Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Meu projeto de vida pede passagem

Nos meus 63 bem curtidos anos de existência, mais da metade de um século vivendo a Atleticanidade, tive o privilégio de presenciar muitas alegrias e comemorações. As decepções, que são condição de Torcedor do Galo, soube amainar e sempre foram seguidas de renovação de amor e fidelidade à nossa camisa preta e branca. Galo acima de tudo e de todos!

Pois que, animadíssimo com a casa própria – apesar das escorregadas na temporada – sigo confiante em melhores tempos ao nosso time do coração. Acredito no “projeto” que atraiu tantas contratações recentes. Hoje, no Mineirão e tendo outro time com a corda no pescoço pelo caminho, a vitória e os três pontos serão fundamentais à perseguição do título e – claro – da vaga para a Copa Libertadores das Américas.

Não imagino qual a surpresa o treinador nos reserva para a partida das 17 horas, gostaria que nenhuma e que o trivial nos assegurasse o resultado. Reitero que torço ainda pelo sucesso do Atlético GO, Bragantino e Sport sobre São Paulo, Internacional e Flamengo, sendo que pernambucanos e cariocas se enfrentam amanhã. É o caminho que precisamos percorrer. Um olho no Galo e o outro nos concorrentes.

O título do post de hoje, é um misto de conformismo e ansiedade, uma vez que quero acreditar na boa intenção dos benfeitores Atleticanos e também tenho pressa em comemorar os resultados. Tanto que, como já contei aqui no blog, assegurei duas cadeiras cativas no nosso estádio em construção com as obras em estado avançado. Ano que vem está logo ali. Refiro á Arena do Galo e ao time em construção.

Se Hulk, anunciado, só pode atuar na temporada e campeonatos a se iniciarem, outros nomes começam a serem especulados. Defesa, para assumir a titularidade; lateral direita idem, até porque se fala muito numa eventual transferência do Guga e opção para o lado esquerdo do setor. Se o novo anunciado será – efetivamente – a garantia dos tentos perdidos só o tempo dirá, mas a parceria para o ataque ainda tem jogador que precisa mostrar a que veio.

Essa reta final, além de buscar a liderança e – consequentemente – o título, será a oportunidade de comprovar o acerto nas contratações de Zaracho, Vargas, Franco e outros como Marrony e Sasha. Laboratório combinado com resultados efetivos em campo, só assim esses e outros poderão assegurar a continuidade no time de Sampaoli para 2021.

Ah! Disse do treinador argentino, uma vez que – até prova em contrário – não acredito nas futricas plantadas por interesse de adversários sobre sua eventual reação à manifestação de Torcedores. Falta sim, a meu entendimento, a volta do público. Aí sim, ele e alguns jogadores irão entender o que é a pressão e cobrança do Atleticano por melhores resultados. Fora isso, é tudo balão de ensaio que atende a interesses do eixo de frustrados mineiros nos tempos recentes.

Registre-se finalmente que entre os quatro verdes que subiram da série B, apenas a Chapecoense voltou e como campeã – mostrando ter estrutura de time bem gerido – como foi com o Galo quando experimentou o sabor do rebaixamento. Nessa sexta-feira verde, também o Galo trouxe o Hulk.

Que ele justifique sua contratação ao assumir a camisa Atleticana. Ainda espero e desejo que seus novos companheiros, nos seis jogos restantes, coloquem o Galo no pedestal do futebol brasileiro. Ainda quero comemorar muitos títulos nessa vida Atleticana, esse é o meu projeto.

Lembrando ainda, que o adversário de hoje, Fortaleza, participou efetivamente daquele momento de instabilidade do Galo. Agora é hora de dar o troco e buscar o objetivo e o sonho da Massa. Vem leão, o Galo Doido te espera!

Em tempo: mais uma vez, a convite do Breno Galante, faremos uma live no seu canal logo após o jogo. Que seja com outra vitória e o caminho da recuperação. Participem!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Meu projeto de vida pede passagem”

  1. Ganhamos uma hoje (o enganador gritou menos e não levou cartão amarelo), mas e daí? O Inter venceu e ficamos na mesma, ou seja, distante do título, precisando ganhar praticamente TODOS os jogos, torcendo por dois tropeços do Abelão (com elenco, a meu ver, pior do que o do Galo). E o ano que vem, que já é 2021, está sendo a grande promessa dos endinheirados mais uma vez, mas que de futebol mesmo não conhecem as manhas (exemplo: contratação do Huck).

  2. Vitória na paciência. Galoooooooooo!
    Jair muito bem no meio campo, mas muito burro no pênalti cometido na linha de fundo.
    Golaço de Arana numa bela assistência de Hyoran. Os dois foram bem.
    Vargas muito mal, gol na ajuda do seu quase xará.
    Tardelli podia muito bem ter entrado no segundo tempo. Tenho certeza que ia fazer muito mais que Vargas e Sasha, mas a arrogância argentina não deixou.
    Vai Braga!

  3. Administração profissional, bons gestores, CEO, auditorias, projeto do futuro. Vamos ver que rumo tomará, quando a Massa estiver presente. Se os resultados em campo não forem satisfatórios a pressão da Massa virá grande, principalmente pela expectativa dos altos investimentos e promessas. A Massa ainda tem muita força, pode até ser que no futuro, se o clube virar empresa, isso mude, mas acho pouco provável , pois a Massa é o coração do CAM.
    Se a Massa falar que é burro uns três jogos já era, se dirigente se achar maior e melhor a pressão vem. Esse Brasileiro foi com pouca pressão, vamos ver o projeto com a presença da torcida.

  4. Cuca, voce confirmou ontem , a máxima que povoa o inconsciente da humanidade ligada no ludopedio tupiniquim e alem fronteiras : aprontou com o galo , paga aqui no planeta Terra , com juros e correção, como foi ontem , de forma cruel e dolorida. A desmobilização contra o fatidico 6 a 1 , totalmente na sua conta, o abandono no mundial, dias antes do time que te deu projeção na vida e que disputaria o titulo mais importante de sua existencia, mandam lembranças.Atleticanos relevam, esquecem, eu não, amigo, não basta ser mbom tecnico, tem que ter carater

  5. A famosa fase de instabilidade do Galo consistente na oscilação técnica que, no geral, acomete os times participantes de campeonatos de pontos corridos, de longa duração, foi fortemente influenciada por 2 fatores: (i) a convocação frequente de vários jogadores para os jogos das seleções de nossos países “hermanos” (Júnior Alonso, Savarino, Alan Santos e Otero): (ii) contagio dos atletas pelo CONVID-19. Sem esse fatos, presumo que a efetividade do time teria sido outra. É isso.

    1. Agrego mais uma, data venia, com todo respeito : as exdrúxulas invenções de sampaoli , substituições, idem, além da irritante e imperdoável êrro de gols imperdíveis

  6. Continuo torcendo a cada jogo, sem expectativas, e nada mais, embora respeite e, mais do isso, inveje os sonhadores. Vejo que o Galão da Massa segue, com passos largos e seguros, rumo ao formato clube-empresa, onde os investidores (não são benfeitores, nem bonzinhos, nem mecenas), sabiamente, colocaram por lá uma marionete, para garantir que os valores investidos nãos sejam jogados no ralo. E que o tal Sérgio Batista (recuso-me chamá-lo pelo outro nome) não se faça de besta e tente ser mais esperto que a esperteza. E que a empresa GALO S.A. siga firme e forte, permitindo-me continuar torcendo a cada jogo. Abraços e um grande domingo para todos!

  7. Bom dia!
    O dia é hoje! A vitória precisa acontecer hoje!
    No lugar de Keno eu entraria com Marrony, ou Sávio ou mesmo Tardelli. Minha preferência seria por Tardelli mas parece que Dom Diego está definitivamente descartado no Galo. A meu ver, uma pena, pois se ele tivesse sido aproveitado desde quando foi liberado pelo DM, estaria disputando a artilharia do Brasileirão.
    Mas…acho que o argentino, lê se arrogante, entrará com Sasha, Vargas o “gordim” e Savarino.
    Nada mais nos interessa hoje a não ser a vitória!!
    Quanto a Arena, infelizmente vai ficar vazia. O fim do isolamento social se dará só no “ano que vem”.

  8. Eu que sou uma entusiasta Torcedora da Torcida, pouco me importo com corneta alheia. No entanto, até pra cornetar é preciso trabalhar com a verdade e, no caso do Galo, elas são muitas. Mas, ontem disseram aqui que “Sampaoli pediu Hulk porque pra atacante a comissão é maior”.
    Gente, o Google é de graça. Sampaoli NÃO pediu Hulk! Foram os dirigentes que entenderam ser um “negocio de oportunidade” para, além de contribuir em campo, ajudar a expandir a marca da Arena MRV no exterior. Consultaram o Técnico e comissão, que concordaram. Para! Ele já disse que prioridade de contratação é pra defesa.
    Mudando o assunto, mas não tanto,

    Povo tá tão chato e perdeu a mão na corneta que ontem após o gol do Palmeiras a Leila/Crefisa fez um vídeo comemorando o título, instantaneamente passou a receber – entre elogios e agradecimentos – vários ataques ao seu jeito comedido de comemorar. A maioria de rivais invejosos, mas também de torcedores do porco.
    A ConseLeila Leila já fez aportes de mais de 1bi, ajudou o Clube a ganhar vários títulos…e daí se ela não deu 3 cambalhotas e 1 salto carpado? Até porque não é mais uma adolescente, é uma Senhora.
    Alô, Menin. Vai tratando a labirintite aí, porque no dia do título EXIGIMOS uma comemoração com muitas piruetas.

    Galo 3 x 1 Fortaleza


    Paulo Silva, Meu Cervejeiro Favorito,
    O senhor falou dos mangás, foi inspirado neles que a MARVEL lançou o sucesso mundial Os Vingadores. Temos alguns aqui; Rever o eterno Capitão América que anda capenga, Keno o Soldado Invernal. Homem ARANhA, Jair o Pantera Negra, agora o Hulk.
    Curiosamente, na saga quando Thanos – o vilão – num estalar de dedos elimina Os Vingadores, é Hulk quem os trás de volta.
    Tem ainda o Thor, que é quem mais apanhou de Thanos. Mas consegue, enfim, arrancar a cabeça do vilão. Não sei porque me lembrei do goleiro Rafael…
    Completando o devaneio de mãe de adolescente que precisa acompanhar o filhote aos cinemas, sinto-me a Capitã Marvel. (Gargalhadas)
    Bom domingo.


    Galo Roberto, meu querido,
    Devo confessar que Arena M(a)RV(el) peguei emprestado do Fred Kong.
    Um abraço.

    1. Querida Lucy 10, com tantos super heróis para habitar a nossa sala da justiça na Arena Marvel, será que o Menin pai não poderia encarnar o Eletro e comandar o grupo?
      Nem sei direito quem é o tal de Eletro, mas que ele é chocante não duvido.

  9. Quem está contratando e vai pagar os salários do Hulk não é amador. Não é o tipo de gente que joga dinheiro fora. Obviamente que sua capacidade técnica, física e intensidade atuais foram checadas. Acho que ele vai ser o grande artilheiro brasileiro este ano.

  10. Ainda tendo a chance de torcer para um time
    de futebol que guarda resquícios da magia de
    ser embalado por sonhos de criança que via a
    camisa preta e branca como símbolo de uma
    paixão inexplicável , aguardemos o Fortaleza .

    Daqui pra frente e de maneira irreversível os
    caminhos do ATLÉTICO se distanciam de sua
    vocação , uma simbiose time/torcida .

    Não teremos mais dirigentes empolgantes a
    chutarem coroa de flores em campo , a exigir
    a saída do time do jogo em contraponto ao
    assalto perpetrado por um juiz cafajeste que
    nos desrespeitava e expunha toda a putaria
    de um SISTEMA já então falido à época .

    Agora não , estamos diante do PROJETO !!!!!!

    BENFEITORES , como muitos querem , mas
    que não passam de ESPECULADORES a nos
    servirem não mais como torcedores , mas
    como uma claque a sustentar uma marca ,
    C.A.M. , que lhes irá assegurar um porto
    seguro para seus investimentos que, afinal
    de contas , é o que está em jogo para eles .

    Aos que entendem e aplaudem essa NOVA
    ORDEM , que sejam felizes .

    De uma coisa tenho absoluta certeza :
    esse novo padrão imposto “goela abaixo”
    da torcida JAMAIS irá conquistar a ALMA
    do torcedor .

    Não teremos mais emoções MARCANTES
    como carregarmos por uma vida inteira a
    lembrança ETERNA DO PRIMEIRO ÍDOLO,
    aquele jogador que com sua categoria e
    técnica apuradas nos mostrou a MAGIA
    do futebol na sua essência .

    Tenhamos um bom dia com uma vitória
    por GOLEADA sobre um péssimo time .

  11. A ausência de Keno nos próximos jogos pode obrigar o Sampaoli a mudar o jogo manjado do Galo. Quem sabe este revés não se torna uma retomada. A melhor partida de Sasha foi contra o Fluminense quando jogou só meio tempo na direita. Dá mais uma chance pro Vargas e Savarino pela esquerda.
    Uma barca não vai aguentar estas últimas contratações. Para aguentar Mariano, Vargas, Hulk vai ter que ser uma balsa.

  12. Na minha idade o único projeto de vida que restou é o de ver o Galo campeão.
    Cheguei a desistir de pedir passagem para ele.
    Pensei em ter que viver até os cem anos para ver isso, mas diante das notícias que envolvem o CAM começo a ter nova esperança.
    Já comentei aqui sobre os motivos que levaram os quatro fantásticos a intervir na administração do CAM.
    Primeiro, garantir os investimentos feitos no clube nos últimos anos e que as administrações desastrosas que se sucediam não deixavam dúvidas de que virariam fundo perdido.
    Segundo, transformar o Galo, motor do CAM, numa expressão de alta valia no mundo esportivo e aproveitar o aval que a sua enorme torcida representa para transformar clube e time em potências mundiais.
    E claro, recuperar todo o investimento feito antes e os de agora com lucro interessante, graças à administração gerida por eles mesmos e garantida por uma diretoria eleita legalmente para dar legitimidade aos atos. Isso tem tudo a ver com os preceitos de responsabilidade objetiva.
    Pois bem, o CAM está funcionando assim e tenho certeza de que dessa vez vai dar tudo certo de forma duradoura.
    Chega de CAM e Galo dando voos de galinha, com um título aqui e outro ninguém sabe quando.
    Agora a ideia é estabilidade econômica, financeira, patrimonial e esportiva.
    Um CAM cada vez maior e mais forte e um Galo vencedor agora e sempre onde a sua enorme torcida pode depositar confiança e certezas em vez de sonhos e esperanças.
    Não quero dizer que sonhar e esperar é ruim.
    Sem sonhos nada se realiza e sem esperança não adianta sonhar.
    Agora mesmo estou sonhando e esperançoso de que o meu projeto de vida nem precisará pedir passagem porque terá um curso natural e duradouro.

  13. MUITO BEM LEMBRADO PELO PAULO SILVA , TEM JOGADORES DO GALO ENGORDANDO.
    VARGAS É O PRINCIPAL EXEMPLO .
    CADÊ O DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E A PREPARAÇÃO FÍSICA.???
    UM TIME QUE DISPUTA UM ÚNICO TÍTULO NÃO PODE CANSAR NO SEGUNDO TEMPO.
    PRECISAMOS AINDA DE UM GOLEIRO , UM LATERAL DIREITO E UM ZAGUEIRO QUE DEVEM SER CONTRATADOS PELA DIRETORIA E NÃO POR INDICAÇÃO DE SAMPAOLI.
    CHEGA DE SAMPAOLI FICAR PEDINDO REFORÇOS , ISSO É DESCULPA PARA MAUS RESULTADOS.
    ALÉM DO MAIS ELE NÃO É O DONO DO CLUBE.
    GANHAR ESSE BRASILEIRÃO É UMA OBRIGAÇÃO DE SAMPAOLI E SEUS COMANDADOS.
    E , PRÁ HOJE É GOLEAR O FORTALEZA E GANHAR OS TRÊS PONTOS.
    GAAAALÔÔÔÔÔÔ

  14. Quando se passa a depender dos resultados dos outros, mesmo sendo otimista com relação ao dever de casa que deverá ser com total sucesso, não me engano. É possível, porém muito difícil, o Galo a essas alturas ser campeão. Se o enganador ficar menos marqueteiro na beira do gramado, como ficou no último jogo porque levou uma dura da torcida, talvez o time jogando mais livre tenhamos um bom resultado hoje. Só me resta esquecer essa dura e triste realidade e torcer até o fim.

  15. ABEL FERREIRA.
    TÉCNICO DO PALMEIRAS , TRÊS MESES COMANDANDO O TIME É CAMPEÃO DA LIBERTADORES.
    CUCA , CINCO MESES À FRENTE DO SANTOS , VICE CAMPEÃO.
    E NENHUM DOS DOIS PEDIU OU EXIGIU NENHUMA CONTRATAÇÃO.
    “NÃO VI GOLEIRO JOGANDO COM OS PÉS”.
    NÃO VI TOCA TOCA PRÁ LÁ E PRÁ CÁ.
    E AINDA TEM GENTE QUE PEDE MAIS TEMPO PARA SAMPAOLI ARRUMAR O TIME.
    O CARECA JÁ TEVE TEMPO DEMAIS , AGORA , A OBRIGAÇÃO DELE É O GANHAR O BRASILEIRÃO

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Que o Fortaleza não seja, hoje, a Fortaleza contra o galo! Sem invenções, a vitória será certa. A aquisição do Hulk, embora não seja o centro-avante dos meus sonhos, com certeza é melhor do que os que se encontram hoje no galo. Muito se especula sobre o salário, falam em R$ 26 milhões em 2 anos. Embora um salário alto, mas vem com custo zero. Que seja vem vindo e que seja abraçado pela galera!. No mais é esperar o jogo de logo mais, torcer para que o São Paulo e Inter não vençam hoje e que o Flamerda não vença o jogo amanhã contra o Sport. Você com os seus 63 anos e eu com os meus 80, esperamos que o galo não nos decepcione e nos traga a alegria perdida em tempos atrás.
    Um bom jogo logo mais, e um feliz fim de semana para todos.
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que ainda sentem os reflexos da contratação do Hulk. Brincadeiras à parte o nosso super herói tem uma história bem interessante e capaz de convencer que o CAM fez um bom negócio.

    A contratação não envolveu desembolso imediato de recursos. Ele vem de “graça”. O salário, apesar de não revelado satisfaz ao atleta que quer voltar para o Brasil e ficar perto da família que mora bem longe daqui e satisfaz a mim que não vou gastar nem um tostão para pagá-lo. E a sua história, cada vez que leio algo sobre ele me deixa satisfeito. O rapaz nunca decepcionou nos times onde jogou. Ao contrário, sempre marcou muitos gols e saiu como ídolo. Não à toa, os turcos e portugueses quiseram tê-lo de volta. Fica, portanto, a expectativa de uma reprise de sucesso aqui no Galo que antes de recebê-lo já virou notícia mundo a fora.

    Então, Hulk, mais uma vez, seja bem vindo! Cuide-se. Principalmente tenha cuidado com a comida lá do CT do CAM. O Vargas mal chegou e já engordou bastante e o Marquinhos, nem é bom falar. Lá tem nutricionista, fisiologista e preparador físico, mas a balança tá quebrada e ninguém vê a gordura crescendo.

    Hoje tem Fortaleza no terreiro do Galo. Tomara que seja uma fortaleza igual aquelas que a gente faz na praia que só é bonita na foto. O Galo tem que vencer e convencer que está mesmo a fim de ser campeão. Tamos juntos balançando o barquinho para desencalhar e remando prá frente. Vamos Galo! Dá um sanguinho aí, né!

    Um bom domingo para todos nós, em família, com uma macarronada ou feijoada tanto faz, e que o final de tarde seja de festa.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E PRONTO PARA DERRUBAR O FORTALEZA.

    1. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer não importa o placar mas cuidado com o Fortaleza. que o pardal não inventa e põe cada um no seu lugar. se fosse o pardal tomava uma aula com o português como ganhar um título importante com 3 meses no Palmeiras ja ganhou uma libertadores é pode ganhar a copa do Brasil. enquanto o pardal já tem quase 1 ano se quer nem o time esta pronto e daqui a pouco chega as viúvas dele dizendo que tem dar tempo para o pardal. aliás pardal aprende com o cuca com poucos recursos chegou na final da libertadores. acorda sampaoli. pois é Eduardo eu ja estou a beira dos 50 e simplesmente não ve nosso galo campeão brasileiro.a galo não nos decepcione mais. vai galooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *