
Não me lembro e por vezes registrei aqui neste nosso espaço, um momento tão depressivo como o Atleticano conviveu – parece que vai passar – nos tempos recentes. Já sofri e já chorei com crises técnicas e times sofríveis, ainda que sem ser rebaixado. Não apagou da minha memória, 1993 sem rebaixamento pelo regulamento, em 14 jogos vencemos apenas uma vez, tivemos dois empates e somamos 11 derrotas. Outros momentos terríveis também superamos com a mesma alegria e altivez que caracterizam a alma Atleticana.
E crises financeiras? Desde que entendo por gente e um cadinho sobre gastar menos que ganha, o Galo – quase todos os clubes brasileiros – se afunda com gestões irresponsáveis que levaram a essa situação atual de clubes com donos. Se as ondas são causadas pelo vento, as marés acontecem pela força gravitacional. E, com todo respeito, estamos vivendo as duas concomitantemente. E se tem um grupo de Atleticanos que só paga e nenhuma responsabilidade tem com essa situação é o Torcedor
Porém, tanto uma quanto a outra (onda e maré) passam e a normalidade sempre é restabelecida. Se digo que estamos vivendo ambas juntas, é em razão de o futebol apresentado estar sendo ridículo e o sonhado e prometido equilíbrio financeiro causar insônia em todo Atleticano. Acreditamos! Ainda não estou entregando ao desânimo total e espero que não tenha de afirmar “mentiram, viu”. Isso não depende de mim, de nós e de todos os Atleticanos que somos apenas estatísticas para gestores da área financeira.

Só deles, de quem pariu mateus e que o embale, de quem disse isso ou aquilo (valeu, Cecília Meireles) e deveria assumir a concretização dos nossos sonhos de vida financeira equilibrada e potência do futebol. Se não for assim que tenham a humildade (coisa rara para rico ou riquinho) de vir a público e então dizer que houve um erro de cálculo e exagero nas declarações. Enfim, no barco Atleticano – ainda que os tempos modernos tenham criado a figura dos donos – estamos dez milhões de apaixonados. Muitos já perdendo aquele espírito e alma que sempre nos diferiu de outros times brasileiros. Em Minas Gerais, apesar de tudo, ainda somos o único que sobrevive assim nos bons e maus momentos técnicos.
Mas, cá entre nós da Massa, quero embarcar na sugestão de muitos que ouvi desde a classificação – ainda que vexatória – na Sul-americana. Jogadores, colegas de imprensa (alguns desrespeitados por quem não gosta de ouvir críticas), gestores (muitos com perfil arrogante e imperativo), membros da comissão técnica e – principalmente – Torcedores. Esses sim, são a alma que anda depressiva da vida Atleticana. Ontem pude ouvir, sentir e compartilhar que existe uma reação na direção contrária dessa crise. Que, diga-se, a Massa não causou e que é a principal vítima.
Muita gente acreditando que todo esse turbilhão veio para exorcizar e mudar os rumos em busca de novos tempos para o Galo. Tomara! Amém! Assim seja! Unamo-nos Atleticanos de todas as raças, crenças e ideologias em pensamentos e energias positivas que afastem essa carga negativa que ameaçou nossa estabilidade emocional (financeira e técnica) por melhores tempos à nossa Atleticanidade. Cada qual que faça a sua parte. Gestão que compareça, inclui se aí aporte (1 bi mesmo, ouvi, será? para liquidar esse fantasma de desequilíbrio financeiro e suas consequências, jogadores honrando a camisa preta e branca e Torcedores de volta aos jogos. Não basta só a Massa, é preciso sejamos motivados a confiar nos donos e no elenco.
*fotos: 1) Daniela Veiga/Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético

Tô tão otimista pros jogos contra o flamerda que penso que é mais fácil os donos da SAF falarem a verdade e cumprirem suas promessas do que o Galo ganhar quaisquer destes jogos.
Salve Fred Melo Paiva! Perfeito o texto de hoje.
Galo 3×0 amanhã, e não haverá mais crise. E tenho dito! Segunda estarei aqui para carimbar esta premunição. VAI GALO!
Boa tarde. Li em algum veiculo essa semana, que o galo, é o quarto time mais valioso do Brasil, com um valor total de 3.3 bilhões. A associação, tem 25%. Os outros 75%, são da família Menin, Ricardo Guimarães, Renato Salvador e Daniel Vorcaro. 5% seria para torcedores aportarem pelo menos 1 milhão, mas não conseguiram vender. Pois bem : 75% dos investidores dá um valor de 2.4 bilhão. Pelo balanço do ano passado, o galo já estava devendo este isso. Pelo andar da carruagem, até o final do ano, o patrimônio dos investidores é negativo. Quem em sã consciência , vai investir 800 milhões no galo ? Com este valor, ele não seria o controlador , mesmo porque os Menin não aceitariam. 800 milhões , dá 130 milhões de juros ao ano. COM RISCO ZERO !!!! Não tá fácil não.
TUDO DE RUIM QUE ACONTECENDO NO ATLÉTICO TEM CULPADO E NOME ::
“”4 R”” , ESPECIALMENTE RUBENS MENIN.
ESSE PESSOAL É MENTIROSO , TRAPACEIRO , NÃO PAGA NINGUÉM E MENTE , MENTE E ENGANA TODO MUNDO…….. NINGUÉM ACREDITA MAIS NESSA TURMA E ESSE NEGÓCIO DE INVESTIDOR DE FORA , PODE ESQUECER , NENHUM EMPRESÁRIO BILIONÁRIO VAI BOTAR DINHEIRO NA MÃO DE UM NEGÓCIO FALIDO E COMANDADO POR PESSOAS ENROLADAS E MENTIROSAS , QUE NÃO CUMPREM COMPROMISSOS NEM PAGAM NINGUÉM………
SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL QUE ESSE PESSOAL METEU O ATLÉTICO.
Bom dia xará e amigalos. Só milagre amanhã para exorcizar ondas e marés negativas. É o que esse “elenco” recheado de “craques” vai ter que fazer para não ser goleado vexatoriamente e o treinador não jogar a toalha durante a entrevista coletiva após o jogo.
Já estou exorcizando tudo de ruim e que é real, praticando a Atleticanidade de sempre, principalmente não faltando aos jogos, na medida do possível e, às vezes, até prioritariamente. Domingo, claro, vou torcer muito contra o Flamídia. Na quinta, 31, vou ao Maracanã torcer de novo contra o Flamídia, correndo riscos, e, no domingo, 03/08, torcer muito contra o Bragantino, já que estarei em viagem ainda. MAS, no dia 06/08, com ingresso já comprado, não perco nem que chova cadeado! Tudo isso para mostrar aos amiGalos, que, mesmo diante de tantas “pedreiras”, tenhamos presente a “fé que remove montanhas”. Ilusão? Não, porque já vi o nosso Galo “ressurgir das cinzas” muitas vezes. Isso tudo, porque aqui é Galo até morrer!!!
O 4-4-2 E O FORA CUCA
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
BRENO GALANTE:
Comentou ontem no seu Canal ter chegado a convicção de que o Atlético, depois do sufoco Bucaramanga, não deveria jogar mais no 4-3-3 ou com três atacantes…
Segundo Galante, os atacantes atleticanos pouco ajudam o Time no jogo sem bola, o que fragiliza defensivamente a Equipe, daí a sua leitura de que o esquema 4-4-2 pode ser a solução tática para arrumar o Time.
COMENTANDO:
Sabidamente o Elenco Atleticano é curto e desequilibrado. Faltam peças nessa Equipe que tá espanada e sem padrão…
O Galante pode estar certo, mas pode estar equivocado. Certo ao dizer que o Cuca poderia estar jogando mais fechado e sem trocação, principalmente amanhã contra o FLA pela séria deficiência defensiva do Time…
Porém, a fragilidade se dará muito mais, estimo, pela falta de um 1’ volante de ofício que não existe no Elenco, além da falta de peças e substitutos que entram e não melhoram o Time…
Mas, em chegando um 1’ volante de peso, como o Victor Baggi prometeu, não há necessidade de se aferrar no 4-4-2 como tábua de salvação tática ou de sentença definitiva de que o Time não pode mais jogar no 4-3-3, até pela chegada de BIEL que pode ser a peça ofensiva faltante que chegou, a ver…
O “FORA CUCA”:
O “ForaCuca”, como tem sido pedido por parte da Torcida, pode ser equivocado pelo efeito “casa que falta pão todo mundo briga e ninguém tem razão”…
Com atrasos de salários e premiações, desde o ano passado, em prática recorrente da errática Direção Safista, além do efeito “elenco curto e desequilibrado”, o “ForaCuca” tem tudo para ser mais emocional do que racional…
Se não for resolvida a questão salarial dos jogadores com a recuperação da força do Elenco pela chegada das peças certas, não vai adiantar trazer Vovjoda nem Guardiola…
O CUCA definitivamente não será a causa-raiz dos problemas do Time, calculo…
O melhor por hora e a priori será o “FicaCuca”, isto na minha opinião que o Teobaldo dirá que não tem a menor importância, fato!!!
E VIVA O GALO!!!
Ernest, o Galo perdeu a disputa de pênaltis para o Afogados e a cabeça do Dudamel rolou. Eu fico matutando o que teria acontecido se o Galo tivesse perdido a disputa de pênaltis para o Bucaramanga com Scarpa e Bernard perdendo pênaltis… E penso que a cabeça do Cuca vai rolar a depender do desempenho e resultados das três pelejas contra o Flamengo. Se levar três tacas aí tem de criar o tal de fato novo. E fato novo, na nossa cultura, é oferecer a cabeça do técnico na bandeja para mitigar a ira do povo, que, na maioria das vezes, se alegra com cabeças rolando e com fracassos de seus semelhantes. Se a SAF do Menin fracassar muitos ficarão felizes e a felicidade seria plena se todas as empresas do bilionário falissem. Padre Torga, ensinava que o sucesso de nossos semelhantes não deveria causar ira naqueles que não tiveram a mesma fortuna!
Salve Massa e Guru
“Não basta só a Massa, é preciso sejamos motivados a confiar nos donos e no elenco.”
Ávila meu caro, esta frase final é a chave de todos os nosso problemas e ai está a questão, já que a Massa está totalmente desmotivada, cabisbaixa e envergonhada?
E ai fica a pergunta: como confiar nos donos e no elenco, se ambos estão nos apunhalando pelas costas?
Mentirosos, trapaceiros, medíocres e irresponsáveis, são somente alguns adjetivos que podemos usar para descrever os protagonistas de nossa crise financeira, administrativa e técnica.
Já tivemos diretoria e times infinitamente menos qualificados do que aí estão, mas tínhamos certeza que eles queriam o bem do clube e se esforçavam.
E hoje?
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Ontem um amigo atleticano me passou a seguinte carraspana: seu problema, além da jumentisse , é a teimosia. Você resiste em aceitar que o Atlético enquanto time de futebol ACABOU. A SAF É A REALIDADE. SE ACABAR A SAF O GALO ACABOU! Fiquei matutando sobre isto. Será que estou mesmo negando a realidade e vivendo de recordações de um tempo que já se foi? Nesse contexto,me veio a mente o comentário do Paulo Silva, sobre as vaias DURANTE O JOGO , as minhas críticas ao Belmiro que está processando a SAF, a cata de milhões. A torcida que vaia jogadores da Saf durante a partida, o Belmiro, que processa a Saf já se desapegaram da atleticaniedade que era dedicada exclusivamente ao atletico, que era algo, para eles quase que sagrado. A Saf, que substituiu o Atlético futebol, é algo amaldiçoado e portanto o tratamento é diferente: sem problemas vai jogadores durante a partida, sem problemas levar na justiça, sem problemas torcer pelo insucesso do time da Saf para vingar mentiras proferidas pelos donos da SAF. O momento de maior êxtase foi quando a torcida da SAF xingou o dono, que além de mentiroso é bilionário. Mentiras até se releva, porém para o pecado da fortuna , nao existe perdão. A torcida mandando o dono da Saf trabalhar no cruzeiro foi comemorado como título. O vídeo será guardado na galeria como um troféu. Doravante se cair um copo, o grito será VTNC Menim?
Amigalo DS
Menin pai está colhendo os frutos daquilo que ele e seu pupilo plantaram, lembrando que, não podemos esquecer dos outros componentes da SAF que tb estão neste balaio.
Tudo que está acontecendo poderia até ser entendido se houvesse transparência, mas não, preferem jogar o lixo pra debaixo do tapete, esperando que ninguém va lá e encontre.
Mas alheio a isto temos hoje um elenco cheio de mercenários e fingem que jogam, capitaneados por um técnico que não tem o aval do elenco.
Tá osso!
O texto do Fred Mello Paiva de hoje é um Ode ao novo herói : Roni. Eu aprecio a pluralidade de opiniões. E não tenho problema algum de mudar a minha opinião, o que aliás faço com muita frequência. Eu fui contrário a construção de Arena, nunca adjetivei banqueiros de mecena, porém, minha opinião, é que o Menim não ficou bilionário, mesmo sendo um incompetente. Bilionário não rasga dinheiro. O tempo é o senhor da razão. Na minha visão, estamos num ritual de passagem nessa SAF. Remédio amargo, mas que cura. A Holding Galo não é o nirvana! Mas também não é o inferno! Mas hoje não tem meio termo, ou o cara é herói ou vilão. Menim já foi saudado como herói, hoje é vilão, amanhã vai depender do campo. Se o Roni marcar dois gols contra o Flamengo estará perdoado. A torcida do Galo perdoou até o Chicao.
Padre Torga, com toda paciência que o caracterizava, classificaria esse seu amigo como um um “burrento”: mistura de burro com jumento. Tem a inteligência do primeiro e a teimosia do segundo. Kkkkkkk!!!!!
Bom dia, Atleticanos. Sobre a nossa situação financeira, creio que o problema é mais sério. Acho que poucos perceberam que a realidade financeira do futebol brasileiro mudou bastante. Antigamente, não só o Atlético devia, mas a grande maioria também. Hj temos o framengo organizado e arrecadando uma verdadeira fortuna, com condições de manter um time reserva mais caro e melhor do que a maioria dos times titulares dos outros clubes brasileiros. Essa condição foi “conquistada” sabemos como, com a implosão do clube dos 13, que negociava de forma conjunta os direitos de transmissão, e, voltando mais no tempo, com o uso de concessões publicas de radio e TV (na época da ditadura militar) para transmissões para o brasil todo e consequente popularização de times do rj e sp, transformando-os em clubes com torcidas nacionais, fato que impacta diretamente nos recursos financeiros que são recebidos pelos clubes paulistas e cariocas (em especial o framengo), clube oficial da principal emissora de tv e da ditadura (alô walter clark). Está cada vez mais difícil competir com os clubes mais ricos, o equilíbrio que por anos foi o diferencial do futebol brasileiro, está cada vez menor. Clubes como o Atlético, não podem se dar ao luxo de errar, de administrar mal como vem sendo feito. O buraco é mais embaixo e é diferente desta vez. Sigamos! SAN
Bom dia Barros. Você foi no ponto. A tentativa de duelar com o Flamengo custa caro. Ainda mais com erros. O Galo em 2025, já gastou 175 milhões em contratações, a mais cara, ainda não performou. Os erros são absurdos: Bernard e Junior Santos custam mais de 30 milhões por ano. Isto sem falar os 50 milhões devidos ao Botafogo. Aí eu vejo a notícia que o Galo pode renovar o contrato do Lianco até 2029. Quem faz esses contratos? Bernard, Dudu e Junior Santos, estão garantidos até dezembro de 2027. Agora o Lianco ( marketing) a parte, não poderia ter contrato até 2029. É tempo demais.
Bom dia Domingo Savio. Infelizmente nossa gestão do futebol é péssima, gasta muito e gasta mal. Dizem que o mediano Rony ganha 1.6 milhão por mÊs aí é pracabar
O que deixa o Atleticano
extremamente preocupado é saber que essa SAF não pode dar errado, caso contrário, nas devidas proporções, já era o CAM.
Então ficamos nós, de joelhos, pedindo aos céus que esses donos façam aquilo que precisa ser feito de imediato.
Um aporte de UM BILHÃO para acabar de vez com toda e qualquer possibilidade de falência do CAM.
Não creio que tenha um maluco bilionário pelo mundo afora que queira arriscar de comprar essa SAF do GALO, portanto, estamos na dependência total da família Menin.
Olha que situação nos encontramos, estamos gritando com toda nossa raiva para esses caras irem para a casa do chapéu, mas apenas eles têm o poder de injetar grana no clube.
Que sinuca de bico.