Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora de tentar virar a chave

Amanhã tem jogo, vale pontuação em busca do sétimo estadual consecutivo e  título mineiro de número 51 (uma boa ideia) ao longo dos tempos. Alguns, como eu mesmo num passado recente ainda desdenham essa competição, mas a hegemonia e a sequência estimulam o desejo do Torcedor. Diferente de opiniões divergentes, não estou – ainda – motivado com o time e tampouco desprezando e abandonando a Atleticanidade. Tenho acompanhado, com preocupação, esse antagonismo explícito no seio da Massa. Aos que investem em denegrir, saibam que passam à margem do Atleticano da gema, por mais que a gestão do Galo tenha e venha dando motivos.

Ontem, só ontem depois de tempos, senti uma atmosfera menos hostil nesse caso. O Torcedor é sábio e conhece as razões que levaram a tantas queixas. Assim como não dou crédito aos poucos que torcem para grupo político do passado e que fazem oposição por desestabilizar o time, também não embarco na tentativa de disseminar serem as reclamações do Atleticano orquestradas. Se existem queixas, elas são procedentes. A Massa sempre foi fiel e bateu recordes de público nacional, até disputado a série B, mas agora não enche a arena idealizada e sonhada pelo patriarca da saf.

Ora, o Torcedor – notadamente o Atleticano – não é bobo. Esses 2Rs desmontaram o time de 2021 que eles mesmos como benfeitores brindaram com as conquistas daquela temporada. De lá para cá, teve o título da Super Copa do Brasil no ano seguinte, estaduais e nada mais. Claro que sei (sabemos) que não dá para ganhar todos os campeonatos. São dezenas de times em busca do título. Mas, convenhamos, 2022 (7º), 2023 (3º), 2024 (12º) e 2025 (11º) é muito pouco para quem prometeu aquilo que não entregou. Pior, assumir e propagar uma dívida zerada e depois mais que dobrar esses valores. Pior, o que deveria ser orgulho (estádio) virou um tormento em todos os sentidos. Custaria 400 milhões e chegou a 1,1 bi. Teria uma receita anual de 100 milhões de eventos, e nada disso acontece. Não fosse esse capricho do patriarca estaríamos com as finanças equilibradas.

Diante disso, com todo respeito aos colegas que tentam amenizar e encontrar culpados para a reação da Massa, ao que penso deles (papaizin & meninin) deveriam vir a público e – humildemente – reconhecer que erraram nas previsões. Mas, como disse um amigo meu que circula em roda de podero$, ambos nunca fariam isso. Rico é rico e tem a soberba certeza que são melhores. Acreditam piamente que o poder economico assegura imunidade aos seus erros. Mas hidratam da mesma água, respiram o mesmo ar, consomem as mesmas fibras, por conseguinte, eliminam pelas mesmas saídas os processos naturais do corpo como os dejetos de filtragem e digestão. Então, se querem terceirizar a responsabilidade pela desconfiança do Torcedor, tentem outra maneira. A melhor delas, salvo melhor juízo, teve sinais na sexta-feira. Chegando lateral direito, volante, que junto dos anunciados antes sugerem uma mudança do perfil no elenco. Falta ainda volante e centroavante, talvez – reitero talvez – um zagueiro experiente com perfil mais interessante que os dois últimos que chegaram ano passado.

Pois bem, se digo virar a chave, existe uma razão fundamental. Jamais, por qual seja a razão, vou conspirar contra o Galo. Diferente de três ou quatro conhecidos que, quase diariamente, me enchem o whatsapp com informações (algumas até fake) detonando nosso time do coração. Com esse sentimento, essa movimentação anunciada ontem me conforta – sem perder de vista a necessidade de mais contratações – em duas realidades. A subida de mais de dez promissores garotos da base. Alie-se a isso o bom futebol que outros vem apresentando na Copa São Paulo. A segunda motivação é quanto aos novos contratados, tanto pela idade (novos) quanto pela possibilidade de serem apostas interessantes com retorno técnico. Financeiro é de responsabilidade daqueles que anunciaram novos tempos. “Quem pariu Mateus que o embale”.

E para fechar a resenha de hoje, entendo e respeito a pouca procura de ingressos para amanhã (pouco mais de 5 mil comercializados). Afinal o Torcedor não é bobo e segue aguardando o time de ponta no cenário mundial, sem dívidas e conquistando títulos (não todos, claro), conforme prometidos pelos 2 Rs. À propósito, para quem tem quase 70 anos e mais de meio século vivendo e convivendo no meio que ainda atuo, tá descarada a intenção de dar crédito ao filho do homi nesses últimos anúncios de chegadas e saídas. Nesse segundo caso, seguramente, ainda tem mais de cinco nomes que precisam dar linha. Eu vou ao jogo amanhã, eu quero confiar no bom desempenho na temporada, eu sonho que esses jovens valores deem certo e se encaixem no esquema desejado pelo treinador. Afinal, queriam ou não os gestores e seus porta-vozes, eu sou Atleticano!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

10 thoughts to “Hora de tentar virar a chave”

  1. Na mesma linha do texto de hoje, com todas as mazelas repito que sou atleticano, incondicionalmente. Porém, aos 79, para ir ao estádio só mesmo quando eu acreditar numa REFORMA que seja pra valer. Não se diga que sou daqueles que só torço quando tudo está bom, porque, jamais, deixo de assistir aos jogos pela TV, computador e até celular! Aqui é Galo enquanto vivermos!

  2. Estas contratações , se forem pra disputar sul-americana e lutar pra não cair tá bom , agora esquece quem pensa que vai brigar na cabeça do brasileiro…

  3. Salve Massa e Guru

    Muitos de nós, inclusive eu, pedimos chances para os moleques da base no final da temporada passada, diante do escárnio de partidas jogadas pelo time.
    Sampaoli não deu esta chance, talvez porque via o risco de lançar os garotos como salva vidas da campanha pífia, que poderia queimá-los.
    Pois bem, ta aí, amanhã poderemos já ver os moleques em cena. E ai pergunto:
    teremos a paciência necessária em caso de má atuação de algum dos garotos?
    É fácil ficar pedindo a entrada dos crias, pra depois ficar detonando e dizer que são foguete molhado, diante de uma má atuação.
    O Galo é um péssimo lançador de jovens e uma das causas raiz deste mal trabalho, está justamente na impaciência da torcida.
    Se queremos mudança, tá na hora de contribuirmos para tal. Paciência cambada!!!

    Nota: Ufa Gabriel Menino na barca! A coisa tá melhorando

  4. Bom dia, Atleticanos, tenho tido mais vontade e expectativa em assistir os meninos que estão jogando a Copinha, hj às 9hs temos mais um jogo. Ano passado tbm foi assim, vibrei e torci muito mais com os meninos do sub 17 do que com o fraco time principal. Vários motivos me afastaram dos estádios, os valores (indecentes e imorais) praticados em ingresso, alimentação, transporte, aliados ao gramado sintético e um time/elenco sem a cara do Atlético, foram os principais. Jamais vou me conformar com o Clube que tanto amo ter virado brinquedo de milionário, de playboy que nunca teve que realmente trabalhar na vida. Isso me consome, confesso.mas vamos que vamos pra mais um temporada, que os acertos sejam maiores que os erros, tenho gostado das contratações e das especulações até aqui. Porém, a notícia de que Jr Santos está “apto” a jogar me tirou o sono. Esse trio “maldito” às avessas formado por Rony, Biel e o citado Jr Santos precisa ser negociado o quanto antes, todos são horrorosos e caros. Pra amanhã, atenção aos ótimos Cissé, Índio, Pascini e Cauã Soares, os mais talentosos entre os que estão treinando com os profissionais. SAN

    1. Bom dia Barros, quem contratou o Junior Santos ( 31 anos) por 50 milhões e salários de 1.600 picanhas, durante 04 anos ( 80 milhões). Custo total : 120 milhões, ou é um energúmeno ou………

      1. E o bobão do Lyanco!? Mais contracena do que joga, toda hora posta recadinho e lição de moral em rede social. Não entendo como tem moral com a parte tola da torcida. Jogadorzinho meia boca, desequilibrado, senta meia hora com o Léo Silva aí na Cidade do Galo pra aprender a ser homem!

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. As ações do Galo no mercado estão muito assertivas. Vejam o caso das laterais: sairam Saravia, Arana e Caio Paulista. Entraram Preciado, Lodi. No meio campo, sairam Fausto Vera e Menino, entraram Maicon e Vitor Hugo. No ataque, contrataram o Minda, que pode agregar muito pelo lado direito, numa dupla com Preciado. Tá faltando sim, o volante, um centroavante, um armador e um zagueiro. E outras saídas. O Hulk e o Roni, tentaram forçar saídas com o Galo liberando o Hulk sem cobrar multa e o Roni por preço aviltante. O Galo tá certo em exigir o pagamento dos valores que entende justo. Se o Fluminense e Santos quiserem contratar o Hulk e,Roni que paguem por isto. A janela de transferência fecha em março, então ainda teremos saídas e chegadas. O foco do Galo precisa ser o campeonato brasileiro. Esse campeonato mineiro è pretemporada. Que coloquem os crias da casa para jogar. Se esses jogadores não conseguirem jogar bola contra o Betim, o Nort é por que são perebas mesmo. Dessa turma, o centroavante Kauan Soares, o meio campista africano, o lateral esquerdo Passini, o zagueiro Vitao precisam mostrar se tem garrafa para vender. O lateral direito Vitor Gabriel está jogando muita bola na copinha. E o Iseppe??? Será que vira ou vai ser mais um da turma do Renan Oliveira? A conferir….

    1. Bom dia xará e amigalos. Amanhã começa a pré temporada. Bora mesclar o time com a garotada no início dessa pré-temporada chamada de campeonato mineiro. Sampaoli tem que se preocupar é em montar a equipe que vai enfrentar o Palmeiras no dia 28/01. GALO tem que começar o Brasileirão com 3 pontos. Quando as contratações estou gostando. São jogadores que darão velocidade ao time. Seria interessante o GALO incluir o Martinelli do FluminenC na troca com o Hulk. Quem sabe não inclui o bagre do Junior Santos no negócio. Hulk ficar aqui insatisfeito não será bom para o GALO e nem pra ele. Falta ainda a contratação de um atacante e um primeiro volante. Ficamos livres de Gabriel Menino!!!! Tomara que esses reforços mudem a característica do time. O tempo dirá….

      1. Boa tarde,

        Não comemoro a saída do Gabriel Menino porque infelizmente foi empréstimo de um ano, mais ficarei daqui torcendo para o seu sucesso e que seja motivo para o Santos ficar com ele em definitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading