Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Massa brasiliense empurra o Galo

Num campo neutro, com maioria de Atleticanos, vamos à capital federal em busca de manter a reação iniciada frente ao São Paulo. O mandante é o Juventude, mas sabemos que a segunda maior torcida no Distrito Federal é a do Galo. Na nossa frente tão e somente o time carioca da rede esgoto de televisão. À propósito, essa tv bobo ainda não fez nenhuma matéria – notinha que fosse – sobre as penalidades para o flamídia. Bando de …!

A expectativa entre Atleticanos, daqui de BH e de lá – claro que de toda a Torcida -, é manter essa ascensão anunciada com a boa vitória da última partida. O Juventude, promovido de volta à série A na temporada, vem de bons resultados recentes. Atropelou seus coestaduanos. Pelo Brasileirão, venceu o Grêmio por três a zero. Avançou na Copa do Brasil não teve dó e eliminou o Internacional. Foram jogos com dois a um no Beira Rio e empate por um gol em casa. Nessa segunda partida, o zé pereira (juiz que ama o Hulk) bem que tentou reverter, mas o time de Caxias do Sul saiu classificado.

Neste confronto, que durou quase 120 minutos – só de acréscimos no segundo tempo foram longos 15 dados pelo árbitro pernambucano -, os comandados por Roger Machado seguraram a classificação e estão vivendo momento de muita empolgação. Além dessa longa prorrogação, o juiz trapalhão ainda marcou duas penalidades para o colorado e mandou repetir a última cobrança, depois de defesas do goleiro do time do interior gaúcho. Mais um escândalo desse juizinho protegido pelo senemes e até pelo stjd.

O dono do apito será um carioca até agora de pouca visibilidade, atende por Alex Gomes Stefano, tendo como bandeira o goiano Vilarinho com maior rodagem em jogos pelo Brasil. Entre os demais, apenas o potiguar Caio Max Augusto Vieira, que será var, tem maior experiência. O resto, como convém à dupla seneme/ednaldo jovens procurando lugar e espaço ao sol fraco da arbitragem brasileira. Tomara que Stefano não seja dessa escolinha que já aposentou wright, simon e outros, mas que ainda tem daronco, claus, sampaios e agora esse zé pereira pernambucano. Arbitragem e reclamação é conosco e a diretoria, treinador e jogador se liguem no campo. Ah! Em tempo: se Milito der bronca em jogador não é para amarelar, como fez o incauto e jovem desafeto no jogo com o Palmeiras.

O Galo chegou ontem em Brasília num ambiente favorável pela Torcida Atleticana no DF. Muita gente esperando a chegada dos jogadores no aeroporto e porta do hotel. Essa atmosfera é muito legal nessa virada de chave que estamos sonhando. A sequência de jogos é estimulante, desde que os jogadores façam sua parte dentro de campo. Ontem um leitor aqui cobrou e com propriedade. No texto original, quando mencionei abraçar o time, reagiu que é preciso também o clube (gestão) abraçar ao Torcedor. Correto!

Sonhando com a recuperação do tempo perdido, vou mais uma vez arriscar qual formação imagino será a inicial do Gabi Milito. Matheus Mendes; Saravia, Fuchs, Alonso e Arana; Otávio, Alan Franco, Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk. Entendo que essa seria a formação ideal, pelos jogadores que tem à disposição e viajaram para o compromisso. Bataglia tá suspenso; Lyanco e Veras, ainda em aprimoramento de forma e regularização respectivamente; já ausências por conta do DM estão Éverson, Mariano, Lemos, Rubens, Zaracho e Alisson. Imaginem quando todos estiverem à disposição do treinador, que ainda tem para hoje no banco os goleiros Gabriéis (Delfim e Átila), Rabelo, Rômulo, Igor Gomes, Paulo Vitor, Robert, Vitinho, Kardec, Cadu, Palacios e Vargas. É sim um grande elenco. Ainda espero mais um ou dois. Será?

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Massa brasiliense empurra o Galo”

  1. Salve Massa e Guru

    Vejo uma mudança de ares na cidade do Galo.
    Estão chegando jogadores já com o espírito do clube (Bernardo, Lyanco e Jr. Alonso), o que indica que vieram não só pra jogar mas para fazer história.
    Até Vargas anda tirando foto com torcedor! Magina!
    A cara do Bernard atendendo a massa em Brasilia, foi a mesma de meu garoto quando deu um video game.
    O cara não se cabia!
    Vamo Galo!

  2. Vamos para o jogo pregando respeito ao adversário mas dentro de campo é faca nos dentes e sangue nos olhos.

    A torcida Atleticana espera por uma vitória e nada menos que isso… jogo difícil mas deu a hora de embalar.

    1. Boa tarde! Vamos esquecer TV,CBF, Cobraf, etc. E, vamos pensar positivo. Vamos acreditar na vitória e deixar os tis,tis, de lado. Que no meu entender, com todo respeito “ao direito de expressão” do Bloqueiro, é mesmo que bater em “ferro frio.” A propósito qual foi a punição do Árbitro que expulsou o Hulk?

  3. Bom dia xará e amigalos! Que festa fez a MASSA ontem em Brasília. Que carinho os torcedores tem pelo Hulk e demais jogadores. Quem não viu vale a pena ver no canal do Breno Galante ou na GaloTV. Quanto ao time para logo mais acredito que Milito vai deixar Vargas e colocar Bernard no decorrer do jogo. Matheus Mendes; Saravia, Fuchs, Alonso e Arana; Otávio, Alan Franco, Scarpa e Vargas; Paulinho e Hulk. E cuidado com esse Juventude que é outro TIME CHATO do Rio Grande do Sul, assim como os de SC Criciúma e Figueirense. E VAMOS QUE VAMOS!!!!!!!!!! AQUI É GALO!!!!!!!!!!!!!

  4. Bom dia!
    Com uma boa expectativa pra o jogo de logo mais.
    Espero que Igor Gome atabalhoado não seja acionado e nem Kardec porque esse quando entra é porque a vaca já foi pro brejo.
    Vamu Galooooo!

  5. Bom dia!
    Numa boa expectativa pra o jogo de logo mais. Espero que Milito não precise contar com Igor Gomes atabalhoado e muito menos com Kardec, porque esse último, quando acionado é porque a vaca já foi pro brejo.
    Vamu Galooooooo!!!

  6. Considerando toda a Área Metropolitana de Brasília (AMB), que agrega o DF e a PMB, o ranking das maiores torcidas é o seguinte:

    1º FLAMENGO – 1.142.114 (48,7%)

    2º VASCO – 268.444 (11,5%)

    3º CORINTHIANS – 190.089 (8,1%)

    4º SÃO PAULO – 162.022 (6,9%)

    5º BOTAFOGO – 131.123 (5,6%)

    6º FLUMINENSE – 111.535 (4,8%)

    7º PALMEIRAS – 106.079 (4,5%)

    8º CRUZEIRO – 66.220 (2,8%)

    9º ATLÉTICO MINEIRO – 37.231 (1,6%)

    10º SANTOS – 36.970 (1,6%)

    11º GRÊMIO – 21.066 (0,9%)

    12º INTERNACIONAL – 14.247 (0,6%)

      1. Os clubes do eixo RJ/SP, não seria novidade serem maioria, uma vez que, desde a construção de Brasília, esta foi invadida por cariocas e paulistas, por dever de ofício, ou seja, funcionários públicos de praticamente todos os órgãos públicos federais que foram OBRIGADOS a se mudarem pra Brasília, acabando por lá ficarem, assim como seus sucessores…

  7. Bom dia, Atleticanos. Jogo duro mais tarde, o Juventude é muito bem treinado pelo Roger (qdo lembro que trocamos o Roger pelo horroroso Rogerio Micale em 2017, entendo porque o Galo demorou tanto pra ganhar outro brasileiro). Meu time pra hj: Mendes, Saravia, Fuchs e Alonso; Otávio e Franco; Scarpa, Bernard e Arana; Hulk e Paulinho. No meu time ideal ainda entram Lyanco, Vera e Zaracho (nosso melhor meio campista). Vamos que vamos que ainda resta um turno pela frente, nada de abandonar o brasileiro pra priorizar copas, isso é pensamento pequeno. Estarei no Mané Garrincha jogando junto com nosso Galo (quem for acompanhar o “espetáculo “, sem participar ativamente como o decimo segundo jogador, papel histórico exercido pela Massa, fique em casa e acompanhe do sofá). GALO SEMPRE. SAN

  8. Bom dia….imagino que não vá publicar…não sei a razão, mas enfim…vamos lá.. 2 observações para sua (ou nossa) reflexão: 1) a parte do comentário que fala do ze pereira: se o juventude teve o árbitro contra…acréscimo…pênaltis contra…expulsão injusta, etc…e mesmo assim conseguiu seu intento…isso é um resumo da nossa incompetência naquele dia, não acha? 2) Pq insiste em chamar o novo contratado de Veras….se o nome do cara é Fausto Vera? PS: tenho observado que os jogadores do outro time de BH estão jogando sorrindo…não importam com as marcações dos juizes (nossos algozes) e o resultado para eles estão vindo. Ao contrario, os nosso jogadores entram e jogam tensos, sempre dispostos a brigara a reclamar…Estranho!

  9. Bom dia a todos. Não quero criar expectativas p hj. Quero apenas que o time jogue focado e com vontade de vencer. Um resultado positivo trará tranquilidade ao técnico e ao time p ajustar para a competição que entendo ser mais importante: Libertadores. Não desdenhando das outras duas e sim pq ela trará melhores dividendos e opções. De toda forma sigo Militando.

  10. O TIME DO JUVENTUDE

    Com dois pontos a menos que o CAM, o JUVE é o 13′ colocado do BR24 com 19 pontos (5V 4E 5D) e 45% de aproveitamento.

    É o 5′ melhor mandante e em casa, onde é muito forte, ainda não perdeu e venceu cinco confrontos; já fora de seus domínios a campanha é ruim, sendo o 4′ pior visitante com cinco derrotas, nenhuma vitória conquistada e apenas dois empates.

    Na prática o Juventude é um tigre jogando em casa e um gatinho atuando longe do Alfredo Jaconi, seu estádio raiz onde é sempre um adversário encardido e carne de pescoço.

    Bom para o Atlético que não tem nada a ver com o fato de o Alviverde Gaúcho ter vendido seu mando de campo no Mané Garrincha em Brasília.

    Na prática isso inverteu o mando pela expectativa de presença de bom número de torcedores atleticanos candangos em Brasília.

    Alô, ÂNGELO, AmiGalo pé quente que reside em Brasília e certamente estará prestigiando o Alvinegro que tem grande Torcida no Distrito Federal.

    Azar do Juventude que tem outro problema que tem sido o assédio do Internacional em cima do técnico Roger Machado que poderá ser o novo treinador do Colorado Gaúcho logo depois da partida.

    É que com a queda de COUDET no Inter o principal nome para substituir o argentino é justamente o técnico Roger Machado que deverá aceitar o convite, segundo o noticiário gaúcho.

    Por conta desses problemas circunstanciais no Juventude e o retorno dos titulares e chegada de reforços no Time Atleticano que o favoritismo naturalmente pende para o Alvinegro que tem tudo para vencer e subir uma posição na tabela.

    Agora é com o Milito e com os caras que precisam mostrar mais serviço nessa altura do campeonato, no final do turno, que costuma ser um divisor de águas na competição.

    Ainda dará tempo do Atlético reagir no BR24 que começa a escapar pelos dedos, inclusive o G6, vejam só.

    A hora da reação chegou…

    Vamuuuu, GALOOOOOOO!!!

    1. ERNEST!
      Estaremos a postos! Vamos prestigiar! Quem mandou o Juventude inventar moda e “beneficiar” ao atleticano com a possibilidade de presença maciça. GalÔOOOOOOOOO
      Abraço.

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 16/38 – Juventude (fora) – Voltamos pra 1ª pág da tabela e com a esperança de dias melhores.

    Imaginem Bernard fazendo o papel do 10 pelo meio e distribuindo passes de qualidade para Scarpa, Hulk e Paulinho. É muito talento e inteligência juntos por metro quadrado.

    No BR-23, após ganhar do S. Paulo, o Galo deslanchou. Foi o melhor do 2º turno e terminou em 3º. Queremos o repeteco dessa história e que comece hoje.

    Nossos pontos perdidos: 14 (casa) e 10 (fora), num total de 45/114 pontos disputados. Ganhar e alegrar a “Massa candanga”, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *