Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Levir de fases

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

“Complicado e perfeitinho”, assim como na letra de uma música do “Raimundos”, Levir reaparece no Galo pela quinta vez em sua carreira. Ainda como na versão daquele grupo musical, “você me apareceu, era tudo que eu queria, estrela da sorte”. Estrela ou burro com sorte, seja qual for, o fato é que estamos precisando de muita força e energia espiritual para sair do marasmo que o time atual colocou o Torcedor Atleticano.

Em passagens anteriores pelo nosso time, o técnico chegou a ganhar a alcunha de Levice, depois de ter quase chegado ao título em algumas competições. Foi o comandante da nossa volta à série A, depois do rebaixamento que Tite e Ricardo Guimarães – abraçados – impuseram à Massa. Na sua última passagem pelo Galo, levou o time ao título da Copa do Brasil e a uma campanha regular no Brasileiro.

Demitido, deixou o comando Atleticano emocionado, dando a entender que foi pego de surpresa com a decisão do então presidente Daniel Nepomuceno. Corre à boca miúda que o dirigente maior da ocasião, assim teria agido por sugestão (ou ordem?) de outro ex-presidente do Galo. Agora, as mesmas fontes, dão conta de que o retorno dele – Levir – teria sido bancado pelo mesmo antigo comandante Atleticano. Uma ou outra, já seria incabível, se ambas mais ainda inaceitável.

Fato é que Levir Culpi chegou. Gostando ou não dele, temos que acreditar e torcer para que dê certo. Para, assim, voltarmos ao caminho de glórias perdido nos tempos recentes. Notadamente neste 2018, nem regional. Já disse aqui, ontem e anteontem, sobre minhas marcas e mágoas de seu legado, como abandonar a equipe no meio de uma competição e deixar um passivo trabalhista de alto custo. Agora é esquecer isso e pensar no futuro.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Sonhar. Afinal o que é sonhar?

Pesquisadores dizem ser um tráfego de informações cerebrais durante o sono. Existem pessoas que buscam a interpretação deste fenômeno, mas no nosso caso é sonhar acordado. E nesta situação, para o momento, título se tornou impossível e então nos resta a busca pelo difícil G4 ou – pelo menos – a manutenção do G6

Neste contexto, ele – com toda sua experiência – sabe exatamente o que está lhe esperando. Conhece, como poucos, a nossa curta paciência e tolerância. Em outras fases, assumiu o Galo como promessa, depois voltou como um treinador reconhecido por bons trabalhos até que em sua passagem insistia com uma maneira “zen” que dizia ter aprendido no Japão. Aboliu concentração e implantou uma série de regalias aos jogadores, o resultado não foi de todo mal, mas acabou demitido “estranhamente” num momento em que preparava uma pequena reformulação para a temporada seguinte.

Agora, pelo que vimos em sua apresentação, chegou querendo demonstrar estar desconectado. Se tivesse vindo direto do Japão, diria que era o fuso horário, mas de lá ele já voltou faz bastante tempo. Então seu novo jeito, ou fase, teria outros motivos. Talvez para não criar grandes expectativas, afinal faltam apenas nove jogos e a situação – pela demora na troca do técnico – passou a ser desesperadora. Vamos esperar pra saber qual é a atual fase do Levir Culpi

Em tempo: O Torcedor, por onde passo, em sua esmagadora maioria, quer e espera é a mudança no comando do futebol. Alexandre Gallo não tem a confiança do Atleticano. É público, é visível e é notório!

33 thoughts to “Levir de fases”

  1. Sou Galo, sou músico, toquei c Raimundos, c Nacao Zumbi (valeu, Lucio, vc eh o melhor!), e com comunidade (salve, manochanges). Galo eh Reinaldo, Galo sempre foi contra o mainstream. Punho cerrado! Pensar diferente, publico zero, eh coiisa de arrombado. Muito facil pedir p ninguem ir no campo, se o comedia mora na casa do chapeu. Parafraseando Viana (meu velho, tu era do 27, como eu). Publico zero eh o caralho! SAN PS1: parem, seus putos de comparar Galo c as meninas, se acham que elas sao mais felizes, debandem p la e parem de pelassacagem. Ps 2: bunda mole (tc2) continunio aki, sempre. Vc, seu m. pode viver 100 anos, q nao vai conseguir jamais fazer o q eu faco p meu Galo! Senta no seu sofa, covarde, q eu torco p vc. Tu curte teatro e joga xadrez, eu jogo pelada, truco e purrinha. Eu sou Galo, independente de qualquer coisa, e de qualquer atleta, tecnico, presidente ou diretor de futebol. SAN

    1. Prezado Ricardo Divinópolis, o Alertando sofreu uma contusão muscular, há uns 25 dias, num jogo do sub-20. Está, portanto, fora de combate. Abraços!

  2. Parabéns aos torcedores pla manifestação ontem. Essa diretoria e estes jogadores tem que ser cobrados mesmo. Fora Gallo, fora Sette Câmara e fora jogadores acomodados. A mudança não deve ser apenas do treinador, mas também da diretoria, principalmente de postura, tem que haver compromisso, competência, ambição para conquistas importantes. Só lamento a omissão as organizadas que não cobram a diretoria em trica de ingressos, lamentável. Temos que cobrar, não podemos abrir mão das conquistas. A torcida merece titulos.

  3. Precisamos elaborar uma lista da torcida de dispensas para 2019. Segue meus onze preferidos: Alexandre Tadeu, Patrick,junino,Gabriel, Fabio Santos, Elias, Thomas Andrade,Cazares, Leandrinho,Denilson e Terans.

  4. Boa tarde. Eduardo vamos elaborar uma lista com onze nomes de pessoas que nao podem continuar no galo em 2019. Segue a minha lista: Alexandre Tadeu, Juninho, Gabriel,patrick, Elias, Fabio Santos,Denilson,Thomas Andrade, Cazares,Edinho e Leandrinho.

  5. Boa tarde. A minha sugestao ao Eduardo e aos atleticanos que frequentam o blog: vamos fazer uma lista com onze pessoas que nao queremos no galo em 2019. Minha sugestão: Alexandre Tadeu , Juninho,Gabriel, Patrick, Fabio Santos, Elias, Natan, Denilson,Cazares,Thomas Andrade e Pastor. Os torcedores do Palmeiras no final de 2017 fizeram isso.

  6. Só gostaria de parabenizar os torcedores que fizeram o protesto ontem. Não foi as organizadas, .as sim torcedores que não recebem ingressos grátis, para se omitirem. Apoio aos que manifestaram sua revolta com a diretoria omissa e incompetente. FORA ALEXANDRE GALLO, FORA SETTE CÂMARA E FORA JOGADORES ACOMODADOS. TEM QUE COBRAR MESMO ESSES CARAS.

  7. O Levir dizer que está desconectado e desconhece os jogadores do nosso GALO é balela… sabe sim um pouco de tudo que rola lá dentro e vai refazer esta baderna, amém…

    se ele já barrou R10 e Tardelli que são ídolos eternos, imaginem o que fará com os medalhões preguiçosos e sem vontade… vão pro banco e se não gostarem vão pra rua…

    no mais é acreditar num bom trabalho do cara e cobrar os reforços necessários até porque já vimos que o diretor-empresário vai ficar!!!!!!!!!!!!

  8. Boa tarde amigalos! Agora vai voltar o tal eu acredito,as gracinhas do Levi depois de derrotas humilhantes , a falta de tesão do técnico e outras coisas mais, mas sinceramente o que precisamos é de planejamento no elenco , contratar goleiros, manter o Victor, laterais ,armadores ,Casares ,Natans etc não dá ,atacantes com gana,pastor,Denilson,não dá.

  9. Boa tarde amigos do Galo. Acredito que com a chegada do Técnico de Futebol Levir Culpi, o diretor de futebol não vai mais contratar refúgios. Se ele insistir em contratar , vender e escalar jogadores como tem feito o Levir não fica.

  10. Prezado Eduardo,
    Uma vez que o senhor hoje está “musical”… permita-me parafrasear o mestre Chico Buarque:

    AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA!
    Tenente Sette Câmara: Hoje você é quem manda (será?), falou tá falado, não tem discussão, não. A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão, viu! Você que inventou esse GALLO, e inventou de inventar toda a escuridão… Você que inventou sua contratação (será?), esqueceu-se de inventar também a demissão.
    Alexandre Gallo: APESAR DE VOCÊ!!! Amanhã há de ser outro dia! Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia? Como vai proibir quando o GALO insistir em cantar??? Quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro! Todo esse amor reprimido, esse grito (de gol) contido, esse ano no escuro…
    Alexandre Kalil: Você que inventou a tristeza/Gallo (?). Ora, tenha a fineza de desinventar. Você vai pagar e é dobrado cada lágrima rolada nesse meu penar. E eu vou morrer de rir que esse dia há de vir antes do que você pensa. Como vai abafar nosso coro a cantar na sua frente?
    Apesar de vocês!!! Amanhã há de ser outro dia!

    Força Levir, EU ACREDITO!

    1. Boa tarde Lucy e amigos do Galo. Ser diretor do CAM tem que ser uma honra para qualquer um, estão querendo nos fazer acreditar que estão fazendo um favor ao presidir NOSSO GALO. Estão apequenando NOSSO GALO.
      Fora Gallo!!!!

  11. Bom dia Eduardo e Nação Atleticana.

    Também estou torcendo muito para que Levir tenha uma boa fase. Experiência, coerência e coragem pra barrar medalhões, nós sabemos que ele tem. Resta saber se ele vai construir extrair raça e competência dos nossos jogadores, principalmente dos “bois cansados”. Que seja uma fase maravilhosa, de preferência acompanhada de títulos!

    Agora, o que precisa mudar mesmo é a mentalidade medíocre dessa diretoria, a começar pelo comandante (?) do futebol. Graças a esse protótipo de diretor, amargamos uma das piores temporadas da última década. A torcida não merece isso. Chega! Já deu!

    Obs.: Parabéns aos torcedores que estiveram presentes na sede de Lourdes para protestar ontem a noite, vocês representaram a indignação de uma nação de 8 milhões de apaixonados. Mas não pode parar por aí, não podemos nos calar enquanto esse sujeito não estiver longe do Galo. #ForaAlexandreTadeu!

    Saudações Atleticanas!

  12. Olá amigos da bola!

    Pouco mais de vinte atleticanos protestando!….
    Que vergonha! clube da grandeza do Galo!………..
    Quanto conformismo!
    Eu nunca em minha vida, tinha visto o Atlético tão abandonado, dentro e fora!……..

    Cadê a massa da grande BH?? Porque não compareceram???

    Para finalizar, parabéns aos pouco mais de vinte atleticanos!…….
    Muito pouco, mas, é o começo!…….
    Muita coisa, ainda precisa mudar!
    Portanto, que continue os protestos!

  13. Torço muito para o Levir Culpi da certo mas o nosso maior problema é o monte de pipoqueiros que tem lá na Cidade do Galo.
    Manter uma base com Fábio Santos, Elias, Cazares e Ricardo Oliveira é pedir para não ganhar nada em 2019, são pipoqueiros nato.
    Precisamos de jogadores com poder de decisão em 2013 tínhamos Ronaldinho, Tardelli e Jô esse ano não temos ninguém tem que contratar.
    Não existe austeridade financeira com time ruim pois o clube não arrecada, esse ano nossa renda da pífia até o momento só foi arrecadado pouco mais de 7 milhões, enquanto as marias entre premiações e rendas já arrecadou mais de 100 milhões.
    O título das marias tem que incomodar temos que usar a rivalidade ao nosso favor e investir para formar um time campeão, a resposta tem que ser imediata.
    Temos que confirmar essa vaga na Libertadores e investir pesado em 2019 para montar um time campeão o time que está aí é fraco e precisa de reforços em todos os setores.
    O Levir não vai fazer milagre precisamos de reforços isso é fato.

  14. Bom dia…Ontem estava procurando um comentário meu de março, abril…e procurando pelos títulos das postagens e vi de um modo geral como passamos o ano, e fui pra 2017….nossa como foi difícil…reparei que em poucos momentos alguma coisa deu certo…no resto era se time treina…tá uma bagunça…só tristeza…Acabei que não achei o comentário que queria, mas reparei nisso. Queria parabenizar os torcedores que foram a sede protestar, não sei quem são, mas fizeram o que eu queria fazer, como moro em outro estado fica difícil, mas deixo aqui o meu apoio…Quanto ao Levir…agora Levir se quiser continuar para ano que vem…TRABALHE, TRABALHE DURO, olhe o mercado, acompanhe os outros técnicos, estude os outros times…queremos RUMOS, OBJETIVOS, METAS COM CRONOGRAMA…ou seja planejamento, mas não me venha com planejamento pra 2020, 21…queremos o BR 19 e o 20 e pelo menos mais uma copa…Queremos títulos e um time bem treinado e planejado…Então TRABALHE Levir….Saudações

  15. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    Sabemos que o GALO tem um conselho deliberativo “atuante”, ele elege independentemente os mandatários do clube. Sabemos também que ex mandatários não “tem” voz de comando dentro do clube. Sabemos que o funcionamento do clube é harmônico e moderno. Não há “feudos”! Sabemos que a diretoria atual é “atuante e independente”.
    Outro ponto que gostaria de destacar com um questionamento: qual será o comportamento da torcida, quando o Levir olhar para o banco de reservas e vir Leandrinho, Nathan, Terans, Edinho, dentre outros craques, e precisar substituir. Falaremos que substituiu errado?
    Caro escriba mor, com a devida vênia ouso a discordar sobre o sonho do G4. Ele é um delírio!
    ps: onde estão os autênticos?
    TORCER SEMPRE sem NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  16. Não acredito que vá ser pior que o aprendiz de treinador anterior, que tem muito a aprender para comandar um time do gabarito do GALO. Com certeza fará um trabalho muito melhor e levará o GALO à classificação para a Libertadores. Seja bem-vindo, Levir, e coloque nosso GALO nas primeiras posições do Brasileirão, de onde jamais deveria ter saído.

  17. Acredito que estão esperando confirmar ou não a ida pra Libertadores pra começar a correr atrás de novas contratações. Não sei pq ainda não foram atrás e já acertaram com o Tardelli. Ele já trabalhou com o Levir e nos deu grande alegria em 2013 e 2014. O contrato dele acaba esse ano e já pode assinar um pré contrato. Se demorar, perde, pq outros times já sondaram ele.
    Além dele, pra mim, a prioridade seria um ou talvez dois zagueiros titulares. Se o Levir conseguir colocar o Casares e o Nathan pra serem o 10 e jogarem bola… Ou dar oportunidade do Bruno Roberto ser esse 10… Se não precisamos urgentemente de um 10.
    Isso além de tirar o Elias do time e usá-lo como moeda de troca, por o Luan no banco, sumir com o Fábio Santos de BH.
    É preciso observar os nossos jogadores que estão emprestados, como Nathan, que tá jogando de volante na Ponte, Leonan no fortaleza e outros… Se desse pra trazer o Marcos Rocha de volta, pra disputar posição com o Emerson. Mas já seria necessário mostrar pra ele que será pra disputar posição, pq ele tá insatisfeito com a reserva no porco.
    Acredito muito no Levir e acho que com algumas mudanças nesse time, poderemos ter muitas alegrias em 2019.
    Tamo junto Levir Culpi

  18. Bom dia a todos.
    Concordo com seu comentário. No mais o Atlético precisa voltar a pensar grande. Precisamos voltar a jogar no Mineirão. O Pirangi está querendo se apoderar da administração do estádio. O Mineirão é do povo. Foi construído com nosso dinheiro.

    FORA ALEXANDRE JADEU!
    FORA ELIAS!
    FORA PASTOR!
    FORA FABIO SANTOS!

  19. Bom dia a todos.Temos que ganhar todas,é difícil, mas possível.Os outros times não estão jogando bem, vamos esperar e torcer, como sempre. Vamos lutar para uma boa colocação. Aqui é GALO…

  20. Caros,
    Ñ posso deixar de ser sincero e verdadeiro nesse momento de tamanha REVOLUÇÃO. Agora vai! Queremos, sim Srs., o Br19. A definição de sonhar é essa e é batalhar arduamente por isso. O papo de esperar estádio, de esperar acertar finanças, de esperar formar time SÃO BALELAS. Ñ vamos confundir COBRANÇA por resultados com IMPACIÊNCIA…Anotem: (Pastor PIPOQUEIRO, atual mandatário da igrejinha; Fábio, Cerca menina Cerca, Santa; Patrick, um dos mais autênticos perna de pau q tenho visto; a enceradeira torta argentina; edim; denilson & Cia a la vonté, são tantos)…poizé, se Levir ñ tocar essa barca, afunda com ela. Ñ há alternativa. Virão dizer q o time ñ é dos piores. Ñ adianta, irmão, é sim. Perdeu entregando tudo q disputou, simples. Se continuarmos coniventes com os embusteiros q fingem jogar pq basta vestir, assinamos o atestado de LüLLücyZERO JABAZEIRO e, pior, de TORCIDA OTÁRIA. Ñ basta vestir camisa e beijar escudo. Chega disso. Queremos jogadores comprometidos com uma MENTALIDADE VENCEDORA, chega de marquetagem barata de CRENTELHO otário. A função do Levir é essa. Desarmar os PAÇOQUEIROS e dar linha na barca. Se ñ se impuser, vai dançar. EU NÃO BATO PALMA PRÁ MALUCO DANÇAR!
    Obs.: Será q há dúvidas sobre quem COMANDA o Galo de fato?…começar a questionar mais veementemente, pq o cara ñ pode ficar sentado numa conquista que foi de muitos e achar q é o tal. Tá atrasando nosso AnoQVem! Se o Galo lhe deve algo q ele cobre, mas o Clube tem q seguir em frente, no futebol, gigante dentro de campo, competindo e conquistando.
    AQUI É GALO? Galo é 13 e 13 é Galo. Eu sou 13!
    GALO SEMPRE!

  21. Bom dia massa e Guru.
    O maior desafio de Levir será quebrar a panelinha formada por alguns jogadores que estão mandando no clube. E esta panelinha tem nomes: Vitor, Elias, f. Santos e RO. Estes caras estavam fazendo de TL um fantoche, e por isto estavam defendendo a manutenção do ex-interino com unhas e dentes, pois só assi poderiam garantir a continuidade da titularidade, e a falta de cobrança, ou seja, TL, era um mosca morta. Espero que Levir Culpi, venha pra acabar com esta panela, e principalmente dar oportunidade a alguns jogadores da base, que foram ignorados e colocados de lado pelo antigo treinador. Aliás, aproveitaram não dó do treinador, mas também e principalmente da diretoria, que até hoje não sabe o que está fazendo na sede de Lourdes. Fora os dois!!!!

  22. Bom dia!
    Pena ele estar “desconectado”, pois se estivesse, já chegaria barrando Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira.
    Vi uma notícia ontem que Marco Aurélio Cunha estaria sendo cogitado para o lugar do “Jadeu”.

  23. A torcida levou faixas de protesto.
    É isto mesmo: não queremos ficar só no cheirinho enquanto o rival ganha títulos.
    Chegou a hora da virada com Levir.
    Este não brinca em serviço: chegou a colocar ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas e enquadrou o Tardelli quando foi preciso.
    Vai meu Galo, rumo ao G4.

  24. A torcida levou faixas de protesto.
    É isto mesmo: não queremos ficar só no cheirinho enquanto o rival ganha títulos.
    Chegou a hora da virada com Levir.
    Este não brinca em serviço: chegou a colocar ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas e enquadrou o Tardelli quando foi preciso.
    Vai meu Galo, rumo ao G4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *