Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ganhamos duas posições na classificação

E a nossa secação surtiu efeito. O Coritiba, nosso adversário do próximo domingo, venceu o clássico paranaense e fez o Galo ganhar mais uma posição. Depois que ficamos na segunda dobra da classificação, entramos numa crescente e por rodadas estacionamos na nova colocação. Todos também venciam, mas nessa rodada os dois imediatos acima – Fortaleza e Paranaense (empate e derrota) – capitularam e ultrapassamos ambos na luta pela vaga da Libertadores.

Se a vitória no sábado nos colocou na oitava, ontem subimos mais uma posição e agora ocupamos a sétima posição na tabela geral do Brasileirão. Fortaleza empatou com o Grêmio, ótimo pois segurou ambos. Paranaense foi derrotado pelo Coritiba e com isso superamos no critério saldo de gols. Como venho reiterando, essa temporada vai ser emoção até a última rodada. Se cuida Botafogo, pois a diferença que já chegou a 21 está em 11, sendo que amanhã – o líder pega o Goiás – podendo ser mantida, chegar a 12 ou 14 pontos.

E o melhor, a diferença para o líder é essa, para o vice líder e seguintes é bem menor. Estamos a apenas cinco pontos do Bragantino, quatro do Grêmio e Palmeiras, três do Flamídia (no final farei uma resenha sobre esse) e um do Fluminense. Seguem-nos o próprio Paranaense com a nossa mesma pontuação (40), Fortaleza um a menos, São Paulo com seis pontos atrás do Galo. São os dez primeiros e que lutam pela Libertadores. O tricolor paulista, campeão da Copa do Brasil, já está assegurado na competição de 2024.

Faltam ainda 13 rodadas, ou seja, 39 pontos em disputa. Nada está decidido. Nem o título e tampouco quais os brasileiros estarão na Libertadores. Além do Botafogo, candidato mais forte ao título, também Bragantino, Grêmio e Palmeiras estão com um pé na competição da Conmebol. Se será G4, G5 ou G6, só vamos saber ao final. Duas vagas serão adicionadas para a pré Libertadores.

No nosso caso, nessas 13 partidas, sete serão como mandante e seis na condição de visitante. Duas delas, uma mandante e outra visitante, serão com times mineiros. Isso sugere que vamos ter cinco jogos fora de Belo Horizonte. Vamos aos confrontos. Na Arena do Galo: Coritiba, CSA/MG, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio e São Paulo. Fora, além do América que será no Independência, pegamos o Palmeiras, Bragantino, Corinthians, Flamídia e Bahia.

É esse o caminho que precisamos percorrer para almejar essa classificação. O segredo para esse momento de recuperação é a união do elenco dentro e fora de campo. No vestiário e no gramado. Creio quer uma caminhada desafiante ao time Atleticano que tem aproveitamento superior a 70% no returno e esbarrando em 80% depois que superou aquela fase do início de Felipão. É muito possível.

Por fim, disse que trataria do Flamídia no fechamento da resenha de hoje, então vamos lá. É muito difícil disputar uma competição com tantos erros grotescos em benefício desse time carioca. Nem vou recorrer ao histórico dessa situação, me atendo tão e somente na atual temporada. No jogo do turno, com o Galo no Independência, tomamos a virada com dois gols irregulares a favor desse queridinho da cbf/tv.

No sábado foi a vez do serviço ser dado contra o Bahia. Uma penalidade, anulada pelo var, no primeiro tempo sinalizava o roteiro já manjado. Na etapa final, expulsão injusta de jogador do Bahia e finalmente outro pênalti não invalidado pelo omisso var garantiram os três necessários pontos para garantir esse clube na Libertadores. Vergonhoso! Nada muda!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Ganhamos duas posições na classificação”

  1. Salve Massa e Guru

    Ninguém em sã consciência pode negar que os resultados, mesmo magros ao estilo Felipão, não deram a impulsão que estávamos precisando no campeonato.
    O descontentamento de parte da torcida (maioria), está no futebol praticado e porquê? Justamente porque, a sequência mais difícil que teremos, está por vir, como pontuado pelo nosso escriba acima.
    Se hoje estamos sofrendo com Cuiabá, reservas do Inter, Santos e Vasco, qual será o comportamento do time diante de Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Flamerda e São Paulo?
    Ontem, nosso Guru comentou que Felipão é um estudioso do futebol, o que concordo, mas ao que parece, ele foi muito bem no estudo de como se defender, mas muito mal em como atacar, e ai está a preocupação do torcedor.
    Enfim, vamos continuar na luta porque finalmente parece que o pão está caindo com a manteiga pra cima. Então… vamos aproveitar!

  2. Bom dia xará e amigalos! Jogo é jogado de lambari é pescado. GALO tem que manter a determinação do segundo tempo contra o Inter e ir na humildade somando pontos. Sem essa de subestimar o próximo adversário lanterna da competição. E o Braga heim…quem diria…fungando no cangote do Botafogo….

  3. Essa escancarada flamídia e arbitragem protegendo é de fazer medo a qualquer clube que disputa o certame. Mas, como o Galo sempre foi prejudicado, temos que ganhar com ou sem ela! Acho que estamos melhorando. Aos poucos o Felipão (cuja contratação apoiei, como quis o Dorival e não contrataram) vai adquirindo o necessário entrosamento ténico/jogadores. Basta ver o segundo tempo do jogo com o Inter. Claro que foi o vestiário que agiu a tempo e modo, embora quem tem o genial Hulk em campo não precise de nada. Basta um segundo de raciocínio que o cara tem pra fazer aquele gol de meia bicicleta, sem tirar o mérito do segundo gol que também foi bonito. Também concordo com os comentários de colega desta coluna: as quatro próximas rodadas podem ser decisivas. Vamos torcer. Aqui é Galo até morrer!

  4. Que eu me lembre , com decadas acompanhando o galo , de torcer e vibrar tanto como neste jogo , sempre ,na condiçào de torcedor chato e exigente , exigir o time jogando bem , amassando o adversário. Por vários motivos, fiquei tão feliz, satisfeito : pela atmosfera plantada e mentirosa que pegaríamos um time alternativo cumprindo tabela e nào dando importancia ao jogo. Mentira, jogaram tudo e mais alguma coisa contra nós, estavam loucos atrás daqueles tres pontos. Um primeiro tempo de dar calo nos olhos de nossa parte , marcação frouxa, descoordenada, bola queimando nos pés de nossos jogadores, longe um dos outros , sem ofensividade , meio de campo inexistente , defesa batendo cabeça. O atleticano, temeu o pior. Aí veio o segundo tempo , aí veio Igor Gomes (eu morrendo de medo do filipao colocar o hioran), aí veio Hulk , aí veio a busca dos tres valiosíssimos pontos. O semblante dos jogadores do inter, após o jogo , o semblante daquele sociopata cudet após o jogo , mostraram o valor que deram ao jogo :arrasados , arrasados , todos eles. Igor Gomes , voce me representa , voce representa o dna do galo : corre feito louco, serve os companheiros , desarma jogadas , transmite vida. Hulk , sempre Hulk ,obrigado , meu ídolo , por incorporar a alma atleticana. SIGAMOS

  5. Bom dia amigalos, Pedrinho e Pavon podem sumir do Galo, custo benefício altíssimo,pouca entrega, esse Pedrinho é uma enganação completa,mole, não marca,sobrecarrega nossos volantes,o Pavon é a mesma coisa, não ajuda na marcação, somando o Hulk que também ajuda pouco, são três a menos marcando,todo jogo a gente leva sufoco e ganhamos com placares minguados

  6. Caros,

    CLÁSSICO DE DOIS CLUBES B!

    Isso de arbitragem e o coelhinho-que-queria-ser-grande JÁtá com a carta de encomendação na mão prá ingressar no paraíso da B…ontem, fim de jg, o TRIBBB atacava pra desempatar e Vuaden deixava a bola correr leve e solta…bastou o mequinha roubar uma bola no 2/3 do campo perto do espaço quadrangular antes da 1/2 do círculo invadindo já LadoDelá e contraatacava com os alas e os pisadores de área em alta velocidade e todo mundo mais o Salum…era o último suspiro, qnd o soprador resolveu interromper a festa do flamengo/curica (Ops, dependendo da camisa, o COVARDE JAMAIS faria o q fez e ainda daria uns acréscimos se o gol não saísse pro lado combinado! FATO!)…

    O NOSSO GALO, a maneira de trator vai num vai, TÁ ENGATANDO A MARCHA FORTE! É no sufoco, à la SEVENONE!!! Se n houver treta eu ACREDITO no TETRA, jg após jg!!! E hj o fumo goiano vai comer pelas beradas!!

    Abs!@#!

  7. Bom dia!
    Acredito que temos condições de superar o botacinza na tabela de classificação. Por enquanto é nisso que estou acreditando.
    Quanto ao nosso time, tem se apresentado sofrivelmente, embora os números estejam a nosso favor. Nossa defesa parou de tomar tantos gols e nosso ataque tem feito a conta do chá. E pelo visto ninguém conseguirá afogar o amor entre Felipão e Edenilson. Vamos ter que sofrer com isso até o final. Vou torcendo a cara, xingando mas me importando sobretudo com o Galo vencendo.
    Quanto ao flalixo, é o time dessa imprensa nojenta e o sistema maldito. É preciso jogar muita bola pra vencer os bandidos.

  8. Bom dia Avila, bom dia a todos: as quatro próximas rodadas do Galo: Hoje o Botafogo vai ter a sua travessia do Rubicao. Se não ganhar do Goiás a coisa azeda, pois na próxima rodada jogará contra o Fluminense. Se empata contra o Goiás e perde para o Fluminense, a crise se estabelece e o título que era favas contadas poderá ir para as cucuias. O Galo nas próximas 04 rodadas joga com Coritiba e Cruzeiro em BH e Palmeiras e Bragantino em São Paulo. Se quiser continuar na briga por vaga direta na Libertadores, tem de vencer os jogos em BH e buscar uma vitória em São Paulo. Essa, na minha opinião, é a realidade que se apresenta. Agora se o Galo vencer as quatro e o Botafogo perder umas três…..

  9. BARATA,

    Viu como a pré-assistência foi importante contra o INTER para vencer aquele jogo que estava encardido até então?!!

    A pré-assistência independe do modelo de jogo, se feito numa armação de ataque funcional ou ataque posicional.

    Importa que geralmente o meia ou o volante, este preferencialmente aquele que gosta de pisar no último terço do campo, no caso o EDENILSON, participasse do lance dando o último passe menos um e fizesse a pré-assistência que desarmou o sistema defensivo do Colorado antes do ponto do enganche…

    Quando a pré-assistência é dada nesse ponto e próximo a tangente defensiva, aí é fatal e o gol é certo…

    Claro, se o último passe for dado com assertividade pelo jogador que até agora ainda não tinha participado do lance, no caso o ALAN Steve FRANCO Palma que completou com passe açucarado para o HULK fazer de puxeta.

    O exagero ficou por conta da mídia para dizer gol de bicicleta a puxeta do HULK…

    Bicicleta é bicicleta e puxeta é puxeta…

    Não é o cada qual com o seu cada qual?!!

    Se sim, então foi puxeta!!!

    1. ERNEST ,

      exatamente , puxeta !
      Como rebote , que virou “segunda bola” .

      Sábado uma comentarista lascou uma tal “primeira fase de construção da jogada” .

      Eu não sei mais aonde essa turma quer chegar .
      Crendeuspai !

      1. Amigo Barata, quando sai estas perolas, começo a rir e as pessoas perguntam demque estou rindo. Estou rindo, Barata, da cara que imagino que voce faz ao oouvir estas perolas. Faltou dizer que foi de um zagueiro construtor , com seu pé dominante. Eu se divirto muito

  10. E o Daronco ontem precisando do var para dar o Penalti contra o Vasco, não vou nem comentar o ajuda do jogo do CSA MG contra o coelhinho

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Boa a live de ontem do Breno Galante! Discordância entre os participantes com relação a atuação do Edenilson, para mim foi o ponto alto dos comentários. Acompanho o posicionamento do Clayton, quando disse que o Edenilson teve boa participação no segundo tempo. Foi a melhor apresentação do Edenilson no time do galo, muito embora não ter futebol para a titularidade. Mas pode sim, ser reserva!
    O time titular do galo, aos poucos, vai se configurando: Everson, Mariano, Igor Rabelo (Lemos) Fucks e Arana. Otávio, Bataghlia, Pedrinho (Igor Gomes), Pavon (Hyoran), Hulk e Paulinho. Falta definir, estratégia de jogo. Fomos surpreendidos pela ousadia do time do Internacional no jogo de sábado, aceitando passivamente o pleno domínio de um time que julgávamos presa fácil. Partiu para cima do galo, e quase leva o atlético ao nocaute e demoramos mais de 60 minutos para respirar um pouco, o que aconteceu, de fato, com a entrada do Igor Gomes. Haja sofrimento! Mas até quando?
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO ,

      o ATLÉTICO se soltou , como você bem disse , com a presença em campo de IGOR GOMES , ALAN FRANCO e ZARACHO .

      Isto não se dá com PAULINHO , HULK , PAVON e PEDRINHO (prendem muito o jogo)

      A tal “posse de bola” se dá quando você tem jogador que saiba tocar e se movimentar , como BARBATANA exigia de seus jogadores , principalmente na armação de jogadas , permitindo , no entanto , o drible para o arremate .

      Ontem , mais uma vez , o Red Bull deu uma aula de movimentação .
      Um espetáculo aquele time .

      Outro jogada de encher os olhos foi o gol do Soteldo .
      Aquela passagem dele pra receber a bola foi sensacional .

      Futebol é simples demais !
      E ainda nos reserva surpresas agradáveis como os dois gols contra o Inter , pura inspiração de HULK (depois do passe açucarado do ALAN FRANCO) e da categoria do IGOR GOMES .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *