Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo para ser esquecido

Foi horrível. Difícil de explicar. O primeiro tempo do Galo, certamente foram os piores momentos do time no ano de 2016. Depois, até que melhorou, mas como correr atrás de um placar adverso daquele e até certo ponto elástico e surpreendente? Isso aliado a dois outros fatores, que, advirto, não servem como justificativa: o árbitro argentino e o campo de várzea em que a Conmebol permitiu a realização de uma partida de Copa Libertadores das Américas. Valha-me!

O juiz, além de marcar uma penalidade inexistente contra o Galo, foi extremamente rigoroso – seja na distribuição de cartões e até mesmo na aplicação da regra – com critérios absolutamente diferentes na partida. O campo, do lado direito e abaixo do vídeo para quem acompanhou pela televisão, é um vexame. A areia deixou o solo fofo e a bola quase parava quando a jogada era nessa região. Reitero, apesar desses dois fatores extras, o time foi irreconhecível no Equador.

E a responsabilidade disso é toda do treinador. Em conversas e até mesmo várias postagens, aqui mesmo, me ocupei em defender Aguirre e alguns torcedores até reagiram. Ainda merece o meu crédito o treinador, mas algumas reflexões merecem tirar o seu sono, já que nosso ele tirou nessa última noite.

Uilson, cuja decisão de manutenção eu aprovei, não pode correr riscos de ser queimado. É um bom goleiro e tem muito futuro. Porém, para o bem da carreira do atleta, ele não pode permanecer na equipe. O segundo gol é todo de responsabilidade dele. No primeiro, considerando que a bola desviou no Marcos Rocha, absolvo.

Acredito que, fossem Victor ou Giovanni, seria admissível a defesa. Já o terceiro, nenhuma obrigação de pegar penalidade. Mas no segundo a responsabilidade foi dele e o peso é grande, pois a Torcida é exigente e chata. Portanto, Aguirre e Chiquinho terão de rever seus conceitos.

Outra situação que os recentes jogos comprovam é que Leandro Donizete não pode ficar fora do time. Fez falta no clássico mineiro e ontem, quando entrou, o meio de campo se organizou. Urso, em que pese os gols que vem fazendo, não ajuda em nada na marcação.

Nossa zaga esteve mal, mas foi excepcionalmente neste jogo. Com Léo Silva suspenso para a próxima partida e Erazo já colecionando cartões, reitero a necessidade de contratação de outro zagueiro pra a seqüência da competição. Tiago e Edcarlos não estão à altura da exigência das fases seguintes da Copa Libertadores.

Não estou sendo pessimista, apenas rogando pela solução nessa janela e com as três vagas em aberto pelas saídas de Dodô, Tiago Ribeiro e Henrique. Numa delas será inscrito o Clayton, mas restam ainda duas. Portanto, é necessário despertar para o risco da falta de um substituto à altura.

Apesar da derrota e até mesmo reagindo a alguns colegas Atleticanos “corneteiros”, Pratto é imprescindível ao time. Além de ser um ótimo jogador, não é rara sua presença e participação efetiva em momentos que o Galo é atacado. Seja especialmente em cobranças de faltas e escanteio, o argentino é sempre percebido afastando perigo da nossa área de defesa. E marca, seja de pênalti ou com a bola rolando. Seu gol, ontem, apesar da derrota, assegurou a liderança do grupo pelo critério de saldo.

Encerrando, dois registros que, além da derrota, me tiraram o sono da noite seguinte. A geração da transmissão equatoriana foi péssima. Câmera não acompanhando a jogada e repetição longa de lances em momentos inapropriados. O outro registro é que, para jogo fora de Belo Horizonte, vou voltar a tirar o som da TV e ouvir pelo rádio. Ex-juiz, comentarista de arbitragem, que já prejudicou o Galo em várias ocasiões no passado, insistir em penalizar tudo contra o nosso time é investir no sofrimento e na raiva.

33 thoughts to “Jogo para ser esquecido”

  1. Pessoal, vamos com calma! O Aguirre é bom treinador, mas precisa usar estratégia pra vencer as partidas, enxergar como vai ser o jogo como todo, e nesses quesitos ele foi lamentável, pois o pasto molhado e esburacado como aquele, não podia começar jogando com jogadores técnicos, com o Luan (q não treinou na semana) , Cazares e Robinho, tinha q colocar a turma da pegada, como o General, Eduardo e Lucas Candido, no segundo tempo quando o Del Vale cansou, entraria com a turma da técnica pra decidir o jogo, É simples assim!

  2. Chega de mimimi de juiz!!! ele não interferiu nada!!! o que falta é o sr Luan jogar bola, o sr Robinho jogar bola, o sr Marcos Rocha se mais humilde, o sr Carioca marcar e não desfilar, o sr Erazo ser mais zagueiro…. isso que falta!!! HUMILDADE !!!

  3. Não acredito que o Aguirre teve culpa neste jogo. Cazares e Robinho eram figuras nulas no jogo, principalmente o segundo. Donizete deu mais consistência ao meio campo e nos jogos onde ele saiu o time perdeu o meio campo. Exemplo maior foi contra …….. A cada jogo que passa vejo que um jogador fundamental e que tem que ser titular absoluto é o Dátolo. Faz muita falta nesse meio campo, pois ele, embora não seja craque, é completo. Donizete e Dátolo, para mim são titulares absolutos. Time ideal (para mim): Victor, M. Rocha, L.Silva, Erazo e Douglas Santos. Donizete, Carioca, Dátolo e Luan. Robinho e Prato. Reservas imediatos: Giovani (Lauro na Libertadores), Patric (na lateral), Ed Carlos, Tiago e Lucas Cândido (ou Carlos César). Junior Urso, Eduardo, Cazares e C.Eduardo (se vier mesmo). Clayton e Pablo.

    1. boa formação, como outras opções também continuam mantendo um time forte. Editei apenas retirando uma expressão que seria inadequada ao propósito do blog.

  4. O galo ontem fez um péssimo jogo, na minha opinião deveria ter entrado com os três volantes, num “pasto” daquele o esquema de jogo do galo(que desde 2012 pra mim é o mesmo) não funciona, não se consegue jogar rápido.
    No caso do Junior Urso, consegue surpreender muito com chegadas ao ataque, porém, o Donizete não pode ficar de fora.
    Uma coisa tenho certeza, ou o Luan volta a jogar ou vai sair sentar no banco fácil pro Clayton(que na minha opinião é muito mais jogador)

  5. Prezados amigos Atleticanos, vamos analisar o trabalho do Aguirre mais sabiamente. Ontem ele até poderia ter mantido o Cazares, mas aí teria que ter tirado o Robinho. Colocar o Donizete no lugar do Luan era trocar seis por meia dúzia. Estávamos perdendo o meio campo e ele tentou recompor, porém perdíamos o meio porque o único que marca dali pra frente é o Luan. Pra dar equilíbrio (o time melhorou um pouco no segundo tempo), ele colocou outro jogador que marca (Donizete). Se tivesse mantido Cazares e Robinho e tirado Luan, teríamos tomado um sacode homérico. Os treinadores sul americanos, entendem muito mais da parte tática que a maioria dos brasileiros (brasileiro pratica bem o esporte mas entende muito pouco a sistemática do jogo). Aguirre foge do lugar comum. Troca de treinador neste momento seria a maior estupidez que a diretoria poderia cometer. Não venham me pedir marcelo oliveira que não passa de um enganador, quem entende da parte tática percebe que ele é muito fraco. Aguirre está acertando o time. Libertadores não existe jogo fácil, é ilusão achar que por jogar com times equatorianos, bolivianos, peruanos, teremos alguma facilidade. Espero que os 4 anos seguidos disputando a Libertas tenha ensinado isso à Massa. Parabéns pelo blog, leio diariamente. SAN.

    1. Caro concordo com vc MO não ! Qto à derrota de ontem,algumas observações tem de ser analisadas mais friamente .Acho eu que LA não é lugar para testes,Mineiro serve para isto e Aguirre demorou muito em fazer a leitura do jogo proposto pelo del valle .Ainda no 1º tempo era nítido -talvez por conhecerem bem o Erazo – que iriam explorar muito o lado esquerdo do CAM ,e convenhamos ,estava uma avenida por ali , isto nos custou o jogo . Aguirre pode ser u estudioso -acho que o seja – mas sua demora e tomadas de decisões equivocadas tem contribuído muito para a desconfiança que começa a pairar em seu início de trabalho . Torço para que esta derrota tenha lhe aberto os olhos , como por exemplo ,não se queima um goleiro jovem que à três temporadas ou mais é o 3º reserva do time , LA não permite erros e na próxima fase perdeu tá fora .Autuori e Levir Culpi que o digam , No mais muito boas vossas colocações e VAMU PRÁ CIMA DELES GALOOOOOOOOOOOO … abc

  6. Eduardo, estou começando a achar que foi um erro a não renovação do contrato do Levir Culpi (que achei correta, na época) e a contratação do Aguirre. A realidade é que, com exceção do jogo contra o Colo-Colo aqui no Independência, o Galo não fez nenhuma partida convincente contra times medianos para cima. Eu sei que as contusões estão atrapalhando, mas já era hora do time jogar um futebol melhor, mais organizado e eficiente. Não consigo divisar qual é o esquema de jogo do time do Galo neste ano. De outro lado, Erazo, Ed Carlos e Tiago têm protagonizado partidas bisonhas, demonstrando claramente que não podem ser titulares do Galo. Luan simplesmente sumiu. Nem a antiga raça que demonstrava em campo ele apresenta mais. A Libertadores é traiçoeira, sendo fatal às pretensões de times que cometem os erros que o Galo vem apresentando. Espero que a diretoria esteja atenta a isso. O Marcelo Oliveira está disponível no mercado…
    PS: Não dá para trazer o Réver de volta, não?

  7. Não concordo com resultado surpreendente. Todos estão superestimando este elenco do Galo. O maior do Brasil. O mais completo. Quando perdermos a liberta e o brasileiro é que vamos chegar à conclusão que o Erazo e o J. Urso são fracos? Já dá para ver agora. Não podemos deixar de contratar um zagueiro para o brasileiro. Com Erazo, Thiago ou Edcarlos ao lado do veterano Leonardo Silva vai ser dureza.

  8. Tirando os problemas do gramado e da arbitragem, fato é que Aguirre escalou mal (Junior Urso e não Donizete), substituiu pior (saídas de Cazares e Robinho com o time perdendo) e está queimando Uilson!

  9. Foi pênalti sim, a nova recomendação da FIFA é clara ao restringir a subjetividade do árbitro e fala que em casos de bola na mão a infração deve ser assinalada. Para de chorar e comece a contar os dias pra vcs caírem da libertadores pq meu corinthians vai humilhar vcs no horto( de novo).

  10. Lamentavel ver esse Aguirre tomar conta desse time. Primeiro: Luan não deveria ter entrado. Segundo: Deveria ter entrado com três volantes. Terceiro: Cazares nesse time. Quarto: Uilson e novo não serve para esse time. Aguirre para de inventar meu filho. Olho o time que vc tem na mão.

  11. Sinceramente! Substituir Robinho por Carlos César????
    So pode estar de sacanagam! Seria a procura por um novo Patric? Valha-me oh Senhor!!!
    Esse Aguirre nem deveria ter vindo. Não sei o que faz aqui. Está na hora de aproveitar que o Marcelo Oliveira está no mercado e contratá-lo imediatamente.

    1. Pelo amor de Deus, marcelo Oliveira é fraquíssimo! Treinador estilo brasileiro, apenas entregador de camisa. Analise uma entrevista dele com calma, veja um jogo de um time dirigido por ele pra ver quão ruim ele é. A hora é de apoiar o Aguirre, que é muito, muito melhor que o marcelo. SAN

  12. Cara o que acontece com o Luan depois que o galo fez as contratações o futebol dele sumiu e outra coisa o Aguirre tem alguma coisa contra o cazares robinho e luan bem piores ficaram para o cara sair brincadeira..

  13. Eduardo um questionamento que deve estar na cachola de muitos Alvinegros .Qual é a função tática do Luan neste esquema do Aguirre ? Até hj não consigo entender qual é a do treinador em enfiá-lo pelo meio . Erazo é isto aí mesmo , deu certo no grêmiô pelo simples fato do Roger posicionar uma proteção monstra à frente de sua zaga ,no mano -a- mano lembra-me outro equatoriano que passou por essas bandas ,o Jairo Campos . Preocupante a atuação do Glorioso ontem,pela forma como foi envolvido e pela falta de compactação de todas as linhas . #Galosempre

    1. Luan é um winger. joga pelo lado do campo recompondo a marcação. No 4-2-3-1 que adotamos desde 2011 quando o Cuca assumiu (Danilinho em 2012 fazia a mesma função), os jogadores de lado de campo precisam marcar. Sem o Luan desempenhando essa função no campo, teríamos muito mais problemas defensivos. É um jogador extremamente importante para o esquema tático, mesmo quando não está bem tecnicamente (como ontem), realiza função importante. Não dá pra colocar jogadores que jogam só com a bola nos pés, no futebol praticado hoje no mundo todo, jogadores como Luan e a função por ele desempenhada são cruciais. Aguirre como bom treinador que é, já descobriu essa característica do menino maluquinho e o usa muito bem, principalmente porque Robinho, Cazares e Pratto não farão esse papel. SAN

      1. Barros , com o Cuca o Luan era um reserva que atuava pelos lados do campo e dava proteção nas subidas do Rocha e/ou Júnior César . O time tinha uma intensidade ofensiva muita grande,com a proteção de dois volantes marcadores,seu futebol aparecia muito mais do que hoje. 2011/12 e 13 as características do time se manteve e qdo chegou o Autuori e quis modificá-la deu no que deu. Ontem era jogo para ter uma proteção maior ,um meio de campo mais pegador. Num campo ruim e o time da casa precisando fazer resultado, jogar aberto,já que Carioca e Urso juntos a marcação fica mais frouxa, o risco de tomar sufoco era evidente. Entendi vossa colocação,mas para mim desde que o Aguirre mudou a forma do Luan jogar,seu futebol sumiu.Talvez com o tempo e muito treino essa nova função do Maluquinho venha a dar melhores frutos ,hj até em jogos menores ele destoa do que realmente ele o é .Minha opinião respeitando a vossa é claro. Saudações Alvinegras e #Galosempre

  14. Galo perdeu o jogo tb em função da péssima atuação (má vontade, parece) dos nossos laterais, q sempre fazem a diferença.
    Rocha e D Santos, tamo jogando é a LIBERTADORES!!!
    Concorda Fidel?… Abo.!!

  15. Acho que o trabalho do Aguirre deve começar a ser questionado e explico porque: tivemos 10 confrontos diretos contra equipes de primeira divisão (estou incluindo os 2 clássicos contra o América). Foram 5 derrotas, 3 empates e apenas 2 vitórias. Sem contar que perdemos para a URT e empatamos com Guarani (mesmo com time reserva não justifica). Na minha opinião é uma campanha horrorosa para o excelente elenco que o Sr. Aguirre tem nas mãos. Ele é indiferente, apático, escala mal e mexe pior ainda, principalmente durante jogos decisivos. O Galo tem tudo para chegar longe nesta Libertadores, mas acho que nosso maior problema pode ser o fogo amigo, pois se esse técnico escalar ou mexer mal num jogo decisivo já era! Na minha opinião: Fora Aguirre, pois já deu pra mostra que ele tem um Boing nas mãos, mas é piloto de bimotor.

  16. saudações alvinegras! sinceramente, adoraria estar errada, mas venho analisando e ando preocupada com o nosso técnico! Em jogos importantes ele montou o time muitooo mal e quando mexe, fica pior ainda! Noite melancólica a de ontem, ademais achei grande parte dos jogadores desligada..marco rocha, robinho e Léo passavam a impressão blasé de que “quando quissessem” resolveriam o jogo; ora bolas, isso em libertadores não funciona, os caras jogam com a faca nos dentes! E o Erazo, não jogou nada! nem vou comentar sobre o goleiro, mt jovem, e tanto o técnico como seu auxiliar erraram em mantê-lo, era só figa e oração quando vinha bola! Em suma, jogo pra esquecer!

  17. O Atlético esta precisando URGENTEMENTE de dois zaqueiros para serem titulares, pois com os que tem com certeza INFELIZMENTE não passara do primeiro MATA-MATA.

  18. Saudações Alvinegras. Eduardo concordo plenamente contigo, já está na hora do time começar a mostrar um futebol mais equilibrado e competente, sem alternância de atuações. Infelizmente Uilson é muito fraco e não tem condição nenhuma de ser titular neste time. Tem q colocar o Lauro para jogar imediatamente. Nosso Capitão infelizmente está muito lento e a idade está pesando e Erazo ontem foi bizzarro. E concordo com o Silverius. O Luan desde que conseguiu o tal do patrocinio vitalício não joga mais nada. Não que tudo esteja errado. Mas o alerta tem q ser ligado sim.

  19. Olha Concordo com você em quase tudo Sr. Eduardo, porém ou Aguirre ou é muito burro ou eu não entendo nada de futebol, tirar Cazares e deixar em campo na altitude um jogador que não fez nada o jogo inteiro e ainda por cima estava voltando de contusão (Luan), pelo amor de Deus, eu não seria tão inocente, quanto ao goleiro errou em manter o Wilson agora o pênalti era defensável tudo aquilo que lhe expliquei é cabível ali, ele fez o movimento antes do jogador bater na bola é inadmissível um goleiro profissional não ter conhecimento disto, estou querendo ir a BH este final de semana mas ainda não sei se será possível (moro em Manhuaçu), se eu tivesse alguns minutos com o Chiquinho… mas quem irá dar ouvidos a um torcedor, o jogo de ontem foi lamentável, prepare este Aguirre vai entregar o ouro

    1. Caro Chico, sugiro que da próxima visita leia todo o conteúdo publicado. Se assim o tivesse feito, não teria enviado sua ironia. Em respeito ao caro leitor, que visita diariamente o “Canto do Galo”, não farei o sugerido. Ou seja, “ctrl C” e “ctrl V”. ObriGalo pelo prestígio de tê-lo, diariamente, atento ao assunto que domina a nossa Belo Horizonte, o Galo!

  20. bom dia,
    ontem primeiro gol houve falha na marcacao do time,
    entraram em campo desligado, segundo gol falha do uilson que
    posicionou mal a barreira e ficou atras dela, alem de deixar um buraco lado direito do gol.
    aguirre mexeu muito mal, penso que deve ter entrado com 3 volante, e cazeres como meia, e sem o luan.
    foi incoerente nas substituicao permanecendo com luan, muito bom jogador, mas que nao estava numa noite inspirada.
    Nao tem desculpa de campo ruim pois faltou futebol, vontade…

  21. estou achando o aguirre muito equivocado em alguns substituição ontem o time todo estava mal pra que então tirar um cazares e robinho se tudo tava ruim, porque então não tirou outras peças pq os dois podem decidir um jogo, e eu particalmente não vi o cazares tão ruim mais que o demais está inventando muito.

  22. eduardo eu concordo com vc em time que temos tantos atacantes não precisamos de volante atacante ou lateral de vezes com elemento surpresa vamos lá mas não passa ser obrigação dessas posições pois temos muitos atacantes e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *