Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em quem lá de cima não derrapou?


Nessa entressafra de jogos no Brasileirão, onde todos fazemos contas, não existe um entre nós – estou dentro dessa estatística e não nego – que não lamente resultados imprevisíveis em partidas até esse momento. No caso do Galo, vamos lá, enumerar resultados que reclamamos – com razão – e que nos tiram da liderança e favoritismo ao título da temporada. E começamos já no primeiro confronto a entregar a rapadura.
Em casa, frente ao Vasco – no primeiro turno um time totalmente desfigurado e diferente do returno -, fomos derrotados (1 a 2), na segunda rodada empate, lá na praia paulista, com o Santos (0 a 0). Empate em casa com o Bragantino. Daí caiu o técnico Coudet e nas sete primeiras partidas com o Felipão (pelo Brasileiro), seguimos sem vencer. Com isso, apenas quatro pontos em 24 possíveis. FluminenC (f/1 a 1), Fortaleza (f/1 a 2), América (c/2 a 2), Corinthians (c/0 a 1), Goiás (f/0 a 0), Grêmio (f/0 a 1), Flamídia (c/1 a 2).
NO segundo turno, de novo outra derrota para o mesmo Vasco, agora no Rio de Janeiro (f/0 a 1), Coritiba (c/1 a 2), csa/mg (c/0 a 1) e América (f/1 a 1). Teria outros, mas esses bastam para comprovar a irregularidade do elenco, com Coudet e depois Felipão, onde qualquer recorte que fizer, achamos os cinco pontos que nos separam do eventual líder. Início do trabalho do Felipão, times mineiros, aqueles da zona de rebaixamento, só o Vasco e outros que o devaneio permitir. Ninguém, entre os outros, foi mais irregular que o Galo. Vamos aos demais.

O atual líder, Palmeiras, envolvido durante um tempo com a Libertadores, também teve resultados inesperados. Vejamos: Vasco (f/2 a 2), Bragantino (c/1 a 1), Bahia (f/ 0 a 1), Botafogo (c/0 a 1), Bragantino (f/1 a 2), Santos (c/1 a 2), Galo (c/0 a 2) e Flamídia (f/0 a 3). Já o Botafogo, campeão virtual, que no returno tem campanha pífia, está na vice liderança, mas ocupando a 17ª colocação nesta segunda metade da competição. Pois que, entre seus jogos, observem: Goiás (f/1 a 2); Santos (f/2 a 2); csa/mg (f/0 a 0); Corinthians (f/0 a 1); Goiás (c/1 a 1), Cuiabá (c/0 a 1); Palmeiras (c/3 a 4), depois de abrir três a zero; Vasco (f/0 a 1); Grêmio (c/3 a 4), após chegar em três a um. Esse, a meu juízo, o grande mico do BR 23. Vou repetir, o time carioca foi irreal no primeiro turno e está sendo irreal no segundo turno. Não é tão bom quanto parecia, tampouco ruim como vem demonstrando.
Seguem os dois primeiros ainda o Grêmio, que sob o comando do polêmico Remato Gaúcho, a exemplo do Galo vence jogos inimagináveis e deixa pontos em partidas – teoricamente – fáceis. Vamos lá: csa/mg (f/0 a 1), Bragantino (c/3 a 3), Fortaleza (c/0 a 0), Flamídia (f/0 a 3), Botafogo (c/0 a 2), Goiás (f/1 a 1), Vasco (f/0 a 1), Santos (f/1 a 2), Corinthians (f/4 a 4), Internacional (f/2 a 3), Paranaense (c/1 a 2) e Corinthians (c/0 a 1). Depois vem o Bragantino, como disse ontem, se tornando o segundo time de quem não tem chance. Cuiabá (f/1 a 1), csa/mg (c/0 a 3), América (c/2 a 2), Vasco (c/1 a 1), Bahia (f/0 a 4), csa/mg (f/0 a0), Galo (c/1 a 2), São Paulo (f/0 a 1) e Botafogo (c/2 a 2). Pra fechar o queridinho e preferido da cbf/tv, Flamídia: Deixou a desejar com Internacional (f/1 a 2), Botafogo (c/2 a 3), csa/mg (c/1 a 1), Bragantino (f/0 a 4), América (c/1 a 1), Cuiabá (f/0 a 3), São Paulo (c/1 a 1), Internacional (c/0 a 0), Paranaense (c/0 a 3), Goiás (f/0 a 0), Corinthians (f/1 a 1), Santos (c/1 a 2) e FluminenC (c/1 a 1).
Todas as partidas, levadas em consideração o momento da competição e o fator mandante, ainda que da mesma cidade. Existem pensamentos plurais quanto a isso. Como podemos observar, todos os outros concorrentes também tiveram seus deslizes e estão pagando caro e sofrendo com esses resultados. Não sei dizer se a cobrança do torcedor adversário é tão contundente quanto a nossa. Eu mesmo choro e cobro, mas não sei dimensionar até que ponto isso é justo e tampouco tenho a pretensão de ter razão. Apenas trago a polêmica ao debate, esperando que seja produtivo e não motivo para ataques, muitas vezes pessoais, a quem se dedica ao Galo. Enfim, pelo sim e/ou pelo não, minha opção é de apoiar em busca da classificação para a Libertadores. Qualquer algo mais, como diria Belchior, ou oba oba para acompanhar sonhos matinais. Aqui é Gaaalooo, po##@!
*fotos: Atlético

23 thoughts to “Em quem lá de cima não derrapou?”

  1. É PRACABÁ !

    Que onda pra contratar jogador !

    É muita conversa fiada por um BOM jogador, nada além disso .

    Até porque , se pensarmos bem , jogador com as características do SCARPA o elenco já possui , só que não é aproveitado como deveria.

    Sim , é o HYORAN !

    p.s.
    O mesmo torcedor que desqualifica o futebol do HYORAN é o mesmo que não teve a capacidade de enxergar no CARLOS como ele foi fundamental na CB14 .

    Jogou muito e mais um pouco o garoto .

    Mas , é assim :
    cada qual com seu cada qual .

  2. Em virtude do futebol sem-vergonha que apresentamos este ano, considero que qualquer coisa, além do já feito, é lucro.
    Devemos mirar a próxima temporada. Quem virá? Não tenho ideia mas podemos começar pensando em que deve sair, e isso está 100% ao nosso alcance. Edenilson, Patrick, Vargas, Jemerson, Rever, Alan Kardec. Viram? Já economizei pelo menos uns 4 milhões/mês pro Galo.

  3. Olá amigos da bola!

    Só não seremos campeões, por causa do medroso, retranqueiro Felipão, QUE ENTREGOU PONTOS “CERTOS” PARA ADVERSÁRIOS FRACOS, QUE SERIAM FACILMENTE GOLEADOS SE TIVÉSSEMOS JOGADO PARA VENCER, PARA CIMA…..

    ESSE SUJEITO ENTROU PARA JOGAR CONTRA CORITIBA, AMÉRICA, CRUZEIRO E OUTROS, COM MUITO MEDO, COM LINHAS BAIXAS, ABDICOU DE ATACAR OS TIMECOS.

    LITERALMENTE ELE TIROU NOSSO TÍTULO QUE SERIA CERTO, SE TIVÉSSEMOS TREINADOR DE VERDADE, OFENSIVO, ESTRATEGISTA, OUSADO, ARGENTINO DE PREFERÊNCIA.

    FORA FELIPÃO PÉSSIMOS DOS PÉSSIMOS!

  4. Bom dia Eduardo e massa. O Galo pipocou várias vezes contra equipa que está no z4. Agora não adianta chorar por leite derramado. Ganhando do mequinha de 2×0 levou empate. As derrotas para o coxa branca e gazelas e vasco foi a perda do caneco. O brasileiro estava sendo oferecido para muitos ai foi os porcos e pegou a liderança e para mim vá ser campeão. Enquanto isso ficamos no cheirinho de novo pela incompetência do Gaga 7×1 e seus bois cansados. Este peseudo diretor de futebol levou um não do Scarpa daqui a pouco ele contrata um Fábio bosta.aff. temo por 2024 pior com esta pifia diretoria 7×1 e bois cansados. Aff. A Galo não aprendem com erros do passado. Vá Galooooo.

  5. ÁVILA,

    Os tropeços e patinadas são normais no Brasileirão, um campeonato muito difícil, o mais encrencado do mundo…

    Todos os times oscilaram e oscilam e isso faz parte da natureza da competição que é pedreira…

    Só que muita dessa oscilação de vários times decorre da participação simultânea e paralela em uma ou duas competições (SulaMirand@, CB e LA), quando a priorização de uma competição sobre a outra acontece, e dá-lhe escalação alternativa, mista e até totalmente reserva…

    Como o GALO caiu fora nas OITAVAS (CB e LA), no ano passado e no ano em curso, e o time continuou patinando e não correspondendo, pode-se afirmar que a equipe, mais uma vez, deixou passar um cavalo arriado que pudesse levar o CAM a sagrar-se CAMPEÃO, com os pés nas costas…

    Essa lorota que estão contando aí, que o time é primeiro colocado do returno, o melhor visitante, a melhor defesa e blá-blá-blá, não passa de conversa pra boi cansado dormir e cortina de fumaça da DIREÇÃO SAFISTA, “adredemente concatenada”, como falará Autuori, para manter o ENTRENADOR no cargo no próximo ano…

    Na prática o time é frouxo e o treinador retranqueiro, reativo e passivo, porém um exímio cumpridor de metas…

    No “ATLÉTICO-SAF” o time tem que bater META ESPORTIVA…

    O FELIPÃO é um eficiente cumpridor de metas e vai entregar o que a DIRETORIA SAFISTA alinhou com ele (G8-CB; G8-LA e G6-BR23)…

    A boa notícia é que o FELIPÃO vai cumprir a META 23. A má é que o ENTRENADOR vai ficar para cumprir a META 24 que é a mesmíssima de 22 e 23 (G8-CB; G8-LA; e G6-BR24)…

    Em toda a História do ATLÉTICO nunca o time jogou para cumprir META ESPORTIVA…

    EU ACREDITO sempre que o ATLÉTICO vai entrar em campo para ganhar o jogo, buscar a classificação, lutar para chegar nas cabeças e brigar para ser CAMPEÃO…

    A vida toda no ATLÉTICO, desde 1908, foi assim…

    Porém, agora, com a SAF, o time joga pra bater META ESPORTIVA…

    Ô lôco!!!

    Como falava o padre Torga: “o impossível é aquilo que você não tenta…”…

    Como ser CAMPEÃO se há uma pedra, digo, META no caminho, de G8 e G6?!!!

    Como a TORCIDA vai a campo torcer, ou TRABALHAR, como falava o CUCA, se a META ESPORTIVA é de G8 e de G6?!!!

    Parafraseando o JOSÉ ROBERTO: “Essa SAF está cheia de poetas!!!”…

    SAF de lá e de cá, sejamos justos…

    “(…)Letras juntas formam uma palavra; palavras juntas formam uma frase; frases juntas concatenam uma ideia…”…

    Quem concatenou essa ideia de META ESPORTIVA (G8 e G8) no ATLÉTICO?!!!

    É PRACABÁ!!!

    1. ERNEST ,

      você se supera a cada postagem .

      Transformaram o simples prazer de torcer para e se divertir com um time de futebol numa baboseira sem limites .

      Sem me alongar : conseguiram fazer do torcedor mero CONSUMIDOR de notícias , dados e estatísticas .

      Futebol mesmo , bola rolando , grandes jogadas , muita porrada , bem … isso é coisa do passado !

      p.s.
      Já viu que qualquer esbarrão hoje o jogador leva a mão ao rosto e rola igual uma foca pedindo socorro ?

      Recomendo assistir Brasil x Holanda em 74 , onde o pau quebrou 90 minutos , com porradas dignas de Márcio Gugu , e os jogadores sequer ficavam no chão .

      1. BARATA,

        Para que a encenação se a câmera filma tudo e ainda tem o VAR?

        Simulações bizonhas, acrobáticas e risíveis…

        O pior é que tem VAR que opera na lógica Armando Marques: “Tem coisa que a gente vê!!! E tem coisa que a gente não vê!!!”…

        E os SAFISTAS?!!!

        É cada concatenação de ideias…

        Ora um concatena: “Ah, vamos tirar a porta do banheiro feminino!!!”…

        Ora outro concatena… “Óh, vamos deixar o setor visitante sem cervejas!!! Nesse calorão, praquê cerveja no sector visitante?!!!”. E olha que o cara pronuncia “sector” para a fala ficar ainda mais técnica e ensabichada…

        Ora outra concatenação… ” Éh, vamo pôr meta esportiva de G6 no BR24…”…

        ” e Oitavas na Copa do Brasil e LA24?!!!

        Como diria o Tim Doido, “é de kh pra dentro!!!”…

        Onde vamo Pará?!!!

    2. A “poesía” destes caras são tão insossas,caro sr Ernest q chega a dar sono. Nem gerentes de grandes conglomerados industriais seriam tão perspicazes ao recitá-las. Futuramente num papo de boteco o arquibaldo vai perguntar ao geraldino: E aí ! Nosso time ganhou? Não! Cumpriu a meta por duas vezes contra nenhuma do adversário…
      Mudifíci …!!!! Diria um representante da AAL , muito conhecido nosso.

  6. Caros,

    Será q esse FELIPÃO CANSADADO E AMANSADO sem nada mais a oferecer, sem ENERGIA prá LUTAR, mas com muita pra dar PATADA nos AMANSADOS e etc, será???

    Ei irmão!, Nosso Galo agora e o INSS e é a mesma coisa?

    Nem vou falar do Mariano e do Réver…jogadores da GRANDE TRADIÇÃO VENCEDORA do antigo Clube Atlético Mineiro…como agora eles são da SAF, podemos mandar a letra. São bons, sem mais nem menos…me recuso a criticar GRANDE ÍDOLOS JUBILADOS! Pt final!

    E os moranguinhos? Vieram de lá daquela bronca prá se APOSENTAR aqui…até qnd o contrato desses MALANDROS desinteressados e desinteressantes! Q PAR DE JOGAR MERDA@”!@@#@!

    O pior são os NOVOS CANSADOS…viram a chance e pensaram: é prá lá q vou, praquela TETA! Ninguém entende de futebol naquela porra mesmo, quem MANDA lá é RÔ KAÊ, pra se ter idea!! CRUZES!!! Alguém aí quer RENOVAR o contratinho até 202… 203….204…Em nome do Pai!!!

    HULK é dessa categoria de AMANSADO CANSADO? Creio q se NÃO se fizer um BOM TIME, querendo dizer BOM ELENCO de novo, arrisco a dizer q o melhor do SAPERHOROI já ficou prá trás, e ele tá em regime de APOSTILAMENTO, acho q é assim q chama!

    Desculpe MAGOAR as viúvas (do HULK, não?) o cara nem disfarça mais a CARAPUÇA q veste…o Clube, quer dizer, A EMPRESA, o quer como garoto propaganda e n lhe dá um ELENCO COMPETITIVO jogador por jogador, a verdade é essa…então o cara chama a atenção NÃO com o LUDOPÉDIO, mas com o CIRCO, daí a PIPOCA, q é outro PAPO!!!

    FAÇO a maneira séria questionamento: UM JOGADOR PODE SER ÍDOLO E PIPOKA AO MESMO TEMPO!

    No caso do BRAÇO DE JACARÉ a questão é outra: se armarmos um DEFENSA Á MODA ATLETICANA das ANTIGAS (esqueçam o SEVENONE, esse biscateiro vai passar!), a gente nem percebe q ele só joga com os pés, o MALA…e MALA nisso, aquela indumentária DESRESPEITOSA, desprezível e, pior, referência pros atacantes rivais…mas o CARA SE ACHA e qq dia temo outra cor NORMAL, tudo legal na EMPRESA!!! …Qnd dizem TIME não representa NOSSO GALO, MEQUETREFE aí é a referência MAIOR! Mas contrato vai até 2038…até lá dá prá vestir todo mundo com OTRA CAMISOLA!!!

    E OS NOVOS VELHACOS??? O q dizer? Saraiva, pavão, lesmos, q GRIGAIADA mea boca, CRUZES!, pedrim, paulim artilheiro da marquetagem própria, etc..puta! É tanto jgador ENGANADOR!

    Um paralelo: o time de 2020 era um time em FORMAÇÃO! Esse time é o contrário, a impressão é q muito pouco ou quase nada PRESTA!

    CES ACHAM REFORMULA PLANTEL o temos q APOIAR INCONDICIONAL ???!!!

    VEM AÍ INGRESSO MAIS BARATO NA RETA FINAL!!! AGORA VAI!!!

  7. Bom dia Eduardo.

    Concordo plenamente com vc.
    Os outros times também perderam pontos dito fáceis.
    Não vi nesse campeonato, até agora , o GALO ter chance de assumir a liderança em nenhum momento. Então , não considero que tenhamos perdido o campeonato,
    Só se perde alguma coisa que se tem.
    Vamos aguardar os outros jogos e partir com tudo pra cima dos gaúchos.
    Faltam 4.
    Um abraço.

    1. Concordo, como já foi dito campeonato cheio de jogadores e times medianos pra baixo. Portanto aspiração sem inspiração e raça , só no papel.

  8. Bom dia Eduardo, perder faz parte. Você estava no Maracana na decisão do Brasileiro de 80. Perdemos de 3×2, num jogo em que o Reinaldo lesionado fez dois gols. Lembra do Elzo com a cabeça enfaixada? Lembra do Jorge Valenca? Do Leandro Donizetti? Do cafuringa? Do Luan? Carlao, Dinho, Patricao da massa , foram jogadores sofriveis técnicamente mas se entregavam em campo. Agora Elias, Vargas, Pastor, Rafael Carioca, Escudeiro, Edenilson, saudade zero desses caras. Esse elenco do Galo tá cheio de come e dorme. O Jemerson faz um gol contra contra o Cruzeiro e pra ele tudo normal. Eu tava na Arena, quando o cara do Coritiba saiu do campo de defesa e parou dentro do gol, sem ninguém chegar o massa alho no cara. Aquilo era o Galo? E o Roger Guedes na eliminação da Copa do Brasil. O problema não é perder. É perder, sem ter lutado como devia

    1. Padre Torga , sempre fazia o Eduardo recitar Gonçalves Dias, ” a vida é um combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos , só pode exaltar, o homem que é forte, não teme a morte, viver é lutar”.
      Portanto vamos `a luta.
      ainda temos chance
      Galoooo!!!!!

  9. Por essas e outras oscilações, ninguém respeita mais o futebol brasileiro. Que o diga nossa selecinha, que anda perdendo de vizinhos sul americanos…

    1. Caro! Bem colocado:” ninguém respeita mais o futebol brasileiro.” A última dos mocainos que se deu ao respeito foi a seleção de Telê Santana em 1982. Depois dela o futebol deixou de ser arte,para ser o de resultado se tornando isso q a gente vê até hj. E não foram só os vizinhos sul-americanos, os Africanos tbm chacoalharam o time da cbf_ ou melhor, como o ricardo teixeira vendeu os direitos de imagem da seleção por 25 anos á uma empresa Árabe com sede nas Ilhas Cayman, é o time do ISE (international sports events). Como se vê até o time da cbf não é dela. Piada? Não! É verdade …rsrs_ Marrocos 1 x 0 e Senegal 4 x 2 e espero que PIORE ainda mais,quem sabe ficando fora de um Mundial o futebol brasileiro passe por uma reformulação profunda e com pessoas sérias á sua frente volte a ser respeitado de novo, ñ acredito q vá acontecer,massss…disseram isto no 7 x 1 e o “trein” só piorou.
      Sigamos!

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Queremos em 2024 a volta do GALO FORTE E VINGADOR. Chega do GALO BIPOLAR que alterna boas e péssimas atuações. Ainda temos chances remotíssimas de título neste Brasileirão e chances mais reais de G4. Então esperamos uma entrega de todos os jogadores por mais quatro vitórias nos jogos que restam. Com todo respeito a Gustavo Scarpa(que não vem mais) 26 milhões e mais salário milionário é muita grana por um único jogador. O FluminenC buscou jogadores dispensados pelo GALO e outros times gastando muito menos e ganhou a Libertadores. Basta agir com inteligência e sabedoria nas contratações. Dá pra fazer muito com menos. “CIGAmos…”

  11. Salve Massa e Guru

    Se, se, se … com respeito à postagem e sem polemizar, devemos olhar pro nosso umbigo e não dos outros. Fomos incompetentes, por muitas vezes covardes e principalmente e inaceitável, fomos conformados com os maus resultados, Que o diga o dinossauro na entrevista pós derrota pro ex-rival.
    Para o título faltaram muitas coisas, mas principalmente cobrança e comando e pensando nisto é que acho precisamos ficar de olho na eleição do clube.
    Sérgio Coelho é bom caráter, honesto, trabalhador e dedicado, mas falta-lhe comando para cobranças e talvez esteja na hora de por alguém com um perfil diferente e que ponha a pica na mesa, quando os jogadores fazerem corpo mole.
    É o que eu acho… sem querer fazer campanha.

  12. São pontos perdidos que irritam. O pior foi contra o coxa. Entraram achando que os três pontos já tinham dono. Mas para ser justo, o Galo conseguiu pontos também que foram inesperados. Em qual campeonato tivemos vitórias sobre são Paulo, Palmeiras e inter? Todas fora de casa. Dentre essas pelo momento a mais surpreendente foi contra o são Paulo.

  13. Devemos chorar e se revoltar e muito com estes nossos inadmissiveis resultados , principalmente quando pegamos times da rabeira e jogamos sem compromisso e respeito com a torcida , exemplo maior, contra csa mg , imperdoavel. Sou o atleticano mais esperançoso do mundo, mas a muito deixei de ser otario , passador de pano. Ontem, um youtuber que gostava começou a elogiar rodrigo caetano , deixei o like negativo e me despedi, jamais volto a assistir de novo , e convido os amigos atleticanos a se insurgir contra a mediocridade , o nosso dna não é assim , sempre lutamos e exigimos times brigadores e raçudos , nada de passar pano pra incompetencia e desmandos e dizer que está tudo bem. SIGAMOS

  14. Bom dia!
    E o Scarpa hein!? Com Rodrigo Cartano é assim. O torcedor dorme sonhando com Jorge Jesus e acorda com Dudamel. Ele é bom pra “oportunidades de mercado”. Trás Edenilson (velho sonho/pesadelo), Patrick e tudo quanto é boi cansado.
    Fora Rodrigo Caetano!

    1. Amigalo

      Desta vez acho que RC fez o que estava a seu alcance, mas será que a frustração da vinda não teria sido pela grana? Estão dizendo que Scarpa quer ficar na Europa e talvez esta desistência seja apenas uma cortina de fumaça, já que o cara só poderia vir no segundo semestre de 2024.
      Mas te dou razão: é duro sonhar com Scarpa e acordar com a renovação de Mariano.
      É como comentei ontem RC é 8 ou 800

      1. Pois é, JBHGALO, o que não suporto é ver imprensa, youtubers enaltecendo esse empresariozinho, como se ele fosse o bam bam bam dos negócios. O cara é fraco. Torcidas do flalixo e inter não querem esse cara de volta. Ele só enfia dragas no Galo. Cansado do lero lero desse sujeito.

  15. Bom dia. Eu queria mais, sonhava com mais. mas o que adianta se o time não quer? Eu não estou no campo c a bola nos pés, bem que gostaria. E a contratação do Scarpa? Vem, depois não vem, depois tem emoji. Pelo jeito começaram as novelas de contratações. E pode ter certeza, que tem alguém ganhando nesse oba, oba de notícias, nas especulações.
    O que precisamos é fazer do desejo da torcida, o combustível para o time render e fazer a parte dele. Que eles consigam enxergar, o que nós fazemos por eles. Chega de corpo mole, chega de partidas vergonhosas. Afinal, aqui é galo po##@@@@@!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *