Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Irregularidade e exigência de reação

Por mais compreensível que sejam os desfalques – de toda natureza -, o histórico dos concorrentes desmente essa justificativa. Vejamos: O flamídia, ainda líder, veio aqui e enfiou quatro a dois, depois de ter ido até o interior do Rio Grande do Sul e ser derrotado pelo Juventude. Coisas do futebol, sim, entendemos. Apesar de o nosso retrospecto recente ser desanimador. Porém, esse mesmo time carioca, ontem à noite não passou de um empate frente ao fraco Cuiabá. E foi dentro do Maracanã.

Por mais tolerante que sejamos, apesar da condição de torcida mais chata do Brasil – segundo dito por Kalil (o Alexandre) -, não é aceitável apenas duas vitórias em oito jogos. Três empates e igual número de derrotas. Tem algo estranho que foge ao nosso rigoroso olhar e cobrança. Goleadas em sequência, não me lembro de fato similar em longos tempos já vividos. Nesses confrontos mencionados, com exceção do Palmeiras, não houve a conhecida e manjada ação da arbitragem. Só mesmo o Zé Pereira destoou.

Bahia, Fortaleza e Goianiense (Criciúma antes disso) virem aqui e empatar na frente da Massa, em apresentações que deixaram o Torcedor perplexo. A tolerância vem se esvaindo, ainda que lentamente, sinalizando por um grande risco de ruptura entre gramado e arquibancada. Para espantar esse pavor, necessário se exige que – já hoje – mesmo com todas as adversidades, o time escalado por Milito jogue com determinação e em busca da vitória.

A facilidade e, pior, acomodação em campo estão irritando e broxando o Atleticano a cada novo resultado negativo. Ainda que entenda, faço parte dessa parcela de Torcedores, que assim que o elenco estiver refeito – disponíveis contratados e desfalques (Arana livre da selecinha, gracias) -, a tendência será de crescimento e recuperação na tabela do Brasileirão. Ocorre que, com esse desempenho crítico – 37,5% de aproveitamento em oito jogos -, sugere preocupações ainda maiores na temporada. Fugir do Z4, apavorante, brigar tão e somente por vaga para Libertadores e /ou Sul-americana. Assustador! Quem imaginava isso?

E, lamentavelmente, até prova em contrário é essa a nossa atual realidade. Postei dias atrás que a culpa e responsabilidade era de todos nós, sem exceção, desde elenco, comissão técnica, diretoria e investidores, até mesmo do maior patrimônio que o Galo ainda tem que é o Atleticano. Só não vou e nem pretendo utilizar aquele bombardeio em cima dos investidores, provocativos pelo fato de em 2021 terem – no calor das conquistas – afirmado que seríamos potência mundial. Os propagadores dessa versão e protesto, que me postam diariamente esse tipo de sugestão, tem ligações próximas com o ex-presidente Kalil. Que em 2013, ao que me lembro, também vomitou o mesmo tipo de afirmação. Então, conforme já disse vou reafirmar, sou Atleticano e não do grupo desse ou daquele diretor de plantão ou ex dirigente. Aqui é Galo. Sofro e não conspiro contra o meu time do coração.

Pra fechar, ao que espero para hoje em busca de um bom resultado – vitória ainda que na casa do adversário – é que o treinador tenha discernimento para buscar o triunfo. Viajamos sem laterais – nenhum para os lados direito e esquerdo – e apenas dois zagueiros. Vitinho não pode entrar nessa gelada. Até que na delegação foram mais jogadores que em viagens recentes. Ao que acompanho, não temos outra alternativa diferente de escalar o time com Matheus Mendes; Fuchs, Bataglia e Igor Rabello; Palácio, Otávio, Alan Franco e Scarpa; Vargas, Hulk e Paulinho. Os demais Gabriéis – Delfim e Átila -, Vitinho, Igor Gomes, Paulo Vitor, Robert, Kardec, Cadu e Isaac no banco para eventuais necessidades. Nenhum deles sugere ser jogador para entrar e mudar o roteiro de uma partida. Tomara que, se isso ocorrer, me desmintam. Seja tudo o que Deus quiser!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Irregularidade e exigência de reação”

  1. Time medíocre. Contra os porcos, Hulk se mostrou Líder decadente. Agora estamos vendo que a culpa não foi dos árbitros. Ridículo. O time é horrível. Parece que estão boicotando o treinador (Que também é horrível). Esse time do Atlético é uma salada mal digerida. Cadu (péssimo) em uma posição diferente em cada jogo. Zaga sempre mal posicionada. Equipe sempre exposta e sem criação. A justificativa seria mesmo os desfalques? Agora o nosso único meia está trocando de lado, jogando de lateral direito. E para piorar, o argentino parece que está repetindo o erro daquele técnico da Venezuela (Dudamel). Milito imagina treinar e liderar adolescentes, proibindo uso de celular na concentração (Vi esse comentário através do Chico Maia). Hoje em dia, quem vive sem o celular? Erro de administração, direção. Infelizmente, quando chega nesse ponto, não dá para segurar. Se continuar, vão acordar, …..na segunda divisão. Estão acabando com nosso Galo. Cuca novamente. Será?

    1. Hulk e Scarpa são jogadores ultrapassados. Hoje pra se fazer marcação alta e pressionar a defesa adversaria os caras tem que ser magros e rápidos.

  2. Disse aqui recentemente e repito: Brasileirão é o certame mais difícil do mundo! Flamídia ´´é o exemplo maior e mais recente: vem aqui e mete 4 na Arena, mas dá vexame contra o Cuiabá em pleno Maracanã… Por isso, e pelas perspectivas para após o próximo dia 10 de julho (começou ontem, com Arana já retornando, ante a derrota da “selecinha” e desclassificação). Vejam que, ao todo, salvo engano das minhas contas (sem falar nas liberações dos contundidos, pelo departamento médico), integrarão o elenco, depois do dia 10, nada menos que quatro reforços de primeira, tendo a “direção” prometido trazer mais atletas, além dos que já estão certos. Tomara. ´E torcer, sempre acreditando, porque é Galo forte vingador até morrer, sem desconhecer que para nós tudo é mais difícil!

  3. Boa tarde xará e amigalos. Não vou me iludir. Se o GALO deixar o Botafogo chegar e avançar não vai ter defesa que aguente. As invenções de Milito já deram pro gasto. Quem sabe não iremos ver Battaglia de volante e a volta de Scarpa na direita. Quem sabe assim conseguimos um empate logo mais. Já vou preparar meu calmante…..

  4. Boa tarde!
    Kardec relacionado é desanimador. Espero que mais uma vez Milito não veja alguma solução em kardec e também espero que Igor Gomes não comece como titular.

    1. Bom dia! No meu entender, temos (nós tercedores) de torcer para que ARANHAS, entre nos bolsos dos nossos investidores. Temos deficiência em todas posições. A começar pelo GOl. Não temos um armador de jogadas (o camisa 10). Se o bola não chega ao hulk e Paulinho, como vão marcar GOLS. Como pode um goleiro levar 15 gols em 5 jogos? ENTÃO?

  5. Boa tarde MASSA!

    Eu acredito na vitória sobre o bostafogo, basta o Milito não inventar.

    Sigo sua escalação, Nobre Guru. Porém, tenho receio de que Igor Gomes entra de titular.

    Que os deuses da bola iluminem a cabeça do Milito e que ele coloque Scarpa na direita.

    BBOOOOORRRRAAAAAAA 999AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  6. Bom dia, Eduardo e Massa
    Prezado Escriba, sobre o post anterior, onde você citou que o assunto da expulsão do Hulk estava a cargo do STJD, eu li uma reportagem (não e lembro onde) que o STJD “resolveu não fazer nada” contra o árbitro. Recebeu o depoimento dele, mas não divulgou o conteúdo, e “entendeu que não cabia punição”. É a CBF podre fazendo o serviço mais podre ainda. Por isso, creio que o Galo vai sofrer ainda mais consequências que vão ser prejudiciais ao Clube.
    Sobre o elenco, Arana vem aí para o jogo de quarta. Mais um reforço. E se os “pendurados” passarem ilesos hoje, poderemos ter um time “quase completo” na próxima rodada.
    E se não fosse a primeira ação pós “expulsão do Hulk” (adiar a apresentação dos novos contratados), teríamos o time ideal que vai nos livrar dessa fase tenebrosa.
    Que Des nos ajude mais ainda hoje.
    Vamos, Galo!

  7. Lorota essa hist´roa de desfalques.
    Tecnico bom monta o time com o que tem…
    Esse Militonto quer vender a roupa nova do rei.
    è um irresponsavel que está fuden**do com a história do galo.
    Apenas um moleque em cargo que não tem capacidade para exercer.

    Monte o time com o que tem….. veja o Cuiabá…. vem dando trabalho…
    competência é algo que esse miitonto não tem.

  8. Um ponto é melhor do que nenhum. Eu sei que três pontos é melhor do que um, mas essa não é a nossa realidade. Volto a dizer: não se ganha campeonatos de pontos corridos derrotando os mais fortes. Contra eles, o importante é pontuar e isso não estamos fazendo. Já contra os mais fracos, vencer duas vezes é obrigação e isso nós também não estamos fazendo. Portanto, treinador, seja mais inteligente do que instintivo (instintivo em argentino é igual a arrogante) e lembre-se da necessidade de acumular pontos. Boa sorte pra nós e um bom domingo a todos os amiGalos!

  9. Bom dia.

    E o Mariano se machucou novamente.

    A situação desse Robert é no mínimo estranha. O Milito demonstra claramente que não conta com ele.

    Amanhã há de ser outro dia.

    Abraço.

  10. Bom dia. Tb acho que tem algo de estranho no CT. Muito silêncio de quem deveria vir e dar algumas explicações. Se estão querendo fritar Milito, acho uma puta de uma sacanagem. Não deram a ele a condição p enfrentar esse período e nem as caras dão? Coisa de gente despreparada.
    Hj e pedreira, dado o histórico entre os dois times. Já estou me preparando p zoação dos primos, que são chatos demais.
    Se vier goleado do Rio, não sei como ficará a condicao do Milito.
    Sigo Militando.

    1. Amigalo MIguel

      Meu comentário de hoje veio justamente da ausência dos dirigentes da SAF e da diretoria, neste momento que a torcida clama por manifestação.
      Bando de covardes que se escondem atrás de Vitor e Hulk, que são as pessoas do clube a enfrentar os microfones e a torcida.
      Com esta atitude estão provando que o Ku D (por mais que eu o deteste) tinha razão.

  11. stjd arquiva a noticia de infração do galo contra a atuação de zé pereira, missão dada, missão cumprida. Isto, explica, em parte , a precoce volta da selecinha , da selecinha da entidade da iniquidade, da entidade corrupta que , passo a passo destroi o futebol brasileiro. Juizes a soldo do eixo, presidentes caçados pelo FBI e Interpol , crimes de assedio sexual na sua sede , manipulações do campeonato brasileiro , não paralização do campeonato pra ir atras do caça niquel copa america, empresarios ameaçando retirar patrocinios pra nào serem associados a esta podre entidade , e o pior : a indiferença e o vertiginoso aumento da torcida contra , torcida que se recusa a torcer pra bandidos e não se sentem representados por esta bandidagem.

  12. *O TIME DO BOTAFOGO:*

    É o 2′ colocado do BR24 (8V 3E 3D) com 27 pontos ganhos…

    Tem o 3′ melhor ataque com 23 gols feitos e a 4′ melhor defesa com 14 gols sofridos…

    O saldo é positivo de 9 gols dentro de um aproveitamento de 64%…

    É o 5′ melhor mandante com um aproveitamento muito bom em casa de 72% (4V 1E 1D)…

    Entre os times brasileiros é o que mais investiu na presente temporada na ordem de R$ 260 milhões de Reais…

    Na extracampo John Textor, o investidor, continua polemizando e pressionando a arbitragem a quem acusa de beneficiar os de sempre…

    Em ofício enviado a CBF na última quinta-feira 4, o BOTAFOGO reclamou que “(…) a arbitragem brasileira vive um caos institucional com uma condução bisonha e em completa desmoralização, onde os líderes já não lideram, as regras do jogo não são mais respeitadas e erros grotescos passaram a ser normalizados.”…

    Bom lembrar que em março Textor disse ter provas de que jogos do Campeonato Brasileiro estariam sendo manipulados e as apresentou ao STJD que tanto entendeu em inquérito concluído não existir prova das acusações quanto pediu na sexta-feira anteontem uma pena de seis anos de afastamento do mandatário alvinegro do futebol e multa de 2 milhões de Reais por falsa acusação…

    Voltando ao futebol, o Botafogo deve ir a campo, praticamente sem desfalques (2), na seguinte escalação 4-3-3:

    John;

    Damián Suárez, Lucas Halter (Barboza), Bastos e Marçal;

    Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Luiz Henrique);

    Júnior Santos, Eduardo e Tiquinho Soares…

    O Botafogo é favoritaço e o Atlético muito zebra…

    Pitaco:

    Bota 4 X 1 CAM…

    Como diz o Padre Torga, a realidade cospe na cara!!!

    Tá osso!!!

  13. Voltando agora, depois do desabafo pra falar do jogo de hoje
    Tá faltando gente? Sim, mas mais do que isto está faltando inteligência e atitude no time.
    Não dá mais pra confiar que jogadores como Igor Gomes e o pessoal da base vai nos levar a algum lugar.
    Chega de invenções Milito!

  14. Salve Massa e Guru

    Caro escriba. pode até ter apoiadores do boquirroto criticando os investidores e a diretoria exacerbadamente, mas te garanto que a avalanche de críticas que estão acontecendo, estão vindo justamente de torcedores que nem gostam do ex presidente.
    Na realidade o torcedor hoje tem a rede social para se manifestar e dar o troco no tratamento que a SAF e a diretoria vem dispensando à aquele que é a razão do clube: a torcida.
    Motivos não falta, pois estes que estão no comando, têm sido mentirosos, enganadores, ardilosos e principalmente covardes ao se esconderem nos momentos que deveriam dar a cara, assumindo as coisas erradas no clube, principalmente o novo erro de planejamento.
    E nem vou falar na questão de estacionamento, preço de ingresso, manto da massa, Lamonier Gate e outras bizarrices que tiveram como alvo o torcedor, o babaca da história.
    A SAF e a diretoria querem nossa confiança e respeito? Pois façam por onde e sejam recíprocos. Simples assim.

    1. Perfeito, porém o que disse é que os que me enviam isso – sistematica e diariamente – são apoiadores do ex e nem curtiram o bom momento de 2021. Sumiram! Diferente de nós outros que estamos presentes em todos os momentos.

  15. Voltando ao assunto da base, essa semana vi alguém cobrando o Milito por não escalar o lateral esquerdo do sub 20. Ora bolas, o “comentarista “ em questão não sabe sequer o nome dos laterais esquerdos do sub 20. Se realmente conhecesse os jogadores , saberia que nem Julio Cesar e nem Mayke tem condições de jogar pelo profissional. Talvez nunca tenham! São os “jênios” e suas soluções. SAN

  16. Bom dia, Atleticanos. Hj será o ultimo jogo da série com o time desfalcado. A torcida tem sim, que entender esse contexto. Pedir cabeça de treinador por qualquer resultado ocorrido neste período, é prestar enorme desserviço ao Galo. Quem fizer isso, está jogando CONTRA o Galo. Temos que deixar o treinador trabalhar, principalmente com o elenco completo, ele já mostrou que com todos à disposição, consegue fazer o time jogar. Não sejamos imediatistas e não prejudiquemos o Galo. O treinador não é problema. Ninguém sofreu tanto qto o Galo com desfalques. Essa é sim, justificativa plausível para nossa campanha. A culpa é de quem montou esse elenco desequilibrado. Por fim, o Vitinho que está no banco é o Victor Hugo, meia e ótimo jogador e não o Vitor Gabriel, lateral direito. O lateral, convocado pra seleções de base, tem muita grife mas jamais o vi fazer sequer uma partida razoável na base. Tomara que mude meu conceito, mas ao meu ver, é fraco. Sigamos e de preferência, com sabedoria pra não jogar a temporada no lixo. O jogo hj será duríssimo e o Galo não é o favorito. SAN

  17. Por mais que eu aqui de BH torça não acredito em um triunfo hoje devido ao pessimo retrospecto do time e das invenções do Milito que parece estar muito, mas totalmente perdido, mas com mais de 50 anos de galo no coração muito sofrimento, continuarei. Sei que o Brasileirão não está perdido, mas será necessário fazer escolhas, o elenco é curto muito para 3 competições e acho que já ta bem claro que o elenco é esse, sem as contratações que nitidamente o time precisa. Então, é jogar para se manter no Brasileirão e focar sim com todas as forças na liberta e CB. Que Deus nos ajude! Ahh, não podia deixar de comentar a minha felicidade com a eliminação desta que já foi um dia a seleção brasileira, uma pelada das mais horrorosas ontem de ambos os times, uma ofensa ao futebol.

  18. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 14/38 – Botafogo (fora) – Por hora, não há sinal de esperança. Só angústia e incertezas.

    Time todo lascado pelos desfalques. Sistema defensivo frágil com poder de marcação pífio. Hoje nem laterais de ofício (LD e LE) teremos.

    Como segurar Eduardo, Júnior Santos e Luiz Henrique? Estou igual àquele título de filme: “À espera de um milagre”.

    É preciso ter humildade e jogar fechado. Concentrar na marcação sem vacilos e jogar por 01 bola.

    Triste cenário que esperamos ver o fim brevemente. Só nos resta torcer e rezar com gigantesca fé.

    Nossos pontos perdidos: 14 (casa) e 07 (fora), num total de 39/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *