temas polêmicos e controverso foi altamente salutar, e mostra que não há ninguém totalmente certo ou totalmente errado. Por isto temos que nos unir pelo objetivo único de apoiar o time e juntos torcida e equipe buscar resultados que nos coloquem no topo. Mas o que mais estou gostando é que finalmente temos um elenco renovado, mesclado por alguns jogadores experientes, mistura esta que pode nos levar ao título.

  18. Bom dia! Belo texto! Destaco um aspecto crucial para o restante da temporada: os reforços que chegaram qualificam e geram opções para o meio e ataque, mas a nossa pobre defesa, sobretudo o miolo de zaga, continua sem merecer a devida atenção. Em entrevista o Thiago Largui disse que as contratações para a defesa já ocorreram. Daí lhes digo: não ganharemos nada! É correto e bonito afirmar que o sistema defensivo começa no ataque. Mas com um zagueiro da estirpe do Gabriel não é possível ter êxito. Abraços!

  19. Parabéns Eduardo, que comentário lúcido!
    Vamos em frente com o nosso Galo procurando nossos objetivos: ganhar, ganhar, ganhar….
    Um abraço.
    Fernando Carvalho

  20. É verdade: administrar um time de massa é complicado. Impossível agradar a todos.
    Mas no final todos convergem no mesmo objetivo: vitórias para finalmente chegarmos ao título tão aguardado.
    Saudades do Galo em campo.
    Galo meu amor.
    Galoooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *