Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo freudiano

“Oi, Eduardo! Ontem, quinta-feira, ao chegar na terapia desmontei no sofá e, junto com um profundo suspiro, relatei que estava super aliviada – o Galo tinha conseguido um técnico!  Daí minha terapeuta, entre surpresa e divertida, disse que eu era o terceiro cliente na semana a expressar o mesmo sentimento. Veja o que a diretoria do Atlético tem feito a torcida passar”. Recebi essa mensagem ontem, antes de meio dia e me debrucei o resto do dia em assuntar junto a profissionais do divã sobre situação similar. Aconteceram também noutros consultórios. Uma amiga, também Atleticana, não teve caso dessa natureza no seu atendimento, mas confessou que ela engrossava o coro de aliviados com a solução e a volta do Sampaoli.

Vejamos! Como é sério esse relato e a confirmação dessa confissão em diferentes consultórios de psicanalise. O Galo é sim caso atípico nessa relação com o Torcedor. Ao que penso, resultado de tantas ações nefastas e de interesse econômico, que por décadas conspiraram contra o nosso time do coração. E ainda segue em curso esse roteiro que envolve cbf – consequentemente arbitragem e stjd – e também o poderio financeiro do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Ao ler a mensagem, que chegou no whatsapp, imediatamente me passa o filme dessa longa operação contrária ao nosso time e toda a Massa. Finais de 1977, 1980, 1999,  semifinais em outras temporadas, Serra Dourada, depois dos pontos corridos os anos de 2012 e 2015.

Existem torcedores, que diferentes de nós – velhotes -, não acompanharam essas sacanagens. Tampouco, alguns entre, sequer tem o hábito de ir aos jogos e acham uma chatice essas reclamações. É compreensível, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, e nossa geração foi formada convivendo com essa putaria oficial. Se por um lado foram cruéis, também resultou nessa resistência inabalável contra essa gente que se acha dona do futebol brasileiro e levou o melhor do mundo à condição de figurante até nas eliminatórias. Freud, pai da psicanálise, se voltasse teria a difícil missão em tentar trazer o conformismo e o perdão do Atleticano contra esse esquema corrupto e traiçoeiro que comanda o esporte bretão brasileiro.

Ontem, até mesmo anteontem, pipocaram alguns comentários sobre a suspensão do jogador Bruno Henrique pelos motivos amplamente conhecidos. Na mesma hora, aqui mesmo e por ai, desafiaram aos que reclamam daquela organização a manifestar sobre a punição. Como se fosse a prova cabal de isenção daquela promiscuidade. Ora, vamos lá, primeiro a tentativa de comparação entre o caso de jogatina do BH e a suspensão aplicada ao Dudu. Foi o dobro, um me disse, como tentativa de álibi aos meus insistentes registros. Vamos lá, o Dudu mandou a presidente dos porcos TNC, assinou com outro time mineiro e o assunto ficou esquecido. Foi acertar com o Galo que a suspeitíssima procuradoria do stjd ofereceu denúncia e a pena foi de seis jogos, sem qualquer chance de apelação e/ou possibilidade de efeito suspensivo. Para BH esse recurso jurídico parece bem encaminhado, ao que a imprensa do eixo vem noticiando.

Mas, quanto ao mérito, o jogador do time carioca foi julgado por um tribunal que recentemente penalizou pelo mesmo crime diversos jogadores do futebol brasileiro. Vejamos as penas. Numa rápida pesquisa no google identifiquei nomes de profissionais banidos – isso mesmo, eliminados – como os famosos desconhecidos Diego Porfírio, Gabriel Tota, Matheus Gomes, Romario (não é o tetra campeão mundial) e Ygor Catatau. Dois anos de suspensão para Gabriel Domingos, Moraes, Paulo Miranda e dois únicos que meu registro de memória lembrou Nino Paraíba e Vitor Mendes (esse cria do Galo). Penas de 360 a 600 dias condenaram Alef Manga, André Luiz, Bryan Garcia, Dadá Belmonte, Fernando Neto, Igor Carius, Mateusinho, Paulo Sérgio, entre outros ainda Eduardo Bauermann, que também me recordo.

Qual a diferença desses profissionais com o Bruno Henrique? Uma única! O mineiro, de Belo Horizonte que até se diz Atleticano, joga no Clube de Regatas flamídia do Rio de Janeiro. Só isso! Nada mais! Comparar um sujeito que, ao que consta, fraudou essa jogatina com peninha de 12 jogos é para envergonhar relator e auditores daquela promiscuidade de stjd. Usam beca e por baixo a camisa dos seus times – cariocas e paulistas – do coração. São eles, junto a uma juizada danada de ruim ou outros adjetivos, os responsáveis junto à diretorias que nunca cumpre mandato até o final e são afastadas pela Justiça, os responsáveis por essa pocilga que virou o futebol brasileiro. Então, nada mais compreensível – aí insiro os gestores do Galo – que o Atleticano caia no divã em alívio pelo início dos trabalhos do Sampaoli. Que será perseguido, como o Hulk já é, pelas maracutaias de sempre da cbf. Divã já!

6 thoughts to “Galo freudiano”

  1. Aquilo ali não é um tribunal de justiça desportiva, é uma milícia escancarada para beneficiar aos vizinhos mais próximos.

    E o Flamilícia é sócio dessa zona bandida, portanto, nada de novo nessa “condenação” do jogador.

    Outros “desconhecidos” que fizeram a mesma coisa se ferraram legal, mas o jogador do urubu lixo, esse não, foi agraciado com um gancho bem leve pela milícia que comanda o tal tribunal.

    E viva o futebol brasileiro, cada dia mais envergonhado de tanta lama e sujeira.

    E o GALO???

    Agora é com o Sampaoli e quero acreditar em virada de pensamento, de atitude, de vontade e de vitórias.

  2. CBF e STJD. Tudo uma coisa só. Enquanto o “sistema” não for radicalmente mudado, vai ser isso aí por muito tempo. Assisti a sustentação oral feita pela advogada do Dudu, no caso VTNC, e, confesso, a doutora é uma fera, tanto em conhecimento, como argumentação numa Tribuna. Deixou muito claro que a acusação da poderosa chefe do porco trilhou pelo caminho da MISOGINIA, quando isso, obviamente, não foi o caso. Fosse o chefe um homem, poderia até ter sido pior a reação do Dudu. Tanto assim que ele (e sabemos que não é muito flor que se cheire), pelo que li em manchete no UAI, parece que vai reabrir o caso, de que forma não sei bem. Enfim, de nada adiantou a defesa da competentíssima advogada, uma vez que as cartas já são marcadas.

  3. Salve Massa e Guru

    Uma coisa que sempre incomodou o torcedor são as mentiras ditas pela diretoria e seus baba ovos, com destaque pro tal Bruno Muzzi, que quando aparece, normalmente é para trazer notícia ruim.
    O sentimento que temos quando estes caras abrem a boca, é de que somos otários e retardados, sendo facilmente manipulados. Uns verdadeiros encantadores de serpente.
    E neste mar de mentiras o véio Menin vem se destacando, jogando no lixo todo o respeito que o sempre teve para com ele.
    Alguém se lembra dos quatro Hulks ? E um dos maiores da América? E que temos um elenco qualificado?
    Sem ter nada pra fazer, vem o Gepeto Mor desta vez, ele disse que Sampaoli veio porque era o que a torcida queria. Dissimulado!!!!
    Mesmo com a manifestação das redes pedindo o carecone, todos sabem que Sampaoli não era nem alternativa, pela sua passagem pelo clube e só veio depois dos vários tocos que a diretoria tomou. Tb esqueceu de dizer que o tal Caixinha só não está na cidade do Galo porque a rejeição foi tamanha que eles decidiram não comprar briga.
    Se realmente, como disse Menin, o clube ouvisse a torcida, teríamos hoje um cabeça de área e pelo menos um zagueiro. Mas cadê?
    E antes que alguém venha dizer que ninguém pode dizer que ocorreu isto no clube, digo que me baseio nas notícias vinculadas pela imprensa, que é a mesma que deu espaço pra Menin dizer que Sampaoli, veio pelo clamor da torcida.
    Enfim, tá na hora da diretoria falar menos e agir mais, pois quando eles abrem a boca, me dá vontade de fazer igual um famoso personagem de humor fazia :
    CALA BOCA ORFÉLIA!!!!!!

    1. Meu amiGalo,JBHGALO.
      Esse MeninÃO ou vive em outro universo, onde a mentira é coisa normal ou vive mamado às margens do D’ouro em suas vinícolas, só pode.
      Esse homem só sabe viajar na maionese quando se trata de CAM.

  4. Perfeitas as lembranças, principalmente sobre as maracutaias da cbf e a rede de tv que promove seu time carioca. Só tenho a acrescentar às suas brilhantes observações que ESPERARAM A JANELA DE TRANSFERENCIAS FECHAR PARA JULGAR O BRUNO HENRIQUE. Com isso o flamidia pode compor ou tece o tempo necessário para completar seu elenco até o fim do ano. E mais, este jogador disputou todas as competições possíveis, enquanto o Galo ficou desfalcado do Dudu tanto na Copa do Brasil (enquanto a decisão nâo esclareceu a que competições a pena se estendia) e no Brasileirão. Nem efeito suspensivo foi dado a Dudu
    Agora, vamos assistir aos próximoscapitulos da “jurisprudência” ser modificada, afinal se antes era banimento ou anos de suspensão para atletas, que passou para apenas 12 jogos, a ponto de permitir até jogar a reta final do Brasileirão (flamidia eliminado na CB pelo Galo), só falta obter efeito suspensivo e redução de pena, etc
    A conferir

  5. SAMPAOLI E A PRESSÃO DA MASSA

    Verdade ou fake que SAMPAOLI terá retornado por pressão da MASSA?!! 

    RUBENS MENIN

    Entrevistado ontem na Turma do Bate-Bola, Itatiaia, disse “SIM!”, “que a gente levou muito em conta exatamente o pedido da Torcida. Isso pesou muito na decisão final…” … 

    PLANO A 
    TANAKA (CANAL DO TANAKA) confirmou que o Atlético inicialmente buscou nomes de peso no mercado, como Tite, Carvalhal e Sérgio Conceição, cujas propostas não avançaram e terminaram frustradas.

    PLANO B
    O Atlético então ativou o PLANO B e conversou sobretudo com CAIXINHA, e ZUBELDIA. Paralelo a isso começava a formar junto à MASSA uma rejeição enorme a ambos e uma aprovação gigante para o retorno de Sampaoli ao Alvinegro… 

    PLANO C 
    Dada a grande rejeição aos nomes de Caixinha e Zubeldia, o Clube iniciou uma negociação com MARTÍN ANSELMI que também flopou…

    PLANO E 
    Diante do cenário de negativas e da forte mobilização em favor de Sampaoli, cujo nome bateu com muita força nas mídias sociais (mais de 80% nas enquetes), a Direção se viu espetada e resolveu atender a Massa para não se indispor e se afastar ainda mais dela, segundo Tanaka…

    E O PLANO D?!! 
    A Itatiaia informou que o jornal jornal Diario As, da Espanha, chegou a noticiar que o técnico José Alberto López, do Racing Santander, da Espanha, teria sido procurado pelo Atlético no último dia de janela de transferências. O Atlético negou a procura e o contato, segundo a Rádio…

    BOM DIA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading