Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fim de uma agonia desnecessária

Depois daquele empate com o América, quando os titulares de volta do passeio na Disney entraram em cena e assumiram a missão pós três outros resultados também em igualdade do sub20, conseguimos êxito na missão quase impossível. Era vencer ou vencer as quatro partidas restantes em busca da vaga na fase decisiva do campeonato mineiro. E foi numa ascendente reação que fez por merecer a classificação.

Se os meninos não conseguiram vencer, também não perderam nenhuma das três vezes que enfrentaram times profissionais. Aimorés, Democrata e Pouso Alegre, sendo que o primeiro foi rebaixado e os outros dois se safaram desse risco só na rodada de ontem, quando venceram seus adversários. Foi numa crescente que o Galo buscou a vaga. Quatro vitórias seguidas e sem tomar nenhum gol, sendo o único invicto na competição.

A primeira vítima foi o Vila Nova, que acabou mais uma vez retornando à segunda divisão mineira; na sequência o Athletic, até pegar o Galo quase classificado, depois perdeu todas e nem entrou na semifinal. Ambos pelo placar mínimo. Daí veio o clássico estadual, quando torcedores adversários e jogadores provocaram Atleticanos, sinalizando que seria o fim do sonho de título, inclusive de vaga na Copa do Brasil. E muitos Atleticanos entraram nessa pilha.

Era o ingrediente que nos faltava para agigantar como historicamente acontece tem mais de 100 anos. Hulk, que já havia marcado nas vitórias anteriores, repetiu em dose dupla e a vitória foi incontestável. Exceto para uns e outros, incluindo jabazeiros, que nem a derrota de ontem para o time de Valadares conseguem admitir nossa superioridade – também centenária – sobre qualquer outro time de Minas Gerais. E na rodada decisiva, uma quase goleada sobre o bem arrumado time do Itabirito. Vaga garantida, agora é ir em busca da 19ª final consecutiva do mineiro, também do hexa que pode se tornar além da sexta conquista seguida ainda o 50º título estadual. Hegemonia incontestável em Minas! Só para delirantes, aqui ou em fuga no exterior, ainda existe contestação.

No Mineirão, que recebeu o melhor público do ano para ver o Galo – 25 mil Atleticanos ainda distante da nossa realidade e que merece reflexão dos donos – os Torcedores levaram o time a mais esse triunfo. O jogo estava chato e o Itabirito dando trabalho e sem deixar o Galo abrir o placar. Hulk, um pouco apagado, não repetia jornadas passadas. Fez até um gol de penalidade, o único entre os cinco que o colocam na liderança da artilharia. O nome do jogo foi Cuello, que no clássico domingo, já havia brilhado. Fez o primeiro e sofreu a falta da penalidade. Deyverson fechou o placar.

Apesar do bom resultado e da classificação, ainda tivemos pecados. Éverson salvou numa bola perdida infantilmente em saída do sistema defensivo. Lyanco, se firmando não foi amarelado, assim como Gabriel Menino. Estavam pendurados, agora zeram todas as advertências com amarelo. Rubens, que é um grande ladrão de bola, foi destaque no primeiro gol. Ganhou de dois zagueiros se redimindo de alguns lances atabalhoados e mostrando raça e vontade. E precisa também parar de reclamar. Bernard também entrou bem, acredito que ele e Alonso irão crescer muito com Cuca. Só o Júnior Santos ainda não justificou tudo que se espera dele. É outro que precisa dar a orelha para o treinador puxar. No mais, é Galo, com a segunda melhor campanha e mesma pontuação do Tombense que liderou.

Os melhores em pontuação foram Tombense e Galo, 16; Betim, 15 (todos do mesmo grupo); América, 13; Athletic, 12; CSA e Democrata, 11; Uberlândia, nove; Itabirito e Pouso Alegre, oito e os rebaixados Aimorés, sete e Vila Nova, quatro pontos. É o regulamento. O Betim e Athletic somaram mais pontos que o CSA/MG e estão fora de fase decisiva. Na verdade a chave C foi a mais fraca de todas, tanto que os dois do descenso disputaram a competição nesse mesmo fraco grupo. Tomara que apareça alguma cabeça melhor pensante para futuros regulamentos, sem esse tipo de distorção e outras falhas que percebemos ao longo da competição. Que venha a Tombense e – se o Galo avançar – qual seja o vencedor da disputa entre raposa e coelho, que nosso time siga com o melhor de Minas e fazendo a Massa feliz.  Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Fim de uma agonia desnecessária”

  1. Boa tarde!
    Com tanta inteligência artificial por aí, será que não conseguem implantar um chip nesse Júnior Santos?
    Até agora esse moço me parece desprovido dessa coisa.

  2. Quanta choradeira sobre o regulamento. Sim! Há possibilidade de o GALO perder o título com uma vantagem enorme de pontos. Este regulamento esdrúxulo não é prerrogativa da FMF, haja vista a perda do Brasileirão de 1977 para o São Paulo. Aquilo, sim, foi medonho! Vai GALO!!!

  3. salve Massa e Guru

    A classificação e os últimos jogos foram imprescindíveis para o caminho rumo ao Hexa, mas mais que isto, acalmou o torcedor atleticano que estava incomodado com as contratações da mariada.
    Alguns até previam um novo 6 x 1, como se o time de lá fosse esta Brastemp toda, e ai a fala do Gepeto nesta questão, de que somos imediatistas teve cabimento.
    Não pela lerdeza nas contratações, mas sim, por achar que nosso ex-adversário seria o bicho papão. e que estaríamos a anos luz do elenco deles.
    Cuca, que veio sob a desconfiança e lacração de alguns, devagarinho vai mexendo o doce e arrumando a bagunça feita pelo pardalito, principalmente em relação ao esquema de jogo.
    E se no campo as coisas melhoraram, parece que fora tb estão melhorando. Ontem Bracks pôs a pica na mesa e sem desgaste embarcou mais um na barca.
    Aliás, alguém precisa se explicar porque contratamos Robert santos e Bruno Fucks e depois de pouquíssimo tempo, os dois embarcaram na barca. Estamos rasgando dinheiro?
    Enfim, vamos pra mais uma descisão e que venha o Tombense e depois o vencedor da mariada x Micróbio.
    Preparem o lombo cambada!!!!

  4. Considerando que antes de começar o Estadual, já éramos um dos favoritos, agora então, após essas 4 vitórias seguidas nos tirando do sufoco na tabela, o nosso CAM chega nas finais com muita moral.

    A partir de agora, eu não quero mais me lembrar do planejamento inicial feito com o tal passeio na Disney e do SUB jogando as 3 primeiras partidas.

    Isso apesar de recente ficou para trás e de agora em diante é acreditar que as coisas vão entrar nos eixos, os reforços pontuais vão chegar, o time vai embalar nas mãos do mestre CUCA e vamos disputar tudo com condições de conquistar.

  5. Bom dia…para aqueles que falam sem saber, segue abaixo link do Regulamento do Campeonato Mineiro 2025. Como sugestão, leiam os artigos de 14 a 20. https://esumula.fmf.com.br/Arquivos/ArquivosCompeticao/1779/Arquivo_17792526.pdf
    É só copiar e colar no navegador que aparece.
    Sugestão ao Blogueiro: em uma das pautas antes do inicio de cada competição, publicar o regulamento para todos conhecerem. Como diz na gíria “fica a dica”. Abraços

  6. Bom dia xará e amigalos. Jogo de ontem de dois tempos distintos. Primeiro tempo me lembrava Milito(toca pra cá, toca pra lá, toca pra trás, chutão pra frente). No segundo tempo foi o time de Cuca espremendo o adversário em seu campo com jogadas pelas laterais e linhas de fundo. Dos reforços que chegaram Gabriel Menino e Cuello estão se destacando. Como está jogando esse Cuello heim. O argentino é rápido e ousado. Até Bernard e Deyverson entraram muito bem. Concordo com o Guru que Júnior Santos parece fora de sintonia com o restante do elenco. Não rende uma jogada com ele e é facilmente marcado pelo adversário. Agora com Rony teremos muitas opções de ataque para preocupar as defesas adversárias. E o CSA-MG MADRID heim. Conseguiu perder para o Democrata na estréia do Vin Diesel de Portugal. Foi culpa da arbitragem também???? Alexandre Mattos reclamou de novo???? Para finalizar como previsto o campeonato mineiro(de muitas emoções) terá os três times da capital e um do interior nas finais. Inédito!!!!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Desculpem-me, mas em “casa de baixo meretricio “, queriam que tivesse “virgens”? Todos são putas velhas e aprovaram essa balbúrdia expressa como “regulamento”. Todos são culpados e não adianta chorar. A Inês é morta. Sigamos….vamos ser hexacampeão de qualquer forma. Temos time para isso….
      Hoje e sempre, galo!!!

  7. Saudações Alvinegras!!!

    O resultado foi ótimo, embora o jogo jogado não tenha sido bom e normal será essa oscilação…

    Aliás, pela TV, enquanto a partida do CAM caminhava no “OXO” e as “bolinhas” anunciavam os resultados das demais partidas, viu-se a satisfação e o êxtase dos comentaristas anunciando que o Atlético estava fora da semifinal, que o csa-bh estava vencendo e a alegria dos caras era indisfarçável…

    No pós-jogo o CUCA destacou isso para enfatizar que esteve, sim, preocupado com a partida e explicou os motivos…

    Disse o CUCA que aprendeu no futebol que depois de uma partida importante e com muita aplicação e foco (como contra o Cruzeiro no final de semana) o normal da partida seguinte será ocorrer um natural e perigoso relaxamento que tende a levar o próximo confronto (como o de ontem contra o Gato do Mato) para uma situação de risco…

    CUCA enfatizou que o jogo contra o Itabirito de fato o preocupou muito, a tal ponto que exigiu a concentração dos jogadores na noite anterior para jogar foco e preocupação nos caras para uma partida estilo porco magro e perigosa…

    E assim o CUCA vai reorganizando a casa, atento as variáveis incontroláveis do futebol, e acertando o Time que está numa crescente e que tem tudo para fazer uma excelente e vitoriosa Temporada 25…

    Foco total no HEXA!!!

    E Viva o GALO!!!

  8. Continuando…

    Parece que o GALO realmente está interessado em vencer o ruralito.

    Então não faz nenhum sentido, deixar o sub-20 disputando as 3 primeiras rodadas.
    Porque não deixaram uns 3 reservas aqui para dar uma encorpada no sub-20?

    Com Rabelo, Rômulo, Otávio e Palácios, por exemplo , dava pra vencer os 3 primeiros jogos.

    Uma hora dessas, não estaríamos discutindo essa situação de regulamento do campeonato.

    Afinal, se o GALO passar pela Tombense, será apenas uma partida na final?

    Que zona rapaz…( Com todo respeito a casa das meninas).

  9. Poisé,

    Fui ao jogo ontem, enfrentando um trânsito infernal na av catalão.
    Uma hora e vinte dentro do Uber.

    Diferente de muitos, eu senti uma saudade danada da arena MRV.

    Abraço.

  10. O que eu acho engraçado é que todo ano antes de começar o campeonato tem uma reunião (arbitral) na FMF com todos os clubes para definir o regulamento do campeonato e nenhum clube propôs outra fórmula de disputa e essa fórmula foi aprovada por unanimidade, agora no final do campeonato vem dirigentes, jogadores, torcedores reclamar do regulamento, porque que os memos que participaram do arbitral não pensaram em outra fórmula de disputa, isso é uma hipogrisia reclamar depois do leite derramado

  11. Interessante esse regulamento, APROVADO POR TODOS OS CLUBES é bom que se diga, portanto, não cabe reclamações. Mas nada nos leva a pensar, no sentido de avaliar toda a competência e criatividade dessa turma (e pensar que vivem disso): se o Atlético vencer os dois jogos da semifinal chegará, em tese, aos 22 pontos em todo o campeonato. Caso os outros dois semifinalistas empatem os dois jogos que farão entre eles, o classificado para a final será o Micróbio Verde com 15 pontos. O CSA-MG, chegará à final com uma vitória e uma derrota, desde que tenha melhor saldo de gols ao final dos dois jogos, e atingirá, no máximo 14 pontos. E acreditem, senhores: pelo regulamento o CSA ou o Micróbio Verde jogarão em casa (com torcida única no caso do CSA-MG) porque possuem “melhores campanhas” que o Atlético. Se alguém tentar explicar isso ao técnico do CSA-MG ele vai pensar que é uma piada de português.

      1. Certo você, mas o absurdo continuaria prevalecendo: Atlético (22 pontos) com “pior campanha” do que o Micróbio Verde (15 pontos) ou CSA-MG (13 pontos). Aproveito para deixar mais uma curiosidade: se o Betim tivesse vencido o Villa Nova na rodada anterior, o Atlético estaria desclassificado, mesmo com 5 pontos a mais que CSA-MG (fez 11 pontos) e 3 pontos a mais que o Micróbio Verde (fez 13 pontos). Abraços!

        1. Meu caro…(e demais que estão questionando o “regulamento”)…..Esqueceu que ano passado o Atlético passou para 2ª fase com 14 pontos que o Tombense que ficou como “melhor 2º colocado” com 15 pontos ??? e mais…o Atletico foi campeão fazendo 21 pontos e o Cruzeiro fazendo 24. Então, Caro….para de chorar.

  12. Bom dia, Atleticanos, daqui do sul da Bahia, curtindo merecidas férias, assisti o Galo ontem. Estou feliz com o desempenho e com o trabalho do Cuca. Realmente o cara entende do assunto. Além de fazer o time jogar, aos poucos nosso elenco vai sendo reconstruído. Com Cuca, jogador fraco não tem vez. Otavio e Fuchs, ambos muito fracos estão de saída. Fala-se no ótimo colombiano Mina para a zaga, excelente, porque independente do jogo de domingo, Lyanco não é e nem nunca será jogador pra ser titular do Atlético. Jogador com sérias limitações. Nosso ataque vai sendo recomposto com Rony, Cuello e Jr Santos (esse, precisa jogar, até agora errou tudo em todos os jogos), Caio Paulista pra lateral e, quem sabe um volante rápido e bom de bola pro lugar do lento Otávio! E o Paulo Bracks dando show de postura e profissionalismo no pavão bobo e metido a besta do Alexandre Mattos. GALO SEMPRE!! SAN

  13. Bom dia. Junior Santos ainda não justificou o investimento feito. Parece corredor de 100m, mas se atrapalha c a bola perto do gol. Essas contratações especuladas: Rony (?????), e outro aí do Palmeiras. Vake a pena trazer um cara desses por 3 anos de contrato? Outro Vargas? O cara já tava negociando c o vaxxco e vira pro galo. Que bagunça é essa? Aguardemos.

  14. Bruno Fuchs a caminho do palmeiras .Outro viajante da barca , junto com otavio , para singrar outros mares bravios. Aleluia , esta diretoria/saf está começando a se redimir. Roni e Caio paulista , bem vindos , dará tudo certo. A mudança está acontecendo e, com o insuperavel cuca ,SIGAMOS

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos.

    O Galo e o Palmeiras seguem fazendo negocios: Roni está sendo comprado pelo Galo por 6 milhões de euros ( um terço dos 18 Milhões que o Palmeiras comprou o Paulinho). Bruno Fucks, sendo trocado pelo segundo reserva da lateral esquerda. E recebemos Gabriel Menino e Patrick de contrapeso. Minha opinião é que o Palmeiras fez um baita negócio, comprando Paulinho por 12 milhões de euros parcelados e mandou para o Galo três jogadores que não iam ser aproveitados ( limpa de elenco) e ainda, recebe o Bruno Fucks por empréstimo com preço de passe fixado. Fucks e Paulinho são jovens. Resta a nós atleticanos aguardar como Gabriel Menino e Rony irão performar em jogos grandes. Campeonato Mineiro não serve de parametro.

    Preocupante esse Junior Santos viu. Seria um Quirino com grife? Ao contrário do pensamento do Ávila eu não acredito em Bernard e fico muito preocupado quando o Galo se interessa por Willian Arao que está jogando na Grecia. Esse cara já tem 30 anos e jogou num time que tinha Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Mesmo sendo campeão o Flamengo colocou o cara para correr….

    Natanael é bom? Cuello está performando? Gabriel Menino grata surpresa? Scarpa será o responsável pela armaçao? Vamos aguardar o Brasileiro. Mineiro não é base para avaliar a capacidade desse time.

    Agora , como está mal o Arana heim? Nem nesse campeonato semiamador o cara consegue jogar?

    1. Moira, Domingos Sávio!!!

      Como assim comparar Júnior Santos com Quirino?!!

      Não tenho nenhuma dúvida que os reforços que chegaram, somada com a barca que partiu, já melhoraram muito o Time Atleticano cujo elenco 25 é muito melhor que o elenco 24…

      Fato!!!

      Basta ver o jogo jogado, a disposição em campo, a firmeza da defesa, a organização no meio campo e a velocidade no ataque que agora tem pontas, jogo vertical e ímpeto…

      Júnior Santos mal chegou e você já sentenciou o cara um marimbondo!!!

      Dario era um perna de pau e fez o que fez no Atlético…

      De mais a mais o futebol hoje é muito mais físico e coletivo e colocar nas costas de um o peso de toda uma equipe não será razoável…

      E ainda mais:

      Agora você está com saudades do Paulinho?!!

      Fala sério, pô, saudade do maior artilheiro do Atlético de todos os tempos em gols perdidos?!!!

      Só falta daqui a pouco você reclamar e sentir saudades do Zaracho…

      Tô estranhando essa tua nutellice de só reclamação e muita gemura…

      Me ajuda aí!!!

    2. Amigalo DS

      KKKKK Quirino, vc foi no fundo do baú. Tomara que a ruindade que ele está apresentado em campo, seja apenas pela falta de ritmo, entrosamento e condição física.
      EJá com relação a Arana, pra mim o futebol dele que sumiu pós contusão., mas para muitos é proibido criticar este jogador. Mas quem sabe a chegada de caio Paulista não tire ele da zona de conforto?

    3. Parabéns Domingos Sávio. O Sr. é um dos poucos lúcidos neste espaço. Mesmo eu sendo cruzeirense, admiro seus comentários e respeito pelos que não torcem para o seu time. E pensar que o nobre Blogueiro, há tempos atrás, sugeriu um encontro com você usando a camisa do galo, para ver se vc era realmente atleticano. Coisas de pessoas que não suportam opiniões diferentes.

  16. Quer mais uma excrescência deste regulamento? Final em jogo único na casa do time de melhor campanha. É o CSA-MG, pasme, tem melhor campanha que o Atlético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading