
“Pergunte ao João”! “O Galo mora no meu barracão”! “Vou festejar, vou festejar”! E dezenas de tantas outras canções desse momento de alegria que contagia aos brasileiros e estrangeiros, que entraram no repertório Atleticano ao longo de décadas nas arquibancadas por onde o time jogava. “Time de preto, de favelado, mas quando joga Mineirão fica lotado”. Time de negros, brancos, pardos, amarelos, indígenas; de católicos, evangélicos, kardecistas, ateus; também de esquerdistas, conservadores e direitistas. Todos irmanados com o mesmo grito na alma e na garganta de Gaaalooo!
E é nesse sábado, abrindo oficialmente o reinado de Momo, que vamos ter um jogo e rodada decisivas no campeonato estadual. Depois de sete partidas, invictos, mas com apenas duas vitórias e cinco (difícil acreditar) empates, temos de vencer e secar concorrentes para assegurar vaga na semifinal do mineiro. Ainda que esses campeonatos regionais tenham perdido sua relevância, para nós é a oportunidade de levantar o título pela sétima vez consecutiva – hepta – condição que motiva o Atleticano em busca de um sábado carnavalesco digno de terminar festivamente em samba.
E, mais uma vez, será comandado pelo interino Lucas Gonçalves. Ele já dirigiu o Galo em outras oportunidades, sempre na condição de tapa buraco, sendo que na primeira vez foi no início da temporada fantástica de 2021. Fez quatro partidas e venceu todas, comandando uma garotada que subia das divisões de base e alguns profissionais, até que Cuca assumisse o comando deixado coincidentemente por Sampaoli. Na ocasião, ao que me lembro, marcou a despedida do Victor (frente a URT), primeiro jogo do Hulk (Uberlândia) e assegurou a permanência do quase dispensado Zaracho. Nas oportunidades posteriores não obteve o mesmo sucesso.

Mas, hoje é tudo ou nada, temos de vencer e torcer contra URT, Tombense e outros. Pode isso? Qualquer outro resultado que não seja a vitória, tira o Galo da fase seguinte. Vencendo e URT não, assumimos a liderança do grupo. Se os dois vencerem, aí é a Tombense que não pode sair vitoriosa, pois tira do Galo a melhor segunda colocação. Existem outras alternativas mais complicadas, mas as duas mencionadas são as mais visíveis. Tudo culpa da campanha ridícula nas sete rodadas anteriores. Seja tudo o que Deus quiser, desde que não nos prive da classificação. Nos tempos recentes o Galo já arrasou com finais de semana da Massa, agora fazer isso em pleno carnaval será imperdoável. Se vira, moçada! Ganhem e sequem, assim como nós Torcedores.
Até que decidam quem deve assumir o comando técnico do time, ainda em tempo de reagir dessa campanha pífia no Brasileiro em três rodadas, tomara que Lucas Gonçalves não cometa a estupidez que o argentino fez nesse seu definitivo adeus do comando Atleticano. Ainda sem Lyanco e Alexsander, teoricamente titulares quando estiverem livres do Departamento Médico, o Galo terá o resto do elenco à disposição. Até Junior Santos que nem vinha sendo relacionado está na lista que vai para o jogo. Creio que como opção de banco, mas é um jogador de área, diferente de Reinier e Bernard utilizados recentemente como falso 9. Ora, falso era o treinador demitido.
Nem quero arriscar como será a formação que Gonçalves irá optar, mas tem jogadores disponíveis em todas as posições, ainda que do lado direito Natanael e Preciado muito criticados. Assim como os três zagueiros, de onde deverão sair dois para o jogo, seja Tressoldi, Vitor Hugo ou Alonso. Prefiro Román e Vitão, mas não serão. Resta saber se finalmente sem o argentino vamos ter um meio de campo sem Igor Gomes desde o início e tampouco no meio ou fim de jogo. Franco, Maycon, Vitor, Scarpa são bastante mais interessantes. E para as duas vagas restantes contando com Hulk e mais outro que pode ser Dudu ou Cuello (se esse só do lado esquerdo). Gomes, Bernard, Reinier, Junior Santos e outros ficam – ao meu gosto – no banco lá do lado de lá no Castor Cifuentes. E oportunidade para Minda e Cassierra. Custa? Assim seja!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Vamos deixar de preconceito, Renato Gaúcho é o nome certo pra treinar o Galo!
Acabei de ver aqui no UAI, que o primeiro nome (que se tornou público até agora), sondado por quem de direito no Galo, foi um português, que já deu um sonoro NÃO. Achei ótimo, porque, uma vez mais, pelo currículo do cara, penso que seria mais outra fria… Larguem, senhores DONOS, dessa mania de que só gringo seria bom, quando o Roger Machado, nome apenas por mim “sugerido” , está aí livre leve e solto, mas que pode não demorar muito a ser contratado por outro clube. Desconheço os bastidores da saída dele, quando esteve no Galo. Dependendo de como foi a rescisão, de repente também ele pode dar mais um sonoro NÃO!
Lucas Gonçalves eu me lembro bem aqui nesse espaço muitos defenderem dar a chance a ele de ser efetivado. Bom, o cara virou um eterno tapa buraco e assim vai ficar, já que se acomodou nessa condição. Sinal, que nem ele mesmo tem confiança em encarar uma carreira de treinador. Indicar um treinador simplesmente se torna uma tarefa impossível, já que a cada seis meses trocamos o indicado. Aos que acompanham as estáticas, existe algum jogador recém saído do Galo, titular em algum time de ponta? Se a resposta for não, é sinal que achamos que temos um DNA incompatível com as peças que conseguimos ter, daí, não existe mágica, se vc quer atacar uma metralhadora com uma faca na mão, vc vai se dar mal sempre.
Bom dia.
Esperança em um futebol pelo menos regular hoje, o que deve bastar para a vitória.
Só de não chover hoje, a coisa já melhora muito, pois debaixo de chuva esse time apresentou o pior futebol esse ano. Essa é a MINHA teoria da conspiração.
Quanto a saída do treinador, eu acho que não tinha como ele continuar, ainda mais com ele e o diretor de futebol não se entendendo, e os resultados ridículos nos jogos.
No mais é melhorar e vencer hoje.
SEMPRE GALO!
Abraço.
Bom dia xará e amigalos. GALO vai classificar. Se esse mesmo time e elenco estivesse no campeonato paulista já estaríamos rebaixados. Bom carnaval a todos.
No cenário descrito pelo blogueiro democrático, ao qual nada existe a acrescentar, só nos resta TORCER por uma vitória, sob o comando do Lucas Gonçalves, que, com certeza, é bem melhor do que o garnisé! Vamos que vamos!
Ontem 30 comentários (com a postagem, 31) e ninguém “indicou” um nomezinho sequer, mas aposto que estão todos preparados para malhar a próxima escolha da SAF para técnico. Isso depois de dizer, sem senhum fundamento, que o cara foi a décima escolha porque ninguém aceitou vir pra cá. Aguardemos! Ah, sim , em tempo: um empatezinho safado pode ser suficiente pra nossa classificação.
Bom dia, João Carlos. Não “indiquei” nome para técnico, ontem, porque já o fiz desde o dia em que o “garnisé” foi demitido. Apenas sugeri – o que pouco ou nada vale – o nome do Roger Machado, estudioso e com larga experiência, além de ser, acima de tudo, brasileiro! E, dependendo do nome que for indicado, caso na minha modesta opinião eu não ache o adequado e à altura do Galo, vou criticar com a mesma tranquilidade que fiz desde quando o “garnisé” foi cogitado, portanto antes de ser contratado! Vamos torcer por um bom nome, ainda que não seja o “sugerido” por mim.
Espero que não seja o “sugerido “ por você. O único bom trabalho dele foi feito no Grêmio, há quase 10 anos. Passou pelo Atlético e foi só blá-blá-blá. Durou pouco mais de 4 meses. E no ano passado quase jogou o Internacional para a Série B. Não fosse o falecido Abel Braga, a vaca teria ido para o brejo. Mas valeu pela interação.
Bom dia! É muito simples nao ter indicações, pois técnicos decentes JAMAIS topariam vir pro Galo para ser chacota e viver uma experiência de 6 meses. Tem boas opções:
– Arthur Jorge
– Becacece
– Martin Anselmi
Opcoes boas nao faltam, mas os donos nao vao botar a mao no bolso, nem tao pouco esses caras vao topar um projeto fracassado como o Galo.
Daí fica a sugestão do Fred Melo Paiva, fazer uma lista circular ou aleatória dos técnicos que passaram aqui desde 2023. E a vida segue como é: fazendo as mesmas coisas e esperando resultados diferentes.
Abs
Arthur Jorge tem contrato com o Al Rayyan e recebe R$5 milhões por mês
Becacecce é o técnico do Equador e vai disputar a Copa do Mundo
Martin Anselmi tem contrato com o Botafogo até dez-27
Ao contrário de você, penso que é fácil ter indicações.
Foi o que eu disse cara pálida nao importa se o Arthur Jorge ganha 5M, se os donos quiserem colocar alguem de qualidade e ajustar elenco à altura, está ai a indicação. O resto é seguir fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Roger machados da vida é exatamente isso que nao precisamos e o que vai dar muito errado.
Abs
Ninguém indicou porque ninguém sabe o tal “perfil” melhor pro time.
Pra mim pelo menos. o melhor perfil é não se r otário e não cair na lábia desta diretoria que promete reforços e depois cai fora.
Todos ficam falando neste tal perfi, mas ninguém tem a coragem ou a sapiência de descrever o tal perfil.
Mas qual o perfil vcs acham que ceve ter nosso técnico?
Salve Massa e Guru
O tapa buracos Lucas Gonçalves até desfrutava de prestígio junto a torcida, inclusive chegando a ser cogitada a sua manutenção como técnico, mas em sua última passagem quando substituiu o mesmo Sampáoli de agora, ele borrou tudo.
O time vinha de más atuações, esquema de jogo questionado, jogadores tido titulares idem e todos esperançosos de que ele, conhecedor da cidade do Galo, iria na partida, fazer algo diferente.
Mas o que aconteceu?
Foi covarde e fez as mesmas merdas que Sampaoli vinha , entrou com o mesmo time e o mesmo esquema de jogo e a vaca foi pro brejo.
Hoje ele tem chances de se redimir e poderá fazer isto, simplesmente tirando os sofríveis Bernard e Igor Gomes, dando chances a outros.
Se fizer isto, a chance de redenção será grande.
Bom dia, prezados Atleticanos
Lucas Gonçalves é estudioso do futebol. Conviveu diariamente com muitos técnicos renomados e continua aprendendo, evoluindo.
Atuou como interino no passado e surpreendeu positivamente. Ele valoriza a futebol ofensivo que é a cara do Galo, mas tbém exige eficiência do sistema defensivo.
Pelo perfil da SAF, nunca será efetivado e sim um eterno “tampão”.
Este elenco cheio de medalhões, rodados, cascudos não respeita treinador emergente. E Lucas, com personalidade, vai ter que escalar o melhor time da sua cabeça.
Ele sabe os “cobras criadas” que estão mal e que merecem banco.
Ganhar e, lamentavelmente, torcer por combinações, Gaaloôô!