
Não tem um entre nós, Atleticanos da gema que somos, conseguindo esconder a ansiedade dessa decisão da Sul-americana. Queria sim, como no ano passado estar decidindo era a Libertadores, mas aprendi com o amigo Bolívar. Quem não agradece o pouco, não merece o muito. E é figurativo, pois não acho a Sula pouco, por razões diversas. Além de dar vaga na cobiçada Liberta, no nosso caso – queiram ou não os desafetos – será o tri da competição internacional. A Taça Conmebol foi a precursora dessa atual, e mais, na ocasião classificavam a partir do terceiro colocado. Não existia G4, G6 e suas ampliações. Vencemos no campo o Olímpia do Paraguai (1992) e o Lanus (1997), coincidentemente adversários das finais da Liberadores de 2013 e o atual que também superamos e vencemos a Recopa (2014).
Então, plagiando nosso bom Chico Buarque, “esperando, esperando, esperando o sol, esperando o trem…”. E o nosso sol e o trem são as vitórias e títulos comemorados pela Massa. E faria uma atrevida versão “esperando o título, desde o ano passado para este mês”. O astral do Atleticano está em alta, sem perder o foco no Brasileirão. Ainda não estamos totalmente imunes da ameaça da zona perigosa, mas vencendo o Bahia hoje – que faz uma campanha extraordinária – pode até nos credenciar a virar a página de baixo para entrar na lista dos dez melhores na próxima rodada e final de semana que já bate à nossa porta. E mais, apesar de acreditar e confiar na conquista da Sula, colocar o Galo nos Gs classificatórios. Quem diria!
Até a virada da noite de ontem, a venda de ingressos ainda se mostrava tímida ao que imaginava (13 mil apenas), mesmo com valores finalmente acessíveis ao Torcedor. Hoje vamos ter essa questão do voucher de 50%, tomara que eleve para pelo menos 30 mil Torcedores presentes. E mais, ao meu entendimento, no melhor horário noturno para os jogos. Já postei aqui e disse por ai, o ideal – para levar o Torcedor Atleticano aos jogos – seriam jogos noturno às 20 horas e nos finais de semana sendo 16 horas. Mas quem manda é a TV e suas ambições financeiras, paralelo a isso, enfiando goela abaixo os times do eixo de seu interesse exclusivamente comercial. Business is business, fazer o que? Eu vou seja 11 da manhã, quatro da tarde, nove ou dez da noite, mas a maioria não pode. Ainda têm de viver quase 70 anos para essa flexibilidade.

Sobre o importante desafio da noite de hoje, o Galo – comandado pelo auxiliar Diogo Alves (Sampa suspenso pela ação de Stefano em Porto Alegre) -, quero acreditar que serão lançados todos os principais jogadores à disposição no elenco. Lógico que o treinador argentino é quem vai definir quem será escalado, com o comando na beira do gramado por conta do auxiliar, ainda que por algum sistema se comuniquem. Telefone sem fio, quem se lembra dessa expressão? Uma vitória hoje leva o Galo para 40 pontos, com possibilidade de avançar uma ou duas posições, pulando do 13º para a 12ª ou 11ª colocação. Se Grêmio e Ceará vencerem, continuaremos na mesma 13ª. Porém, o distanciamento para o Z4, hoje em seis pontos tende a aumentar. Pontuar é preciso! Para isso, é fundamental o apoio do Atleticano nas arquibancadas da nossa Arena. Imagino que 45 pontos é nossa garantia de permanência na série A. Se ainda não assegurou seu lugar, faça logo e vamos apoiar o Galão da Massa.
Outro dado que sempre, eu mesmo uso nas nossas prosas, é essa questão de tabu. Isso vale para as resenhas, mas em termos concretos não significa absolutamente nada. Postei numa resenha do primeiro turno o fato de não vencermos times baianos tem algumas temporadas, no contraponto agora surge que o Galo não perde para o Bahia em BH desde 2019. No meio dessa cornetagem, revigoram lei do ex, lançando o nome do Ademir como algoz. Ah! Eu apelaria para o jogo na Bahia, pelo returno de 2021, quando apenas quatro minutos foram suficientes para virar o placar adverso de dois a zero em três a dois. Tudo isso é resenha pré jogo, o que vai valer é o resultado da noite de hoje. O Baêa briga na parte de cima e o Galo na de baixo, então pra cima deles|
Quanto ao time, além do Éverson, os demais posições são apostas. Ainda que alguns a gente saiba que são figuras garantidas nas escolhas do Sampaoli. Mas, para esse confronto e a situação da tabela, apostaria que ele deve optar por Saravia, Ruan Tressoldi, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander, Gustavo Scarpa e Bernard; Dudu e Hulk. Bom, esses são os meus preferidos, mas no meio do caminho tem um argentino que ama Igor Gomes e Rony, ainda adora três zagueiros apesar de o jogo ser com nosso mando. Sem Vitor Hugo, suspenso, dispõe de Ivan Roman ou mesmo Natanael, centralizando o Saravia. E o Hulk, quase unanimidade da Massa, aos olhos do treinador é opção ao Rony. Prefiro as minhas escolhas, mas se perder nelas, opto por vencer a partida. Sigamos!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Boa tarde.
Aproveitando o fim de tarde, para pedir as bençãos do padre Torga e que ele interceda junto aos árbitros para voltar a marcar pênaltis para o GALO.
Hoje tem gol do Hulk, rumo ao milésimo gol.
Abraço
Pergunta; o bagre Arana será escalado.? Se for, já iniciamos o jogo com um vácuo naquele setor. Uma pena, temos o melhor goleiro do Brasil e o melhor atacante quando o time ajuda o mínimo,….Hulk! O resto não passa de meia-boca, limitados e fracos!
Boa tarde a todos! Moro em São Paulo e nao poderei ir ao jogo, mas ja dei minha contribuição, comprei 2 ingressos no meu sócio torcedor e ja passei para 2 amigos irem empurrar o time para cima do Baea! Bora deixar essa parada de z4 para trás.
DS, sobre Bruno Henrique, agora começam as especulações que só servem para nos encher o saco. Tomara que o Galo tenha aprendido com os erros recentes e nao faça uma cagada dessas, ne? Aguardemos.
Abs
“Entenda cláusula que pode fazer o Galo comprar Biel por 43 milhões”
Eu nem quis ler, aliás nem quis acreditar.
O pior é que esta peste está entrando nos jogos e daqui a pouco vai alcançar as metas, que esta diretoria irresponsável aceitou nas negociações deste jogador medíocre.
De repente ao invés de barca saindo, vamos ter uma barca chegando se confirmadas a renovação de Igor Gomes e a contratação de Caio Paulista como ventilado e a manutenção deste imprestável.
Queira Deus que seja tudo fake, mas por via das dúvidas melhor a torcida ficar de olho e pressionar a diretoria para isto não acontecer.
Hoje tem jogo importante do Galo, a pouca procura pelos ingressos reflete o descontentamento da torcida com as CAGADAS DESSSA DIRETORIA!!
NÃO AGUENTAMOS MAIS NOTÍCIAS COMO ESSA:
https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2025/11/05/biel-no-atletico-mg-entenda-clausula-que-pode-fazer-clube-comprar-o-atacante-por-r-43-milhoes.ghtml
Biel por 7 milhões de euros???????
MEU DEUS É MUITA Incompetência e não acaba nunca, pelo contrário está acabando com o Galo e com nossa paciência!!
Há o q lamentar sobre a nossa LINDA relação com a CBF?
Em 71 Galo foi CAMpeão, se lembram?! O time de Dadá Maravilha & Cia passou o trator. Deu no deu! Em 13, na Libertadores, o MAIOR DE TODOS, o Filho do Homem, o Grande KALIL, simplesmente PROIBIU árbitros brasileiros em jgs do NOSSO CAM! Deu no que deu! Em 12, Kalil nem reclamou. Deu no q deu! Em 21, com GRANDE ELENCO, veio a providencial INVASÃO pacífica do bom R Caetano ao BUNKER DA CBF em jg contra as sardinhas no SALÃO DE FESTAS, de acintoso roubo…ao fim deu no q deu!
Qual a lição q OS DONOS não assimilaram? Se não infiltrar “neguinho” nos CALABOUÇOS IMUNDOS da CBF, tomar cafezim das Minas com os CANASTRÕES carregando de presa o bom pão de queijo CANASTRA, NADA FEITO!!
E de nada adianta mandar recadinhos e bilhetinhos pela EMPRENSA! Ali o ne$ócio e outro$$
QUE O BOM DEUS OLHE por nós e pelo NOSSO TRI em ASSUNÇÃO, E Q nossos donos (4R) fiquem atento$ ao tabuleiro (Qual a função de Vitor e do Braquis na engrenagem?), POIS A BANDIDAGEM TÁ INFILTRADA E NÃO BRINCA EM $ERVIÇO!! Tem q dar VALOR!!
Qnt ao Brasileirão, ANO Q VEM VAI! VIVA SAMPAOLI E A BARCA!!
Bom dia.
Aguardando uma vitória hoje.
Uma indisposição vai me tirar dos gramados hoje, mas sigamos em frente.
Abraço
Imaginava que os ingressos, até o final da noite de ontem, estivessem bem acima dos 20.000, pela importância do jogo, em termos de maior tranquilidade quanto ao não rebaixamento. Contudo, acredito que hoje ficará próximo dos 30.000, podendo até ultrapassar. Como já comprei o meu, estarei lá para, com até dez, cem, mil, 30.000 Torcedores, seja o número que for, cantar nosso hino e incentivar nosso eterno Galão da Massa. Tudo como forma de “esquenta” para o dia 22 próximo no Paraguai, quando, ACREDITO, se Deus quiser vamos trazer mais essa Taça!
O TIME DO BAÊA
O Tricolor de Aço está no G-5 com 52 pontos e 96.8% de chances para se classificar para a LA26. Dificilmente vai conseguir entrar no G4 pelo MIR (56) que segue com 4 pontos na frente e sem sinais de que vai perder a 4ª vaga. Em todo o caso, o BAH está focado no G4 e vai a campo brigar e tentar vencer, o que torna a partida perigosa e casca de banana para o Atlético que segue em 13º e 27º pontos, ainda na temível zona incômoda. Todo cuidado é pouco…
FORÇAS E FRAQUEZAS DO TRICOLOR
Embora o Bahia esteja em excelente fase, seu rendimento oscila pelo fator campo, sendo um tigre mandante e um gatinho visitante. Tem o melhor desempenho como mandante do BR25, com um aproveitamento fantástico de 81.25%; no recorte das últimas cinco rodadas (27ª a 31ª) venceu as três últimas partidas em casa (FLA, GRE e RBB) …
No entanto, o desempenho como visitante revela uma fragilidade que o Galo pode explorar. No recorte R27-31, o Bahia demonstrou ser ineficaz fora de casa, sofrendo 2 derrotas e marcando apenas 1 gol e sofrido 4 como visitante. No panorama geral da competição, o Bahia é o 13º pior visitante…
DESFAQUES, RETORNOS E DÚVIDAS
Mingo (ZAG) está suspenso e Kanu e Rezende são opções; estão de retorno no meio de campo Michel, Rodrigo Nestor e Everton Ribeiro; na frente, Ademir também retorna…
O 4-3-3 PROVÁVEL DE ROGÉRIO CENI
Ronaldo; Santiago Arias, David Duarte, Kanu (Rezende) e Luciano Juba; Nicolas Acevedo, Michel Araujo (Everton Ribeiro ou Rodrigo Nestor) e Jean Lucas; Ademir, Erick Pulga e Willian José…
FAVORITISMO NO CONFRONTO
O CAM deve se apoiar no histórico de mandante (64.29%) para buscar os três pontos. Nas últimas cinco rodadas em casa, conseguiu 4 pontos (1V e 1E) decorrentes de empate contra o CRU (1 a 1) e vitória contra o CEA (1 a 0) …
O fator que mais pesa contra o CAM é a ineficiência do ataque. O Alvinegro é o pior ataque nas últimas cinco rodadas, com apenas 2 gols feitos. Se, por um lado, o Bahia tem dificuldade fora de casa, o Galo tem se apresentado ineficaz ofensivamente e não é de agora. Em todo o BR25 o Atlético será o 3º pior ataque, com apenas 27 gols e média pífia de menos de um gol por partida. O ataque atleticano só será melhor que de JUV (24) e SPO (22) …
Colocando na balança as forças e fraquezas de um e outro, o confronto se apresenta como uma partida com qualquer resultado possível. Por causa disso, no mundo das casas de apostas, o EMPATE será o prognóstico cravado justamente pelas forças e fraquezas mútuas que se anulam…
Bom dia xará e amigalos. “Vamos devagar com andor que o Santo é de barro”. Não nos esqueçamos que Sampaoli tem tirado leite de pedra em relação a algumas posições carentes do time e alguns jogadores no GALO que rendem acima do esperado. Estamos confiantes na Sulamericana e temos que chegar nos 45 pontos(Será que dessa vez a SAF e sua trupe de incompetentes irão aprender que o campeonato brasileiro é dificílimo e não perdoa???). Quem viver verá. Enquanto isso não acontece o GALO tem que jogar contra o Bahia como jogou contra o Sucos Dell Valle. Chega de ser freguês dos baianos!!!!! BORA GALÃO!!!!!!!!!!!
Salve Massa e Guru
“Com que roupa, eu vou…”
Frase de um famoso samba, que poderia ser usada para descrever nossas dúvidas sobre a escalação de hoje.
Tem gente que reclama pelo fato de el carecone, não manter a escalação do time após uma boa partida, como normalmente outros técnicos fazem, mas estamos falando de Sampaoli e nem a mãe Diná, seria capaz de prever quem vai a campo quando se trata do argentino.
É escalação tipo kinder ovo, ninguém sabe o que vai acontecer e quem vai entrar.
Mas em uma live vi uma justificativa, que me deixou mais confortável com esta
postura camaleônica de el carecone:
“Sampaoli muda as escalações, para deixar todos os jogadores do elenco aptos para disputar uma partida, como a decisão da sula por exemplo, em caso de contusões ou ausências por cartão”.
Depois desta, tô convencido com o estilo Sampoli de ser, mas se tivesse que optar eu usaria a escalação do nobre Guru.
# Vai pra cima deles Galo!!!!!
Tabu só serve pra alimentar narrativas de quem, sem argumentos, insiste em olhar pra trás para criar fatos. FATO! De resto, entendo que vencer o Bahia será fundamental para nossa tranquilidade nessa reta final, MELANCÓLICA, de campeonato e para afastar, de vez, os agourentos mal-amados. Ao amiGalo José Roberto, retribuo o abraço a mim dedicado por ele na resenha de ontem aqui no blog.
ps.: quando a maré fica boa o blog fica muito triste! Ontem, somente 12 comentários… pois é!
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Bruno Henrique vindo para o Galo no fim do ano? Seria o substituto do Hulk! Me desculpem os otimistas, mas ficar pegando refugos do Flamengo e do Palmeiras é complicado. Por que o Flamengo quer se livrar do Bruno Henrique? Oras pela mesma razão que o Galo quer se livrar do Hulk: os dois estão em decadência. Ah mas o Bruno Henrique é atleticano! Uai, mas já não basta o Bernard como representante da torcida em campo? Aquele Bruno Henrique, que tinha velocidade, explosão não existe mais! Esse negócio, na minha jumentisse, só será válido, caso o Hulk vá para a MLS, o Roni para o mundo árabe e esse Junior Santos para a Tonga da Mironga!
DOMINGOS SÁVIO!
Se fosse o Pedro, ainda vai lá! Mas Bruno Enrique, mamãe me acode (copiando Ernest).
De refugos, já estamos cheios…
Abraço!
E o BIEL?
Bom dia…..alem do que…se ele vier, ai começa a valer a suspensão de 12 jogos…kkkk
Infelizmente essa diretoria tem o dedo podre para contratação Bruno Henrique vai fazer 35 anos agora em Dezembro, se vier vai ser por um caminhão de dinheiro e pela idade a chance de ser reforço do DM é enorme ou seja não vale a pena.
Mas essa diretoria do Galo é incompetente e tá afundando o clube em dividas gastou 90 milhões nas contratações de Rony e Junior Santos + 3 milhões por mês de salários é mole, e agora vem a notícia da obrigação de compra pelo Biel 7 milhões de euros é pracabar!!!
O Menin tá bem servido de diretores de futebol vai acabar com a fortuna dele em poucos anos, só não acabem com o Galo bando de incompetentes!
Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 31/38 – Bahia (casa) – É revanche. No 1º turno, perdíamos de 1×0 aos 45m do 2ºT. Hulk fez gol olímpico, uma pintura (1×1). Eles viraram (2×1), nos acréscimos, com chutaço de fora da área.
Não tem goleiro que aguente as limitações técnicas (individuais) e táticas (posicionamento) de volante(s) e meia(s). É dificuldade visível prá bloquear chutes letais pro Everson, que tem de se virar.
Preocupante, também, é jogar 30 vezes e marcar só 27 gols, abaixo de Fortaleza e Vitória, ambos com 28 gols marcados e no Z4.
Nossos pontos perdidos: 15(casa) e 38(fora), num total de 90/14 pontos disputados. Aproveitar a revanche e ganhar, Gaaloôô!
Bom dia, Atleticanos. Só a vitória interessa hj! Acho que o time será Everson no gol, Saravia, Ruan e Alonso como os 3 zagueiros; Franco e Igor Gomes (ou Alexsander) à frente dos zagueiros; Scarpa, Bernard, Arana e Dudu, da direita pra esquerda, fazendo a linha de meias; e Hulk na frente (Sampaoli pode escalar ou poupar Rony, já que ele jogou o jogo inteiro contra o Inter). Tbm estou aguardando ansiosamente a final da Sulamericana, competição importantíssima e que deve ser muito valorizada. SAN