Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A França se rendeu ao Galo

Fazer adversário trëmër é com o Galo mesmo. Não só time de Minas Gerais, mas clubes do exterior e até seleções de destaque no cenário futebolístico mundial. Foram 36 jogos com seleções nacionais, sendo que o Galo venceu 22 vezes, empatou cinco vezes e sofreu dez derrotas.

No período que antecedeu a Copa do México (de 1970), foram cinco amistosos com países que disputavam as eliminatórias, sendo que três deles fizeram parte das 16 seleções que foram à competição. Nessas partidas só fomos superados pela Romênia (1×2), empatamos com a Hungria (2×2) e as demais só vitórias. Vencemos a Iugoslávia (3×2, que havia empatado dias antes em três gols com o Brasil no Maracanã), União Soviética (2×1) e a própria Seleção Brasileira (2×1), que seria tri naquela Copa, com gol brasileiro em total impedimento, marcado pelo Pelé.

Depois, em 1977, foi a vez da França – com Michel Platini – capitular para o poderoso time Atleticano daquela época. Como dissemos semana passada, esse time dos anos 70 e 80 só foi parado pela vergonha da arbitragem, da CBF e do regime militar.

Em 3 de julho de 1977, a França foi derrotada pelo Clube Atlético Mineiro por três a um. Os gols do Galo foram marcados por Reinaldo, Marcinho e João Alfredo. Para a França, descontou Tresor – todos os tentos na segunda etapa da partida.

A França jogou com Baratelli; Battiston, Tresor, Tusseau (Michel Platini) e Bossis (Shannoun); Michel, Janvion e Lacombe; Bathenay, Baroncheli e Amisse (Six). Seu treinador era Michel Hidalgo.

Já o Galo, dirigido pelo Barbatana, colocou em campo: Ortiz, Alves, Modesto, Márcio e Hilton Brunis; Danival (João Alfredo), Heleno e Ângelo; Marinho (Luis Carlos), Reinaldo e Marcinho.

Registre-se que três dias antes desse massacre Atleticano sobre os franceses, a Seleção Brasileira, no Maracanã, não passou de um empate em dois gols com os europeus.

Aqui é Galo! E já faz décadas, mais de um século. Ah! Pelo amor de Deus, não venham contestar, trëmënsës!

Aqui, num vídeo histórico, o passeio sobre os franceses.

Tempo bom! Eu vi e vivi!

A foto da capa é do UAI/Superesportes

16 thoughts to “A França se rendeu ao Galo”

  1. Galera, o GALO é saudosismo, é história, paixão! Essas histórias são passadas por gerações e vivemos com ela. Tenho dó daqueles torcedores de outros times que precisam registrar fatos em órgãos públicos (sim, o crucru registrou Time do Povo como se fosse sua marca), para tentar aparentar algo que nunca foram. Vivem da história recente e apagam o passado nebuloso.
    Por isso, digo a eles que sejam bem-vindos à página do GALO. Venha conhecer um pouco de história!

  2. Além desta magnifica vitória sobre a seleção francesa, o GALO tb ganhou o torneiO de Paris em 82 enfiando 3 a 0 no PSG

  3. Por causa desse confronto épico muito são Atleticanos! Eu mesmo tive a oportunidade de ouvir pelo rádio, junto com meu falecido pai.
    Como nos dava orgulho aquele time! Confesso que devido a essa partida acabei desenvolvendo certa empatia pela França. Mas essa só me deu desgostos como a final de 98, a eliminação de 2006, o Anelka que nunca estreia e mais recentemente a final da Eurocopa.
    Reage GALOOO

  4. Este Deptº Jurídico do CAM é phoda ! Julgado pela expulsão absurda onde poderia pegar até 18 partidas de gancho, Fred é apenas advertido . Vai para o jogo frente ao coxa …
    – OFF : Hoje 13/7 é o dia mundial do rock. Como 13 é GALO , vai aí a minha homenagem ao dia,ao texto do Dudu e ao GALO . #Galorockband Clica aí oh !! … https://www.youtube.com/watch?v=Kzuo6hJit8Q … \,,/ SAN

  5. Tempo glorioso. …………..
    Mais qualidade na Base, Mais qualidade na Preparação Física e no DM, Menos veteranos medalhões, Mais tática, Mais técnica, Mais intensidade, Mais vontade, Mais raça, Mais time. Galo Sempre.

    1. Libertadores 2913, Recopa 2014, Copa Brasil 2014. Seis mineiros em dez anos e participado de dez finais seguidas. Duas com o América, uma com a Caldense, outra com o Ipatinga e seis com a sua indagação e indignação.

      1. Dudu! Me considero com muito orgulho tetra CAMpeão da Conmebol : 1992 -1997 – 20000eGALO e 2014 . Uma observação, não seria Libertadores 2013 ao invés de 2913 ? SAN

    1. Se a pergunta é a meu respeito. Exatos 58, quase 59, beirando 60. Jovem ainda, certamente tenho bem mais tempo que o curioso. Soube envelhecer, pois sempre tratei bem e respeitei a todos, até mesmo não Atleticanos. Quem ainda jovem pensa que debocha de idoso, certamente não saberá envelhecer, como estou tendo a oportunidade. Envelhecer o corpo, sem perder o bom espírito e astral. Que dó!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *