Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na cola pela vaga da Libertadores

Pois é, ainda que vencendo no sábado vamos seguir neste martírio em perseguição aos nossos concorrentes, pois ninguém tá dando mole. Os dois que tínhamos chances de ultrapassar venceram na rodada. Fortaleza e Paranaense, ambos por 2 a 1, superaram São Paulo e Internacional que pouparam seus principais jogadores priorizando as Copas do Brasil e Libertadores respectivamente.

Se vencer o Cuiabá, no encerramento da rodada amanhã, vamos continuar no encalço desses dois times e agora até mesmo do Flamidia que estacionou nos 40 pontos. Paralelo a isso, com essa possível vitória vamos abrir oito pontos à frente dos que nos seguem e brigam na parte de baixo da tabela. Quando me deparo fazendo contas e avaliando aqueles oito jogos sem vencer, entro em processo de depressão.

Vou chorar até a última rodada, afinal quatro pontos em 24 disputados, é de arrebentar. Como gosto de pregar, sigamos! Vamos ter uma boa sequência. Cuiabá, depois Internacional lá – mas entre suas duas partidas pela Libertadores, e a exemplo de ontem, devendo poupar titulares -, Coritiba aqui. Nessas três rodadas, quero crer, temos plenas condições de entrar na zona de classificação para a Libertadores.

Para esta partida de amanhã, fechando a rodada (hoje haverá Corinthians e o líder Botafogo que se vencer vai ampliar sua vantagem sobre os que o seguem), que já teve oito partidas realizadas, Felipão conta com quase todo o elenco. Sem jogador suspenso, situação que vinha virando rotina, ainda não devem estar a disposição apenas Igor Rabello, Vargas e ainda o Igor Gomes e Alan Franco. Apesar de os dois últimos terem sido liberados, acredito que não serão utilizados.

Com a volta de Hulk e Jemerson, considerando a boa atuação da dupla de zaga Lemos e Fuchs, quero pensar que o treinador terá à sua disposição uma boa e recomendável formação. Éverson; Mariano, Fuchs, Lemos e Arana; Bataglia, Zaracho e Pedrinho; Pavón, Hulk e Paulinho. Arriscaria em dizer que vou errar dois nomes. Ele deve utilizar Otávio e o próprio Jemerson. Mas seria a minha escalação, porém não sou treinador e como consequência não tenho na bagagem um título mundial de seleções.

Pra matar a prosa de hoje, a redução no preço dos ingressos, aliada à boa vitória da semana passada, asseguram uma excelente presença de público amanhã no Estádio do Galo. Ainda não vamos ter lotação completa. Dos 40 mil ingressos autorizados, menor ainda que a capacidade da Arena e considerando que dos 2,3 mil reservados ao visitante não serão totalmente vendidos, vai ter espaço vazio. Vamos lotar as dependências disponíveis e levar o time a mais três pontos. Assim espero!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

36 thoughts to “Na cola pela vaga da Libertadores”

  1. Boa Noite.

    Brasileirão se mostrando mais difícil para se atingir a vaga da libertadores.
    Se não basta-se o desempenho já mencionado dos nossos adversários, o que estamos vendo nas demais competições ainda nos deixa mais preocupados:
    Sulamericana com dois Brasileiros concorrendo a uma vaga na final, Fortaleza ou Corinthians, se passar o Corinthians podemos dar adeus a uma vaga na Sulamericana, pois não acredito que o Gamba tenha time para acabar na frente do Galo na classificação final do Brasileiro.
    Na Copa do Brasil a sinuca de bico está ai:
    Dando São Paulo idem ao Corinthians, sem benefício algum ao Galo e Flamengo não podemos nem pensar em torcer a favor.
    Libertadores, semi final Internacional ganhando sem benefício ao Galo, Fluminense pode ser e Palmeiras uma grande chance.
    Resumindo, temos que mudar esta história e conseguir a vaga unicamente pelo nosso desempenho.
    Ilustrando o baixo rendimento do nosso ataque em 2023, vejamos os 10 anos anteriores:
    2014 – 65, 2015 – 65, 2016 – 61, 2017 – 52, 2018 – 56, 2019 – 45, 2020 – 64, 2021 – 67 , 2022 – 45 e 2023 – 26, faltando 16 jogos, temos a chance bem real de fazermos a pior campanha do ataque dos últimos 10 anos.
    Isso já era de se esperar de equipes do Felipão, acertar defesa é com ele mesmo e cabe ao atleticano esperar sempre por vitórias de no máximo 1 gol.
    Foquemos apenas nos 3 pontos e seja o que Deus quiser.

  2. Boa tarde, Ávila e Massa,
    Se o Galo jogar com a mesma dedicação da última peleia a chances de vitória são grandes.
    Mateus Mendes, Mariano, Fuchs, Lemos e Arana, Batalha, Zaracho e Pedrinho, Hyoran, Paulinho (centralizado) e Hulk.
    Ontem me diverti bastante com os comentários sobre o Vampiro de Virilha… kkkk, esse mordedor de carne com cabelo representa bem seu time.
    Ainda bem que o nobre Padre José Torga Couto não teve que aturar uma notícia dessa.

    1. Eduardo, o saudoso Padre José Torga Couto, disciplinario do Colegio Dom Bosco, na terra de Dona Beija, era um visionario, conseguia através da cuidadosa observação e da linguagem corporal dos alunos daquele eduncadario, adotar medidas preventivas para assegurar a disciplina que alguns anarquistas coagitavam adotar durante as suas aulas, cujo conteúdo era substancial. O povo de Araxá deve muito a este ilustre filho de São João Del Rey.

  3. Bom dia!
    Uai, entendi nada, pra torcida do Botafogo colocaram uma micharia de ingressos,pro Dourado colocaram 2700 ? Eu hein?
    Quero ver quantos vão colocar pro carnicento carioca ano que vem.

  4. Bom dia.
    Não podemos reclamar de nada.
    Enquanto os outros times se reforçaram, o GALO não contratou ninguém.
    Temos somente 3 atacantes no elenco, mais o vargas e o cardec.
    Não conseguiram (ou tentaram) fazer nenhuma troca com jogadores que não são aproveitados aqui e custam caro.
    Obs: Após a vitória sobre o Coritiba, o Rogério Ceni já projetou uma sul-americana para o Bahia.
    No jogo seguinte, perdeu em casa para o santos e está colado na zona.
    O negócio é vencer e continuar remando. Tem muito jogo pela frente.

  5. Salve Massa e Guru

    Amanhã já teremos de volta a rua de fogo e o time melhorando de posição na tabela.
    Ingredientes para o efeito caldeirão tão reclamado por alguns, que sentirão falta no último jogo.
    Vamos à Arena esperando um time competitivo e amassando o adversário.
    Como disse o agora esculhambado técnico do Flamerda quando esteve por aqui: “O time é que tem de levar a torcida e não o contrário”.

  6. O ATLÉTICO tem a 3ª melhor defesa (19); a 1ª é a do Botafogo (14) e a segunda a do Palmeiras (18). A pior é a do Coritiba (51) que ontem tomou de 5 a 1 do Vasco, fora o vareio de bola…

    E o GALO melhorou a defesa por causa de FELIPÃO que fechou a casinha acabando com aquele buracão que existia no meio-campo. E o que fez FELIPÃO? Estabeleceu dois volantes na contenção (Otávio de 1º e Bataglia de 2º) e estancou aquela sangria de tantos gols bobos (contra-ataques e bolas altas) que vinham sendo tomados…

    A luta continua…

    Três vagas no G4 estão definidas (BOT, PAL e GRE). Em cima vai ter briga de foice, como diria o padre Torga, pra pegar a última vaga de G4 (BRAG, FLU, CAP, FLA, FOR e CAM)…

    Definido o G4 sobrarão mais duas vagas para a Pré-Libertadores (G6) e a briga de foice será tão renhida quanto…

    Mas o GALO se classifica para a LA24?

    Sei lá…

    O ataque atleticano tem deixado muito a desejar. Numa comparação com todos os times que estão brigando em cima, o ATLÉTICO é justamente o que tem o pior ataque: BOT 39, GRE 39, PAL 38, CAP 37, FLA 36, FLU 34, BRAG 33 e FOR 29…

    E o CAM?!!

    BAH 28, SP 27, Curintia 27 e AMÉRICA 26…

    E o CAM?!!!

    Tem 26, como o AME…

    Com um ataque tão pífio e tão mequetrefe difícil cravar que o ATLÉTICO assegure a vaga…

    Como ensinava o padre TORGA: “Você pode alcançar o Reino dos Céus de forma imerecida por graça e misericórdia do CRIADOR. Mas no futebol, se não matar, morre!!!”…

    O padre TORGA ensinava lá na TAPIRA que o futebol é feito de gols e para tanto é preciso deles para não perder e sobretudo vencer e buscar os três pontos em campeonatos de regularidade…

    Passou da hora de o time melhorar ofensivamente. Ganhar em casa e pagar fora já não resolve…

    Se não melhorar esse ataque, babau G4, babau G6…

    Vencer, Vencer, Vencer!!!

  7. Bom dia, todos! Caro Eduardo, como vc mesmo disse, os ingressos para os visitantes não serão vendidos totalmente. Nesse caso, o que acontece? O Galo e os torcedores ficam com o prejuízo ou o Cuiabá paga por eles? Qualquer pessoa minimamente inteligente sabia que os torcedores do Cuiabá não comprariam 2.700 ingressos. Alguém poderia me tirar essa dúvida?

    1. Pelo regulamento o mandante se obriga a reservar 5% para o visitante (se todos cumprem é outra história). Capacidade da ARENA MRV = 46.000 (5% = 2300). Lembre-se: o espaço físico para acomodar os visitantes já está “separado” e atende às questões de segurança, portanto, ele não diminui. O visitante é obrigado a pagar os ingressos reservados a ele (no caso, 2300 ingressos), mas tem um prazo de até 48 horas antes do horário programado para o início do jogo (acho que é isso), para “desistir” ou “diminuir” essa carga, evitando o prejuízo. O mandante pode vender o que sobrar, mas é obrigado a “separar as torcidas” dando garantia aos poucos torcedores do visitante que estiverem no estádio. Como essa não é uma operação simples, uma vez que a entrada no setor é única, não acredito que o Atlético vá correr o risco para vender alguns ingressos a mais, a não ser que o visitante desista de toda a carga que lhe cabe e informe isso antecipadamente. Em linhas gerais é isso! Abraços!

      1. Obrigado, amigo, pela informação. Se for assim, está errado! Ou o visitante paga tudo ou não pega nada, de forma antecipada. O clube mandante não pode ficar no prejuízo. Abraços…

        1. Não precisa agradecer, amiGalo, mas entendo que não há nada errado! Esse é o regulamento que todos concordaram em respeitar, portanto, o ERRO é ZERO! Concordou? Aceite! Assinou? Cumpra! Simples assim! De resto, entendo que não existe prejuízo para o mandante uma vez que, como premissa, o espaço reservado ao visitante é, EM TESE, do visitante, e não dele, o mandante. Logo, o mandante não pode ter prejuízo sobre algo que não lhe pertence. Abraços!

          1. Aí tem um erro de projeto!
            Teria que ter um setor de visitante com 5% dos lugares (2300), mas com 3 portões e/ou acessos.
            Daí o GALO iria “fechando o dos visitantes” e “abrindo o nosso”.
            Fecha um portão: O setor de visitante abaixa pra 1533 e ganhamos mais 766 ingressos.
            Fecha 2 portões: O setor de visitante fica com 766 e ganhamos mais 1533!

            Ou estou delirando?

    2. Bom dia Luís Cláudio.
      Eu sei é que muito provavelmente eu vá assistir ao jogo nesse local, pois simulando a compra, fica em 100 reais, diferente dos 200 que apareciam na minha simulação de compra nos setores do GALO.
      No Itaquera, o espaço destinado aos adversários do gambá é sempre o mesmo (dá pra ver na tv), e não dá 10 por cento do estádio nem ferrando.
      Cê viu que não respondi a sua dúvida, né?
      Abraço.

      1. Obrigado, amigo, pela informação. Se for assim, está errado! Ou o visitante paga tudo ou não pega nada, de forma antecipada. O clube mandante não pode ficar no prejuízo. Abraços…

  8. Bom dia!
    O Galo hoje tem a terceira defesa menos vazada. Com certeza isso se deve à dupla de volantes Bataglia, o monstro e seu bom auxiliar Otávio. Não acredito que Felipão vá mexer nessa dupla. Eu deixaria o Hulk de fora, o que Felipão não vai fazer. Portanto, creio que do meio pra frente será Bataglia, Otávio e Pedrinho; Paulinho, Hulk e Pavon, sendo que Zaracho entra no segundo tempo.

  9. Como faço TODOS os dias , ontem assisti a mais um vídeo sobre o ATLÉTICO raiz :

    3 a 2 contra os azuis , 2 do CARLOS (excelente 9) , 1 do TARDELLI .

    No gol do TARDELLI , o lançamento de três dedos do DÁTOLO não tem explicação : o que foi aquilo ?

    Agora , falar do LEVIR CULPI , que dirigiu aquele TIMAÇO :

    vocês sabiam que ele repartiu TODO o prêmio que recebeu pela conquista da CB14 entre TODOS os funcionários do Clube ?

    Pediu a quantia em espécie e envelopou um a um o valor destinado ao porteiro , ao jardineiro , ao cozinheiro … E fez questão de entregar pessoalmente , agradecendo a cada um dos funcionários o suporte que deram ao time para praticar aquele futebol maravilhoso .

    Choro convulsivo no CT e na Sede pela grandeza do gesto .

    1. Barata, ótima lembrança, Levir é um cara sensacional. Quanto a Dátolo sou fã do camarada, visão de jogo, passes precisos e raça atleticana encarnada na alma.

  10. Bom dia Eduardo e massa. Mas uma vez o resultado não foi bom para o Galo. Se o Galo sonhar com pre libertadores temos que vencer e vencer e secar os rivais o problema que os rivais da frente não perdem. Exemplo. Atretico. Fortaleza. Flor. Etc. Espero eu milhões que o 7×1 ultrapassado enxerga que equipa que ganha não se mexe. É Lemos e funcks. E zaracho no lugar de Otávio. Nada do entregador jermeson no time ou a corneta vá piar nos ouvidos 7×1 ultrapassado. Rsrs.vai Galooooo.

  11. Prezado Eduardo de Ávila,

    Depois da quantidade de pontos jogados fora no primeiro turno, se o Galo tivesse vencido apenas o Vasco nas duas oportunidades, estaríamos brigando pelo G4.

  12. Prezados Ávila!
    Não seria o Bataglia no lugar do Otávio! Esta também seria a minha escalação.
    Vamos acreditar que ainda vamos buscar vaga na libertadores!
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Como ensinaram Padre José Torga Couto: águas passadas não movem moinhos. Sigamos. Na minha opinião, o time ideal amanhã seria: Everson, Mariano, Fucks, Lemos e Arana. Bataglia, Zaracho, Pedrinho e Hyoram, Pavon e Paulinho.

  14. O galo depois de 2021, segue um rotina: se afasta das chances de título, depois do grupo da libertadores e começa a remar sonhando com esta. Porém, quando começa a reagir, todos os concorrentes reagem também. E ficamos iludidos ao final do ano com a conquista da vaga. Sigamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *