Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo campeão do mundo

Foto: Divulgação

Por Paulo Silva

Pois é, alguém poderá dizer que não tem nada a ver. Mas, por que eu me importaria com o que alguém diz? Para mim o Galo é campeão do mundo porque ele está muito bem estampado na camisa da seleção que soube como nenhuma outra encarnar o espírito de luta de um Galo.

Agora, cá entre nós, e se o nosso Galo se espelhar no Galo Campeão do Mundo e começar a jogar uma bola redondinha cheia de alternâncias durante uma partida, sendo agressivo quando convier, sabendo se resguardar com inteligência usando todos os seus jogadores na função defensiva e atacando conscientemente e com alto índice de aproveitamento?

Às vezes vemos o nosso Galo com essa determinação defensiva. A diferença é que esse tipo de atuação de nossos jogadores não é sistêmica e é feita mais pela individualidade do que como trabalho de equipe. Se o Róger Guedes fazia isso o RO fica parado no meio de campo sem ação, o Cazares fica boiando em qualquer parte do campo sem se preocupar com coisa alguma, o Patrick, ah! o Patrick. O Fábio Santos fica recuando e chamando os atacantes para dentro da área atleticana e etc. São tantas as mazelas que a gente vê esse time do Galo cometendo em campo que chega a desanimar.

Mas, não quero ficar falando de mazelas. Prefiro buscar nesse Galo Campeão do Mundo a inspiração e motivação que o nosso galo precisa para ser também um grande campeão. Primeiro: Juventude. E isso o nosso Galo está adquirindo. O bom trabalho da diretoria na renovação do elenco nos faz crer que o nosso time está se renovando não só em  jogadores e talento. Está adquirindo mais fôlego, mais juventude, mais capacidade de lutar, lutar, lutar. Segundo: Trabalho de equipe. É o que estamos começando a ver no trabalho desenvolvido pelo Thiago Larghi. O time está incorporando o conceito de jogo coletivo.

Embora conte com bons valores individuais o time do Galo cresce coletivamente e se capacita para superar dificuldades em conjunto. Terceiro: Inteligência tática com variações. Ter alternativas para jogar de acordo com o adversário, mudando o andamento da partida de acordo com as circunstâncias de cada jogo. Se observarmos bem o Galo Campeão do Mundo, veremos que ele se mostrou diferente em vários momentos das várias partidas disputadas.

Foto: Bruno Cantini

A tática, que de ‘per si’ significa inteligência se torna mais eficiente quando é aplicada de modo consciente visando ao momento do jogo. Nunca ser sempre o mesmo. Isso possibilitou ao Galo Campeão do Mundo vencer todas as suas partidas no tempo normal e empatar aquela que nada acrescentaria no seu currículo, evitando o desgaste físico desnecessário. Quarto: Preparação física e psicológica: Jogar sempre com a mesma intensidade física e emocional sabendo que uma partida de futebol é um jogo e jogo se ganha com perspicácia emotiva. Se fosse possível vencer na véspera não seria jogo. Vitórias têm que ser construídas gradativamente dentro do campo, juntando todas as habilidades com equilíbrio e perseverança.

É isto, amiGalos e amiblogs. Já há um Galo Campeão do Mundo. Com inteligência e simplicidade para aprender com ele poderemos ter ainda neste ano o nosso Galo Campeão Brasileiro.

32 thoughts to “Galo campeão do mundo”

  1. Caros,
    Tá chegando a hr de soltar as feras mais uma vez.
    VIVA O GALO ALVINEGRO DAS ALTEROSAS! Ñ queremos desculpas, ñ, hein 7. Promessa é dívida: QUEREMOS O BR18. Queremos gritar 7 até nunca mais.
    Ô 7 fi, olha essa linha defensiva aí e a frente da zaga, escuta a gente ALVINEGRA. O ataque era o menos necessário mudar. E agora ficamos com o PASTOR vendedor de pipocas.
    Ô 7 fi, entender nada é necessário, ñ, necessário é conquistar o BR18!
    7 fi, tamos de olho em vc e tem nosso voto.
    Obs.: hein? Posso? Tão afiados sabendo por aí q o Editorial do Canto do Galo é?, será q seria?, salvo honrosas exceções, e são muitas, o Canto do Galo seria o Canto dos J…ZEIROS? É de berço?
    Ñ creio no q vejo lendo!
    Obs.: Q situação, hein? A insolente organizada LE COQ BLEU só faltou dizer q 7Câmara é o Macron e Kalil, Jean Marie Le Pen.
    GALO SEMPRE, NADA MAIS!
    QUEREMOS O BR18.

    1. Jabazeiro no conceito seu, que embora mereça nossa reação, optamos por dar espaço e voz às diferentes opiniões.
      Já lhe sugeri no passado, tente entender melhor sobre jabá. Com todo respeito, sua insistência sugere outras reflexões. Por exemplo, querer o lugar de algum ou de nós todos. Ou, igualmente possível, descobriu recentemente a expressão, achou bonita e adora utilizar. Teria outras de menor possibilidade e razoabilidade.
      Vida que segue e tente ser mais participativo (útil) no lugar dessa tentativa insana de arrogância e agressividade gratuita.

  2. Paulo,
    Gostei da analogia.
    Mas ao ver a foto com Gabriel e Mateus Mancini já deu um desânimo.
    É impossível ter um bom time com jogadores desse naipe.
    Vou falar mais nada não.
    Cansei.
    E enquanto a Diretoria segue omissa, garra no terço e reza!
    É o que nos resta.
    Porque mais do que isso, com essa defesa, não passa de sonho .

    1. Ninguém, se mexe. Ninguém fala nada. Depois que tomar sacodes aí eles, quem sabe, acordam pra vida e vão desesperados atrás de defensores.

  3. Tenho 40 anos.
    Nunca tinha gritado é campeão, até que há 5 anos tive a alegria de ver meu time campeão pela primeira vez, grande Liberta.

    Mas NUNCA vi meu time vencer o campeonato brasileiro.
    Foi a promessa do presidente.
    Que se cumpra !

    Já são 47 anos …

    1. Mas você viu o Galão da Massa ser campeão da Copa do Brasil em cima do seu time treme treme, né sua maria assanhada?

      1. Galo Roberto de Oliveira ( se acha o cara!)
        Lava a boca antes de falar da minha paixão pelo Galo!
        Sou sócio há 15 anos, seu %$##%@.

        Quem é você pra falar essa #$%%@ ?

        Um dos problemas é esse essas divisões internas.
        Desanima.

  4. O vento precisa soprar a favor. Infelizmente, de vento contrário já estamos cheios. Essa parada para a Copa mudou quase tudo no Galo, espero não ter mudado para pior. Nunca ouvi dizer que um time ganhasse alguma coisa sem uma defesa boa e a nossa defesa é uma clareira. Que bons ventos soprem a nosso favor!

  5. Galo CAMpeão Brasileiro!… Ah! O Céu vindo pra cá, interagir conosco! Eh Galo!
    E este Galo CAMpeão do Mundo nos ensinou uma coisa mais, muito útil doravante pra nossa formatação como time: a França não jogou com um camisa dez clássico, com um armador como nós estamos acostumados e de contínuo cobramos no Atlético, Cazares especializado sempre no off-side mental… Copiou esta, AmiGalo Larghi?
    Saudações Atleticanas. Em especial à Amanda Aleixo, Atleticana de berço, moça jovem e curtidora da música que não tem idade.
    Eh Galo!

  6. Oi Paulo, boa tarde!
    Gostei da analogia, mas o nosso Galo Verdadeiro está muito distante do Galo Campeão do Mundo.
    Continuamos a trocar a roda com o carro em movimento.
    Tínhamos um Galo no primeiro semestre e agora temos outro Galo. Com saídas, vindas e contusões, o Galo de hoje é uma verdadeira incógnita.
    Poderá nos empolgar, como também nos decepcionar. Este time atual é ainda uma aposta. Talvez, esteja pronto para o próximo ano.
    Saudações Alvinegras,

  7. Quarta-feira tem Galo de novo. E por favor, Tiago, treine muito o sistema defensivo.
    Espero que o time faça uma retranca forte lá no Sul e volte pelo menos com o empate. Se encarar o Grêmio de peito aberto, toma 5. O time teve muito tempo para treinar, porém metade do time titular mudou, falta entrosamento… Isso é papo/desculpa para resultado ruim? Nunca. Então, se há limitações técnicas e coletivas, o certo é jogar bem fechado mesmo, com as armas que tem, esperar um contraataque. Amigos, faltam 26 rodadas. o Galo só tem o BR. Tem que jogar a vida em cada jogo, 26 finais, brigar por cada bola… Quero continuar acreditando no título. Façam por merecer o apoio da Massa… 47 anos… A hora é agora.

  8. Galo contrata técnico Rodrigo Santana ex:URT para as divisões de base.
    Na minha opinião ótima contratação e futuramente pode até substituir o Thiago Larghi em uma saída.
    Pelo perfil das contratações feitas nesse meio do ano temos que elogiar a diretoria pelo custo benefício, jogadores jovens que podem dar retorno técnico e financeiro.
    As vendas do Bremer e Roger Guedes não tinha como segurar, o azar foi as contusões do Blanco e Adilson.
    Com isso o time ficou muito mexido e não sabemos o que esperar, independente disso vejo o Presidente cumprindo com o que prometeu, enxugar a folha de pagamento, colocar as contas em dia e renovar a equipe.
    Temos que elogiar também a rescisão amigável de jogadores que não vão jogar, em diretorias passadas esses jogadores ficavam mamando até acabar o contrato, não me esqueço do caso do Goleiro Fábio Costa que ficou até acabar seu contrato treinando separado.
    Na minha opinião não temos um time formado, e não se forma um time da noite para o dia pode até da sorte de da liga e ser campeão mas não é provável.
    Por isso vejo que somente ano que vem, com contratações pontuais em Janeiro vamos ter um time capaz de brigar por todos os títulos.
    O time está em FORMAÇÃO tomara que o Thiago Larghi encontre as soluções o mais rápido possível, acho MUITO DIFÍCIL e improvável sermos campeões Brasileiro esse ano mas no futebol tudo pode acontecer e que eu venha queimar minha língua.
    saudações!!

      1. Ricardo, jogador jovem sempre tem mercado, é ruim quando é esses bondes velhos que ninguém quer.
        Se não derem certos por aqui é fácil empresta-los no prejuízo não fica, e a chance de retorno técnico e financeiro é muito maior.

  9. CHEGA JOGA VALORIZA E VENDE …….O TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO ,PARECE QUE SÓ PARA A MASSA ATLETICANA QUE NÃO TEM PREÇO …COMO VAMOS MONTAR UM TIME VENCEDOR …SE O ATLETA QUE CHEGA E É VALORIZADO É VENDIDO ?…VALORIZAR PARA VENDER NÃO PARA VENCER ….INFELIZMENTE .

  10. Olá amigos da bola!

    Permita discordar Pablo de Oliveira! Respeito sua opinião, mas, minha opinião, completamente equivocada! Quase todas as vezes que o Galo enfrenta o Grêmio lá, perde, e quase sempre de goleada, justamente porque vai com pensamento pequeno, joga recuado e com medo como você sugeriu, jogar dessa forma lá é suicídio, cacetada certa! É derrota garantida.

    Para vencer os gaúchos lá, é preciso ser grande, jogar pra frente, com inteligência, como os medianos Figueirense e xará paranaense fizeram e se deram muito bem. Encararam, partiram pra cima e venceram.

    Mas, conhecendo cabeça do nosso treinador, penso que vai fazer exatamente o que você pediu! vai jogar recuado como fez contra o poderoso Vasco, vai tomar sufoco, levar gol e vai pro desespero e termina como já sabemos!

    Tomara que jogue pra vencer! Isso significa, encarar, atacar em velocidade!…..

    1. André até entendo seu comentário, mas jogar pra frente com Patric, Gabriel, Juninho, Fábio Snatos, Elias, Zé Wellison me da até calafrio!!
      Não tenho a miníma confiança nessa DEFESA, infelizmente…
      Mas vamos torcer, vai Galo!!

    2. Concordaria se o time estivesse organizado taticamente e entrosado. Entre saídas e manutenção de alguns que pedimos tanto para sair, será complicado um jogo com marcação alta. O natural, com o Grêmio mantendo a base, é atacar desde o início. Façamos então em jogo reativo, tomara que dê certo…

  11. Prezados Eduardo, Paulo Silva e Atleticanos, está chegando a hora do verdadeiro momento ao qual poderemos ter noção das reais chances e pretensões do Atlético quanto ao campeonato brasileiro. Os jogos contra grêmio e palmeiras fora são o marco para se ter ideia de qual será o futuro do Galo nesse brasileirão.
    Portanto, se o time almeja grande resultado nesse campeonato, não pode, de forma alguma,perder sequer um desses dois jogos. Já basta a enorme decepção de ter sido derrotado dentro de casa pelo Flamengo. Time com postura de campeão tem de superar desafios sejam eles os mais difíceis.
    Agora, o grande problema está nas mudanças que a equipe sofreu:
    1) os que a imprensa e alguns de nossos colegas Atleticanos rotulam de reforços, para mim que não os conheço e nem lembro de tê-los visto jogar, ainda são incógnitas (tomara que deem certo e sejam bons o suficiente para melhorar o desempenho da equipe);
    2) a defesa – terror da torcida nos últimos anos, ter ficado ainda mais fraca com a saída do Bremmer ;
    3) o meio campo, com as lesões de Gustavo Blanco e Adilson, tornou-se setor de insegurança ou de imprevisão quanto ao que se pode esperar dos substitutos.
    O cenário que o Atlético tem pela frente deixa enorme preocupação para o torcedor. Caso haja sucesso nos confrontos com Grêmio e palmeiras, o elenco ganhará confiança e força para seguir em frente na busca pelo título, do contrario, prefiro nem pensar.
    Está na hora de o Atlético romper com o modelo de futebol instalado hoje no Brasil, que vem destruindo a capacidade técnica dos jogadores e a chance de revelar novos talentos. Temos que criar um estilo vencedor e implacável, tanto na forma de jogar como na forma de administrar e desenvolver o futebol das divisões de base. Se isto acontecer ultrapassaremos os demais times brasileiros e sairemos à frente na recuperação do bom futebol, que vem sumindo dos campos brasileiros em ritmo acentuado e em franca decadência. Saudações Atleticanas.

    1. Lembrando que as apostas vieram a maioria com 5 anos de contrato. É um verdadeiro all in do Poker. Se eles vingarem jogada de mestre, se fracassarem teremos mais esses estorvos para livrar. Contratação de baciada é sempré muito arriscado. As baixas de blanco e Adlison diminuem muito nossos sonhos. Confiar em Elias…

  12. Não vai ser nada fácil remontar a equipe, o time deve entrar com Victor, Patric, Gabriel, Juninho, Fábio Santos, Zé Wellison, Elias, Chará, Luan, Terans ou Tomas Andrade, Ricardo Oliveira.
    Perdemos 5 titulares entre saídas e lesões Adilson, Blanco, Cazares, Roger Guedes, Bremer, nossa zaga nunca jogou junto, nossos volantes nunca jogaram junto, e nosso ataque nunca jogou junto.
    Temos 4 jogadores estreando e 4 jogadores questionados pela torcida, vamos enfrentar um time que nos últimos anos ganha aqui e dificulta lá.
    Enfim diante de tantas dificuldades minha esperança é no COLETIVO, se o Thiago Larghi conseguiu treinar bem a equipe jogar fechadinho da até para ganhar no contra ataque.
    Se tentar ir de peito aberto toma goleada essa é a minha opinião.
    Saudações!!

    1. Perfeito Pablo. Inacreditável o time do primeiro semestre do Thiago L ser o mesmo time do Osvaldo. Como mudou, já no primeiro jogo. Minha esperança agora no segundo semestre é essa também. Tática. Nenhum time resiste perder 5 titulares, entre eles o artilheiro e sair impune. Minha esperança é que a consistência tática do primeiro semestre se repita. Fruto de bons treinamentos. Vamos ver se as estreias surpreendam positivamente. Na quarta conheceremos o Galo do segundo semestre e pelo que vamos torcer. Como sempre Fé no Galo.

  13. Bom dia, Paulo Silva!
    Uma das grandes diferenças do nosso Galão pra o “Galo” campeão do mundo, é que o nosso, principalmente em jogos decisivos nunca conta com a ajuda da arbitragem. O primeiro gol da frança surgiu numa falta inexistente. O segundo gol de um pênalti mequetrefe que contou com a ajuda do VAR, num lance interpretativo. Quando é que um juiz vai interpretar a favor do nosso Galo? Esquece.
    Eu quero o meu Galo com a gana da Croácia, com aquelas roubadas de bola espetaculares e partindo pro ataque, somados à sorte da velha França.

    Voltando à nossa realidade, lamentável até agora nenhum anúncio nem fumaça sobre contratação de um bom zagueiro. E não me venham com Dória ou outro ex jogador encostado em algum time europeu. Chega de “Felipes Santanas”.

    1. Bom dia Galo Roberto. Tens razão. Jogar com doze facilita muito, mas, não tira o mérito dos outros onze. Afinal, era o sétimo jogo e nos outros só os onze jogaram. Saudações e um abraço.

    2. Olá, Galo Roberto!

      Tive a mesma impressão que você sobre esses gols, e ainda adicionaria um pênalti não marcado para a Croácia (no Mandzukic se não me engano), que caberia a utilização do VAR, o que não aconteceu. Teve também uma falta que a Croácia bateu rápido e pegaria a defesa francesa desarrumada e o juiz, sem motivo, mandou voltar. Além da diferença no critério de faltas, sempre mais rígido com os croatas. Isso me chateou, justamente porque uma seleção que tem nomes como Mbappé, Griezmann, Lloris, Pogba e outros, não precisa da ajuda da arbitragem pra ser campeã. Não quero tirar o mérito dos franceses, mas se os árbitros tivessem aplicado corretamente a regra, poderíamos ter tido uma prorrogação, ou até mesmo uma virada croata.

      Também concordo em relação ao Dória, chega de repatriar ex jogador! Sou muito mais o tal do Polenta, que ainda é novo, tem bagagem no futebol sul-americano e pode render bons frutos a longo prazo.

      Saudações Atleticanas!

  14. Bom dia Paulo Silva, Eduardo e Massa Atleticana!

    Vou discordar de você, Paulo. Acho que a Croácia se aproximou muito mais do espírito de luta do Galo do que os franceses. É uma seleção raçuda, que teve que enfrentar muitas dificuldades para chegar à final (passou por três prorrogações e duas disputas de pênalti!). A campanha dos croatas me lembrou muito a do Galo na Libertadores 2013, na qual o time sobrou na fase de grupos, mas só passou aperto no mata-mata. Um time que levava a torcida do inferno ao céu numa mesma partida, mas que acima de tudo sabia lutar, lutar e lutar! Como não se identificar com um time em que até o camisa 10 dá carrinho defensivo e se doa totalmente em campo? Ah, se Modrić jogasse no Galo…

    Por isso torci para a Croácia na final, e fiquei chateado com o resultado, pois não achei que a França jogou tão bem assim apesar dos quatro gols, sendo inclusive favorecida em vários momentos pela arbitragem. No entanto, é preciso admitir que a França fez uma copa muito consistente, e isso se deve à eficiência do time tanto no ataque quanto na defesa. No futebol de hoje, não adianta nada ter mais posse de bola que o oponente (como os 61% da Croácia) se você toma muitos gols e não cria/aproveita as chances de gol criadas.

    Nesse último ponto, o Galo está bem até demais, e acho que as mudanças no setor ofensivo só irão enriquecer ainda mais o nosso time. O mesmo não se pode dizer do sistema defensivo. Além de não ter sido devidamente reforçado, perdeu quatro titulares (Bremer vendido; Blanco, Adilson e Leo Silva lesionados). Isso me preocupa bastante, pois não tem ataque que segure a onda se a defesa é fraca. Isso pode ser compensado se o time todo adotar uma postura mais defensiva e participar da marcação quando não estiver com a bola. Mas isso é com o professor Thiago Larghi.

    Enfim, parabéns à França, mas galo que veste azul pra mim é “fake”. A Copa foi legal de assistir, mas quero logo a volta do Brasileirão e do nosso Galo, o verdadeiro, alvinegro e vingador.

    Saudações Atleticanas!

    1. Gostei desta sacada: Galo campeão do mundo.
      Eu ficaria entre o Paulo e o Daniel: pegaria a qualidade francesa e a raça incrível da Croácia.
      Experiência também é fundamental: estivemos em Marrocos e lá aprendemos com todos aqueles nossos erros contra o Raja.
      Tal qual a França pensou que iria atropelar Portugal na final da Eurocopa de 2016 e perdeu o título.
      Da próxima vez seremos muito fortes.
      Vai Galo.
      Eu quero é ser campeão.

    2. Bom dia Daniel, bom dia Rogério. Daniel, eu fiz referência à eficiência francesa e se você reparar apenas desejei que o nosso Galo aprendesse com eles. Também acho que o Galo e a Croácia se igualam em raça e luta. Mas isso até agora só tem levado o Galo aos vices campeonatos como o Croácia. Com a exceção que todos desejamos repetida mil vezes. Rogerio, eu havia escrito uma frase que dizia: Principalmente quando joga toda de branco. Era uma repulsa ao azul. Mas, como o espaço é limitado, tive que tirar. Saudações e um abraço para vocês.

      1. Concordo com você nesse ponto, Paulo. Não podemos nunca perder nossa raça e luta, mas só isso não ganha jogos. Também acho que podemos tirar lições valiosas a partir do exemplo da França e fazer como o Rogério falou: mesclar qualidade e eficiência com raça e entrega. Se conseguirmos fazer isso, seremos imbatíveis. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *