Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais uma final na vida do Atleticano

Finalíssima é algo que está no roteiro do Torcedor do Galo ao longo da história. Se será a 19ª estadual consecutiva, onde nas anteriores vencemos 11 e em sete oportunidades ficamos com a segunda colocação, recentemente também fizemos duas outras – nacional e internacional – sendo vice em ambas. Copa do Brasil e Libertadores. Nem sempre ganhando e nem sempre perdendo, mas sistemática e costumeiramente decidindo.

E é com esse espírito guerreiro de um bom Galo de briga, que motivou a escolha do nosso mascote, que vamos ao Mineirão na primeira partida da decisão. As vendas de ingressos ontem tiveram bom impulso, seguramente pelo fato de muitas empresas terem quitado o salário do mês anterior antes do quinto dia útil. Até então as vendas estavam travadas e dinheiro na conta aliado a chance do segundo hexa mineiro animaram a Massa.

Tivessem estipulado valor mais razoável e acessível ao orçamento do Torcedor, seguramente a capacidade máxima seria esgotada. Infelizmente a ganância acaba por prejudicar a muitos Atleticanos que gostariam de levar o seu apoio. Um dia ainda irão se sensibilizar a isso, algumas barreiras já estão sendo superadas neste início de temporada com a chegada de gente que entende e sabem gerir algo que não basta ser dono do time e ter dinheiro.

Para o jogo de hoje que vale muito para o Torcedor (hexa), o treinador deverá manter a formação que vinha utilizando. Diferente do ano de 2016, como bem lembrou ontem o Silvio Scalioni, quando o então treinador Diego Aguirre escalou time alternativo na decisão do título. Perdemos a primeira por dois a um e empatamos a segunda em um gol, deixando escapar o título. Agora não, temos Cuca e um time completo para buscar a vitória. Quem sabe até encaminhar o título já desde esse primeiro confronto. Não estou cantando de Galo, só sonhando e desejando. Jogo é jogado, como diz o Ernest, e lambari é pescado.

Com a venda do Alisson, que já viajou, a expectativa era de ter Deyverson no ataque ao lado dos bons Cuello e Rony. Mas ontem no início da noite surgiu a informação dando conta de que Hulk treinou e pode até ser aproveitado. Penso eu, antes diria que disse lá atrás quando ele se machucou no jogo com a Caldense, que acreditava no seu retorno já frente ao Manaus. É zeloso com sua forma física, sempre demonstrou isso, mas não atuou pela Copa do Brasil. Vinha sendo descartada a possibilidade de ele jogar, até que saiu essa informação.

Ao que sinto e acredito, o super herói vai a campo, atuando de acordo com eventual necessidade. Quero dizer, a exemplo da primeira partida pela Copa do Brasil, ficando no banco de reservas. Preservação sim, afinal a temporada será pesada. Se as coisas estiverem complicadas, para desespero do kuei, o artilheiro entra em campo. Caso contrário seguirá guardado para entrar inteiro já na segunda partida. Até porque a artilharia está praticamente assegurada ao Hulk.

Se o Galo sofreu somente dois tentos até agora, marcou 13 vezes. E que curioso. Sete do artilheiro (Vila Nova, Athletic, CSA/MG (2), Itabirito e Tombense (2). Os outros seis foram Dudu (sub20 com o Democrata), Bernard (América), Cuello e Deyverson (ambos no Itabirito), Rony (Tombense) e Roger Carvalho (contra/Tombense). Entre os jogadores dos dois clubes envolvidos na decisão três americanos, todos com três gols cada, (Elizari, Jonathas e Marlon), teriam de fazer quatro para se igualar e mais que isso para superar nosso ídolo. É ruim! Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

10 thoughts to “Mais uma final na vida do Atleticano”

  1. Salve Massa e Guru

    Tomara que Hulk possa jogar, mas se não, depois da chegada dele, talvez, depois de muito tempo, o torcedor atleticano, sentirá menos sua ausência.
    Não que nossa Hulkdependência seja ruim, afinal temos o melhor jogador do Brasil há quatro anos. Pergunte a torcedores de outros clubes, se eles não queriam ter esta dependência?
    Para amenizar caso Hulk não jogue, temos Cuca no comando e tenho certeza que quem entrar, dará conta do recado.
    Mas se for Deivinho, mando um recado a ele:
    Tá na hora de jogar futebol e deixar as gracinhas de lado.

  2. Bom dia, prezados Atleticanos

    Em se tratando do Mineiro, tudo leva a crer que o Kuei “veio ao mundo” pra azucrinar a vida do nosso maior rival caseiro. Parece que “estava escrito nas estrelas” (Tetê Espíndola – 1985), ou seja, escrito nas 05 estrelas deles, a palavra: ELIMINADO.

    É um adversário encardido e chato. Dificilmente o Galo ganha com sobra de gols. Mas, precisamos apenas da vitória. Pode ser magrinha (1×0), mas que seja.

    No jogo da volta, o super-herói volta. E aí, a mística do Horto, com vitórias épicas e históricas, gritará mais alto. Com o apoio da Massa, bora encaminhar o Hexa, Gaalôoo!

  3. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    O grito de “Hexacampeão” já ecoa nas Minas Gerais…

    Mas…

    O jogo é jogado e o lambari é pescado!!!”…

    O Kuei, o lambari assassino, está sedento e faminto e quer porque quer levantar esse caneco que é nosso…

    No íntimo os caras acham que vão surpreender e bater o Galo, aliás como fizeram bem com a raposinha magricela que ficou a ver navios, de novo…

    Se for pôr na balança a técnica, a tática e a Camisa o Galo vence, dá a volta olímpica e será Hexacampeão…

    Porém, a história atleticana ensina que o Galo só venceu, conquistou e levantou canecos quando a velha raça entrou em campo e, na base do lutar-lutar, bateu tubarões e lambaris…

    Olha que o lambari acordou serelepe e acha, porque sonhou, que hoje vai pescar o Galo…

    Os postes acordaram dizendo que hoje vão mijar na cachorrada…

    Os foguetes molhados estão secando ao sol…

    O jacaré acordou e disse: hoje eu vou pegar o Tarzan…

    E o Sargento Garcia está pensando: hoje finalmente eu pego esse Zorro…

    Até o vento hoje amanheceu mais fresco e assanhado…

    Os secadores de plantão já estão a postos…

    Vai pra cima deles Gaaalooo!!!

    E viva o Galo!!!

  4. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O América vai dar a vida nesse jogo. É a chance dos jogadores do Kuei fazerem uma grande proesa que poderá impactar em suas carreiras. Então será um jogo de muita entrega física por parte do adversário. Assim, considerando todo esse contexto de esforço e mobilização do adversário meu placar para essa partida será 3×0 pro Galo.

  5. Bom dia, Atleticanos, acho que Hulk não inicia jogando, no máximo, fica no banco. Aposto tbm, que Rubens será seu substituto, com Rony fazendo a função central do ataque. Everson, Natanael, Lyanco, Alonso e Arana; Franco e Menino; Cuello, Scarpa e Rubens; Rony. Bom fim de semana para todos. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading