Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogai com dignidade para fechar a temporada

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Encerrando a pior temporada dos últimos tempos, o Galo tem pela frente o Botafogo hoje à noite no Horto. Sem um mísero título, sequer algo que o Atleticano pudesse festejar, temos a obrigação de vencer para assegurar vaga numa fase classificatória da Copa Libertadores.

Pouco, muito pouco, para um elenco que custa R$ 9 milhões mensais.

Menos ainda para uma diretoria que entrou cheia de pompa, levando todos nós – e me incluo sem constrangimento – a acreditar na retomada de grandes conquistas. Tendo como palavra de ordem a diminuição de custos e contratação de jogadores competitivos.

Diminuíram a folha de 11mi para 9mi e trouxeram quase duas dezenas de jogadores, que salvam talvez três. Tem gente que veio e foi embora. Outros entraram e nada mostraram e tem até quem sequer tenha atuado. Falta total de planejamento.

Em que pese à situação, o Atleticano esgotou toda a carga de ingresso no minúsculo estádio do Horto – pelo desdém da diretoria do Galo em acomodar o Torcedor e dar mais espaço – e teria igualmente lotado se fosse no Mineirão. Passamos todo o ano de 2019 sem uma única partida na Pampulha, lendo e ouvindo sobre adiamentos do estádio do Galo.

Levir tem hoje à sua disposição praticamente todo o elenco, com exceção de Blanco, podendo mostrar algo que ainda não vimos na temporada.

Sem suspensão e outros atletas no Departamento Médico, o treinador precisa comprovar que isso que dispõe é suficiente – conforme palavras sua e da direção – para assegurar que temos 80% do elenco definido para 2019. Penso diferente, acho que temos 20% aproveitáveis se for para disputar títulos.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

O time carioca, ao que sei, vem completamente desfigurado. Por suspensão e contusão, o Botafogo – sem almejar nada mais no campeonato – vem cumprir tabela.

Nessas horas, durante todo o ano, o Galo demonstrou instabilidade. É um perigo.

Lideramos, caímos para a vice-liderança, depois terceiro, quarto, quinto até chegar à sexta posição. Viramos o primeiro turno na quinta colocação e no returno caímos para a décima posição.

Se na primeira metade, somamos dez vitórias, três empates e seis derrotas foram graças a 36 gols anotados contra 26 vazados.

Já no segundo turno, faltando só o jogo de hoje, foram apenas seis vitórias, cinco empates e sete derrotas, marcando 19 vezes e sofrendo 17 gols.

Foi uma queda drástica, justificada pelas ausências de Roger Guedes (emprestado sem passe fixado), Bremer (que se firmava e poderia ter sido muito útil e ainda mais valorizado), Otero (ao que sei sem volta) e até mesmo Marco Túlio (que não teve oportunidade de mostrar seu valor).

Ainda assim, vamos lá lotar o estadinho do Horto em busca de melhor sorte na próxima temporada.

Acreditando que o bom senso baixe na direção Atleticana e que venha urgente um Diretor de Futebol, digno de se usar letras maiúsculas para a função. Eu e mais de vinte mil pessoas estaremos lá em apoio ao Galo, que é nossa paixão independente de toda e qualquer eventual diretoria que passe em nossas vidas.

Destaco aqui, uma jovem da cidade de Bom Jesus, Atleticana da gema: Thais de Lima, de 21 anos, formada em Letras, viaja cinco horas para percorrer 300 quilômetros sempre para ver o Galo. E hoje, ela, novamente, vai engrossar o coro em busca da vitória. Thais, otimista, afirma:

“Segue o jogo. Vai ser sofrido. Segue o jogo. Tem uma multidão nas arquibancadas. Segue o jogo. Tem gente sofrendo por uma só. Segue o jogo. Uma só o que? Vaga! A gente quer a vaga. Segue o jogo. Gol do GALO. Segue, mas segue bonito. Segue pra Libertadores, meu GALO!”

Jogai pela Thais e por milhões, como ela, espalhados por todo o canto desse mundo.

44 thoughts to “Jogai com dignidade para fechar a temporada”

  1. Não tenho a pretensão de que MINHA opinião valha para o senhor, nem costumo pegar carona em comentário alheio para discordar de questões puramente subjetivas. Sim, PARA MIM, Aqui é Galo, porra! Certamente que o senhor – além de criticar os colegas – tem tido ações práticas e efetivas para que não passemos mais um ano sem “nada nas mãos”. Brinde-nos com sua argumentação, adoraria conhecer sua teoria de não ‘lero lero’. E, agradeço por me ensinar que futebol é para vencer os campeonatos, em décadas acompanhando descobri com o senhor que ainda não tinha aprendido.

  2. Apesar do fogo amigo, dos comedias q torcem contra, dos bobocas que acham que jogo do Galo eh igual a ir ao teatro ou a um restaurante, chupem esse car…., seus c….! Vamos jogar sim a libertadores ano que vem. Sigam ai com a paumolecencia de vcs. Sigo apoiando p ter o direito de criticar! Torcer sempre, o resto é papagaiada! SAN

    1. Comemore a mediocridade então e a historinha mais ou menos que nos acostumamos a ela através do tempo. Se você não percebe que ficamos pra trás na história e fomos ultrapassados, continue com esse discursinho de ‘mais ou menos tá bom’ enquanto o outro lado nada de braçadas. Eita mentalidadezinha difícil de mudar viu.

  3. Vamos lá com baile em cima do foguinho.
    E comemorar muito a vaga na Liberta.
    Levir Culpi é nota 10 : montou um timaço.
    Com mais algumas peças a gente vai voar alto em 2019.
    Galo e cervejada noite adentro.

  4. Antes brigavamos pra nao cair, agora pela primeira da fase da Libertadores, lendo o blog esse GALO e uma vergonha. So passei pra dizer que eu como Verdadeiro Atleticano estarei la hoje a noite. Quantos aos choroes e pseudos é muito mimimi e eu kkkkkkk. So passei pra dizer que enquanto voces choram eu rio dos comedias kkkkkkk. Saudacoes Alvinegras aos Atleticanos de verdade.

  5. Boa Tarde! Não é fácil entender a torcida! No ultimo jogo do ano, com o time precisando da vitoria, tem torcedores que, ao meu juízo, estão torcendo contra. Qualificando jogadores, que certamente estarão em campo, de adjetivos impróprios para o momento. Quando também, ao juízo, deveriam apoia-los.

    1. Disse tudo, e nós ATLETICANOS DE VERDADE (Salve, LuGalo) devemos fazer silêncio: Psiu. Vamos nós, Atleticanos no Canto do Galo, falar “baixo” para agradar smurf. Se chamar as marias de marias elas ficam bravas, tentam usar a arte da retórica e o poder de persuasão. Sentem que dominam a dialética… só se for a erística. Um povo pequeno e invejoso que sempre se infiltra entre nós, nos desmerecendo e exaltando o time azul. Não. Não há problemas em criticar, mas SÓ criticar??? E, via de regra, comparando com o outro lado da lagoa. NUNCA nada está bom aqui nesse Blog, nem no CAM. Até o blogueiro mor é achacado em sua/nossa ATLETICANIDADE! Eu, ATLETICANA de pai e mãe, reclamo, crítico, fico brava e até me revolto, mas também defendo meu escudo e minha gente Preta e Branca, porque é UMA VEZ ATÉ MORRER? TNC maria! Vá procurar sua turma. Classificando ou não, Aqui é Galo,porra!

      1. Diante de um sexto lugar de Brasileiro e perdendo tudo o que se podia perder, sem conseguir nada nas tantas competições que foram, “Aqui é Galo Porra” vale para você, senhorita. Para mim, mais um ano sem nada nas mãos é vergonha, motivo de chacota. “Minha gente preta e branca” tem em todos os times do Brasil. Não se trata de trabalhos de sociologia, mas de vencer os campeonatos. Futebol é pra isso. O resto é lero-lero.

    2. Caro Jota, ao contrário de vc não vi ninguém aqui torcer contra, agora vc se esquece que chegamos a este estágio, justamente porque os jogadores a quem vc defende fizeram merda e riram de nossa cara o ano inteiro. São 9 milhões de folha mensais vc sabe o que é isso? O que ganhamos? Quando estes caras justificaram os poupudos salários de até 500 mil? A torcida fez e faz o seu papel o ano inteiro, e o que ganhamos em troca? Uma grande banana para alimentar 8 milhões de torcedores.

  6. Boa tarde!
    Prezado Roberto sua conclusão é cheia de logica, mas mesmo sabendo que não serei ouvido me permito entoar meu mantra cotidiano diário do dia a dia: PelamordeDeus, elias nãããããããõoooooo…..!!!
    Saudações alvinegras.

  7. O NOSSO MAIOR REFORÇO PARA O ANO QUE VEM SERÁ A DISPENSA DO CARÍSSIMO E INÚTIL ELIAS.
    A partir daí vamos procurar as peças que se encaixam no elenco , com uma grande REFORMULAÇÃO.
    OS AMIGALOS AQUI SEMPRE COBRAM JOGADORES DA BASE.
    MAS ; TEMOS QUE NOS CONSCIENTIZAR QUE ESSES JOGADORES SÓ PODEM SER FRAQUÍSSIMOS ; POIS HÁ ANOS NÃO REVELAMOS NINGUÉM.
    A NOSSA BASE A DÉCADAS É DINHEIRO JOGADO NO LIXO E CERTAMENTE DEVE SER CONTROLADA POR EMPRESÁRIOS INESCRUPULOSOS. ENFIM , A NOSSA BASE É MUITO RUIM E PRECISA MUDAR TUDO POR LÁ ; OU ENTÃO FECHAR , PORQUE DE NADA ADIANTA FICAR INVESTINDO SEM NENHUM RETORNO.
    Hoje é dia de estraçalhar o Botafogo ; subirmos à libertadores e a partir de segunda-feira reformar o elenco todo.
    VAMOS À VITÓRIA.

  8. Bom dia senhores.
    Com todo respeito ao Marques, mas mante lo diretor o ano que vem, apenas ira confirmar que o amadorismo continua. Portanto ano que vem pode ser pior que esse ano.

  9. Bom dia massa e Guru. Sim estádio cheio, mas também trocando ingresso por cupon de jornal e chicletes, a que pinto chegamos!!! Só espero que pelo menos 1.000 destes mais de vinte mil, tenham coragem depois deste jogo e vão para a porta da sede de Lourdes protestar e pedir time. Não somos a torcida mais apaixonada? Mas o rótulo que estamos tendo hoje é também da torcida mais acomodada. E isto se percebe ao ver aqui neste espaço ainda gente blindando e querendo convencer que Elias, F. Santos, RO, Victor, Leo Silva etc. ainda são bons jogadores e úteis ao clube. Já pensou se tivéssemos ainda empurrando as carroças de Robinho e Fredcone como muitos queriam? Jogadores passam e o clube fica. Quero a vitória como todo atleticano e até a gloriosa vaga da pré-libertadores, pois pelo menos vamos nos ver livre do torneio engana bobo de verão em Miami.
    Desculpe meu amigo Caldeira, vc no seu post pediu raça, mas eu quero é FUTEBOL,QUERO TÉCNICA!!! Cambada de vagabundos e diretoria incompetente!!!!

    1. Bom dia JBHGALO!
      Concordo com absolutamente tudo que vc escreveu! O tablóide é seu selo de 50 centavos ajudará a lotar o pequeno gigante do horto. Depois veremos a renda…

    2. E dai? Galo sempre foi povao! Se a troca de cupons permite que o povo preto e branco va ao estadio, foda-se!!! O que interessa eh o campo cheio, os meios, se nao forem desonestos, sao legitimos!

  10. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Sou critico a 100 por cento a está diretoria amadora. Aonde chegamos 22 mil torcedores no puxadinho do horto para está diretoria está Bom,um jogo que no mínimo era 50 mil torcedores no Mineirão. Apequenaram tanto o galo e deixaram esta massa atleticana de lado. Repito 90 por cento destes peladeiros devem vazar do galo é começar com Victor e terminar no cone 2.Se o marques ficar em 2019 vai ser outro erro do 7 câmera o marques não tem experiência. Precisamos de um diretor que tem conhecimento não estagiários. Meu sangue é preto e branco e vou gritar galooo.direto de Lisboa vai galooo.2×0.foguinho.

  11. Hoje é apoiar durante todo o jogo, depois vaiar pela não classificação ou vibrar com a classificação pra Pré-Libertadores.
    Mas a partir de amanhã ou segunda-feira, precisamos mostrar a nossa insatisfação com alguns jogadores como Fábio Santos e Elias (citando só quem tem contrato, nem vou citar Juninho e outros que serão devolvidos), além do Ricardo Oliveira (esse último, acredito que possa render mais).
    Usar Elias e Fábio Santos como moedas de troca, dava pra trazer alguns jogadores melhores e de técnica mais apurada e com vontade de jogar e conquistar títulos pelo Galo.
    Já começaram as especulações, estão dizendo que o Galo negocia com Maycon, ex-zagueiro do São Paulo. Que japoneses demonstraram interesse no Cazares e o Roma no Maidana.
    Tem alguns jogadores voltando e o Alex Silva, lateral direito que estava no Goiás, era titular e vinha jogando bem. Pode ser também uma boa moeda de troca. Dos emprestados, não acompanhei muito, mas ouvi dizer que o Alex Silva, o Leonan e o Nathan foram os únicos que se destacaram. Esperava que o Marquinhos fosse arrebentar na Chape, mas ele nem jogou direito.
    Galo sempre

  12. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Pois é, a herança que nos foi deixada pelo EX diretor de futebol à quem foi entregue toda gestão do futebol no CAM em 2018 é : dividas com empresários, uma folha de pagamento astronômica 9.000.000,00, um elenco velho e sem valor no mercado. Quem quer contratar Fábio Santos, Elias, Leo Silva, Ricardo Oliveira, Patric e o marrento do Luan?
    Este elenco não merece a torcida do NOSSO GALO, sem mudanças substanciais de nada valerá a classificação para a Libertadores.

  13. Prezados,

    Semana que vem sai o planejamento Sette-Levir para a próxima temporada. Será que teremos Elias e Fábio Santos como protagonistas, fato que derrubou o estagiário e nos levou a várias derrotas? Pastor já está ficando para trás ou vai insistir com ele? Levir vai valorizar realmente nossa base ou vai colocá-los só no final do jogo para constar? Pelo visto, Denilson, Edinho, Thomás A., e acho que o Hulk já são carta fora do baralho. Até que enfim Cazares está jogando na posição dele, mas sozinho. Precisa de alguém para auxiliar em tabelas e infiltrações. Tem que combinar melhor com o Chará ou até Bruninho/Alerrandro. Para mim o maior erro da administração foi não ter comprado o Roger Guedes e trazer Chará, Terans, Edinho. Não resolveu nada. Claro que o Palmeiras queria vender, pois sabia que estava desmontando o Galo. Estaríamos no G4 com certeza e gastando o mesmo tanto, com um jogador valorizado, e ganharíamos muito mais nesta janela.
    Nos resta torcer pela pré-Libertadores.
    Saudações

  14. Bom dia. Espero que a torcida nao se iluda com a vitoria e a classificação para a Libertadores. Quem acompanhou o galo ao longo do ano sabe a realidade que os passadores de pano tentarão encobrir com a classificação. Dois erros ja se avizinham : Marques como diretor de futebol e renovacao de Leo Silva. Nenhum clube serio paga cinco milhoes por um ano de contrato com um veterano. Concordo com a renovação mas com um salario de 200 mil. Esse jogador nao possue condições fisicas de disputar todos os jogos. Fabio Santos, Elias, Patrick, Cazares , Ricardo Oliveira e Luan nao podem ser titulares do time.do galo. No máximo reservas. Mas ganham salarios de estrelas….Entao se julgam donos do time. Eu fico vendo a covardia que esses jogadores faziam com Thiago Larghi quando eram substituídos.Hoje esses valentoes sao substituidos e nao saem chutando copa dagua, balancando a cabeca ou dando entrevistas reclamando do treinador. Por fim tenho pena dessa menina : ela merecia um time de verdade.

    1. Bom dia Domingos!
      Peço vênia para discordar. Léo Silva já teve seu tempo. Zagueiro de 39 anos irá correr atrás de quem? Obrigado Léo Silva mas há tempo para tudo sob o firmamento.

  15. Bom dia!
    Contra o Santos Levir queria o time pra cima, no ataque, então escalou Galdezani e Elias.
    Hoje, contra o bota, Levir quer o time pra cima, no ataque, então, de acordo com, e sempre apoiado pela imprensa, ele deve entrar com Galdezani e Elias. Sem mais!

  16. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia escriba mor!
    Inicialmente parabenizo por não abordar em vosso comentário assuntos chatos, e desgastados como: raça, a força da torcida, a paixão que nos faz diferente. Que alívio!
    O pequenino gigante do horto estará lotado. Ingresso baratinho, troca de selo de tablóide, etc. Que pena! Onde chegamos! Estamos nos americanizando.
    Falar que esse grupo desinteressado jogará com dignidade, é algo que não acredito. Durante 37 rodadas foi mais do mesmo. Porque será diferente hoje?
    Acho difícil não conquistar a tal vaga. Adversário desfigurado, o genérico Paranaense sem interesse no seu jogo. “Pré libertadores QUAE SERÁ TAMEN”.
    Repito o que já escrevi anteriormente: 2019 com o que está posto, será outro fracasso.
    Sorte para o nosso GALO! Continuo fiel aos meus princípios: não vou a restaurante ruim!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR,g

  17. Bom dia.
    Dos 20 jogadores contratados só salvam três.
    EMERSON , CHARÁ e J. WELLISON. O restante pode dispensar.
    O NOSSO CALVÁRIO COMEÇOU QUANDO G. BLANCO MACHUCOU E ELIAS COMEÇOU A JOGAR. AÍ O TIME AFUNDOU. Só não vê quem não quer.
    QUANTO AO ESTÁDIO OU O TERRENO É REALMENTE IMPRESTÁVEL PARA QUALQUER USO OU ESSES ÓRGÃOS AMBIENTAIS DO ESTADO PRECISAM SER FECHADOS ; PORQUE NÃO É POSSÍVEL LEVAR MAIS DE UM ANO PARA CONCEDER UMA SIMPLES LICENÇA AMBIENTAL. ISSO ATRASA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. AFINAL DE CONTAS O QUE FAZEM ESSES FUNCIONÁRIOS DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS PAGOS COM O NOSSO DINHEIRO , PARA SEREM TÃO IMPRODUTIVOS ; PRÁ NÃO DIZER PREGUIÇOSOS PARA LEVAR TANTO TEMPO PARA LIBERAR UM SIMPLES TERRENO.???????
    QUANTO AO JOGO DE HOJE É VENCER , VENCER E VENCER; CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES ; MAS SEM COMEMORAÇÃO POIS ESSE SIMPLES FEITO NÃO MERECE SER COMEMORADO.
    SOMOS EXIGENTES E QUEREMOS É TÍTULOS.
    AVANTE GALO.

  18. Galo precisa urgentemente de mexer e começar a reforçar o time (independente do resultado de hoje)! Palmeiras campeão, já está contratando!

  19. Bom dia, estimado blogueiro! Não espero grande coisa deste jogo de hoje, a não ser os 3 pontos, venham como vierem. O Galo tem muito o que melhorar para o ano que vem. E está difícil, sem lançar a base.
    Cazares, Emerson, Maidana, Otero, Bruninho, ou até outros, podem sair em breve. Fora a barca de muitos que não tem condição. Reposição? Duvido que venham jogadores de potencial. O clube precisa do $. Mas por causa da situação financeira difícil as propostas são a preço de banana em fim de feira. Será que irão resistir? Com o nosso histórico de vendas, acho que não. Resultado, a diferença entre os ricos – Palmeiras e Flamengo à frente – tende a aumentar.
    Vamos ver se teremos diretor de futebol – ou Diretor de Futebol – em 2019.

  20. Bom dia, estimado blogueiro! Não espero grande coisa deste jogo de hoje, a não ser os 3 pontos, venham como vierem. O Galo tem muito o que melhorar para o ano que vem. E está difícil, sem lançar a base.
    Cazares, Emerson, Maidana, Otero, Bruninho, ou até outros, podem sair em breve. Fora a barca de muitos que não tem condição. Reposição? Duvido que venham jogadores de potencial. O clube precisa do $. Mas por causa da situação financeira difícil as propostas são a preço de banana em fim de feira. Será que irão resistir? Com o nosso histórico de vendas, acho que não. Resultado, a diferença entre os ricos – Palmeiras e Flamengo à frente – tende a aumentar.
    Vamos ver se teremos diretor de futebol – ou Diretor de Futebol – em 2019.

  21. Corrigindo ai, jogou na pampulha duas vezes e perdeu de forma vergonhosa o mineiro e sofreu pra empatar com o time reserva do rival pelo brasileiro.

  22. A Libertadores é seu lugar meu Galo, e merecemos um time DIGNO!!!
    100% certeza na vaga o genérico não ganha do Fla no Maraca lotado, pode anotar aí.

  23. Que esse bando de PIPOQUEIROS tenham respeito com a torcida e o estádio lotado e joguem com Raça pelo menos uma vez no ano.
    Porquê Pipoqueiro é assim de vez em quando gosta de fazer média com a torcida dando um sanguinho para continuar ENGANANDO por mais tempo.
    Pipoqueiro é assim joga uma bem e dez mal mamando nas tetas do clube até acabar o contrato.
    De PIPOQUEIROS lá no Galo tá cheio infelizmente, eu que não me engano com esse bando de PIPOQUEIROS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *