Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo é o primeiro time brasileiro a garantir vaga na Libertadores

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

O trecho “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”, de Gonzaguinha, define bem nossa condição de Atleticano. 109 anos de existência, com as mesmas cores e o mesmo nome. Numa década de administrações sofríveis, não nos afastamos do Galo. Rica história, de grandes conquistas e pura paixão. Não somos torcedores, somos Atleticanos.

A classificação antecipada para a fase seguinte da Copa Libertadores, sem entrar em campo, com uma rodada de antecedência, incomodou os adversários, dentro e fora de Minas Gerais. Fomos o primeiro clube brasileiro a garantir vaga, entre os oito participantes (nós, um paranaense, um catarinense, um gaúcho, dois paulistas e dois cariocas). Como podemos cometer essa ousadia?

No Estado, pessoas ficaram indóceis. Adoravam chamar o Campeonato Mineiro de rural, agora ele se tornou o torneio mais importante do ano. Também não curto muito o Estadual, mas perder é inadmissível. Tratam a Copa Libertadores com o mesmo peso da Copa Sul-Americana. Parecem mais camaleão que muda de acordo com as circunstâncias.

Crédito: Google

Vida que segue. Os dois clubes cariocas estão no sufoco para conseguir avançar na Libertadores. Ambos se encontram em situações complicadas. Os paulistas já até demitiram o treinador.

Reações, de vários lugares, sugerem o que está explícito naquele ditado popular: “A inveja é uma merda”. Se os outros tivessem nossa história, nossa Torcida, nossas conquistas, nossa vibração contagiante, saberiam segurar a onda e esperar o momento, como seguramos na nossa década negra? Não, como mostram os fatos.

Nós, Atleticanos, aprendemos que na vida tudo é cíclico. Existe uma expressão curta que precisa nos guiar e nos deixar atentos. “Isto vai passar”. Em meus quase 60 anos, não Atleticanos enviam mensagens me chamando de velho, ancião, gagá e outros adjetivos. Não me incomodo, pois aprendi que tudo é transitório. Quando estou eufórico, seguro a onda. Quando a situação me incomoda, me contenho, de maneira igual. No caso do futebol mineiro, especificamente com Galo, depois de nosso curto período ruim, o tempo passou e essa gente soberba não se deu conta.

Para nossa felicidade, nada tem mudado. Recentemente, diziam que tinha um time aqui que era o Barcelona das Américas, hoje, na Europa, os torcedores do time de “Camp Nou” se intitulam como o Galo Europeu. Outra coincidência entre nós. No Atlético e no Barcelona se deu o ápice de Ronaldinho Gaúcho. Ele brilhou nos estádios europeus nos gramados sul-americanos. O Atleticano, time do povo, da Massa, ao contrário de um tímido povo, é vibrante, alegre e festeiro. Ah! As mulheres Atleticanas são mais belas. “Os outros são os outros”, resumiu Kid Abelha.

50 thoughts to “Galo é o primeiro time brasileiro a garantir vaga na Libertadores”

  1. Oi Eduardo!
    Boa noite!
    Confiança é tudo. Previsão para o jogo de amanhã:
    O Galo comerá a perder de 1 a 0 antes dos 15 minutos do 1º tempo… O Roger, então lança mão de colocar em campo o Rafael Moura junto com o Fred, antes dos 30 minutos do 1º tempo… O galo empata aos 35, vira aos 41 e faz o 3º aos 47 do primeiro tempo…
    Na volta para o segundo tempo, logo aos dois minutos o sagueiro do cru cru, L, é expulso. Aos cinco Fred faz o 4º do Galo…
    Elas perdem a cabeça e o mimi também é expulso…
    O galo, então faz aos 22º o quinto, aos 33 o sexto e aos 45 fecha o caixão do cru cru com Rafael Moura fazendo o Sétimo gol do Galo. Festa no Horto, festa na cidade, festa nas minas gerais, festa no Brasil e em todos os consulados mundo afora. O GALO É CAMPEÃO, sem discussão, sem blá blá…. Não sou torcedor… Sou Atleticano… Acredito sempre…. E é por isso, que apesar das desilusões da vida, sou grato a Deus pelo Dom da vida e por ter nascido ATLETICANO…..
    Aqui é Galo!!!!! GAALLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO…………………………

    1. ObriGalo! Hoje AO (Silva) foi mais sutil, ontem extrapolou e foi dormir com seus amigos que não são AmiGalos. No depósito da lixeira.

  2. Não consegui entender a relação de convocados pelo Roger Machado: não levou o Erazo. Por que? Levou o Carlos Eduardo. Pra que?

    1. Aliás o que este Carlos Eduardo ainda esta fazendo no clube? Ele é apadrinhado de quem? Bom com ele ou sem ele seremos campeões.

  3. Amanhã é Dia de Galo! Aqueles que estiverem no Horto empurrem o time como sempre, torçam e cantem os 90 minutos, façam pressão (elas tremem) e mais uma vez seja joguem com o time. A torcida terá um papel muito importante nesta decisão. O time melhorou e confio no título. PORÉM, a arbitragem é algo preocupante. Esse árbitro não foi a melhor opção. A contar pelo histórico, a FMF poderia escalar um árbitro FIFA. É bom que os jogadores estejam psicologicamente preparados, as Marias tentarão cavar uma expulsão. ATENÇÃO”!

  4. Caros galistas boa tarde, excelente crônica, agora a do camaleão sensacional. Estão disputando a CONMEBOL na qual somos BI é dizem em tom alto Sul Américana, Mineiro era RURAL, agora é mais importante do semestre. Cada um vê as coisas como seus olhos querem já dizia minha finada avó, mas deixemos o time azul calcinha pra lá. Posso dizer sem medo hoje há uma sinergia com o time que me leva a 2013, lógico que os protagonistas são outros, a confiança voltou no momento certo. Pés no chão e humildade que esse título é do GALO, se assim for vamos comemorar e muito, afinal, quando ta valendo ta valendo. Saudações Alvinegras.

  5. Jamais vou entender a mentalidade de um clube de futebol que podendo jogar um jogo final para 60 mil torcedores resolve jogar para 18 mil. Falta grandeza. E o mais grave é a torcida aceitar e achar correto. Mentalidade de time covarde, pequeno e desinteligente. Se bem que, quem nasceu prá lagartixa nunca chega a Jacaré, mesmo.

    1. E ele, Alex, voltou. Vamos dar a ele o que pede. Ser lido pelos Atleticanos. Aqueles Torcedores que esgotaram a carga de ingresso no jogo de ida. Sem ser subsidiado pela diretoria do clube.

  6. eduardo , boa tarde estou muito otimista que o galo sera campeao amanha. agora eduardo eu realmente espero que independente do resultado de amaha , a nossa diretoria tera que rever algumas situaçoes em relaçao ao nosso galo. nao pode um time pensar em ganhar a libertadores e campeonato brasileiro , copa do brasil , com jogadores com todo respeito que estao de titulares no galo. o robinho principalmente nao tem cndiçoes de jogar futebol mais em alto niveo , a idade pesou, esta muito lento, atrasa o jogo. tentando dar pedalada . o rafael marques nao pode ser reversa neste time. o leo silva aos 42 mnts fez um gol na liberdatores que nao podemos jamais esquecer .infelizmente hoje nao tem mais ritmo para suportar estas competiçoes. o fabio santos teve uma excelente passagem por varias equipes , mas tambem nao consegui apoiar e voltar tao rapido como o futebol de hoje exige e finalmente precisamos de um armador com a caracteristica do datalo. e um lembrete ; domingo apartir das 14 hs , no bar do anesio em divinopolis .

  7. É. O Galo é o primeiro brasileiro a se garantir na próxima fase. E com uma secadinha básica pra cima do Santos e do River, combinada com uma vitória sobre o Godoy, e poderemos ser o primeiro geral. Roger, enfim, entendeu que Rafael Carioca não é primeiro volante. Então, até eu mesmo, que acho o Roger bem ruinzinho e simplesmente não entendo por que não foram atrás do Cuca, começo a crer que podemos ter chances de levar a Libertadores. Infelizmente acho que o Palmeiras é o favorito, pois tem ótimo elenco (como nós) mas tem disparado o melhor técnico, e isso faz toda diferença. Agora é trancar a casinha amanhã. Precisamos ser campeões, não precisamos ganhar um jogo. É o que eu penso.

  8. Desde a época de Diego Aguirre e passando por Marcelo Oliveira, nunca vi o torcedor do galo tão confiante no time como agora. Sei que em vários momentos o trabalho de Roger foi e é questionado, principalmente em relação ao sistema de jogo. Mas todos, inclusive os que criticam, devem reconhecer, que se o time hoje não está jogando o futebol que encantou o Brasil em outros tempos, pelo menos nos dá esperança que isto volte a acontecer. Eu mesmo já fui e sou crítico de Roger, porém entre muitas virtudes há uma que me deixa imensamente satisfeito. Roger é um técnico que joga junto com o time, cobra dos jogadores durante as partidas e não fica apático e parcial como nossos dois técnicos anteriores. Quantas vezes nosso time estava tomando um vareio de bola, e tanto Diego Aguirre quanto Marcelo Oliveira, ficavam ali como se nada de anormal estivesse acontecendo. Além disto Roger não tem medo de mexer no time e suas substituições não são previsíveis como os anteriores.
    Até a imprensa fora de Minas, o reconhece como um bom e promissor técnico, apesar de ainda faltar-lhe o carisma dos ganhadores, porque nós não podemos ter a mesma atitude?
    Pelo que parece, com os jogadores ele está com toda moral e apoio e isto é muito importante para o resultado de seu trabalho.
    Estou fazendo este post porque se não conseguirmos o nosso objetivo (bate na madeira), com certeza ele será muito cobrado. Mas quando vejo os técnicos que estão disponíveis no mercado: Luxemburgo, Celso Roth, Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Ricardo Gomes, Jorginho, Joel Santana, Jair Picerne, Mazola, Falcão, Adilson Batista, PC Gusmão e Levir Culpi entre outros, creio que somente este último teria nossa aceitação, pois o resto com certeza não seria bem aceito nem pela massa e nem pela diretoria. Então é hora de dar credibilidade a este senhor, que diferente do Mimimi da lagoa das Garças é um caro equilibrado e bem conceituado.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!!!

  9. Ser atleticano é uma coisa , agora expressar sentimento , falar bobagem , até papagaio fala. Queria que o galo tivesse em um grupo mais difícil. Ou já tava eliminado ou estaria dependo de um milagre pelo que veio jogando no início da competição. Mais se classificasse, ia com moral e ganhando forças. A muito tempo não vejo uma chave tão fraca numa libertadores. Analisem bem as equipes os grupos antes de comentarem. Sejam coesos nos comentários.

  10. Excelente crônica caro Eduardo! É muito bom contar com a sorte quando já está contando com a competência. O empate do Godoy Cruz, após nossa goleada sobre o Sport Boys veio na hora certíssima! Amanhã é dia de atropelar as maricones! Vamo Galo! Saudações!

  11. Eu sempre apreciei em primeiríssimo lugar, e tenho orgulho de afirmar, o CAMpeonato Estadual, aquele que determina e sempre determinou quem manda aqui em Minas. Temos que mandar na nossa casa e esporadicamente mandar no país, no continente, no Velho Mundo (em 1950) e no mundo, queira Deus um dia…
    E acho que precisamos todos nós, Atleticanos, tomar o cuidado de não assimilar besteiras azul calçinha: porque ganharam fora menosprezaram o Mineiro onde sempre foram coadjuvantes, mesmo no auge: nunca nossa liderança foi ameaçada… Rural: expressão otária cunhada por proprietário de helicóptero, biônico… Vou parar por aqui. Neste ano especial todas estas artimanhas de otários estão caindo por terra: o Mineiro voltou a ser o Mineiro, disputado, desejado, questão de honra… A Sul Americana, a tão chacoteada Comembol, que nós temos duas, hoje virou produto muito bem vindo… Amigos, a verdade está em casa. O Galo é o Maior de Minas porque tem mais t´tulos de CAMpeão Mineiro, porque tem mais vitórias sobre todos os demais, mais gols pro menos gols contra. Ponto. Vou usar o exemplo de nosso adversário para completar este raciocínio: aquele time do final da década de 60 e princípio da seguinte está na história não só deles como de Minas… Pois bem, em dez anos ganhou o que? Uma Taça Brasil e uma Libertadores já no apagar das luzes daquele grupo… Não foram estas duas conquistas que os marcaram, foram os 9 título mineiros.
    Vida longa ao nosso Galo, o CAMpeão das Minas Gerais…
    Sauda… Opa, ia terminando, mas chegou neste momento no meu zap uma mensagem de nosso companheiro Riascos, ele mandando corrigir você, Eduardo, no seu texto de hoje… Riascos disse que é pra você alterar onde está escrito “A inveja é uma merda!” … Nosso ídolo Riascos tem preferência. Ele sabe o que diz.
    Saudações Atleticanas

  12. Eduardo ser atleticano e amor na alma, saber valorizar cada instante. O Galo é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, e a nossa festa termine com aplausos e alegria de ser feliz e cantar galoooooo,

    1. E muita paixão. Afinal não é qualquer time que vai na quinta Libertadores seguida. Sempre avançou na fase de grupos e ganhou uma das quatro anteriores. E, como disse, tem uma Torcida inigualável! Temos Sim, sem soberba, de comemorar.
      Só quem é Atleticano entende, os outros…

      1. O mehor que saimos como sempre desacreditado, estamos na final do mineiro e classificado entre os 16 melhores clubes da America mais uma vez, aqui e galo

      2. Todo ano falam isso do grupo do Galo e todo ano o segundo colocado do nosso grupo vai longe. Nacional-Par em 2014 e Del Valle-Equ em 2016 chegaram na final. Libertadores é diferente de tudo.

  13. Bom dia Eduardo. Amanha se Deus quiser e permitir e acho que ele quer é dia de comemorarmos mais um título mineiro, como você disse as meninas da toca falavam que esse título não valia nada hoje dão valor como se fosse Libertadores. Mas amanhã na minha querida Bom Sucesso é dia de quiosque , nome de um bar onde os atleticanos da nossa cidade se reúnem para ver nosso galão. O que me deixa mais feliz é ver a quantidade de crianças que tem ido ver os jogos do galo, sinal que nossa torcida tem crescido e os meninos de hoje tem orgulho de gritar e cantar o hino do galo. Torcida diferente como a nossa contagia até quem não gosta de futebol. Minha sogra detestava futebol até conhecer um fanático pelo galo, apesar de nem sempre concordar com suas atitudes, hoje concordamos e até combinamos quando o assunto é Galo, pode acreditar ela virou Galo. Bom Sucesso é a cidade mineira que tem mais casos de mini terremotos registrados, recentemente tem tremido e vieram estudiosos do Brasil inteiro para estudar o fenômeno, pura bobagem, eu que não sou estudioso do assunto entendi rápido o porque dos tremores. A torcida das Marias aqui é bem maior o que leva a cidade a tremer afinal “Maria eu sei que você treme.” Embora ser campeão e torcer pra nenhuma casa cair aqui amanhã, pois a tremedeira vai ser grande. Abraços a todos Atleticanos espalhados por esse mundo maravilhoso de meu Deus.

  14. Bom dia, Eduardo! Se não foi o melhor texto produzido por esse blogueiro, está entre os três melhores!!!! Em breves palavras resumiu a semana, a importância do GALO em nossas vidas e no contexto Mundial (kkkkkk!!!!), a condição de simpatizante, principalmente, “daquela gente”, a inveja e a soberba de nossos adversários, a beleza superior das GALISTAS, enfim, definiu muito bem o SER ATLETICANO!!!! Voto com louvor com o relator!!!! Parabéns!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  15. E muitos falavam que seriam eliminados na primeira fase, inclusive parte da Massa. Que sirva de experiência este ano pra descansarem as cornetas. A corneta é útil quando usada na hora certa!

  16. Bom dia Eduardo! Fomos os primeiros a classificar e temos tudo pra ser o melhor colocado entre os brasileiros. Podemos também ter a melhor campanha geral como em 2013, precisamos vencer o Godoy Cruz e torcer contra o River que tem 100% de aproveitamento (tem ainda 3 jogos, venceu os outros 3).

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como o nosso Guru sabem lidar com as idas e vindas da vida. É que no balanço da nossa canoa nós temos o Galo em que apoiar. Somos fortes e constantes, não vacilamos em nossa convicção galística e não somos volúveis. Como atleticanos vivemos em uma dimensão inalcançável por quem não o é. Eduardo, hoje tenho um reparo para fazer à sua crônica, coisa rara. Nós somos oito clubes na Libertadores. Tem um catarinense também. Ontem um dos meus posts não foi publicado. Agradeço porque ele realmente era impublicável, embora eu só percebi depois que enviei. Aí, não tinha mais jeito “alea jacta es”. O bom do nosso blog é termos um Guru vigilante para limpar as nossas lambanças. Misturar medalha com propina não é coisa santa. O que interessa mesmo é falar do Galo. Qualquer desvio é danoso. Não sou dado a escalar time do Galo, como você entendo que isso é função do técnico e ele ganha muito dinheiro para fazer isso bem feito. O problema é que o técnico do Galo está contrariando atleticanas e atleticanos com essa insistência com Robinho. Tem mais jogadores prestando melhor serviço do que ele e por bem menos. Espero que amanhã eu não tenha a contrariedade de vê-lo em campo. Nem espero que ele queime a minha língua e faça o gol da vitória. Sei que ele não fará mais do raiva em mim. O amanhã está chegando, a ansiedade só aumentando, a convicção da vitória sempre presente. Vou separar algumas camisas para usar durante toda a semana. Vida que segue. Galo que vive. E que venha o brasileiro porque o mineiro já é nosso.

  18. Bom dia Eduardo.
    Belo texto, foi feliz quando disse que não somos torcedores, somos Atleticanos e com certeza isso faz a diferença em campo, até mesmo porque aqui entram jogadores e não sai torcedores sai Atleticanos.
    Amanha espero um grande jogo do Galo, crescemos na hora certa e perdemos quando podíamos perder, quando ta valendo ta valendo e vamos mostrar para eles. Quero ver o pé de valsa dançar na casa do caraiá porque aqui e GALOOOO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *