Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Empate justo e injusto

O título contraditório foi proposital. Injusto ao Galo que abriu dois a zero e tomou dois gols com requintes de infelicidade. O primeiro contra do Fausto Vera, já o segundo numa bola centrada na área e que passou impunemente por três zagueiros até encontrar o atacante na frente do Éverson. Nosso goleiro, outra vez impecável, o que sugere tranquilidade para o próximo sábado no jogo da temporada. Injusto ao adversário que ameaçou muito mais nossa meta que o Galo na direção contrária. No balanço geral, justo aos dois, já que os paulistas asseguraram a vaga na Libertadores do próximo ano e nós mantivemos a possibilidade de avançar na tabela e afastamos definitivamente o fantasma (Z4) que alimentava alguns que se dizem atleticanos.

Poderíamos ter vencido, mostramos qualidade para isso e alimentou nossas esperanças para a decisão da Libertadores, porém o que mais ouvi nesses dias após o empate do meio da semana, foi que outro resultado igual seria bem recebido. Donde se conclui que o Atleticano tenha dormido feliz. Foi um sábado dentro das previsões, expectativas e desejos da Massa. Ou não? Na partida foi legal perceber a dupla Hulk e Paulinho funcionando. O sistema defensivo, desfalcado do Arana, merece ser trabalhado na semana. Os dois gols saíram daquele lado. Duas cabeçadas equivocadas definiram o primeiro. Do Paulinho, descalibrada, cedendo o escanteio. Do Vera para nossa rede.

Bernard, mais uma vez – sacado no intervalo – segue devendo. Para piorar, Zaracho poupado entrou no seu lugar, sentindo de novo a contusão. Pelo visto nas imagens e a própria reação do jogador argentino, dificilmente vai jogar a grande finalíssima daqui sete dias. Perdemos três jogadores para o próximo compromisso do Brasileiro. Mariano, expulso do banco, Saravia e Lyanco com terceiro amarelo. Quem vai atuar daquele lado contra o Juventude, precisando fazer três pontos em busca do G8? Por fim, três pitacos sobre nossos cabeças de área. Vera, compreensível e aceitável o tento contra, mas perder bola na entrada da nossa área é condenável. Otávio também fez isso e até mais, por volta dos 40m do segundo tempo, nosso time no ataque e ele atrasa lá daquele espaço do campo para o goleiro. Jogo no fim e a chance de vencer? Paulo Vitor amarelado, como sempre. Acrescento ainda o Deyverson, ator, que fez contra assistência no final do jogo? Acorda!

Antes de fechar a resenha de hoje, inevitável não falar sobre a arbitragem. Me incomoda, historicamente isso acontece, juiz carioca apitando jogo de paulista e vice versa. Já tenho pés atrás com juiz e var. Dai, penalidade clara quando o placar era Galo dois a um, ele não marca e a revisão deixa seguir. Penalidade DDD, mostrou uma postagem nas redes sociais. Teve, escandalosa e descaradamente, critérios diferentes na condução da partida em lances semelhantes. Nosso primeiro gol só não foi anulado por ser caso de punição o impedimento anotado pelo bandeirinha. E o comentarista da Sportv, dá vontade de invadir o estúdio, “poderia ter marcado” a penalidade. Hilário e revoltante. Fosse o contrário, iriam mostrar o lance insistentemente e dizer que o Galo foi beneficiado. Sigamos!

Sim sigamos! De olho naquilo que nos interessa e é maior no momento. A final da Libertadores, que vencendo, vai levar o Galo pela segunda vez ao pódio das Américas. Estou confiante, afinal entre os principais clubes brasileiros – nem me refiro a Minas Gerais – estamos muito à frente de algumas concorrências. Lembrando que a Copa Conmebol que antecedeu essa Sul-Americana, já foi comemorada pela Massa em duas ocasiões de três finais que disputamos. E mais, some-se a isso, naquela ocasião eram times brasileiros classificados pelos terceiro e quarto colocados do Brasileiro, diferente de agora que vai lá perto do Z4. Pra cima deles, Galão!

EM TEMPO: Por sugestão do amiGalo Zé Eustáquio – em mensagem off ao blogueiro – a partir de hoje e até o dia da decisão da Libertadores, todo e qualquer comentário de não Atleticanos e daqueles que só usam o espaço para atacar nossas cores, irão para a lixeira. Como também bem o disse outro Atleticano da Veia – Teobaldo -, num comentário de ontem, “derrotistas, derrotados e amargos antecipam derrotas apenas por sentirem medo”. Aqui é SÓ Galo, está na abertura deste espaço desde o post número 1. “DEFENDER, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano”. Xô para lá agourentos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

35 thoughts to “Empate justo e injusto”

  1. Acho que o nosso time fez sua parte, o que pôde, na verdade. Entendo que o foco é a grande final. É bom tratar de ganhar, não só para salvar a temporada, como também para fugir da pecha de vice. Tem irmãos atleticanos zoando o rival por ontem, porém é bom e saudável pensar em nós, o vice é o primeiro dos perdedores, e já temos um na sacola em 2024, se somarmos dois, vamos ficar pior do que os azuis. Avante GALOLINDO!

  2. Uma opção para sábado (caso Zaracho não jogue):

    4-3-3: Everson,Bataglia,Alonso,Arana e Saravia,Fausto Vera (ou Otávio),Alan Franco e Scarpa,Alisson,Hulk e Paulinho.

    Existe a opção de 3 volantes,mas o time pode ficar meio “amarrado”,e eu não entraria com o Deivin de cara,deixaria para o segundo tempo,quando o time do Botafogo estará mais cansado.

  3. Para a próxima temporada,o Galo vai precisar contratar 1 lateral direito e outro esquerdo,o Rubens deveria voltar a jogar só no meio de campo,já na volância,um jogador muito bom e que poderia vir seria o Juan Fernando Alfaro,argentino habilidoso,que joga pelo Nacional do Paraguai,e para a armação tem o Luciano Acosta ou o Yeison Guzman,excelentes opções.Tem ainda a questão da necessidade de um atacante velocista.

    Acredito que com estes reforços,o Galo poderá disputar com condições de vencer,todos os títulos importantes de 2025.

  4. Meu prezado, blogueiro
    Quando um atleticano fica preocupado com um possível rebaixamento não quer dizer que ele deixa de ser Galo. Eu pessoalmente, temia pela nossa situação, tendo em vista que esse time há mais de um mês não apresenta nada de futebol.
    Ou você acha o contrário?
    Respeite a opinião dos outros e seja mais coerente em seus comentários. Você não é e nunca foi dono da verdade

    1. Querido! Nunca fui e jamais tive essa pretensão. Sugiro rever suas aulas de interpretação de texto. Ou faltou nesse dia? Disse, repito e vou exercer o discricionário poder em aprovar comentários que compete ao blogueiro. Aquilo que sugere confrontar com o desejo de vencer do Atleticano será rejeitado. Pessoinha que só vê defeito, caminho da lixeira. Má interpretação, leva nota mínima, tipo 5, passa de ano pra ficar livre. Nem merece recuperação. Se não entender, aumento o corte pra 7. É discricionário, nunca esqueça. Tento aproveitar o máximo, mas não confunda tolerante com ser trouxa. O blogueiro tem cara, nome e sobrenome.

  5. Alguns comparam o Zaracho com o meia Guilherme que passou uns 5 anos no Galo e passou mais tempo no DM do que em campo. Mas eu afirmo que se o Guilherme tivesse feito apenas 5 ou 6 partidas durante todo o período de contrato, já estaria bem pago. Não fosse ele, não haveria o chute milagroso contra o Newells e não iríamos pra final da libertadores. Não fosse sua atuação impecável contra o Corinthians nas 4as de final (4×1), não teríamos a chance de repetir o milagre contra o Flamengo (4×1) na semifinal em 2014. Não fosse ele, em 2015 ninguém daria 2 assistências ao Pratto na semi final do Mineiro de 2015 pra virar a partida contra o Cruzeiro, e não iríamos pra final contra a Caldense. Só aqui 3 títulos que ganhamos graças ao Guilherme. Portanto, atleticanos, nada de ingratidão com atletas que honram o salário mas são limitados fisicamente.

  6. Bom dia, AmiGalos! Não sei não, viu. Estou com um pressentimento muito bom para sábado. Alguma coisa me disse que vamos vencer com um gol improvável do Bernard. Sabe aquelas coisas que só acontecem com o “bostafoquinho”. Pois, zé! Gol de Bernard – Galo 1×0.
    Venceremos: mídia do eixo, rede glolixo, csa e sua torcidinha secadora, cbf e commebol.
    Vamúuuuu, Galo, eu acredito!!!! – Meu filho vai me representar na Argentina.

  7. Bom dia a todos.
    Gostei da postura do time frente ao São Paulo ontem. Confesso que fosse eu, iria com time reserva. Infelizmente a lesão do Paulinho tem dificultado o trabalho dele, mas mesmo assim, jogou demais ontem.
    Zaracho em forma é 50% do time do Galo (minha opinião), marca, cria jogadas, assistências e gols. Pena que essa lesão o deixará de fora da finalíssima.
    Bernard, meu Deus, que foi aquilo? Salvo engano, o segundo gol do São Paulo saiu após um toque displicente do Bernard no campo de ataque gerando o contra-ataque.
    Vamos Galo, traga a taça para a Massa festejar.

  8. Bom dia xará e amigalos. Bom resultado o de ontem apesar do GALO soprar velinhas de 1 mês sem nenhuma vitória. Mesmo assim o jogo contra o São Paulo serviu para Paulinho desencantar e Milito ter a comprovação de que Bernard não acrescenta nada ao time e Zaracho infelizmente contundiu DE NOVO. No mais é por o reserva do reserva para enfrentar o Juventude e concentrar para o BI DA LIBERTADORES contra o Elefante em cima da árvore(Botafogo) que mais uma vez dá o Brasileirão para o Palmeiras.

  9. [•••]”Dai, penalidade clara quando o placar era Galo dois a um, ele não marca e a revisão deixa seguir”[•••]
    “Olho no lannncceeee”,ooopppsss…detalhe do lance caro Amigo temporão: reparou caso a bola NÃO tocasse na mão do jogador adversário ela sobraria limpa para o Paulinho q estava de frente p o gol? Como vc tenho “nojo e ódio” qdº o assunto é arbitragem. Ela através dos anos/décadas sempre apronta contra o Atlético, qdº ñ tínhamos time mesmo assim ela nos ROUBOU,e, qdº tínhamos time ela nos impediu de sermos CAMpeão,isto é fato! E nos 2 últimos jogos ñ foi diferente,ela nos ROUBOU 4 pontos da mesma forma, dois pênaltis idênticos ñ marcados os quais caso fossem em nosso desfavor,era cal na certa. Vejamos se o Facundo Tello entrará em CAMpo dia 30 com um acordeon,com um bandoneón ,ou ,apenas p fazer uma excelente arbitragem como aqla frente ao florC no Maracanã pelas semi finais. A ver…
    Prá cimmmmaaaa!!!
    Vamosss!!!
    GALLLOOOO…
    Saudações Atleticanas

  10. Prezado, bom dia. Não tenho recebido seus posts no meu e-mail. Alguma razão em especial?
    Para certificar, deixo meu e-mail abaixo.

  11. Bom dia!! Confesso que estou na lista dos que estão felizes e mais leves por nos afastarmos desse Z4…! Se fossemos largos igual ao povo do outro lado da Lagoa, tudo bem, mas com o Galo todo cuidado é pouco hehehe… Assim, aos poucos, podemos ir pensando na Libertadores… Apenas para pontuar: a meu ver, o comportamento do Botafogo na quarta, os resultados e comportamento dele e do Palmeiras ontem, eventos como a expulsão de Tiquinho, de Mariano, o cartão de Milito… – que passou mal após o jogo – mostram a pertinência do comentário do Abel, feito ontem mesmo, e que citou como diferencial do Palmeiras: o preparo mental é atualmente uma necessidade crucial das equipes vencedoras. Se passarmos na Libertadores teremos uma ciranda infernal, que irá dá Copa Intercontinental desse ano ao Brasileiro de 2025. Sem muito preparo, e inclusive o da mente dos jogadores, creio que teremos de novo essa angústia que tivemos de junho pra cá. Vamos, Galo!! Alegria ver nosso Paulinho marcando gol, e com Hulk ajudando!

  12. Aqui a gente não pode mostrar nosso lado de “comentarista”, ou de “treinador”, criticar nunca, pois só os que se dizem atleticanos criticam, então, tudo está lindo, o galo é o melhor do Brasil, vai ganhar a libertadores com folgas e é favorito ao Mundial , tanto como 2 + 2 = 4. Todo o resto é bobagem. Sigamos.

    1. Pois é…pensei isso. Falo sempre pra alertar e o resultado: sou pessimista, preciso de psiquiatra, sou maria, etc…etc. Então vamos lá, como querem: Campeão da LA…G6….o melhor elenco do Brasil. SQN

      1. Alertar é o caraio! Vc torce contra e desqualifica o tempo todo! Fica pagando de isento mas não me engana não, seu comédia! Não é seu papel alertar porra nenhuma, vacilão. Desconfio sempre que vejo “torcedor “ assim como vc. Um ….

    2. Quer ser comentarista? Mande seu currículo para os jornais, redes de TV, redes de rádio, etc. Ou então monte um blog pra você. Com o seu conhecimento e sabedoria logo, logo vai bombar! Boa sorte!!!

  13. Bom dia galera, bom demais já acordar e ver os comentários da massa!

    Agradecimento ao bloqueio e os leitores por manterem esse espaço !

    Cara sou fan do Bernar mas tá difícil ein, ontem pouco criou, não foi fundamental na marcação e as duas vezes que tentou algo diferente entregou contra ataque inclusive no segundo gol do São Paulo! Bernard jogou a vida inteira na esquerda e pelo meio , pq tá sendo escalado na direita não entendo!

    Aproveitando o comentário de um dos leitores aqui do terreiro , gostaria de ver o alan Franco atuando pela direita junto ao saraiva!

    Time titular para a decisão ta imprevisível, não sabemos se arana e scarpa voltam … com a lesão de zaracho ficou uma interrogação gigantes em quem completa o meio campo…. entra com 03 zagueiros e 03 volantes? Deivin entra desde o início? Se deivin entrar Paulinho vai ter que ficar recompondo meio campo e mais longe do gol?

    Olha espero que milito tenha as respostas pq não faço ideia!

    Bora galo!!

    1. Scarpa volta, com certeza pq não está lesionado. Está sendo poupado por excesso de cargas (jogos) e dores no joelho! Arana tb creio que volta, ja que a entorse no tornozelo não foi com rompimento de ligamentos.

  14. Bom dia a todos!
    Mais uma rodada sem vitórias no Brasileirão, também, com um jogador a menos (Bernard) que até o momento, não acrescenta em nada para o Galo. Agora é colocar um time 100% reserva contra o Juventude, sem Bernard é claro, porque não merece estar se quer entre os reservas, e focar na decisão contra o Botafogo, sábado que vem na Argentina.

    Vamos, Gaaaaaaaaalo

  15. Salve Massa e Guru

    A partida de ontem para mim foi uma comprovação da recuperação psicológica do time, e que boa hora para isto acontecer.
    melhor ainda, foi ver novamente a dupla Hulk x Paulinho jogando juntos como devem jogar e os gols que tomamos, não entendo como falhas e sim como infelicidades no lance. Sigamos.
    O ponto negativo foi ver novamente o futebol brochante de Bernard e a nova contusão de Zaracho.
    Com todo respeito aos jogadores que são ótimas pessoas, mas Bernard deveria ser nossa terceira opção e Zaracho, por mais que eu o ache o baita jogador, já deu.
    Por favor Milito, coloque o Scarpa no meio e acabe com esta amargura de ver estes dois jogadores em campo. Infelizmente, não podemos contar com eles.
    Enfim, semana de deixar a corneta no armário. Tá na hora de apoiar!!!!

  16. A minha tradução de “SÓ GALO”:

    SÓ (falar bem do) GALO.

    Por isso não entendo dar espaço a quem quer ter razão, a quem quer fazer ironias “baratas” com nossos jogadores ou com a INSTITUIÇÃO ATLÉTICO, quem se esconde atrás de fakes e não dá as caras! E eu não quero ter razão. Eu quer ser feliz!

    Seremos campeões! Eu acredito nisso! Eu QUERO ACREDITAR NISSO!

    Fora derrotistas, derrotados, medrosos, amargurados, perdedores natos!!!! Fora isentões!!!!

    Atlético, até que a morte nos separe!!!

  17. FOI PÊNALTI?!!

    Aquele toque da bola no braço de Luciano?!!

    Após cobrança de escanteio, a bola tocou no braço do atacante Luciano, que estava na defesa para ajudar na bola aérea…

    O comentarista de arbitragem da Rádio Itatiaia, Márcio Rezende de Freitas, concordou com o árbitro:

    “(…) Não foi pênalti. É uma bola que chega de surpresa, muito rápida. Bate na coxa do Luciano, junto com o braço. O braço está próximo ao corpo. Quando essa bola desvia no corpo, e o jogador não tem aquele tempo para reagir, porque ela chega muito rápida. Correta a arbitragem…”…

    Eu discordo muito do “MAREF”. O braço de Luciano não estava colado ao corpo, mas sim levemente aberto gerando o efeito leque que ampliou o raio de ação beneficiando claramente o infrator…

    Se buscar o lance nos melhores momentos do jogo no GE não se encontra mais. Já foi tirado do ar…

    E por quê?

    Porque não existe transparência por parte de quem organiza nem de quem transmite a competição…

    Jamais isso poderia ocorrer, a retirada de um lance capital dos “melhores momentos da partida”. E se ocorre dá margens para a dúvida de manipulação pela falta de transparência e isenção…

    Não há transparência!!!

    Não dá pra confiar na arbitragem, no VAR, na Comissão de Arbitragem, na TV nem ninguém…

    Revoltante!!!

    1. Oh Ernest, a situação do Zaracho me faz lembrar de dois jogadores que passaram pelo Galo: Guilherme e Gustavo Blanco. Não podemos mais fazer ironias com jogadores do Galo. CANELA DE VIDRO E AGONIA NAS PERNAS , doravante pode gerar punição a lá Padre Torga: pra fora do Blog! Fica esperto !

      1. Padre Torga recomendou ao menino, devoto de São Domingos, evitar andar com más companhias. Quem é o mau elemento? A ver… Tá no Engenho do Ribeiro ou na Boca da Mata?

  18. NOTA DOS JOGADORES PELA TORCIDA – GE:

    Bernard 2,0

    Vera 3,3
    Paulo Vítor 3,4
    Otávio 3,6

    Igor Gomes 4,3

    Bataglia 5,0
    Alonso 5,0
    Zaracho 5,0
    Saravia 5,3

    Lyanco 6,4

    Franco 7,1

    Hulk 8,1
    Everson 8,1

    Paulinho 9,4

    CONSIDERAÇÕES:

    Individualmente, mais uma partida muito ruim do Bernard, o pior em campo pelo nada produzido durante o 1’T. Bernard mereceu muito a substituição porque o Atlético jogava com menos um jogador em campo…

    Coletivamente mais uma partida ruim do Time, sobretudo pela falta de construção ofensiva e lentidão nas ações de ataque…

    Durante toda a partida o Time apenas conseguiu três chutes no alvo, incluindo os dois gols…

    É muito pouco…

    A gravidade da situação é sobretudo pela falta de amplitude e profundidade da equipe que não consegue chegar ao ataque pela linha de fundo…

    Ao todo, durante toda partida, o Atlético conseguiu zero cruzamentos…

    E mais: é muita posse da bola no próprio campo defensivo e pouca ou quase nenhuma posse ofensiva do Atlético, cujo Time joga atrás e toca pra trás…

    Ô lôco!!!

    Outro problema grave do Time Atleticano é a falta de criação no meio-campo. Como não existe transição da defesa para o ataque pelo meio o único recurso é a bola longa ou esticada (26)…

    Já são oito partidas sem vitória e com fraco desempenho da equipe que tem deixado muito a desejar…

    Fato!!!

    De resto, foi bom o resultado pelo um ponto conquistado o que permitiu chegar naquela meta dos 44 pontos e se afastar da ZR, embora ainda exista chances, de 0,12%, de rebaixamento…

    Para sair mesmo da ZR ainda falta mais um ponto…

    Que venha na próxima terça-feira contra o Juventude no HORTO…

    Vamo que vamo…

    1. Ernest meu caro.

      A nota e Bernard foi generosa. Impressionante como este jogador não consegue jogar uma só partida razoável pelo menos. Um peso morto.
      Dá razão a um amigalo aqui quando o chama de Agonia nas Pernas.

      1. Prezado JBHGALO: O que mais assusta é um contrato de 50 milhões de reais para um jogador desse. Oras, o cara se diz atleticano, então deveria fazer um contrato de um ano, com opção de renovação por igual período. Espero que o Agonia nas pernas ao final desse ano, de um presente para a massa: um distrato desse contrato droconiano.

    2. ERNEST!
      Mais um comentário que endosso!
      O galo não tem articulador! O único que pode fazer a ligação defesa e ataque, é o Scarpa. Mas não lhe dão esta liberdade, por quê? Será que é para privilegiar Bernard? Já disse que o time do galo, na final da libertadores deveria ser: Everson, Saravia, Lianco, Alonso e Arana.
      Allan Franco, Bataghia, Scarpa e Zaracho ( como machucou) , entraria com Paulinho voltando um pouco mais e Deyvisson com Hulk.
      Precisamos ter atitude e pressionar o Botafogo, um time muito bem armado. É como penso!
      Abraço.

  19. Bom dia! Acho que o Galo está ajustando a defesa e o esquema de saída de bola. Com a volta dos titulares tenho fé em uma vitória sábado que vem. De triste só a contusão do Zaracho. Que fase deste jogador. Só peço encarecidamente ao Milito que não escale o Bernard, que infelizmente está até atrapalhando o time pois não marca e nem cria. Igor Gomes da mesma forma. Vai Galo!

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A vitória do Racing aliado a vitória do Palmeiras e o empate do Vitória, tornaram o sabado batuta demais! O jogo do Galo também foi um excelente teste para algumas definições para a decisão do dia 30. A contusão do Zaracho trouxe um problema na escalacao do time titular para o dia 30. Como escalar o meio campo? Fausto Vera e Alan Franco e Scarpa são certos. Quem será o quarto jogador? Otávio? Bernard? Rubens? Deveyverson? Minha opinião, o que segundo assevera Teobaldo, não tem relevância alguma, seria três volantes: Otávio, Fausto Vera e Alan Franco. E o ataque com Scarpa, Paulinho e Hulck. Espero que o Milito não escale nenhum titular nesse jogo contra o Juventude, que virá para com a corda no pescoço e vai disputar cada lance como se fosse um prato de comida. A contusão do Zaracho é um alerta. Não devemos arriscar perder outros jogadores. Padre Torga diria: Alea Jacta Est!

  21. Impressiona , como nosso time melhora com a saida de Bernard , ontem marcando o inutil Rafinha. Impressiona , porque vemos que este pardalito o coloca sempre, este enganador que nào engana mais ninguem. Na final , esperamos que ele fique sentadinho no banco , chega de jogar com um a menos. Este fausto vera , do gol contra , impressiona tambem , pelo seu futebol meia boca , mais do mesmo , preferencia de milito. Este otavio , tambem chega a impressionar pela ruindade e inutilidade. Ontem foi um dia, futebolisticamente falando , perfeito pra nós : a fila de 26 anos sem uma conquista internacional continua e o brasileirão vai mudando de mão , pipoca à parte. Vamos ganhar do juventude e focar na grande decisão , eu acredito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *