Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fique de olho no apito

Essa frase é muito lembrada por aqueles da minha geração. Assim começava a música “Camisa Molhada” de Carlinhos Vergueiro, num tempo que era possível brincar sem agredir e ser enquadrado como nos dias atuais. Chamavam Atleticano de cachorrada e a Massa respondia com latidos ou outras reações e respostas que embalavam aquela sadia rivalidade dos anos 60/70/80 e até parte dos 90. Nesse novo século e milênio que mudou o primeiro dígito, tanto retrocesso em vários setores das nossas vidas, acharam essa chatice do “politicamente correto” para tachar quase toda brincadeira de preconceituosa.

Evidente que, provocação agressiva e tendo a intenção de humilhar e/ou retaliar, merecem sim punição exemplar. Mas está muito generalizado e alguns espertalhões se valem disso para buscar vitimização. Pessoas e até instituições, no caso aqui do futebol mineiro para fugir do foco e tirar proveito, buscando sensibilizar a sociedade, imprensa e organização das competições. Por isso, a direção Atleticana – passando pelos donos, até chegar na comissão técnica e elenco – devem estar atentos a esse golpe em andamento.

 

Disse aqui na segunda-feira pós clássico, aquela choradeira tentava tirar o mérito da nossa indiscutível e incontestável vitória no confronto com a soberba. Daqui a pouco vai aparecer quem reclame da expressão soberba, afirmando que houve exagero, mas são os mesmos que falam franga, galeto e outras bobagens similares. Falsos moralistas, distribuídos em várias atividades do nosso dia a dia, inclusive no futebol. Para as reclamações improcedentes do clássico, aparecem jabazeiros buscando cliques, afirmando que deveria isso ou aquilo. Gente que mal sabe para onde o nariz aponta, cheio de marra e se auto proclamando donos da verdade, da moral, da ética, dos costumes que nada tem a ver com os fatos. Chorões mesmo!

Daí vem a fmf e faz reunião com portas fechadas, evidentemente que previamente acordada, para ajudar os reclamões nessa narrativa. A fmf afinou e isso é preocupante. Reunião reservada numa entidade presidida e tendo como vice dois irmãos sedentos por poder. Sobre o lance Lyanco e o ardiloso Dudu, que tentou simular um pisão (a imagem mostra que ele movimentou o braço para essa finalidade), dizem os chorões que o vídeo teria dito “acidental, acidental”. Queriam que fosse chamado o juiz ao var. Ora, se mencionou acidental, chamar pra que? Se a procuradoria tivesse seriedade e comprometimento com a função, deveria sim indiciar o atacante por simulação e a agravante de tentar enganar a arbitragem.

Mas, não me iludo, vamos à súmula. Todos que assistiram pela televisão viram as imagens do diretor adversário na porta do vestiário da arbitragem. Aí vem o árbitro, que nunca me agradou e relata “adentrou a sala do VOR muito exaltado, impedindo a entrada da equipe na sala (Equipe VAR) e proferindo os seguintes dizeres: ‘isso é uma vergonha, vocês não apitam mais jogos do…’” Com todo respeito, o juiz afinou, nunca vi nenhum exaltado – conforme ele relatou – ser tão econômico e polido nas reclamações. É compreensível, afinal sua excelência pela leitura labial, pediu desculpas ao  expulsar jogador agressor para mostrar o cartão vermelho. Isso, desde os tempos dos campeonatos internos do Colégio Dom Bosco em Araxá a meninada dizia que o juiz afinou. Amarelou!

Enfim, não tenho a intenção de determinar comportamento e reação aos donos da SAF do Galo – que vem demonstrando auto suficiência -, mas que estão tramando é indiscutível. A fmf virou palanque, ambiente preferido do vice presidente – o plural e multifuncional candidato a algum cargo eletivo -, para atores da vida real. Com isso, parte das pessoas desavisadas acreditam na narrativa que interessa e acaba por pressionar arbitragem – que já é horrível – a atender a pressão dessa gente. Fique de olho no apito, nas decisões administrativas, no tjd e em toda essa parafernália. Futebol deixou de ser lazer e paixão nacional. É negócio (business) para donos de bancos, supermercados, construtoras e outros tipos de interesses desses investidores. O torcedor que se pho…!

*imagens: 1) das redes sociais; 2 e 3) arquivo do blog

18 thoughts to “Fique de olho no apito”

  1. Nem sei se a final do Mineiro vai ser o clássico mas se for é bom FICAR ESPERTO!!!!
    Essa narrativa do Cruzeiro é justamente para botar pressão no VAR e no árbitro da final, NÃO PODEMOS ACEITAR ISSO!!

  2. O nosso CAM deve mesmo ficar muito de olho nessa corja de patifes que cuidam do rival azulado da camisa cafona.

    Quem não se lembra do falecido Benecy Queirós que foi a público e escancarou para todos a compra de resultados a favor desse timinho vagabundo.

    Aproveito e mando um recado para o América… fica esperto com essa raposa bandida nessa semifinal… abre o olho Coelho.

  3. Bom dia pessoal.
    Os dirigentes do Galo não aprendem.
    Continuam comprando jogadores velhos e caros e vendendo os nossos a preço de banana.

    1. Cuello e Natanael são velhos? Tem que parar com essa palhaçada! O Hulk tem quase 40 anos e bota muito menininho no bolso, inclusive zagueiro que se acha o imbatível! A SAF errou no planejamento de 2024, por isso os vexames, neste ano trouxe nosso melhor técnico da História e está certa, o único erro foi deixar as 3 primeiras rodadas do Mineiro para a tal base que revela um bom jogador a cada 10 anos e com isso passamos sufoco. Mas as contratações tem sido boas e pontuais, só o Júnior Santos é que ainda não disse a que veio, mas jogou pouco tempo, ainda é cedo também para um diagnóstico mais eficaz!

  4. Bom dia, Eduardo e a massa! Esse foi sempre o modus operandi deste time sujo! Antes, eles faziam esse barulho todo na semana que antecedia o Clássico, com o objetivo de levar vantagem no apito. Dessa vez, possivelmente pela soberba que é uma marca desse time, pois pensavam que a fatura já estava liquidada, não deram tanta importância para isso na semana antecedente ao Clássico. Mas, não se iludem, esse barulho todo já é estratégia para uma possível final com o galo!
    Abraços!

  5. Bom dia Eduardo!, Perfeito no seu comentário de hoje. O que o povo do outro lado da lagoa fez no dia do clássico e continuam fazendo, é sim, pressão na federação e na arbitragem do possível outro jogo entre as equipes. Todos nós sabemos como funcionam as coisas no meio do futebol, isso nunca terá solução. Quando as pessoas chegam nas federações ou principalmente na CBF, elas são corrompidas pelo dinheiro ou pelas ideias. Isso é fato! Quanto ao nosso adversário chorão, será que eles, dirigentes e torcedores, esqueceram das finais do estadual de 2014/2018/2019 ?? Vale a pesquisa. Tenho uma pena deste pessoal arrogantes e soberbos. A única chance deles ganharem do galo vai ser com estes modos operandi. Vão se f#der pra lá !!!

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Porque atualmente denominam “Arena” estádios de futebol? Será porque o futebol raiz, jogado com paixão, respeitando-se os adversários, acabou? Será que os estádios de futebol, denominados de Arena, foram construídos para os jogadores se digladiarem entre si? Pegando um gancho no excelente comentário do amigalo Domingos Sávio, será que o comportamento provocativo entre atletas não está acabando com o futebol? Será que a intolerância e o respeito ao adversário, não estão levando à falência o futebol bem jogado? Cada clássico, é uma tragédia anunciada! Jogadores, embora muito poucos e que se denominam “machos”, estão, cada vez mais, acirrando os ânimos entre eles e torcidas, o que prenuncia catástrofes cada vez mais frequentes nas arenas, chamadas de palco do futebol. É por isso, que cada dia, diminui o número de torcedores nas arenas. Hoje, público de 60.000 presentes é exaltado, quando em tempos passados, 100.000 era considerado pequeno para a magnitude dos jogos. Claro que a televisão tem interferência no público, mas as incertezas do torcedor quanto às badernas e roubos, tanto dos larápios como dos “sopradores” de apito, o fazem pensar duas vezes. Mas os “arroubos” de determinados jogadores também contribuem para afugentar torcedores do campo de futebol. Assistir futebol presencialmente, é infinitamente melhor que ficar na poltrona ouvindo ditos “comentaristas” inventando situações para ganharem visibilidade, esquecendo que as imagens são para todos e não somente para eles.
    Futebol não é guerra! Futebol é esporte, onde deveria prevalecer o respeito mutuo.
    Quando poderíamos imaginar que chegaríamos ao ponto de haver apenas uma torcida no campo de futebol? Futebol é paixão e você ser impedido de ver presencialmente o seu time do coração, é a certeza de que o futebol, com público, muito em breve, acabará. É o princípio do fim e para isso contribuem o destempero dos jogadores, dirigentes e “torcedores”, que de torcedores não tem nada, a não ser a designação, pois são arruaceiros que estão levando o futebol à falência de público.
    Somos torcedores com as nossas convicções, e repudiamos qualquer gesto hostil à qualquer adversário, parta de que time for.
    Hoje e sempre, galo!!!

  7. Bom dia xará e amigalos. A final deste falido e sem graça campeonato mineiro será entre GALO X KUEI. O que está preocupando é a liberação do Otávio que não vem jogando bem mas é mais uma opção. Se convocarem o Alan Franco vamos depender do Fausto Vera como único volante??? Digo isso porque provavelmente não chegará mais ninguém até o meio do ano. E aí????

  8. Salve Massa e Guru

    Por mais que seja pertinente o alerta do nobre escriba, prefiro hoje comentar sobre as assertividades das contratações feitas pelo clube.
    Chegaram: Patrick, Menino, Natanael; Jr. Santos e Cuello e por chegar Rony e Caio Paulista.
    Falando dos que chegaram, ainda não estrearam Patrick e Jr. santos. Este, até entrou em campo mas ainda fora de forma física e técnica, pode se dizer que ainda não estreou.
    Em compensação Menino, Natanael e principalmente Cuello, viraram titulares e estão correspondendo, com destaque para Cuello
    Rony e Caio Paulista para mim chegam como boa opções tornando o elenco mais encorpado.
    Dizem a boca miúda que ainda estão por chegar de 2 a 3 reforços e pelos nomes sondados, me parecem bons jogadores.
    Mas tão bom quanto as chegadas foram as saídas, mais conhecidas como BARCA. Com exceção de Paulinho e talvez Bataglia, o resto não irá deixar nenhuma saudade e olha, não foram poucos.
    O termômetro de tudo isto que eu disse, é a mudança de humor do torcedor atleticano, que devagarinho vem recuperando a auto estima, destroça por Milito e a SAF no fim do ano passado.

  9. Saudações Alvinegras,

    Erros de arbitragem podem acontecer e prejudicar um time ou outro, independentemente da intenção do árbitro e do VAR que erram muito em todo o mundo e até aí tudo normal, o tal “erro de arbitragem” que acontece, sim, convenhamos…

    Porém, o anormal acontece quando os erros são absurdos e demasiados, como no Brasil onde o Atlético figura sem dúvida entre os Clubes mais prejudicados pela arbitragem que será na maioria dos casos parcial e tendenciosa contra o Alvinegro…

    Os fatos históricos ligados “A Máfia do Apito” e os prejuízos ao Atlético (contra o FLA) e ao Internacional (contra o COR), principalmente, não podem ser esquecidos nem apagados pelo tamanho do dano que causaram ao GALO e ao COLORADO, a título de lembrança…

    Fato!!!

    Muito por conta disso, o péssimo nível de confiança da arbitragem no Brasil, foi o que terá motivado a CBF a anunciar ontem a queda do SENEME a frente da arbitragem brasileira e a formação de um novo comitê arbitral…

    O tal comitê será composto por especialistas nacionais e internacionais. Entre os nomes desta equipe gestora, estão o argentino Nestor Pitana, o italiano Nicola Rizzoli e os brasileiros Sandro Meira Ricci, Luiz Flavio de Oliveira e Rodrigo Cintra.

    Vai melhorar?!!!

    Sei lá…

    Voltando a vaca fria, cabe ao Atlético pôr as barbas de molho e ficar esperto para esse movimento de pressão agora do Cruzeiro na arbitragem mineira que costuma fazer efeitos em se tratando de finais do Estadual…

    Não se pode esquecer das Finais do Mineiro às quais o Atlético foi muito prejudicado contra o Cruzeiro…

    Na Final do Mineiro de 1996 o CAM reclamou de um pênalti não marcado a seu favor (em cima de RENALDO que nunca errou uma cobrança de pênaltis no Atlético) naquilo que poderia ter dado o título ao Alvinegro…

    Na Semifinal do Mineiro de 2013 houve a marcação de um pênalti para o Cruzeiro (de Rever em cima de Anselmo Ramon que caiu na área numa clara simulação) que resultou no gol da vitória do time celeste…

    Na Final do Mineiro de 2017 houve a anulação um de um pênalti não marcado e de um gol anulado do Fred que poderiam ter mudado o rumos da partida…

    E vários outros casos ao longo da história do Estadual em benefício azul…

    Aliás, não se pode esquecer também da “lenda Benecy”que teria agido nos bastidores para beneficiar os azuis nas arbitragens em jogos decisivos do Rural que tanto gostam de menosprezar quando perdem, na tática da raposa e as uvas, mas adoram ganhar para arrotar a blasfêmia do “Maior de Minas”, quando vencem na mão grande…

    É desse jeito!!!

    Ao GALO o melhor será se prevenir de qualquer tentativa de malfeitos pela arbitragem e lembrar que o vento continua a ventar na tentativa de derrubar a Camisa Preta e Branca pendurada no Varal Atleticano…

    Abre os zoi, GALO!!!

    1. Oh Ernest a Caldense reclama muito de um gol do Jô, o Atletic tem lá suas reclamacoes em uma semifinal e teve um tal de Cidinho Bola Nossa e o Joaquim Cocó. O time quando é bao mesmo, supera até Juiz. A Associação de Bom Despacho quando tinha o Graia no gol, Belione, Doni, Coalhada e Celio Tabatinga, Fernandinho, Bruxo e Nonoia, Neco, Rubao e Lucio Padeiro, Batia no Cap de Pompeu, no União de Martinho Campos com aqueles Juizes de barranco. Só não batia no Ypiranga do Engenho do Ribeiro lá no Campo de cima, onde ganhavamos na briga e no braço. MIORA!

    2. Em 2013, Galo e Cruzeiro jogaram a final e não a semifinal. Primeiro jogo: Galo 3 x 0 no Indepa, segundo Cruzeiro 2 x 1 no Mineirão. Final: Galo bicampeão com Cuca, ganhou 2012 invicto em cima do América!

  10. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    É futebol está ficando chato de acompanhar, assistir (eu já não consigo ver ao vivo por questões de saúde/coração vejo após o término). Ver certos comentaristas falando baboseira, provocando torcedores, etc. Já vimos chamadas para jogos onde diziam “vai ser uma guerra”. Quando que jogar bola é guerra. Inflamam os torcedores para a violência.

    Também acho que jogador tem que se preocupar em preparar física e mentalmente para jogar e bem. Sem provocações aos adversários (jogadores e torcidas). Em campo parar de ficar reclamando insistentemente com juiz.

    O Atlético está aceitando toda escória do Palmeiras, porque será? Muito estranho, está virando filial? Como disse o Hulk também acho que o Otávio não deveria ser negociado.

    Ótimo fim de semana para todos.

    Aqui é Galooo p****

    1. Escória? Gabriel Menino tem jogado super bem, o Scarpa nem preciso falar, Rony foi artilheiro, ganhou vários títulos lá! Deyverson fez o gol do título da Liberta há 4 anos e em cima do Flamengo! Só não jogou ainda o menino Patrick Silva! Os caras mal chegaram e a torcida já tá cornetando? Tá ficando nojenta igual a do outro lado….

  11. Para quem acha que o futebol se resume às quatro linhas:

    https://noataque.com.br/futebol/time/cruzeiro/noticia/2025/02/13/revista-publica-que-cruzeiro-lavou-r-3-milhoes-do-pcc/

    E não podemos nos esquecer daquele caso da farinha de trigo voadora e nem da presença da Polícia Federal investigando uma famosa rede de supermercados de BBBh por envolvimento com a JBS em relações pouco (ou nada) republicanas. É essa gente que vem pregar moralismos? Então tá!

  12. Bom dia Ávila. Bom dia a todos.

    O Lianco tem claramente adotado comportamentos provocativos. Onde irá desaguar dentro de campo na previsivel final do Mineiro, eu não sei. Mas e fora de campo? Nas ruas?

    Eu sei que Menim e Pedrim são amigos. Menim inclusive emprega na sua radio como comentarista de arbitragem quem mesmo?

    Gabigol, Fabricio, Dudu , Lianco, Deveyverson colocam fogo no mato e depois pessoas se agridem, achando que esses caras são apaixonados pelo Galo ou pela raposa.

    Teremos uma previsivel final de Mineiro entre Cruzeiro x Galo. Minha sugestão: Juizes de outros países, inclusive para o Var e que os jogadores joguem futebol. Apenas isto.

    O Hulck depois do jogo mostrou claramente que é amigo do Gabigol, quando disse ter ficado triste pela expulsao dele.

    Eu tenho parentes, sobrinhos e cunhados apaixonados pelo Cruzeiro. E olha a situação deles não está fácil, aquele 3×1 na final do mineiro. Este 2×0 agora e a minha previsão é que eles correm sério risco de pedirem música no fantástico. Já pensaram o Galo ganhando o Hexa no Mineirao com 60 mil Cruzeirenses?

    Oh Ernest , como seguidor da filosofia de Padre Torga – futebol é momento- posso reafirmar que até agora, esse Junior Santos está mais para Quirino. Quem sabe ele não encarna o espirito do Obina e não faz tres gols na final contra o Cruzeiro? Aí será Junior Santos, Seleção! Agora esse Bernard, nem com reza brava.

    1. Domingos Sávio,

      O cara mal chegou e você já tachou o JS de marimbondo?!!!

      Alto lá!!!

      Na Temporada 24 o JS provou em jogos grandes que é decisivo, inclusive contra o GALO…

      De mais a mais, o JS, naquilo que seria a maior deficiência do Atlético na Temporada 24, a de um ataque lento, sem pontas nem jogadas pela linha de fundo, estará contribuindo, assim como as chegadas de Cuello e Roni, para uma mudança profunda na forma de jogar do Atlético em cima de um ataque mais agudo, veloz e letal e mais no estilo filhos do vento e Galo Doido que o Cuca e a Torcida gostam…

      A chegada desse trio (Cuello, JS e Roni) renova demais a esperança de ver o Atlético jogar e partir pra cima…

      A propósito, a saída da Barca com dez, que incluiu Paulinho, Zaracho e Bataglia, a mim não me deixou nenhuma saudade…

      De resto, estou satisfeito pela chegada desses reforços de agora que já deixaram o Time bem melhor do que os da Temporada 22,23 e 24…

      Estou muito confiante que agora vai!!!

  13. Pleno acordo. Olho no apito. Não só o Galo mas o Coei, que tem toda condição de eliminar os chorões. Mas chorão e pressionam que perderam pela arbitragem para que nada seja apitado contra eles. Nesse sentido se eu fosse a direção do Coei e do Galo já pediria árbitro de fora pois os daqui já vão entrar preocupados e essa foi a intenção de tanto choro. Até ser o sexto entre 12 times passou batido. Mas absurdos por absurdos teve jornalista aí que atua como torcedor de Flamidia e CSA dizendo que a contratação do Gabriel foi a maior do Futebol mineiro depois de Ronaldinho, passando por cima da história e carreira do Hulk que nem se comparam. O tal do Alexandre tá fazendo a parte dele, Cabe ao Galo e o Coei ficar de olho aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading