Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é dia de bandeira BR

Focado, pelo menos o Torcedor, ainda nas três competições temos jogo importantíssimo pelo Brasileirão. Campanha de recuperação e ainda buscar os pontos perdidos para os gaúchos na primeira rodada da competição. Tivemos tudo para voltar naquela ocasião com os três pontos na capanga, mas tropeçamos em erros nossos e na arbitragem daquela tarde. Sabe de quem? Sabe de quem? Rafael Claus, usuário em prejudicar ao Galo. Exemplos não faltam, além desse mencionado, a não marcação de penalidade contra o flamídia na CB– ontem lance similar foi chamado pelo var e assinalado – mas no nosso caso esse expediente sempre foi omisso. Esse mesmo infeliz, em 2021, prejudicou o Galo frente ao Atlético GO e adiou a festa do título por uma rodada. Em vão e o flamídia, sempre beneficiado, foi vice. Mas, na primeira rodada, também vacilamos. Tem de partir pra cima e não dar margem para esses sopradores de apito e o varmengo.

Estamos envolvidos em três competições, além do BR, ainda as Copas do Brasil e Sul-americana. Pagando caro pelos pecados cometidos e sem poder se dar ao luxo de priorizar qualquer delas nessa dura sequência de jogos. Lembrando que tivemos dois jogos adiados, aparentemente favoráveis a pontuar, pela nossa negligência na Sula e a necessidade de buscar a vaga em playoff. Tivéssemos feito o dever da casa, seguramente nossa posição na tabela do nacional seria bem acima, ainda fazendo o jogo daquela copa de volta na nossa casa. Castigo duplo. Recuperar no BR e buscar a vaga na Copa lá na Argentina. Como consequência dois jogos por semana e sem refresco. Qual entre nós priorizaria uma das Copas ou o Brasileirão? Eu não, quero todas, ainda que o campeonato por pontos corridos tenha nos distanciado demais da liderança. Tem G4 e G6 em abertos. Existem as vagas na Libertadores pelas outras duas competições, mas tão e somente para o campeão.

Além de entrar em campo com quatro pendurados, são cinco e um deles – Fausto Vera – nem deve ser relacionado, o Galo ainda pode ter a ausência de Lyanco que sentiu depois da partida com o Godoi Cruz. Entre os que tem dois amarelos estão Hulk, Alonso, Arana e Scarpa. Todos imprescindíveis ao time Atleticano e o próximo jogo será contra o São Paulo. Qualquer cara feia, pode justificar a terceira advertência. De olho no Alex Stefano. Que ele não entre na lista suja do Claus, Daronco, Zé Pereira, irmãos Sampaio e outros do passado. O Grêmio saiu de Porto Alegre ontem debaixo de forte pressão dos torcedores. No aeroporto houve manifestação exigindo reação, uma vez que o tricolor gaúcho está com apenas 20 pontos, em 54 disputados (37%), colado na turma do Z4. Atenção e disposição serão fundamentais para o Galo buscar a vitória, não repetir os tempos iniciais de jogos recentes, que tem apavorado o Atleticano. Desde o início partir para cima.

Ao que podemos perceber o público de hoje será superior ao da última quinta-feira. Devemos passar dos 30 mil Atleticanos. As noites com temperatura instável, o time oscilando mais que o tempo, são fatores que somados a outros como feriado e valores de ingressos – acrescente a extorsão do preço do estacionamento e até de produtos nos bares – contribuíram naquele confronto e alguns jogos recentes para a baixa presença de Torcedores. O horário decente de hoje pode e deve contribuir para superar essa fase de ausência do Torcedor nas arquibancadas da nossa casa. Uma vitória, acrescendo aos dois jogos adiados, devem nos recolocar no G6 e colar o Galo no G4. Pra cima deles, Galo, sem essa de Robin Hood. Xô! Passar o rodo e já começar a semana pensando na guerra de Mendonça. Para quinta, que ainda vamos falar muito durante a semana, temos de ir para a Argentina com os dentes cerrados. O ambiente é todo favorável ao adversário, por obra e graça da organização que escolheu um local sem condições mínimas de segurança, depois de mandar um juizeco horroroso para a partida em Belo Horizonte.

Se hoje vamos ter mais Torcedores na nossa casa, esperamos que o time igualmente mostre mais futebol do que aquilo que vem apresentando. Já temos três bons reforços, um deles se mostrando interessante opção para ser utilizado durante os jogos – Biel – como é o caso do Igor Gomes. Entraram bem na quinta-feira e deram outra dinâmica ao desempenho da equipe em campo. Outros dois novatos, ao que penso, merecem começar jogando. Alexsander já deveria ter assumido a posição no lugar do Gabriel Menino desde partidas anteriores. O outro que defendo seu aproveitamento ainda tem de comprovar seu valor. Começar jogando já hoje, daria a Reinier a oportunidade de confirmar aquilo que vimos com seu belo cartão de apresentação. Não só pela assistência ao gol da virada, mas nos poucos minutos que atuou mostrou impressionante habilidade no toque e contato com a bola. Um amigo, Paulinho Vilhena, me disse que logo vamos gritar Rei, Rei, Rei, Reinier é nosso Rei. E ele, Paulinho, sabe muito sobre jogadores brasileiros pelo mundo. Outro – André RoupadeGalo -, mencionou num grupo que o nome do jogador lido de frente para trás ou de trás para frente é Rei N ieR. Bons presságios!

Quero crer que o treinador Cuca, apesar de admitir que não tem o time definido – ainda faltam um zagueiro e um volante, ao que quero e espero -, não deve mandar a campo nada diferente daquilo que vem escalando. Éverson, torcendo para não tomar amarelo pela cera; Natanael, Igor Rabello, Alonso e Arana; Franco, Alexsander (tá na hora de tirar menino) e Scarpa; Rony, Hulk e Cuello. Ao meu gosto e até baseado no que ouço e respeito muito pelas ruas da cidade, optaria por Cuello na lateral direita de cara, Ivan Roman e não Rabello, lá na frente ao lado do Hulk o Reinier e completaria os onze com Biel. Explico. Natanael tem sido instável e Saravia se encontra fora de combate, Rabello cantado para sair e exatamente para quem vai brigar por G com o Galo, já os outros dois mostraram em minutos mais que Rony e Júnior Santos nos últimos jogos. Se chegarem os dois que mencionei, dependendo de quais nomes, aí sim teríamos time principal e elenco com reposição para reagir na temporada. É como penso. Opinião aberta ao debate e não imperativa.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

7 thoughts to “Hoje é dia de bandeira BR”

  1. Bom dia AmiGalos. Dia claro, prometendo um grande jogo do nosso Galo logo mais, com Torcida que, também, estimo em mais de 30.000, incentivando o time por todo o tempo, cantando nosso hino e outros “cânticos”. Confesso que ontem, COINCIDENTEMENTE, eu também tive, e tenho, a esperança de ver a nossa Massa gritando novamente: Rei, Rei, Rei, Reinier é nosso Rei..”, comemorando e lembrando os tempos nos quais aqueles gritos de “Reinaldo é nosso Rei” abalavam as colunas do Mineirão. Vamos todos juntos torcer bastante, porque, aqui, é Galo até morrer!!!

  2. Bom dia.

    Hoje, provavelmente não teremos Hulk e Lyanco em campo(talvez Hulk no banco de reservas), e nem sabemos ainda quem mais o Cuca vai poupar.

    O que sabemos, é que com ingresso mais em conta e um horário tradicional, o torcedor do GALO vai comparecer, mesmo com as oscilações do time.

    Hoje é dia do clube faturar com a famosa cervejinha, churrasco, e até a venda de copos referentes a esse jogo.

    Uma pena eu não poder comparecer.

    Uma vitória seria a cereja do bolo.

    Abraço.

  3. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 18/38 – Grêmio (casa) – Foi o 1º jogo (estreia) do BR em P. Alegre em 29.03.25. O Galo teve um desempenho tão bom, que foi elogiado até pela imprensa do Eixo.

    Só que perdeu gols incríveis na pequena área. Decepcionantes 2×1 pra eles, com o goleiro Volpi saindo consagrado. Amargos 03 pontos perdidos, que precisam ser recuperados hoje.

    E não vai ser fácil, mesmo com o momento de crise deles. Mano Menezes, velho conhecido, é especialista em retrancar e jogar por 01 bola só.

    Nossos pontos perdidos: 06 (casa) e 21(fora), num total de 51/114 pontos disputados. Dar o troco e retomar os 03 pontos, Gaaloôô!

  4. Salve Massa e Guru

    Jogo perigoso, adversário pressionado e técnico balançando. Jogo de seis pontos.
    Bem que Cuca hoje poderia testar novas peças e novo esquema, pois o que está praticando em campo, já deu.
    Eu por aqui, ao invés de mirar o G6 ou G4, prefiro olhar pra baixo e me afastar do D4.
    Três pontos no bornal e nada mais que isto.

  5. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. A vida é feita de escolhas, dizia Padre Torga. Jogador escolhe jogo? Com três competições em andamento, sem chances de título no Brasileiro, o jogador terá o mesmo esforço em todos os jogos, arriscando uma lesão, ou vai jogar , com o ” freio de mão puxado” em alguns jogos, para não se lesionar e chagar com o tanque cheio nos jogos principais? Eu discordo de algumas escolhas, mas a vida é o que é. Macilo respeito. Por exemplo Eduardo de Ávila fez um post ( merecido) em homenagem ao Padre Bosco e, ainda, não fez um post em homenagem ao icônico Padre Torga. Escolha do dono do Blog, que não consigo compreender, mas tenho de respeitar. A minha escolha seria o Galo ficar no Brasileiro para chegar no G6 e nas partidas contra o Cruzeiro. Esse jogo da Sulamericana era mandar o time dos amigos do Bernard: Gabriel Delfim, Natanael, Ivan Roman, Vitor Hugo e Caio Paulista, Fausto Vera, Gabriel Menino, Igor Gomes, Junior Santos, Roni e Bernard. Este time, na minha opinião, deveria ir para a Argentina, poupando os titulares para os jogos contra São Paulo e Cruzeiro.

    1. Ds meu caro

      Entendo a sua sugestão, mas vale lembrar que o caminho da liberta na sula é mais fácil, mais e está mais perto do que o G6, onde a disputa por este lugar é muito mais acirrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading