Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Focado no BR e com dificuldades

Como se não bastasse a situação na tabela de classificação, entramos em campo hoje com seis jogadores pendurados com dois cartões amarelos. O goleiro Éverson, já na sua segunda sequência – portanto prestes a cumprir uma segunda punição – por ser amarelado. A maioria deles, todos na verdade, por retardar a partida. Advertências desnecessárias e que contribuem para desfalques que tem nos levado a perder pontos na competição. Foi assim na volta do Brasileirão, quando o Galo enfrentou o Bahia, perdendo por dois a um. Gabriel Delfim atuou. Tomamos o primeiro gol no início do segundo tempo, aos 45 Hulk empatou em cobrança de escanteio (gol olímpico) direto nas redes, mas no último segundo do jogo os baianos voltaram a ficar na frente e sem tempo para a reação.

Da mesma forma ainda estão com duas advertências o zagueiro Lyanco – esse também deve ser a segunda série ou até mais, nem vou me ocupar em pesquisar -, que além de suspensões pelo terceiro amarelo já cumpriu outras por cartão vermelho e o lateral Guilherme Arana. Lembrando que na última partida, frente ao Bolívar, não atuaram Júnior Alonso e Natanael, ambos cumprindo o mesmo tipo de suspensão na Sul-americana. Ainda pendurados Scarpa e Hulk, no caso do artilheiro, agora sem a faixa de capitão deve ser preservado. A juizada já entrava no gramado com a pré-disposição em punir o jogador. Fruto do corporativismo da categoria de soprador de apito, em solidariedade ao Daronco – que felizmente – banido de mediar jogos do Galo. Completam a lista Fausto Vera, possivelmente o escolhido para a vaga do Alexsander.

É muito desfalque nessa questão suspensão. Inaceitáveis algumas advertências, tanto pela responsabilidade dos nossos jogadores – casos do goleiro e zagueiro, cera e afoiteza respectivamente – quanto pela perseguição da arbitragem com o atacante. Arana, Vera e Scarpa, considerando ser a primeira sequência, recebem o benefício do álibi. Como se não bastasse, dirigindo o olhar para o Departamento Médico, que vai fechar o ano ocupado desde o início da temporada, somam cinco na atualidade. No trabalhol de transição Saravia, ainda lesionados Alexsander e Cuello, recentemente e titularíssimos. Também Patrick, exatamente quando se firmava na posição; fechando com Caio Maia, que é o mais antigo – embora muito jovem – hóspede do DM.

Se o elenco já é enxuto e desequilibrado, imagina com essa situação de desfalques que estamos convivendo. Diante disso, os seis pendurados terão de ter muita cautela no jogo de hoje, uma vez que já na terça-feira vamos receber o Juventude. Precisamos pontuar hoje, neste próximo compromisso e nos seguintes. Como já disse nos dias anteriores, por incrível que pareça, hoje na nossa casa entramos em campo para enfrentar o estreante na séria A – Mirassol – que vem aqui na condição de favorito. Quem diria! E com uma folha salarial total que gira em torno de 20% da nossa mensal. O time do interior paulista, desde o início do Brasileirão, mostrou a que veio e – acho – até vem superando suas próprias expectativas. Na quarta colocação tem tão e somente três derrotas na competição, somando 42 pontos com 11 vitórias e nove empates. O Galo, na 16ª posição, uma acima do Z4 e três pontos acima do primeiro na zona da degola, fez 25 pontos com seis vitórias, sete empates e nove derrotas. Que situação!

A vitória, ainda que nos minutos finais e com toda dose de sofrência, além de assegurar a vaga nas semifinais da Sul-americana serviu de alento nessa expectativa de reagir no Brasileirão. Faltam 16 jogos – 48 pontos em disputa – precisando fazer 20 deles para afastar o perigo da série B. Vencer hoje vai servir de embalo e motivação para as partidas seguintes. Juventude (BH), fluminenC (RJ) e Sport (BH). Vale dizer, ao que penso, temos de fazer entre nove e 12 pontos nestes quatro jogos. Estou confiante nessa recuperação e ainda na conquista da Sula. Para isso, hoje, estarei lá na Arena do Galo em busca desse início de reação. Afinal desde a paralização foi apenas uma vitória sobre o Bragantino – também do interior de SP – e dois empates Vasco e Santos. Sete derrotas. Inaceitável!

Para hoje, ao que penso – ou melhor prefiro -, imagino Sampaoli escalando Éverson (por amor sem amarelo, cartão e/ou uniforme); Natanael (sem escorregão e jogo pra trás), Lyanco (sem braçadeira de Pit Bull, só de capitão), Alonso e Arana (ambos como foram em 2021); Fausto Vera, Alan Franco e Scarpa; Reinier, Hulk e Bernard. Existem outras opções, mas é como vejo – cada qual tem suas preferências e escolhas – para buscar um bom resultado na noite fria – como têm sido as últimas em BH – e reagir na tabela de classificação. A vitória de quarta-feira, insisto, pode ter sido a virada de chave na temporada. Percebo o treinador bem diferente daquela passagem de 2020 quando, indubitavelmente, deixou um grande legado para o Cuca conquistar os títulos da temporada seguinte. Montou praticamente aquele elenco, mas pecava pela agitação. Talvez por agora não poder exigir tantas contratações como fez na época. Se salvar nossa temporada, preparai-vos diretoria, ele vai fazer uma lista enorme de dispensas e contratações. Que assim seja, precisamos mesmo dar uma espanada geral.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

9 thoughts to “Focado no BR e com dificuldades”

  1. Bom dia!

    Ainda recuperando do sofrimento ontem.

    Terça feira eu não irei, pois já gastei toda energia com o nosso GALO.

    O resultado foi espetacular e de um jeito ou de outro o treinador vai rodando o elenco.
    Eu acho normal termos suspensões por causa de cartões, sejam amarelos ou vermelhos, pois a competição está muito acirrada. O foda são essas contusões que demandam muito tempo para recuperar.
    Um a zero é goleada, pois ninguém está brincando, inclusive o sport nos últimos jogos.

    Abraço.

  2. Primeira grande decisão HOJE para evitar a QUEDA!

    O MIRASSOL é um dos adversários mais encardidos do Br25, o time tá azeitado!
    E vencer é pra dar moral pra escapar da Zona Maldita no Br, o time precisa emplacar bons resultados Em casa, por vezes empatar é útil – bom não! (Lamentável admitir, mas com o amontoado de REFUGO é o que é), dependendo do adversário é BOM mesmo! …(MAS NÃO ESSA PARTIDA!).
    É a realidade (TEM Q VENCER), VENCER PRA FUGIR DA DEGOLA…mas não é o que sobrou.

    No paralelo tem a SULAMERICANA, tão importante quanto escapar da segundona.
    O bom de VENCER A SULAMERICA é que passaríamos a ostentar o posição de Clube mineiro com todos os títulos possíveis de campeonatos existente, exceto mundial. Um argumento!
    Bom também é que para quem, como eu, considera a SULAMERICANA continuidade da ANTIGA CONMEBOL, iríamos pro TRICAMPEONATO desse torneio!

    Óbvio que TÍTULOS não interessam…o bom mesmo é SER ATLETICANO na dor e na tristeza enquanto houver uma camisa Preto e Branca no varal numa noite de vendaval…só sendo UM na atleticanidade total! Blá blá blá.

    Mas, enquanto isso:

    Qual o problema da EXPECTATIVA?
    O TIME? Quem sabe um dia possamos voltar a falar de UM TIME! Deixa pra lá…
    E quem montou esse amontoado DESEQUILIBRADO, desequilibrado tecnica, emocional e fisicamente…ou melhor, quem deu o aval?
    Como colocar a montagem de elenco num Clube como o NOSSO, que a gente sabe como é, nas mãos de NEÓFITOS como Vitor e Paulo Bracks (Esse mais VELHACO!)?

    Lembraram uma vez da semelhança do AMONTOADO atual com a SELEGALO do barbeiro Afonso Paulino (Q Deus o tenha!)…parece também com os time montados entre 17-19 pelos incompetentes Sete e Nepô!!

    Será que estamos diante de 4 INCOMPETENTES no quesito FUTEBOL? Alguns falam 4 CAMUNDONGOS! Não falo do sucesso nos outros negócios FAMILIARES, não me interessa! Não me interessa se os caras estão colocando dinheiro no Galo, se estão fazendo ERRADO, a grana indo pelo ralo!…Pq entregar a montagem do elenco na mão de Vitor e Bracks não pareceria a receita pro FRACASSO? Tem q ter HUMILDADE (O que THE FOUR RATS parece ter de sobra) e, aos poucos, passar o BASTÃO da montagem pro ANO Q VEM ao Ex-ELÉTRICO-SALTITANTE! O cara pode TRANSFORMAR todo o plantel…A QUESTÃO É? Terá tempo e APOIO?

    O Super Herói VERDE tem seu lugar na história (Eu achava O ELENCO 21/21 SENSACIONAL, certo? O Elenco. Lá, o Herói VERDE era parte da engrenagem… E O TEMPO RUGIU! (E por incrível que pareça ELE anda sendo o NOSSO MELHOR pipoqueiro, ôpa! Perdão à VIÚVA, nosso melhor JOGADOR!) Pq, a depender de Scarpinha, Jr Santos, Dudu92, Igomes, AFranco, etc…É MUITO REFUGO!!

    E NA CONTRAMÃO DO BOM SENSO, O GRAMADO SINTÉTICO!!

    QUE um dia DEUS volte a nos olhar e AFASTE O NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO DE MÃOS DESQUALIFICADAS PRO FUTEBOL!!

  3. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 23/38 – Mirassol (casa) – Depois da classificação na Sula, agora vai? Quem saberá? A vitória trouxe muita esperança.

    A Massa quer ver o time criando mais, jogando melhor, atacando com perigo, defendendo bem na base do “feijão com arroz”, etc.

    Nossos pontos perdidos: 11(casa) e 30(fora), num total de 66/114 pontos disputados.

    Ganhar em casa e se afastar do terrível Z4, Gaaloôô!

  4. Bom dia xará e amigalos. A escalação do Guru para o jogo de logo mais seria a mais coerente. Acho que o ataque ficaria melhor com Bernard(está sob efeito milagroso), Hulk( ruim com a fase dele pior sem ele) e Roni( quem sabe se atrasar o salário ele não volta a fazer gols). Esse Reinier é outra água se salsicha que o CIGA nos empurrou goela abaixo. Ou vence hoje o Ral Mirassol Madrid ou o PORTEIRO DA ZONA vai abrir a porta e entrar.

  5. Bom dia amigalos, jogo muito difícil pro Galo que precisa pontuar urgentemente, espero que o Sampaoli esteja inspirado e coloque esses caras pra jogar, vamos rezar,e por favor Sampaoli sem Fausto Vera e Natanael, estamos na torcida meu Galão da massa

  6. Já disse aqui, que tem horas que dá vontade de ir lá no gramado e dar um tapa na orelha do Everson, por fazer tanta cera e que leva os apitadores a dar-lhe tantos cartões. Isso sem falar nos minutos a mais de prorrogação, que, às vezes, acabam por prejudicar o Galo. Pra mim, isso é muita burrice dos goleiros, praticamente de modo geral, mas que, no caso do Everson, chega a ser uma idiotice. Será que os superiores não falam nada com ele? Só pode ser, já que manda quem pode e obedece quem tem juízo! Que hoje ele não cause raiva na gente. Contudo, porém, todavia, quero mesmo é que o Galo entre no gramado hoje com muita garra e buscando a vitória, jogando sempre pra frente, sem aquelas “covardias” de ficar no seu campo de bola, tocando para os lados ou devolvendo a redonda de quase metade do campo para o Everson, com ele fazendo mais cera ainda e o tempo passando. Aqui, é Galo enquanto formos vivos!!!

  7. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Uai? O galo não canta mais? Vamos cantar galo…..
    Hoje, começa uma nova história…
    Hoje e sempre, galo!!!

  8. 1 x 0 GALO é goleada.

    Não interessa, têm que ganhar e vale gol de canela, ombro, barriga, nuca, pescoço, bunda e por aí vai.

    Se para o nosso Diretor Victor, o GALO têm elenco TOP 3 do Brasil (quem dera se isso fosse verdade), deu a hora de mostrar então todo esse valor.

    Teremos uma sequência de jogos pelo Brasileirão e pelo menos os jogos em casa, as vitórias são obrigatórias para subir na tabela.

    Que o Sampaoli e seus comandados façam aquilo que se esperam deles.

    A torcida com certeza fará o papel dela como de sempre, apoiar e incentivar.

  9. O MIRASSOL

    O LEÃO CAIPIRA, que é uma ASSOCIAÇÃO e não uma SAF, soma 42 pontos e está a três pontos da meta do Clube que será somar os 45 pontos para se afastar da Zona de Rebaixamento. O que vier além disso será lucro…

    Este era o sonho do MIRASSOL quando começou o BR25 e a administração do Clube segue com os pés nos chão, sem vaidades tampouco soberba…

    JUNINHO ANTUNES, o administrador do Clube, diz que um dos segredos do MIRASSOL estará no critério de escolha dos jogadores: “(…) a primeira coisa que escolhemos é o caráter; buscamos atletas que aceitem o projeto e estejam dispostos a trabalhar…”…

    Pois bem, o MIRASSOL para o ATLÉTICO hoje será um adversário duríssimo de um Time unido, operário, trabalhador e cascudo. O Time soma 42 pontos e está na quarta colocação, a três pontos de alcançar a meta traçada…

    O MIR, que terminou o Turno em 6’ lugar, mantém no Returno o 1’ lugar em eficiência (87% de aproveitamento). Tem o 2’ melhor ataque (41), a 5’ melhor defesa (23) e é o 5’ melhor mandante…

    O Time Provável: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Gabriel; Negueba, Alesson e Cristian…

    Desfalques: Chico da Costa (ATA);

    Retornos: João Victor (ZAG) e Gabriel (MEI)…

    O Técnico RAFAEL GUANAES comentou em entrevista: “… o objetivo está perto de ser conquistado; o que eu posso prometer é o que a gente tem feito: esforço máximo e pezinho no chão sempre. Está perto, mas vamos com calma. Mas vamos focar. Quando bater os 45, a gente pode fazer uma festa!…”…

    Jogo duríssimo para o GALO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading