Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esperando domingo de Galo

Enquanto aguardamos qual será o time que Eduardo Coudet deve levar a Tombos, seguimos daqui – Torcedores Atleticanos – debatendo sobre o nosso time. É o Estádio, que novamente tem sua data de inauguração adiada, endividamento e receitas, SAF, expectativa de novas contratações e – claro – projetando com otimismo as conquistas da temporada 2023. O Galo é vida!

Disse ontem e reitero, lamento profundamente esse novo adiamento da nossa casa própria. Nem entro no mérito, mas com todo respeito que me merecem todos os envolvidos com aquela obra, a expectativa e até a paciência do Atleticano vem sendo – com essa frequência de mudanças de datas – judiada. Já tivemos informações que davam como certo o primeiro jogo no aniversário de 115 anos, depois adiado, para maio e nessa data de 25 de março um show e marcação das faixas do gramado ou instalação das traves. Nem sei mais, são tantas alterações.

Fato é que essa situação gera uma enorme frustração na Massa. Nem me refiro apenas, aos que – como eu – compraram cadeira cativa e mesmo os titulares do GNV, refiro a aquele Torcedor anônimo na mais distante localidade de Minas Gerais e mesmo do Brasil, que tem orgulho em sonhar com a Arena do Galo. Esse sentimento Atleticano merece e precisa ser respeitado.

Dividas e SAF, como venho insistindo, ainda que nos preocupe – com toda propriedade – existem pessoas sérias à frente do Galo e até mesmo na cogestão que entendem do assunto. Os números são assustadores, evidentemente, mas se fosse administrável – como insistem alguns – não creio que empresários como os Menins, Rubens e Rafael, mesmo Ricardo Guimarães e Renato Salvador, menos ainda Sérgio Coelho e José Murilo Procópio doaria seu trabalho em favor do nosso time. Todos eles, sem exceção, realizados em suas vidas pessoais e carreiras profissionais. Repito, doando seu trabalho pelo Galo.

Em meio a isso, me espanta o tratamento dado pela emissora de televisão que comprou os direitos de transmissão. A Federação, que sempre tenho criticado aqui, vem sistematicamente alterando datas, horários e locais de jogos. Em alguns desses casos, nem todos, por determinação da toda poderosa. Pois bem, a cota dos times mineiros, motivada pelo fracasso da competição, nos atira num patamar inferior a times paulistas e cariocas. No caso de São Paulo, acreditem – li na coluna do Nicola – até a Portuguesa de Desportos tem cota superior aos time de Minas Gerais. Daí voltou para a FMF, se tivéssemos uma gestão preocupada com seus filiados, seguramente a situação seria muito diferente. Mas, os dirigentes, ao que percebo, usam lá para projetos pessoais. Melhor, evidentemente!

Por fim, até que o domingo chegue logo, sigo acreditando que ainda vamos ter duas boas notícias sobre contratação. Precisamos de um lateral e outra alternativa para a zaga. Li, ontem no correr do dia, que entre três a cinco jogadores poderiam tomar rumo em busca de novos ares. Consequentemente, alívio na altíssima folha de pagamento do elenco Atleticano.

Como diria um ex-treinador que fez plantão do lado podre da Lagoa da Pampulha. “Vamos aguardar!”

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Atlético

11 thoughts to “Esperando domingo de Galo”

  1. Boa noite, Eduardo e Massa.
    Permito-me não falar em dívida e SAF. Dívidas, bastam as minhas, que são pequenas mas me preocupam. E sugiro a todos que façam o mesmo para não esquentar a “pioienta”…rsrsrsrrsrs
    Vamos então, ao futebol!
    Nem estava me lembrando da tal Super Copa. E era hoje…
    Por acaso eu liguei no Sportv hoje à tardinha e estava passando o jogo do Urubu x parmera. Estava no finalzinho do primeiro tempo, e 2×1 para o parmera que acabara de virar o jogo. Meu neto estava comigo e foi me perguntando sobre bola, camisa, etc… e ficamos conversando quando começou o segundo tempo. Achei um jogo interessante, mas fiquei preocupado ao ver os dois times jogarem e automaticamente comparei com o que vi o Galo jogar… Diferença abismal!
    Os caras estão jogando muito. Toque de bola com muita eficiência, com muita rapidez, jogadas agressivas, troca de passes com precisão e, principalmente, sem as firulas de atrasar bola para goleiro ou ficar tocando bola no próprio campo.
    Acho que o Coudet vai ter que tirar coelho da cartola para fazer o nosso time deslanchar.
    Pode até ser que, com um adversário mais qualificado, o time tenha mais desenvoltura e possamos ver um futebol bonito.
    Então, é torcer para que tenhamos alegrias neste ano de 2023.
    Gaaaaaaalooooooo!

  2. Gostaria que o democrático blogueiro cobrasse em aritmética simples da diretoria do nosso galo: quanto deve o CAM hoje? Quanto tem de patrimônio líquido, móveis, imóveis,inclusive percentual sobre o Diamond (se existe….), direitos, jogadores, etc.? E, não menos importante, A QUEM PERTENCE MESMO A ARENA?

  3. Li, reli e li novamente a coluna do tal Nicola. Em momento algum o?tal sujeito fala quanto recebem Atlético e CSA-MG e quanto recebe a Portuguesa, mas ele garante: o time falido de São Paulo recebe mais. Conclusão: é mais um sabe-tudo a defecar pelo teclado.

  4. BOM DIA A TODOS…….
    DISCORDO RADICALMENTE DO NOBRE BLOGUEIRO……
    É CLARO , QUE O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE E O QUE DEVERIA PREOCUPAR MAIS OS ATLETICANOS É A DRAMÁTICA SITUAÇÃO FINANCEIRA , EM QUE , ELES MESMO , “”OS 4 R”” , ENFIARAM O NOSSO GALO…..
    NADA DE ELOGIOS PARA ESSES IRRESPONSÁVEIS , VENDERAM UM SHOPPING NO M2 MAIS CARO DE B.H. E O DINHEIRO DESAPARECEU , SUMIU , E A DÍVIDA TRIPLICOU , E PODEMOS DIZER ISSO PORQUE O DINHEIRO DO SHOPPING SERIA PARA PAGAR DÍVIDAS E CONSTRUIR O ESTÁDIO……
    E O QUE ACONTECEU É QUE AS DÍVIDAS TRIPLICARAM E O ESTÁDIO FOI CONSTRUÍDO COM DINHEIRO DOS BANCOS E ESTÁ TODO HIPOTECADO NESSES REFERIDOS BANCOS………….
    O ATLÉTICO NÃO VAI LUCAR UM ÚNICO CENTAVO COM O ESTÁDIO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS , E O PIOR A DÍVIDA TRIPLICOU…………….
    ME DIGA AGORA NOBRE BLOGUEIRO , ISSO É OU NÃO É UMA ADMINISTRAÇÃO TEMERÁRIA ?? UMA ADMINISTRAÇÃO PERIGOSA E IMCOMPETENTE ???.
    E O TIRO DE MISERICÓRDIA NO NOSSO GALO SERÁ ESSA “SAF” , ESSA SIM , É PARA FECHAR A TAMPA DO CAIXÃO…
    ME DESCULPEM , MAS SE O MINISTÉRIO PÚBLICO FOR INVESTIGAR ESSA PODRIDÃO SOBRE ESSAS DÍVIDAS DO ATLÉTICO , NOSSA SITUAÇÃO VAI FICAR PIOR QUE A DO CRUZEIRO…………
    NUNCA ME ESQUEÇO , QUANDO ESSES 4 R ASSUMIRAM , O SR. “”RUBENS MENIN PROMETEU: SE VENDERMOS O SHOPPING VAMOS ZERAR AS DÍVIDAS DO ATLÉTICO””…..
    ME RESPONDA AGORA , O QUE ACONTECEU ???? QUAL A REALIDADE?????????
    TRISTE E LAMENTÁVEL A SITUAÇÃO A QUE ESSE PESSOAL LEVOU O GALO.

  5. Com tantas situações envolvendo o nosso CAM, digo que esse ano de 2023 será muito longo… é muita bronca pra um Clube só resolver… dívida bilionária, estádio bilionário, SAF bilionária e time bilionário… que DEUS ilumine os administradores.

  6. Como tem muita gente que fala que não opina nos problemas extra campo do Galo por não ser do ramo, vou começar a abordar algumas duvidas que tenho sobre o que esta acontecendo na instituição de modo bem didático. Vou começar analisando a fala do Muzzi, CEO do Galo. Ele diz que a divida onerosa do Galo é de 600 milhões e gera juros de 10 milhões por mês. Vai vender 25% do Shopping por 170 milhões sendo 68 a vista e o resto em prestações. Supondo que abata os 68 mi(leia-se pagar o Cury) sobraria uma dívida onerosa de 532 milhões que fazendo uma regra de três simples faria que os juros caíssem para pouco menos de 9 milhões ao mês. Resumindo: SE O PARCELAMENTO FOR MAIOR QUE 11 VEZES, VAI PAGAR SÓ OS JUROS. No fim vendeu 25% do shopping para pagar só 68 milhões da divida.

    1. Caro Amigalo. Não perca seu tempo fazendo contas e tentando adivinhar o que irá suceder tem gente no clube muito mais nem preparada pra isso.
      Grande abraço

    2. Concordo meu caro Carlos Lima. A diretoria diz ter contratado empresa de consultoria, eu e vc como simples contador sabemos da burrice. Ao final o galo está se livrando do shopping sem conseguir abater nenhuma dívida. Sinceramente tá comprovado entender essa gestão.

    3. Concordo meu caro Carlos Lima. A diretoria diz ter contratado empresa de consultoria, eu e vc como simples contador sabemos da burrice. Ao final o galo está se livrando do shopping sem conseguir abater nenhuma dívida. Sinceramente tá complicado entender essa gestão.

  7. Bom dia Massa e Guru

    Guru fica frio, se a inauguração foi adiada é porque algum motivo muito relevante está contribuindo pra isso. Ninguém mais do que o próprio Galo quer jogar mais no seu estádio, do que ficar mendingando o Mineirão ou se apequenando no Indepa.
    Em relação as cotas de TV, o próprio clube tem culpa nisso ao aceitar as migalhas que estão sendo propostas.
    Sobre saída de jogadores, ai ai minha dica: Hyoran, Sacha, Rever, Calebe, Natans (os dois) e até Vargas. Tem muita lenha pra queimar!

  8. Bom dia Eduardo. Evidentemente que hoje o que mais preoculpa no nosso Galo são os NUMEROS. São eles DIVIDAS, JUROS, VENDA Shopping, DATAS alteradas, OBRA Arena valores duplicados do planejado, VENDA jogadores valores Baixos, COMPRA jogadores valores altos, SAF vendida para um iniciante e ex bancário. NUMEROS, NUMEROS e mais NUMEROS. Que não afundem o jogo, porque esses números nunca mudam a nosso favor, pelo contrário só contra. Time nós temos, a torcida vai ter que carregar esse PESO das dividas e gastos até quando. Confio nos 4R’s mas não podemos deixar de fiscalizar porque eles tambem tem interesses comerciais, não sejamos hipócritas eles também visam um retorno financeiro, ninguém faz nada de graça. PREOCULPANTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *