Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Massa, mostra a sua cara!

A previsão de público é constrangedora. Já presenciei o Galo caindo pelas tabelas, com gestões na contramão da expectativa do Torcedor, cumprindo tabela e não decidindo nada. Já vivi horrores nessa vida Atleticana, mas não me lembro de sequência de jogos com o Atleticano tão ausente das arquibancadas como nessas partidas recentes. Tirando o confronto com o flamídia (38.983, cabem 44.892), valendo vaga na Copa do Brasil e saindo em vantagem no jogo de ida no Maracanã, depois da volta das competições é visível o vexame na venda de ingressos. Bucaramanga, disputando o play off para continuar na Sul-americana, pouco mais de 22,5 mil; Bragantino, primeiro confronto pelo Brasileiro em casa, custou a passar dos 20 mil pagantes.

Agora, de novo pela Sul-americana e valendo vaga para as quartas de finais, as vendas seguem abaixo da crítica. O risco de não bater 20 mil Torcedores incentivando o time é iminente, contrastando com a condição do Galo eminente. Será um vexame sem precedentes. Se os dois acima foram os menores, ao que se anuncia, o de hoje pode ser ainda pior e fechar o trio dos recordes negativos de público no estádio do Galo desde a inauguração. Qual a razão disso, ou quais seriam as justificativas para esse disparate? Falta de confiança do Atleticano? Com quem? Time? Comando técnico? Gestão? Todas as alternativas? Talvez sim, todas elas. Mas, convenhamos, já experimentamos situações muito piores nos três quesitos e nem por isso a Massa deixou de prestigiar e apoiar o time em campo.

E neste jogo de hoje é fundamental uma boa vitória e, na medida do possível, um placar que encaminhe a vaga para a próxima fase. Não quero mencionar nomes de jogadores, treinadores e dirigentes do passado, mas tanto na minha cabeça quanto na do Torcedor/leitor passam dezenas de registros nas três categorias. Goleiros, laterais, zagueiros, volantes, meias e atacantes cabeças de bagre, diria o saudoso Kafunga. Treinadores sem histórico e que passaram por aqui e nunca se firmaram na profissão. E dirigentes que não deixaram saudades, cujo espólio foi tão e somente de vexames do time e endividamento que acabou estourando as contas e condenando a essa necessária privatização da nossa camisa. Só não se tornaram donos e jamais serão dessa nossa paixão pelo Galo.

E, a bem da verdade, gostemos ou não do atual modelo e dos donos, fato é que – já disse – ruim com eles pior sem eles, portanto esse confronto de hoje e em todo ou qualquer jogo do Galo a presença da Massa é fundamental para buscar a vitória. E mais, nosso elenco é qualificado e está sendo ajustado para afastar o desequilíbrio em algumas posições. Chegaram Biel, Alexsander e Reinier. Ainda faltam dois, acredito nessas contratações. Nosso treinador é o maior vitorioso da nossa história. Cuca coleciona conquistas estaduais e ainda os títulos da Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil no comando Atleticano. Reconheço que nossa campanha na temporada foi abaixo do esperado, mas sou Atleticano independente do ídolo do momento, de quem comanda e até de quem administra. Eu vou sempre.

Passando os olhos nos valores dos ingressos, até encontro algo que poderia justificar – em parte – essa situação. Some-se a isso essa chatice da modernidade. Biometria facial. Já comprei em muitas ocasiões ingressos múltiplos para amigas/os que íamos juntos. Agora é preciso cpf e cadastro atualizado. Tanta chatice, que em muitas ocasiões quero passar minha cativa para algum amigo e sofro com o procedimento. Quanto aos valores, o desconto para sócio torcedor é tão grande que obriga o torcedor a aderir o programa, embora tenha perfil de ir aos jogos eventualmente. Caso contrário pagar de 833 reais, passando por valores intermediários até chegar em 159, contra descontos que chegam na mesma ordem decrescente de R$ 249,90 (são onze tipos de ingressos com cinco faixas de valores cada) a R$ 47,70. Fato é que os valores são salgados, mas é a realidade. Não podemos nos dar ao luxo de ter ingresso com valor zerado, como certo time da cidade, para levar o seu torcedor em busca de recordes fictícios. Enfim, é preciso reequilibrar esse entendimento. Torcedor, elenco, gestão.

E será nesse ambiente frio e sem a Massa que vamos ter de partir para cima do Godoy Cruz em busca dessa reconciliação. Vencer, convencer, encaminhar a classificação, devolver a confiança ao Torcedor. Domingo, com motivação menor ainda, vamos ter o Grêmio aqui na nossa casa. Precisamos abraçar a nós mesmos em busca desse reencontro entre arquibancada e gramado. Quando essa simbiose funciona em harmonia, comprovadamente, o Galo caminha rumo ao pódio. Basta puxar na memória as grandes conquistas da nossa história, desde o passado até tempos recentes. O time do “eu acredito” dos anos de 2013 e 2014, da magia de 2021 e tantas outras temporadas memoráveis não vai abdicar desse casamento perfeito e indissolúvel. Pra cima deles, Galo! Bora apoiar o time, Massa!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Massa, mostra a sua cara!”

  1. Boa tarde MASSA!

    Hoje não tem corê corê, é 9ALO e .

    Qto a sua pergunta:

    “Qual a razão disso, ou quais seriam as justificativas para esse disparate?”
    Sim, todas as alternativas.

    “Mas, convenhamos, já experimentamos situações muito piores nos três quesitos e nem por isso a Massa deixou de prestigiar e apoiar o time em campo.”
    Vdd, mas antes tínhamos a sensação de que fazíamos parte do clube/associação. Atualmente não sabemos qual a nossa importância para a SAF, de tão mal tratados somos por ela.

    Mas vamos que vamos.

    BBOOORRRAAAA 9AAAALLLLÔOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  2. Time bom e nas cabeças leva milhares para lotar o estádio… o nosso GALO hoje em dia ainda não conseguiu embalar o seu povo.

    Comodidade de assistir pela TV, valor do ingresso, filas gigantes para entrar, horário do jogo, trânsito caótico para chegar no estádio e outras situações até podem realmente interferir, mas mesmo com todas essas situações, vejo que se o time tá voando em campo, o torcedor vai.

    Oxalá Cuca e seus comandados consigam melhorar o futebol dentro de campo e nos convença que vale a pena investir num jogo de futebol.

  3. Basta baixar o preço dos ingressos que o estádio vai encher. A torcida do Galo, tradicionalmente, é formada pelas classes mais populares. É esse público que sempre frequentou a arquibancada.
    Mas a Arena da família Menin custou mais de 1 bilhão de reais e precisa arrecadar pra pagas as contas.
    Então vai quem pode pagar, ou quem está disposto a arcar com os custos do futebol atual: estacionamento caro, ingresso caro, alimentação cara e por aí vai…

  4. Bom dia.

    Eu creio que o fator ‘preços’, é o mais importante.

    O setor do estádio, onde os ingressos primeiro se esgotam, são os mais baratos e não os melhores.

    O pior espetinho de boi(?) que eu comi
    na minha vida, foi na arena MRV.

    Doze reais por uma cerveja de 300ml, é muito caro.

    Não existe nenhuma linha de ônibus que atenda decentemente o torcedor. A conexão arena MRV fica em 61 reais.

    Não vou nem falar do time, que não me empolga.

    Abraço.

  5. Bom dia xará e amigalos. Talvez a MASSA volte ao estádio contra o Grêmio se o GALÃO atropelar o Godoy Cruz hoje por uns 3 ou 4×0. Pra isso a nossa defesa não pode cometer penaltis e o ataque não pode deixar de fazer gols na cara do goleiro adversário. Se isso acontecer talvez a confiança volte e os torcedores animem a sair de casa em noites frias, pagar ingresso caro, uber caríssimo(volta mais cara que a ida), lanche no estádio um absurdo. 3 x 0 pro GALÃO hoje. Gols de Hulk, Roni e Cuello,

  6. Bom dia amigalos,pra hoje nosso Galo tem que entrar com a faca nos dentes,ou no bico, espora afiada,espetar os gringos com muitos gols, fazer o resultado na Arena,nada de perder gols, aproveitar ao máximo as chances que surgirem, encaminhar essa vaga hoje,pra cima deles Galão da massa

  7. Salve Massa e Guru

    Das opções sugeridas pelo escriba, vou escolher a falta de confiança do torcedor, apesar de que as outras opções também vem contribuindo para o baixo público.
    Sampaoli uma vez profetizou: “o time é que deve carregar a torcida e não o contrário”.
    Ai pergunto: o time atual tem carregado a torcida?
    É bem verdade que estamos vivos em todas as competições e mesmo sendo a Sulamericana, não podemos desmerecer o torneio que nos garantirá grana extra e mais um título.
    A diretoria poderia tb ajudar colocando preços promocionais, mas a falta de visão e ganância não os deixam enxergar isto.
    Fato é que não importa, tá na hora de Cuca e seus comandados darem dentro de campo a resposta que a torcida anda esperando.
    Que seja assim e façamos o resultado para ir à Argentina com um resultado bem favorável.

    1. Essa ideia altruísta de ‘colocar preços promocionais” é muito fofa, mas, NA PRÁTICA, qual o recado estará sendo passado pela Diretoria a quem já comprou os diversos Planos Galo na Veia? E para quem já comprou ingressos com preços cheios? E para quem já comprou ingressos antecipadamente para, tese, ter mais conforto de garantir o lugar? E para quem já comprou Cadeiras Cativas?

      RESPOSTA DO RECADO QUE SERÁ PASSADO PELA DIRETORIA: “Ei, OTÁRIOS, ninguém precisa comprar nada antecipadamente e nem aderir aos chamados Planos Sócio Torcedor. Não precisamos que os torcedores sejam fidelizados, porque não precisamos saber, antecipadamente, qual será essa receita. Se as vendas forem fracas, nós vamos reduzir o preço do ingresso na última hora. Ou seja, em tese, vamos vender ingressos mais baratos para aqueles que só querem ir ao estádio na hora da onça beber água”.

      Eu sei que é cruel, mas é isso que penso, o que não tem a menor importância. Ah, sim, fazer altruísmo com o dinheiro dos outros é sempre fácil, mas lembre-se que quem administra tem contas para fechar mês, durante todo o ano, no próximo mês e no próximo ano…

  8. É exatamente esse o cenário visto, pelo blogueiro democrático, que vejo no nosso Galo como um todo, hoje em dia. Foi-se o tempo em que a gente ia no Mineirão, sempre lotado ou quase, para ver o timaço jogar, pois chegávamos a discutir, antes, qual seria o placar a nosso favor, na certeza de que, com 90% de chances de ganharmos, era praticamente certa a vitória. Mas, hoje, na ARENA que dizem ser nossa, onde sempre vou e sou GNV, tem cadeiras nele todo, mas assisto o jogo praticamente em pé, ao contrário do Mineirão de outrora, onde assistia, nas cadeiras ou arquibancadas, assentado o tempo praticamente todo. O povão era mais civilizado e só se levantava para exaltar grandes jogadas de perigo de gol ou para comemorar tantos que sempre vinham. “O tempora o mores”. Enfim, de qualquer forma só temos a opção de torcer sempre, porque, aqui, é Galo até morrer!!!

  9. O CLUB DEPORTIVO GODOY CRUZ

    Nascido em 1921, o GOD é um time médio argentino que nunca conquistou um título nacional (foi Vice em 2018). Internacionalmente participou de cinco edições da Libertadores e duas Sul-Americanas com campanhas modestas…

    Atualmente vive uma fase ruim e nos últimos treze jogos venceu apenas dois jogos. Nas últimas seis partidas empatou duas e perdeu uma. Vem de derrota na última partida…

    No Argentinão está no Grupo B com 15 times e na 13’ colocação, numa campanha na parte baixa da tabela…

    Na Sula, na Fase de Grupos, foi o 1’ do Grupo D com 12 pontos (3V 3E 0D), com 10 gols marcados e 5 sofridos. Jogando fora de casa conquistou duas vitórias e empatou uma. No mesmo Grupo enfrentou o Grêmio que ficou em segundo lugar. Nas duas partidas com o Colorado Gaúcho empatou ambas (2 a 2 na Argentina e 1 a 1 em Porto Alegre)…

    O Time provável (4-1-4-1):

    Petroli;

    Jara, Mendoza, Quiroz e Moran;

    González;

    Sosa, Poggi, Nicolás Fernández e Valencia;

    E Auzmendi.

    Treinador: Esteban Solari.

    No confronto das 19h na vazia AMRV, pelo preço salgado dos ingressos, participação na Série B Continental e desconfiança do Torcedor na Direção, o CAM é favorito mesmo assim…

    Mas…

    Auzmendi vai estacionar uma carreta na frente do gol para cozinhar o Galo em fogo brando e aplicar um antijogo com muita cera e milonga para tentar levar pra casa um empate que estará de ótimo tamanho…

    A conferir…

  10. Como disse um filósofo, FUTEBOL É PRA RICO!. Não no sentido de “FORA OS POBRES”, mas para nos tentar fazer entender que o futebol ficou caro. MUITO CARO! Hoje qualquer cabeça de bagre ganha a baba de R$ 1 milhão por mês (com encargos, acredito que esse custo chegue a R$ 1,5 milhão). Is not mole não, como diria o saudoso Fernando “tá no filó” Sasso!!! O blogueiro quer mais dois jogadores? Eu também quero, mas essa conta tem que ser paga, certo? Certamente aparecerá alguém por aqui para dizer que houve uma “gourmetização do futebol”. Discordo, o que não tem a menor importância. O que penso (novamente importância nenhuma) é que o “torcedor-tipo” mudou. É alguém que trata o futebol como lazer (SÓ ISSO, UM LAZER), e não como uma “religião” (marca registrada da minha geração). Assim sendo , o novo “torcedor-tipo”, aquele que PODE PAGAR, associa o ato de “ir ao estádio” a frequentar uma lanchonete (e pagar caro), a fazer uma self com um celular de último tipo, a comprar uma camisa modernona do time (caríssima!!), dentre outros “mimos”. Outro detalhe que faz-me acreditar que “a MASSA” está derretendo: A nossa torcida envelheceu (como ocorreu com o Coelhinho Pompom) e o reflexo do ciclo vitorioso que ora vivemos (eu acho que vivemos um ciclo vitorioso) só virá daqui uns 15 anos. A conferir!

    1. Exatamente, e como penso. Nos anos 80, minha época, o futebol tinha cheiro de arquibancada de cimento, som de radinho de pilha e alma de bairro. Era o tempo em que craques se tornavam lendas no mesmo clube, e a paciência para formar um time era tão valiosa quanto a bola no pé. Hoje, o gramado é palco de cifras astronômicas, contratos relâmpago e pressa por vitórias. O saudosismo deu lugar ao imediatismo, e o coração, muitas vezes, cede espaço à conta bancária. É Minha esperança, quem sabe, o fair play financeiro, surgir para dar equilíbrio — para que o jogo volte a ser decidido pelo talento e pela paixão, e não apenas pelo peso do dinheiro. Parafraseando um CSAzesnse, ” Vamos Aguardar”.

  11. Bom dia Atleticanos, a Massa já não frequenta o campo há tempos. Não só a Massa Atleticana, ir ao estádio , em todos os locais, deixou de ser um programa popular. O povo não vai mais ao estádio. Os preços são inacessíveis, o transporte e alimentação além de caros, são horríveis, entre outros aspectos da sociedade atual, violência, facilidade de acompanhar os jogos no conforto do lar, enfim, o próprio comportamento de quem frequenta o estádio hj, mostra que de Massa, eles não tem absolutamente nada. É assim que é agora, em qualquer lugar, uma pena. SAN

  12. Bom dia, prezados Atleticanos

    A única opção é ganhar. Não há outra. Se puder ser com diferença de mais de 01 gol, tanto melhor. A volta será num caldeirão de 20 mil fazendo pressão.

    Portanto, cabem velhos clichês: “tem que fazer o dever de casa”, “tem que fazer o resultado com o apoio da Massa”, “tem que fazer o placar pra administrar, com inteligência, o jogo da volta”, etc. O que há em comum? A expressão: “tem que fazer…”, ou seja, atitude.

    Hulk, nosso ídolo e capitão, joga. Que ele use sua concentração, adrenalina e liderança técnica pra dentro de campo. Ou seja, cobrando, incentivando, aplaudindo e orientando os companheiros.

    Que Hulk deixe o juiz fazer o seu trabalho, pois o VAR e milhões já estão de olho na arbitragem.

    Sou favorável a fazer o jogo de abafa na saída de bola deles. É não deixar os caras respirarem obrigando-os a dar chutões, devolvendo a posse de bola pra gente. E com ela nos pés, serão importantes tanto os esforçados , quanto os demais craques, capazes de também decidir. Construir bom resultado em casa, Gaalooô.

  13. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Uai segunda divisão da América não empolga consumidor. Junte-se a isto a sequência de jogos: FLAMENGO, GODOY, GREMIO E CRUZEIRO, todos no mês de agosto. O consumidor irá contra Flamengo e Cruzeiro. Os apaixonados e endinheirados nos quatro! Copo de água a oiro contos de reis não é para qualquer um! E o cara se sacrificando para pagar um milhão e cem por mês para o Bernard? Intragável ver um cara desse pagar de atleticano. Fosse atleticano de verdade não roubava o Galo! Ademais que campanha do Galo nessa segunda divisão da América hein? Perdeu para Iquiqui. Perdeu para Bucaramanga em casa e empatou em casa com Cienciano. Não será, para mim, nenhuma surpresa se levar uma taça do Godoy Cruz. Mineiro é desconfiado e esse time do Galo, como diria Maurilio Costa, daquela Itatiaia raiz, o Galo ultimamente tem sido é bafejado pela sorte. Ganhou nos pênaltis do Bucaramanga, mesmo com o Bernard e o Scarpa vertendo água fora do bispote. A itatiaia raiz não existe mais. O bar do Salomao vai virar Drogaria. O campo de grama foi pras cucuias! A massa do Galo é apenas um retrato na parede. Acabou! Simples assim! Padre Torga diria: Engole o choro e aceitem a realidade! Final da Segunda divisão da América: Santa Cruz de lá Sierra. Será que a torcida do Galo iria nessa partida, caso o Galo chegue a final. Consumidor não vai a restaurante ruim! E camisas de time a 400 reais. Pode um treim desse?

    1. Bom dia a todos! Acontece, Sr. Domingos Sávio, que esse campeonato que vc chama de segunda divisão da América vale vaga direta na “Primeira Divisão” (Libertadores), vaga esta que não conseguimos por incompetência no ano passado. Além de tudo, vale grana nos cofres também para um time endividado e precisando se reforçar! Também vale taça, amigo e pra mim se vale taça, o Galo deve ganhar até disputa de cuspe à distância ou comemorar vitória de atleticana em Big Brother kkkk. Além de tudo, apesar da campanha pífia até o momento, é o campeonato mais viável e menos difícil de conquistarmos, tendo em vista a dificuldade dos adversários. Esse Godoy Cruz ficou do meio pra baixo na tabela do Campeonato Argentino e está em crise e sem técnico! Tirando o FlorminenC, o resto não é páreo pro Galo, ao menos em termos de elenco pq sempre parafraseando o Ernest: “Jogo é jogado, lambari é pescado”. Por isso tudo, tirando o aspecto financeiro e o preço salgado de ir ao estádio atualmente, não tem desculpas para Massa se ausentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading