Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é a primeira de quatro

São duas decisões em outubro, com dois jogos cada, além de outros três ou mais compromissos pelo Brasileirão. Entre esses sete jogos, evidente, que as atenções estão concentradas nas duas Copas. Além de Vaso, hoje e dia 19; Ríver Plate, em duas terças seguidas – 22 e 29 do mesmo mês -, que irão definir o destino do nosso time em busca de mais um troféu dessas competições. Se a cbf determinar, possivelmente cumprir parte dos jogos atrasados, mas por enquanto marcados com Vitória (BH/05), Fortaleza (f/16) e Internacional (BH/26).

Sem favoritismo, embora e evidentemente, acreditando no nosso Galão, vamos lotar a nossa casa em busca de vencer e encaminhar a classificação. Palpitômetro de quem quer que seja, não me estimulam e tampouco me abalam. Eu acredito é na rapaziada do meu time. Percebo e sinto a motivação interna no clube. Aquele vídeo do Tardelli ontem, a exemplo do Hulk, na semana passada é um retrato fiel desse momento Atleticano. De dentro para fora do gramado, já que o Tá Tá Tá – como poucos – conhece esses dois lados.

O momento, semifinais aliados aos clubes envolvidos, quatro entre os maiores do futebol brasileiro sugere sim muitas especulações e até afirmações que sinalizam precaução. Tem gente, que sempre torce e muito contra, já até colocando o Galo como finalista e faz alerta sobre eventuais manobras em prejuízo do nosso time. Não caio e, sugiro, não entrem na pilha de anti Atleticanos querendo dar a volta por cima e posar de aliado. Nunca foram.

Vamos pegar uma equipe motivada, em franca recuperação no Brasileiro, onde até nos ultrapassou. Em que pese ter um jogo a mais que o Galo, mas o Vasco com os mesmos 36 pontos está na nona colocação – pelo critério número de vitórias – e no empurrando para a décima posição. Em que pese, isso ficou notório, a opção do treinador e diretoria – junto do elenco – por priorizar as Copas. Que agora correspondam em campo em busca dessas conquistas.

Como registrei aqui, dias atrás e plagiado de um comentário na resenha do Galante, “eu acredito, tu acreditas, nós Atleticanos”. E será nesse grito que vamos, com paciência, buscar o bom resultado. Sem euforia e muito menos desespero, foi assim que atropelamos São Paulo e fluminenC, recentemente. No gogó da Massa e com o belo futebol apresentando – sobretudo contra o tricolor carioca – nessas partidas. E, segundo a máxima mais manjada e repetida entre nós desse Canto, quando jogadores e torcedores se unem ninguém consegue deter o Galão da Massa.

Alguns nomes estão fora do jogo de hoje. Deyverson, quem diria estou feliz e me rendendo a ele, e Fausto Vera. Ambos sem condições de atuar na Copa do Brasil, por terem participado de jogos de seus times anteriores. Quatro seguem no DM. Bernard, que ficará por longo tempo, ao lado de Saravia (também cumprindo suspensão), Zaracho e Alisson, todos com possíveis retornos em breve. Fora isso, vamos ter à disposição, o zagueiro Lyanco que atuou muito bem frente ao Fluminense, além de Paulinho e Otávio. Como Fausto não pode atuar, fácil imaginar que será Otávio naquela posição. Já para a vaga de Bernard, não me arriscaria, ainda que preferisse o Vargas. Sim, o chileno. De resto é aquele prato bem preparado que já conhecemos.

Vai pra cima Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

5 thoughts to “Hoje é a primeira de quatro”

  1. Bom dia Avila. Bom dia todos. Padre Torga certamente não iria aprovar esse título do post, para evitar dubiedades na interpretaçao. Hoje 3×0 Galo.

  2. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de GALO! GALÃO tem que jogar da mesma forma e com a mesma garra que jogou contra o FluminenC. Não dar espaço ao Vasxxxco. E atacar, atacar e atacar. Temos qualidade pra isso!!!!!!!!! Será hoje que teremos gol de Paulinho contra seu ex time???? Acredito que a bola de Paulinho vai entrar hoje, assim como de Hulk e Scarpa!!! GALO vai atrás do terceiro título da Copa do Brasil e vai conseguir no embalo de 43.000 apaixonados!!!! VAMOS MEU GALÔ!!!!!!!!!!!!

  3. Bom dia, prezados Atleticanos

    A massa quer que este jogo seja um replay da vitória contra o Fluminense.

    O time foi impecável em todos os setores. Dominou o jogo do início ao fim, com forte marcação sem pontapés e nem cartões bobos. O Galo jogou muita bola e na bola.

    O Vasco não tem tantos talentos quanto o Flu. Mas, são rápidos do meio pra frente. E toda atenção com Vegetti, centroavante que precisa de apenas 01 toque na área pra fazer gol. Além disso, ele é muito forte nas cabeçadas de qualquer distância.

    De novo, a Massa vai lotar e jogar junto. Quero ver Paulinho fazendo gol de cavadinha sobre o goleiro com passe do craque Hulk. Não adianta ficar chutando no corpo de goleiro. É fingir chute forte e encobrir o goleiro estatelado no chão. Tenho fé que poderá ser hoje.

    Ganhar em casa e ir pro Rio com a classificação encaminhada, Gaalôôôô.

  4. Bom dia, Guru e AmiGalo! O Galo foi, é, e sempre será de briga, principalmente nessas horas decisivas. Eu confio, e estarei lá contribuindo com meu grito, até a garganta num aguentaaaar.
    Hoje, me lembrei de uma marchinha de 1957, gravada pela Dircinha Batista, que dizia assim: “Meu Galinho carijó é doido pro forró bodó(…)bate na raposa, no coelhinho e no leão(…)o meu Galinho não é sopa não”(…) Hoje, vamos abater um bom bacalhau e fazermos uma boa bacalhoada. Meu placar 3×0. Vamuuu Galooo!!!

  5. Bom dia. Hoje é um jogo determinante pro restante da temporada. Fazer um bom resultado hoje, da tranquilidade no jogo de volta e mais ainda, uma certa ” folga” no calendário. Vamos jogar a cada 3 dias, 3 competições diferentes e além disso, 3 titulares em ação pelas seleções. É muita coisa. Que hj o espírito vencedor e guerreiro esteja do nosso lado. Garra, vontade e determinação e olho no apito.
    Nada disso acontecendo, a temporada tb pode acabar hj. Então meu Galo, pra cima deles sem se distrair com as armadilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *