Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo ruim e resultado injusto

Se tivesse de ter um ganhador ontem, não seria o Galo e sim o estreante e debutante North de Montes Claros. Diferente de nós, o time do interior foi para o campo com vontade e buscando o resultado. Já no nosso time, que sequer levou o treinador, o que sentia é estar cumprindo – com certa dose de má vontade – uma formalidade. Como se não bastasse, um estádio acanhadíssimo e com um gramado terrível. Resultado: jogo ruim, Galo péssimo, arbitragem horrorosa. Até a transmissão da tv estava sofrível. A bola sumia numa tela com imagem parecendo desconfigurada. E não era a minha televisão.

O jogo começou com domínio do adversário e só aos 7m, numa estocada do Reinier, chegamos no campo de ataque. Parecia que ia acordar, mas nada e foi o North que seguiu ameaçando. Nosso goleiro foi mal num escanteio e por pouco a casa já caia antes da metade do primeiro tempo. Como se diz na gíria do futebol, saiu catando borboleta. Por sorte o jogador cabeceou para fora. Gabriel Delfim já estava fora do lance. E assim continuou com ampla vantagem e posse de bola do time montesclarense. Até que nos acréscimos dessa primeira etapa num chute fora da grande área aconteceu o gol. Kafunga diria: “glu glu glu glu … peru peru peru”.

No intervalo corrigindo a covardia de atuar com três zagueiros, recompondo o meio de campo, tirou Vitão e lançou Índio. A escolha pela saída do jovem de 17 anos, acredito, se deu por estar já amarelado. Não fosse isso, quem deveria sair seria o Alonso. O time melhorou e repetiu o roteiro histórico de perder gols feitos. Bolas fracas e até furando na cara do goleiro. Até que, quem diria, Rony empatou depois de ter chutado a bola em cima do goleiro, aproveitando esse rebote. Foi o único feito do insubstituível jogador xodó do Sampaoli. E Delfim salvou milagorsamente em duas oportunidades. Coisas do futebol! Quando parecia que íamos chegar ao empate Índio tomou o cartão vermelho e ficamos com dez jogadores.

Ouvi alguns amiGalos sobre esse lance, até na live do Breno o amiGalo Rodrigo Duarte defendeu que foi justa a expulsão. Achei exagerada e revendo o lance, me pareceu nítida a encenação do jogador adversário quando o juiz foi até próximo e antes de qualquer gesto de punição, se ateve ao atleta rolando no gramado. Além desse vermelho, dois amarelos ao que pude perceber foram exagerados, no caso do Alan Franco e do Vitão. Como não estou reclamando do tal André Policarpo de ter prejudicado, é ruim mesmo, no final acabou cedendo ao var que anulou o tento da nossa derrota numa jogada discutível. Por isso, classifico o resultado de injusto ao estreante no campeonato mineiro.

Deitei, depois de participar de duas lives – Galante e Bolívar – P da vida com mais esse desempenho e resultado. Custei a pegar no sono e acordei cedo para postar aqui neste espaço com o mesmo estado de espírito de total e absoluta insatisfação. Até quando vai ser assim? Até quando vamos aguentar? Evidente que o Sampaoli não foi, mas ficou atento e – possivelmente – mandando ordens ao interino. Começa com três zagueiros, corrige e quando iludiu que ia virar, tira lateral que vinha bem (Pascini) e coloca atacante (Cadu). Como castigo, logo depois a expulsão. Se no primeiro jogo foram nove minutos de acréscimo, ontem foram 13 e nada de o Galo buscar a vitória. Acomodação total. Até tomamos gol, como no primeiro tempo, na prorrogação mas esse segundo foi anulado.

A soma das duas prorrogações é igual metade de um tempo de jogo, sem que nosso inoperante ataque achasse o caminho para vencer os jogos. Sobre o time montesclarense, remontado após subir para a divisão principal, reconheço que buscaram – pontualmente – jogadores por todo canto do Brasil. Pinçados de maneira preciosa por seus analistas e membros da comissão técnica, que superam em muito nosso famigerado ciga nas escolhas, indicações e contratações. Vida que segue e domingo temos Tombense, em nossa casa, uma vez que o gavião-carcará – quando mandante – opta por jogar noutras praças. Assim caminha o futebol.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Jogo ruim e resultado injusto”

  1. Boa tarde a todos!
    Ontem foi bom para ver que temos opcoes na base, mas precisa de maturar, coisa para ano que vem. Fiquei tentando achar uma boa boa e cheguei à seguinte hipotese: se o sampaoli esta operando com 3 times e esse é o time 3 que está disputando o mineiro, significa que nao teremos que tolerar Rony, Natanael, Reineir e Vitor Hugo, no campeonato Brasileiro. Se for isso, o sofrimento no Mineiro fica tolerável! A ver

    1. Ainda sem ganhar nada há 8 anos e dá palpite em blog de time adversário. Andou sumido desde o final do ano passado após o time dele continuar sem títulos.

  2. Bom dia!
    Alonso, Victor Hugo, Natanael, Reinier, Rony, Kadu…
    Um time que se preze não pode ter um único elemento desses, imaginem 5 ou 6 bagres juntos?
    Não tem como nenhum atleta da Base se destacar ao lado desses caras.
    Esse tal de Cuello arrumador de confusão, com aquele cisca-cisca manjado,só se destacou no fraquíssimo rural do ano passado e mais nada.
    Esse cabeça de ovo nunca me enganou,nem ele e nem a cigana que falou que ele é treinador de futebol.

  3. Bom dia a todos,
    Respeitosamente, em relação aos meninos da base, acho que vi outro jogo. Na minha avaliação, novamente, os jogadores que tiveram o pior desempenho foram os experientes ( goleiro no primeiro gol), Alonso e Victor Hugo – que zaga hein? fizeram de tudo para levarmos mais gols, Cuello – ainda não sabe a hora de passar a bola ou tentar o drible, Renier não pode perder um gol daquele cara a cara ( mesmo considerando as condições do gramado), já o Pascini tem ainda crédito, enfim, o Rony esforçado como sempre é o que pelo menos corre, os demais estão jogando em outra velocidade e com total falta de vontade e amor pela camisa.
    Lembrando apenas, que se não tivéssemos o Gabigol expulso lá no mineiro passado, não teríamos passado nem pra semifinal, pois as Marias já estavam jogando melhor desde daquela fase. Resumindo: tivemos mais sorte do que juízo
    Saudações

  4. Eduardo pra mim a maior decepção se chama Jorge Sampaoli nada a ver com o de 2020.
    O cara morre de amores pelo Rony, arma uma defesa de confiança dele com Natanael, Alonso e Vitor Hugo, arruma essa confusão toda com o Hulk, sinceramente não tenho confiança nenhuma no trabalho do Sampaoli!!
    E a burra da diretoria deu um contrato a ele até final de 2027.
    Muito preocupado com o Galo esse ano

  5. E não tem desculpa que é time da base pq jogaram: Natanael, Alonso, Alan Franco, Vitor Hugo, Renier e Rony praticamente o jogo todo.Agora qual será a zaga titular se optar por 3 zagueiros?
    Se se tiver Alonso e Vitor Hugo segunda divisão é certeza

  6. Tudo mais do mesmo! Pra mim, vergonha! Só o salário do Rony, num mês, suponho que deve pagar dois meses da folha de 11 que estiveram em campo pelo adversário. E isso basta para meu inconformismo de palpiteiro! Desafio, por outro lado, quem aqui diga qual será o PROVÁVEL time a ser escalado para a estreia no jogo contra o porco, no dia 28 próximo! Quem acertar, ao menos 7 jogadores, paro de chamar o treineiro de garnizé!

      1. Boa tarde, amiGalo. Aí você escalou os 11… Então eu “dobro” minha aposta: se forem esses os nomes, portanto além dos 7 do meu desafio a quem acertasse, paro de chamar o “cabeça de ovo” de “garnizé” e só vou chamá-lo de enganador esperto (contrato até final de 2027) que só joga pra torcida…

  7. Salve Massa e Guru

    Quando foi anunciado o aproveitamento do meninos da base, vim aqui chamar a atenção e defender que a postura do torcedor deveria mudar e não haver cobranças exacerbadas dos garotos., mas bastaram 2 jogos ruins e tome porrada, como se a culpa dos jogos ruins fossem deles.
    Para estes que correram a criticar, vale lembrar que junto com os moleques entraram em campo as figurinhas carimbadas do Sampaoli: Rony, Jr. Alonso, Natanael e Renier e pergunto: estes caras, foram tão melhores que os moleques?
    Para piorar, o estagiário do careca me coloca esquema de 3 zagueiros (esquema maldito), contra o todo poderoso North.
    Será que quando ele viu o nome do adversário estava pensando em algum time do futebol inglês?
    Ouvindo agora cedo a live do Breno Galante a cada 10 comentários de torcedores, 12 queixaram e pediram reforços pra zaga, principalmente no lugar de Jr. Alonso.
    Ai vem o desespero, pois pelo que parece ele e seu companheiro horroroso Vitor Hugo, serão nossa zaga no brasileirão.
    Só Jesus na causa!

  8. Bom dia! Enquanto refugos do ano passado estiverem em campo vai ser isso aí sofrimento!!
    Pior é que a comissão técnica ama esses caras Natanael, Alonso, Vitor Hugo, Rony, Cadu, Renier etc ano novo e velhos problemas!
    Detalhe a comissão técnica pediu para termos mais carinho com o Rony aí é pra cantar!!
    Solto até foguete quando ele for vendido!!

  9. Assim caminha a tal base que vejo tanto falar aqui. Pensei que eu não sabia nada de futebol, pois nem sei que base é esta, são aquelas bases dos jogos de beisibol ? Alguem me explica aí. Mas o galo não mexe com futebol? me perdi. Quem não sabe nada de futebol são vocês todos que ficam aqui defendendo um bando de descompromissados, base é o carlho. Só tem pereba com medo da bola, nesta tal “base” nada que se possa aproveitar, e isto já faz anos. Nem se sampaoli fosse acessor do grande JC e suplicasse pela intervenção dele. Time piado, time merreca. Más tem coisa mais importante que fazer futebol né, ficar de briguinha com bloco de carnaval, time ridiculo, turma de bandidos caloteiros, a cada dia que passa me sinto mais ridicularizado por essa gente que tomou o galo de assalto e se intitulam donos. E viva o galo da madrugada, tooome!

  10. Bom dia xará e amigalos. Mais do mesmo. Um amontoado de jogadores tocando bola pra lá e pra cá sem nenhuma criatividade e poder ofensivo. Três zagueiros contra o poderoso North de Montes Claros é vexatório. A defesa de peneira não terá nenhum reforço pelos “estudos” desse CIGA. Continua dando sono assistir aos jogos do GALO. Concordo com o Guru. Resultado injusto para o estreante do campeonato. Dia 28/01 tem Palmeiras heim….

  11. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. De onde não se espera é que não sai nada mesmo! Gabriel Delfim: dois frangos. No gol anulado ele falhou também! Natanael? Reinier?? Júnior Alonso?? Roni?? Vitor Hugo?? Kadu??? Sinceramente, o que esperar de um time com essa turma ai??? Em relação aos jogadores jovens, penso que, deveriam ser lançados em outras circunstâncias: quando o time titular estiver jogando e com jogos resolvidos. E no máximo dois por jogo. Pegar uns cinco jogadores jovens e escalar junto com a turma precitada acho até sacanagem. A ruindade é contagiante! Porém, penso que, NENHUM desses jogadores jovens esta em condições de ser titular em um time que tem pretensões de disputar o Brasileiro. E defesa com Natanael, Vitor Hugo e Alonso é cilada Bino!

    1. Vou tepetir o que disse ontem..enquanto esse cabeça de ovo fdp estiver como treineiro vai ganhar nada time mediocre..tb goleiro horrivel..natanel..vitor hugo..alonso..rony.rwinier..vai ganhar de quem…
      Papai noel ta por ai….

  12. Bom dia, Atleticanos. Um resultado duma partida de futebol só é injusto se houver interferência da arbitragem. Quantidade de chances, percentual de posse de bola ou a forma como um time se apresenta não torna um resultado justo ou injusto. Dito isso, o resultado realmente foi injusto pois no gol dos caras, não houve a falta que originou o lance. Tenho gostado da oportunidade dada aos garotos, vai mostrar quem realmente pode compor o elenco profissional. Vitão foi muito bem substituído, certamente seria expulso, pelo segundo jogo seguido, deu botes equivocados, lento e afoito. Tem potencial pra melhorar, mas precisa entender que profissional não é sub 17. Índio, Cissé, Cauã Soares e Pascini são os mais promissores dessa geração. Imagino que para o próximo jogo, teremos alguns titulares escalados. Antes que alguém cometa a injustiça de criticar o Sampaoli por ter ficado em BH, lembro que com o argentino, não há corpo mole. Treinos sempre em 2 períodos, começando sempre as 9, bem mais cedo que o futebol brasileiro está habituado. O careca trabalha e trabalha muito! Achei correta a estratégia de ficar em BH treinando os principais jogadores e deixar o auxiliar com o expressinho que foi a Montes Claros. É isso, ao campeonato mineiro, a importância que ele merece. SAN

  13. De acordo, Guru, em que houvesse um vencedor teria de ser o North. E, tambem, no gol deles, apesar de o cara ter calibrado o arremesso (recebeu o lançamento, cortou pra dentro e chutou sem um vivente alvinegro pra fungar no cangote), o goleiro frangou.

  14. Ao meu ver essa base não salva ninguém! Jogador tem que ter personalidade, ontem lateral das Marias de 17 anos jogando com uma baita personalidade! Não tem essa de minutagem, maturar, cara quando é bom, entra e mostra a que veio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading