Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Experiência saudável e com bom retorno

Não foi a primeira vez que convidei amiGalos a trazerem suas opiniões ao nosso bom debate. Em tempos de pandemia, me lembro, utilizei dessa benevolência de alguns e foi igualmente interessante. Foge da mesmice de o blogueiro sozinho trazer seu pensar e os parceiros do espaço se limitar aos comentários. Diria que, sempre que possível, vamos valer dessa alternativa. Agora, com a paralisação, além de dar um refresco a esse compromisso diário, tem servido de espaço para opiniões diferentes e com o mesmo ideal. Galo!

E assim pretendo seguir até que a volta da bola rolando nos alimente, tomara que uma grande e irreversível reação. Semana que vem as miniférias encerram e já na quarta-feira abre a última janela da temporada. Será? A maioria e até o meu caso que sonhei com a janela anterior e pensei ter sido guardada para essa a se abrir, já ando descrente que alguma coisa possa acontecer. Uma pena! Temos algumas necessidades, nem quero dizer deficiência, mas algumas posições carecem de mais opções.

Bora repetir. No gol, mesmo estando muito bem, os suplentes ainda estão bastante verdes para assumir a posição. E a propósito, no dia 12 de julho – frente ao Bahia lá na terra santa de São Salvador – não vamos contar com o Éverson. Suspenso pelo terceiro e desnecessário cartão amarelo. Nosso goleirão, um paredão mesmo, abusa na morosidade para repor a bola em jogo. Agora tem os tais oito segundos, com o jogo em andamento, aliados aos tiros de meta. Irrita até o Atleticano. Vamos, nesse caso, de Gabriel Delfim.

No sistema defensivo tem sido muito cobrado pelo Torcedor, e somo aos que entendem que precisamos de um lateral direito com potencial. As duas opções Natanael e Saravia, são bons para compor elenco e banco. O Vitinho, que botei fé demais, até agora não vingou. Do lado esquerdo, depois dos jogos recentes do Rubens, me dou por satisfeito. Arana vai ter de lutar para colocar o garoto no banco. Outro caso que me penitencio. Defendia liberar o Rubens para o meio campo, agora acho que ele rende muito mais ali naquela ala esquerda.

E no miolo da zaga. Indiscutível a vaga do Lyanco, ainda que entenda que o treinador – psicologia e afins – amansem o zagueiro bravo. Toma cartão amarelo e vermelho com a maior naturalidade. É o único titularíssimo daquele setor defensivo, mas vez por outra tá cumprindo suspensão. Tirante ele, temos vários bons jogadores que não conseguem ter boa sequência. Alonso, o principal deles, se retomar as atuações de 2021 será dono da posição. Iván Román, confio, será titular brevemente e não vai mais sair. Só falta um pouco de rodagem. Os demais compõem bem elenco e banco.

Já na volância, seguramente o setor mais vulnerável do Galo, carecemos urgente de opções que metam respeito nos adversários. Para quem teve Pierre e Donizete (Josué de alternativa), sinto que hoje nos falta esses cães de guarda. Até gosto do Franco, que aparece pouco, mas rende muito. Patrick carrega uma grande expectativa e pode ser uma grande revelação. Fora eles, temos jogadores para eventuais necessidades durante as partidas, até dispensáveis como o argentino sangue de barata. Finalmente, no ataque, com sinceridade, não vejo necessidade. A não ser que apareça uma grande oportunidade ou mesmo um excepcional velocista. E assim vamos vivendo com a doce e bárbara ilusão Atleticana. Como sempre foram os anos da nossa linga e bonita história. Sem falsas promessas. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “Experiência saudável e com bom retorno”

  1. Pois Nacional do Uruguai colocou o Vargas para correr após seis meses. Aqui no Galo o cara ficou igual ao Bernard por três anos. O Vitor poderia fazer um estágio para aprender como rescindir contrato de jogadores que não produzem nada. #Forasanguessugas.

  2. Salve Massa e Guru

    Show de análise meu escriba, recentemente fiz a mesma análise aqui, porém estendendo para o elenco e ai inclui os reservas.
    Não reconhecer que temos boas peças é um erro, o problema está na reposição. Imagina vc no lugar de Cuca e olhar por banco e ver Caio Conceição, Fausto Xing ling Vera, Igor Gomes e Bernard. Deus nos acuda!!!!!
    Quanto à extensão das férias, só vou levantar uma questão:
    Imagina na volta desta férias o time não performar?
    Cuca os jogadores e a SAF estarão lascados. A massa vai cair de pau.

  3. Boa tarde!

    Agora podemos colocar valores na covardia do Milito na final da libertadores. O Botafogo acumulou 145 milhões de reais ao passar de fase no Mundial, portanto, ate aqui esse é o custo da covardia do ano passado. Pode aumentar esse preço.

    Abs

  4. Boa tarde xará e amigalos. Então as férias dos milionarios jogadores do GALO foi estendida em mais dois dias. Isso quer dizer que nenhum deles vai reclamar desgaste físico e nem que estão fora de ritmo contra o Baêa na Fonte Nova. Titulares e reservas 100% para uma grande exibição já que treinar está em segundo do plano.

  5. [•••]”Semana que vem as miniférias encerram e já na quarta-feira abre a última janela da temporada. Será?[•••]
    Pegando um gancho neste recorte. Assim como o GALO foi o pioneiro no futebol brasileiro em lançar a entrada dos mascotinhos com os jogadores lá em 1976,o pessoal _jênios_ da galo holding tbm serão os primeiros a lançar a modalidade banco de horas no futebol tupiniquim . Abismado estou em perceber q a saf dos xônados trocou o bicho, por mais um final de semana de folga. Estamos mesmo lascados. Ao vencer jogos, jogador tem como prêmio trabalhar menos. Patoacada ou que tipo de planejamento seria este?! Ou a copa Mikey não ensinou nada,e o treinamento diário seria necessário ou não?! E a reclamação constante de cansaço já q o calendário é apertado, blá blá blá
    Como jogador gosta é de grana, pressupõe-se q a debandada no final do ano vai vir forte. Eh! A gente já imaginava,mas agora temos mesmo é certeza,viramos empresa! Banco de horas,pqp!!!!!
    Loading…
    Vai piu piu, é chegada a hora de confiscar um naco das fatias de queijo dos 2 ligeirinhos. Prá cimmmmaaa …
    Saudações Atleticanas.

  6. Concordo com a análise do blogueiro democrático e, para o próximo jogo lá na Bahia, depois destas “férias compulsórias”, só espero que o time volte a treinar bem um pouco antes, porquanto, pelo que foi dito aqui em várias oportunidades, viagens e passeios fazem com que os atletas se esqueçam totalmente de se cuidar. Vamos continuar torcendo, porque aqui é Galo até morrer!

    1. Marcos a apresentação que estava marcada para a próxima sexta-feira foi adiada para a segunda, como prêmio pelas vitórias contra o Ceará e o Inter. Mas e o outro lado da moeda? A derrota para o Iquique e empate contra o Cienciano, com todas as consequências perversas da indolência dos jogadores?
      Sei não viu, lá no Galo é uma mamata, tanto que Vargas, Igor Rabelo, Bernard fizeram ou fazem questão de cumprir o contrato até o último dia. Pq o Cruzeiro conseguiu romper o contrato com o Dudu e o Galo não consegue romper o contrato com esse inútil Bernard? Rafael Menin, Paulo Bracks e Vitor tem perfil para tratar com jogadores e seu empresários? Até o Fábio Gomes conseguiu um contrato de três anos no Galo. Fala sério né? Que falta faz um cara do perfil do Eduardo Maluf e do Kalil para enquadrar esses boleiros. TCHAU E BÊNÇÃO FERNANDINHO. JOGADORES BORRARAM NAS CALÇAS. ATÉ O RONALDINHO NAO FOI MANDADO PRAS CUCUIAS PQ O CUCA E OS JOGADORES PEDIRAM ARREGO. GALO HOJE É O PARAÍSO PARA JOGADORES SANGUESSUGAS. TRISTEZA VIU…

  7. Falando em reforços, a que ponto chegamos… estamos precisando de jogadores pontuais para determinadas posições como o Eduardo citou, mas o pessoal da SAF está atrás mesmo é de investidor com muita grana e coragem de entrar nesse negócio!!!

    1. Boa tarde. Não vão encontrar quem coloque dinheiro na SAF, pois não é um bom negócio. Os 4Rs vão ter que honrar a dívida onerosa, já que são os avalistas.

  8. BRASILEIRÃO FEMININO SÉRIE A2

    Até que enfim uma boa notícia…

    As Vingadoras bateram de 1 a 0 ontem o VITÓRIA na AMRV na primeira partida mata-mata pelas quartas de final da Segundona do Brasileirão ou Série A2 como gosta de dizer o Domingos Sávio…

    GEYSE foi a primeira Vingadora a marcar um gol na AMRV, o que não deixa de ser um feito histórico, diante de um público muito pequeno, irrisório, ínfimo, quase zero…

    Mesmo assim, GEYSE agradeceu o apoio da Torcida e quem compareceu apoiou do início ao fim…

    A partida de volta será em 5 de julho, sábado, no Barradão, em Salvador. Quem passar, garante uma vaga na semifinal e, consequentemente, o acesso à primeira divisão…

    Agora é torcer para o retorno das VINGADORAS para a SÉRIE A1 do Brasileirão Feminino, como gosta de dizer o DS…

    A propósito, a SÉRIE B não é lugar para a CAMISA DO ATLÉTICO estar, mesmo que o TEOBALDO, quem se disse avesso ao futebol feminino, o que não tem menor importância, assim entenda…

    Bom admitir que a exemplo do TEOBALDO muitos atleticanos, que podem ser a grande maioria da MASSA, também vejam da mesma forma…

    Tanto é que apenas 2.906 testemunhas estiveram presentes na AMRV para acompanhar uma partida mata-mata importante e decisiva das mulheres no futebol atleticano…

    O público foi uma vergonha e retrata a forma de ver do Atleticano ao futebol feminino, vamos concordar…

    E não trata aqui de discutir gosto de atleticanos, “ah, eu não gosto do futebol feminino”, mas de entender que se uma “CAMISA ATLETICANA ESTIVER PENDURADA NO VARAL O ATLETICANO HÁ DE TORCER CONTRA O VENTO”…

    De mim pra mim mesmo, o que não tem a menor importância, também devo externar que não gosto do futebol feminino e aqui vou ombrear com o TEOBALDO sobre a situação…

    Porém, vou precisar entender e separar as coisas para dizer, “valeu GEYSE, valeu VINGADORAS, pela luta e raça de defenderam a CAMISA ATLETICANA! Parabéns VINGADORAS, sigam em frente e acreditem que um dia haveremos de estar todos com vocês. Não desistam!!!”…

    Que a DIREÇÃO ATLETICANA, que parece também não gostar do futebol feminino atleticano, também apoie e invista nas VINGADORAS…

    Precisamos, todos, mudar isso!!!

  9. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Inicialmente, gostaria de parabenizar a Diretoria por levar o time feminino para jogar na Arena e com ingresso de 5 reais. O Galo venceu o Vitória e está a um empate retornar a série A do Futebol feminino. Penso que o Sub20, tbem deveria jogar na Arena, com ingresso a 5 reais para o público em geral e 0800 para sócio torcedor. a torcida do Palmeiras ontem deve ter constatado pq o Galo liberou o Bruno Fucks. Que drible foi aquele que levou do Soares, que não é o Ernest. Kkkk Finalizando, agradeço a oportunidade de ” falar asneiras ” ( brincadeira viu Toninho) e principalmente a interação dos generosos comentários, que foram devidamente lidos, apreciados e respondidos. Missão cumprida, agora é aguardar as manifestações do decano Ângelo, do JBHGALO, do Teobaldo, do Otto Levi e dos demais amigalos que gostam de uma boa resenha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading