Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogai por nós

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Concentrado na Copa Libertadores da América, o Galo abre uma pausa e foca suas energias na decisão do Campeonato Mineiro. A competição tomou especial significado para o Atleticano. Sou da geração em que os títulos estaduais eram os mais disputados em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais, onde predominamos desde que o futebol aqui foi iniciado.

Villa Nova e América, nossos principais adversários até décadas atrás, perderam força e permitiram a ascensão de times que até então não passavam de figurantes. Há duas décadas, mais ou menos, os campeonatos regionais perderam força e prestígio devido à globalização e ao destaque dado às competições nacionais. Em 2017, uma série de fatores tornam o título primordial para os Torcedores Atleticanos.

O Galo possui bom elenco. Não é por acaso que é tido e reconhecido como um dos melhores (senão o melhor) times brasileiros da atualidade. Isso, por si só, sugere aos jogadores empenho e luta na busca da taça. Outra motivação decorre de provocações baratas, capitaneadas pela diretoria e pelo treinador adversários.

Lá, parece que existe uma orientação interna para cutucar o Galo e os Atleticanos. Desde a primeira rodada, quando vencemos a partida com um gol de pênalti, o técnico alfinetou. Depois, questionou a imprensa e até chamou nosso território de “aldeia”. A metodologia de Benecy parece ter perdido espaço nos tempos atuais do futebol mineiro.

Crédito: Google

Se tínhamos dúvidas, elas se dissiparam pela boca de um dirigente que por cinco décadas trabalha em prol de interesses de nosso atual adversário. Se formos campeões do Estadual, com empate ou vitória (prefiro para que provem do veneno de 1977 de ser vice invicto), o Galo se distancia ainda no quesito conquistas regionais.

Nos últimos dez anos predominamos. Estamos na décima primeira final, tendo disputado a partida decisiva com quatro adversários diferentes. No período, comemoramos títulos sobre todos eles.

Diante desses fatos, a conquista do 44º título de campeão Mineiro é especial. Os ingressos da Catedral do Horto estão esgotados. No Mineirão, teríamos lotação completa, com mais de 50 mil presentes. No jogo de ida, pouco mais de cinco mil Atleticanos fizeram a festa frente aos 35 mil torcedores adversários.

Em nome desta fé, devoção e paixão que o Atleticano nutre pelo time do coração, pedimos raça ao time todo. Entrem em campo com espírito e alma que caracterizam nossa história. São 109 anos com o mesmo nome e as mesmas cores. Vamos manter a tradição. Jogai por nós!

29 thoughts to “Jogai por nós”

  1. Parabéns e abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ,time do povo com as mesmas cores e mesmo nome desde sempre e sua aficcionada torcida pelo 44º título conquistado .
    _ Desde 2010 em 12 finais disputadas, hoje chega ao seu oitavo título ! Sendo TRÊS deles em cima do trëmënsë . O MAIOR CAMpeão do Brasil nos últimos sete anos … – não é número mentiroso não viu Eduardo ,este 7 aí é verdadeiro .Os números não mentem – , com a vitória de hoje , chegamos à de nº 200 e definitivamente a freguesia está de volta …Chuuuupaaaaaa…! RECLAmano mimineses a ALDEIA está em festa … RESPEITA O GALO pO$$@@@@@@@@@!

  2. Ou melhor, o melhor que está tendo é a choradeira do lado de lá. O boquirroto dançarino azul está dizendo que perderam porque estavam desfalcados. Agora até o Ariel Cabral virou craque que faz falta. O choro é livre, mas, o caneco é nosso.

  3. Puta que pariu!!!!
    Eu queria 7 x 1 para o Galão da massa….
    Sacanagem….
    pelo menos poderia ter sido 3 x 1….. Mas o cazares não passou a bola para o Fred no final do jogo…..
    Tudo bem!!!!
    Somos campeões….. Para alegria da massa no planeta terra…. em Marte…. saturno…. Lua…. Galaxia….. Puta que pariu… em qualquer lugar no universo griataremos: O GALO é CAMPEÂO…………..
    GAAALLLLOOOOOOOOOOOOO…………………………

  4. Aí galera, eu não disse? Depois de ferrar o Sport Boys ferrar as Sport Girls foi moleza. O maior campeão de Minas jogou por nós e nós gritamos e vibramos por ele. Tô pegando emprestado para bebemorar. As minhas acabaram antes do primeiro tempo. Galo vivo e campeão. É o melhor que tá tendo.

  5. GALOOOOOO .. Eduardo. Primeiro título após a criação do blog. Esse é o primeiro de muitos . Tenho certeza. FELIZ DEMAIS

  6. Boa tarde a todos. Hoje é dia de iniciarmos as comemorações de títulos, vamos jogar com determinação e ganhar de muito.Aqui é GALO…..

  7. Problemas: 1-Jogar um jogo desse com 10 é fogo; Robinho não conta. 2-Otero não ser titular não é absurdo; é crime. 3-Marlone só joga porque a sua contratação foi pedida pelo treinador. 4-Uma cidade ter um estádio como o Mineirão e jogar no Independência, só lá em Beirute os caras vão entender. Até hoje nem o Kalil, nem o Nepomuceno explicaram bem a razão. A corrupção se espalho para todos os setores do Brasil. E olha que o prefeito de BH e o presidente da FMF são atleticanos roxo. Mas, vamos em frente, que atrás vem gente.

  8. Simbora meu Galo querido! Vamos atropelar as meninas! Simbora Massa, apoio incondicional, como nos ensinou o lendário Sempre! SAN

  9. Hoje é o dia do Galo quebrar o tabu e levar mais uma taça do Mineiro pra sede! O jogo vai ser duro, mas tenho certeza que a raça e a entrega do time hoje vai ser diferente dos clássicos anteriores! 3×1 Galo!

  10. Talvez o momento não seja propício para as considerações paralelas. Hoje é dia de concentração total e exclusiva (quase) na conquista do título, na confirmação mais que confirmada de nossa superioridade absoluta no Estado, Estado a propósito que usa condecorar indivíduos que trabalham para a máfia e chamaram nossa capital de aldeia…
    Mas, voltando a me direcionar para a preocupação, paralela à decisão, que me acomete desde ontem, acabo de me fazer tranquilo a respeito dela…
    Me explico: desde ontem vinha me perguntando por que o Erazo, num momento final e de festa, não tinha sido relacionado. Fiquei verdadeiramente preocupado porque imaginei um conflito interno entre ele e o treinador Roger, pessoa em quem confio e deposito esperança. Me lembrei de um episódio ocorrido ao tempo em que nosso atual zagueiro atuava num dos times do Rio Grande, treinado pelo próprio Roger, e se envolveu numa brincadeira em campo que resultou no gol da vitória do Inter… Desde então Erazo caiu em desgraça lá no Sul e agora os dois estão de novo juntos, agora no Galo. Me perguntava e dizia que nós não temos nada com problemas gerados em gre-nais, etc, etc, me preocupando seriamente com a possibilidade de estar havendo um desentendimento entre nosso jogador e nosso técnico, o que seria danoso pra nosso futuro…
    Acabo de ficar sabendo o que aconteceu: Erazo foi retirado do jogo porque ele está envolvido em questões policiais concernentes a agressão feita à própria esposa. Do ponto de vista do Atlético um sossego. Questão de foro particular, grave, agora precisamos repensar Erazo. Minha opinião é a seguinte: se precisávamos antes de mais um zagueiro, talvez a estas alturas estejamos na precisão de dois… Rescisão ou não, eis a questão: talvez não.
    Me volto agora de corpo e alma para o dever do Horto, me lembrando vivamente de uma torcida organizada que tínhamos na minha cidade natal nos anos de 70, o nome dela mostrando bem o que devemos fazer hoje à tarde… EsmaGALO!!!
    Bons ventos nos soprem e que quando retornarmos aqui o nosso número seja 44…

  11. Na libertadores não motivo para preocupação, pois os timecos do grupo nada representam. Assim é fácil contar vantagens e achar que são os melhores entre os piores…

    1. Ê Toninho, gostou mesmo deste espaço Atleticano. Pode soltar o grito, sei que você tá louco pra gritar … Gaaalooo! Esse grito é saudável e não deixa trëmër.

  12. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que viveram o sábado mais longo da história. Ufa! até que enfim chegou o domingo mais importante do ano até agora. Outro, no início de dezembro, será mais importante ainda. Antes, teremos duas quartas-feiras gloriosas. É assim que estamos reaprendendo a ler o calendário. Duas caixas de Proibida puro malte só para mim. Os outros que bebam o que quiserem. Às dezesseis horas já devem estar sobrando poucas. Às dezoito horas vou ter que pedir emprestado para comemorar. Mas, tá valendo. Depois de vencer o Sport Boys de goleada o jogo contra as Sport Girls será só o fechamento da primeira empreitada. Que aquela nuvenzinha de inteligência que pairou sobre o Roger nos últimos jogos desça mais um pouquinho hoje e o envolva completamente. Nada de Robinho e o resto pode ser quem ele quiser. Vamos juntos pessoal, a festa é nossa. Mais uma vez gritando Galo e campeão até perder a voz. É o Galo vivo e ativo no planeta bola. Vida sem Galo não é vida.

  13. Bom dia, Eduardo.
    Torço ferrenhamente para que saiamos hoje com uma vitória retumbante. Ao mesmo tempo tenho certo receio. Se jogar na defensiva como no jogo passado, corremos sérios riscos de perder o campeonato. Que o time tenha brio e parta para decidir o jogo logo no primeiro tempo. Saudações A-T-L-E-T-I-C-A-N-A-S.

  14. Bom dia, Eduardo! Finalmente chegou o dia! O dia de mostrarmos a importância de ter uma identidade única!Da importância da tradição e do verdadeiro amor a camisa! Dia de mostrarmos a força da MAIOR DE MINAS! Dia de provarmos quem é que manda na “aldeia” e que o estilo mau educado, arrogante e desprezível adotado pelo “treineiro dançarino” “daquela gente” nunca terá sucesso nas terras alterosas, onde verdadeiros homens de caráter, humildade e competência, verdadeiros mestres do futebol, homens como o inesquecível Telê Santana despontaram para o futebol! Claro que no GALO, kkkkkk!!!! Mostremos à “elas” que queremos o campeonato “rural’ não por falta de coisa melhor para disputar, mas, porque sabemos o valor que nós, mineiros de verdade, “índios” que têm a honra de ser mineiros, povo humilde, honesto e trabalhador, damos para nossas tradições! Hoje é dia de mostrar pra “mariada” quem é que manda no terreiro! O é dia de GALO!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!! PS.: Não acha que o Otero, com o futebol e a raça que tem demonstrado, deveria ser titular hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *