Fazer adversário trëmër é com o Galo mesmo. Não só time de Minas Gerais, mas clubes do exterior e até seleções de destaque no cenário futebolístico mundial. Foram 36 jogos com seleções nacionais, sendo que o Galo venceu 22 vezes, empatou cinco vezes e sofreu dez derrotas.
No período que antecedeu a Copa do México (de 1970), foram cinco amistosos com países que disputavam as eliminatórias, sendo que três deles fizeram parte das 16 seleções que foram à competição. Nessas partidas só fomos superados pela Romênia (1×2), empatamos com a Hungria (2×2) e as demais só vitórias. Vencemos a Iugoslávia (3×2, que havia empatado dias antes em três gols com o Brasil no Maracanã), União Soviética (2×1) e a própria Seleção Brasileira (2×1), que seria tri naquela Copa, com gol brasileiro em total impedimento, marcado pelo Pelé.
Depois, em 1977, foi a vez da França – com Michel Platini – capitular para o poderoso time Atleticano daquela época. Como dissemos semana passada, esse time dos anos 70 e 80 só foi parado pela vergonha da arbitragem, da CBF e do regime militar.
Em 3 de julho de 1977, a França foi derrotada pelo Clube Atlético Mineiro por três a um. Os gols do Galo foram marcados por Reinaldo, Marcinho e João Alfredo. Para a França, descontou Tresor – todos os tentos na segunda etapa da partida.
A França jogou com Baratelli; Battiston, Tresor, Tusseau (Michel Platini) e Bossis (Shannoun); Michel, Janvion e Lacombe; Bathenay, Baroncheli e Amisse (Six). Seu treinador era Michel Hidalgo.
Já o Galo, dirigido pelo Barbatana, colocou em campo: Ortiz, Alves, Modesto, Márcio e Hilton Brunis; Danival (João Alfredo), Heleno e Ângelo; Marinho (Luis Carlos), Reinaldo e Marcinho.
Registre-se que três dias antes desse massacre Atleticano sobre os franceses, a Seleção Brasileira, no Maracanã, não passou de um empate em dois gols com os europeus.
Aqui é Galo! E já faz décadas, mais de um século. Ah! Pelo amor de Deus, não venham contestar, trëmënsës!
Aqui, num vídeo histórico, o passeio sobre os franceses.
Tempo bom! Eu vi e vivi!
A foto da capa é do UAI/Superesportes
Galera, o GALO é saudosismo, é história, paixão! Essas histórias são passadas por gerações e vivemos com ela. Tenho dó daqueles torcedores de outros times que precisam registrar fatos em órgãos públicos (sim, o crucru registrou Time do Povo como se fosse sua marca), para tentar aparentar algo que nunca foram. Vivem da história recente e apagam o passado nebuloso.
Por isso, digo a eles que sejam bem-vindos à página do GALO. Venha conhecer um pouco de história!
Além desta magnifica vitória sobre a seleção francesa, o GALO tb ganhou o torneiO de Paris em 82 enfiando 3 a 0 no PSG
Excelente matéria. Que grande vídeo, Eduardo!
Ele já tá gagá LUCIANO.
Por causa desse confronto épico muito são Atleticanos! Eu mesmo tive a oportunidade de ouvir pelo rádio, junto com meu falecido pai.
Como nos dava orgulho aquele time! Confesso que devido a essa partida acabei desenvolvendo certa empatia pela França. Mas essa só me deu desgostos como a final de 98, a eliminação de 2006, o Anelka que nunca estreia e mais recentemente a final da Eurocopa.
Reage GALOOO
Edô. Reinaldô, jogava pra caralhô
Este Deptº Jurídico do CAM é phoda ! Julgado pela expulsão absurda onde poderia pegar até 18 partidas de gancho, Fred é apenas advertido . Vai para o jogo frente ao coxa …
– OFF : Hoje 13/7 é o dia mundial do rock. Como 13 é GALO , vai aí a minha homenagem ao dia,ao texto do Dudu e ao GALO . #Galorockband Clica aí oh !! … https://www.youtube.com/watch?v=Kzuo6hJit8Q … \,,/ SAN
Tempo glorioso. …………..
Mais qualidade na Base, Mais qualidade na Preparação Física e no DM, Menos veteranos medalhões, Mais tática, Mais técnica, Mais intensidade, Mais vontade, Mais raça, Mais time. Galo Sempre.
Vai viver de passado agora? Elenco bom mas não ganhou nada de importante esta geração.
Libertadores 2913, Recopa 2014, Copa Brasil 2014. Seis mineiros em dez anos e participado de dez finais seguidas. Duas com o América, uma com a Caldense, outra com o Ipatinga e seis com a sua indagação e indignação.
Dudu! Me considero com muito orgulho tetra CAMpeão da Conmebol : 1992 -1997 – 20000eGALO e 2014 . Uma observação, não seria Libertadores 2013 ao invés de 2913 ? SAN
Claro, foi a digitação. Vida que segue!
Qual a idade desse sr?
Se a pergunta é a meu respeito. Exatos 58, quase 59, beirando 60. Jovem ainda, certamente tenho bem mais tempo que o curioso. Soube envelhecer, pois sempre tratei bem e respeitei a todos, até mesmo não Atleticanos. Quem ainda jovem pensa que debocha de idoso, certamente não saberá envelhecer, como estou tendo a oportunidade. Envelhecer o corpo, sem perder o bom espírito e astral. Que dó!
GALO danado da peste!!
GALO danado da peste!!