Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em meio a tanta tristeza, o Atleticano especula

Fred treino CGalo 

Está muito difícil retomar o contexto proposto para nossas duas prosas diárias. Receio que o encanto do futebol e a rivalidade sadia estejam comprometidos para o futuro. Se até o final de semana vínhamos, aqui e em todas as rodas Atleticanas, pregando a crença na reação e virada frente ao Grêmio, percebo que, mesmo que isso ocorra, o Torcedor perdeu a vontade e o tesão de comemorar. Lentamente, numa conversa ali e outra aqui, timidamente, especulam sobre o final da temporada e o que esperam para o próximo ano.

Em meio a toda essa turbulência, o Galo ainda tem esta decisão de Copa do Brasil, embora com remotas chances pela frente. Desde a demissão do treinador Marcelo Oliveira a questão do novo treinador vem sendo discutida nas redes sociais e conversas. Além do treinador, foram adicionadas conversas sobre um novo diretor de futebol e eventuais contratações para 2017.

Até o nome do diretor de Futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, entrou em relação de eventuais sondagens. O dirigente que começou no América, ao que circula teve um atrito com o treinador Cuca. Se for verdade, evidentemente, que ambos não caberiam no Galo. Acredito e quero, na verdade, o treinador.

De qualquer maneira, um novo diretor de futebol não pode deixar de ser contratado para a próxima temporada. Eduardo Maluf, recuperado e reintegrado, na verdade já não tem o mesmo vigor que foi determinante ao nosso crescimento nas últimas cinco temporadas. E Maluf fez muita falta no ano, pois deixou a “batata quente” nas mãos do presidente Daniel Nepomuceno.

Robinho treino CGalo
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Não sei se seria o caso de uma contratação de peso, até porque iguais aos mineiros Maluf e Mattos não existem no mercado nacional. Talvez, a título de especulação, algum novato para fazer estágio com Maluf e assumir a posição de choque entre elenco, direção e comando técnico. Cabe ao presidente definir a situação. Ah! E tem de definir logo, afinal precisamos de reforços, sobretudo na zaga. Jogadores melhores que Ronaldo Conceição, Jesiel, Edcarlos e Erazo.

Ainda sobre a decisão adiada para a próxima quarta-feira, 7 de dezembro, pela percepção das ruas, o Atleticano – apesar do pífio desempenho recente do time – voltou a colocar fé numa virada. Tenho lido e ouvido cada profecia que acabei entrando na onda. Atleticano é incorrigível. Graças a Deus! E ele, Deus, já deu mostras de que é Atleticano. Desde as viradas épicas, pelos placares de 4 a 1 – muito citadas pelos que ainda acreditam – até evocações a santos, orixás e tudo que seja em nome de qualquer crença. São promessas várias e de algumas até compactuo, desde que não tenha de percorrer qualquer percurso a pé. A hérnia está sempre avisando.

Até a liberação de Luan pelo departamento médico vem motivando os Atleticanos. O xodó da massa, amuleto da sorte, ou menino maluquinho – como queiram – sempre foi determinante às últimas conquistas do Galo. Gol no Tijuana, no México, gol no Flamengo, pela Copa do Brasil de 2014, e seu estilo vibrante, que contagia o Torcedor e companheiros, entre tantas citações, foram mencionados pelos fiéis e apaixonados Atleticanos. Até Carlos e Otero poderão ser relacionados. Enfim, o Atleticano voltou a acreditar no improvável, destacando que o impossível não existe na história do Galo. Tomara que assim seja. Voltei a colocar fé na conquista da Copa do Brasil, que valeria apenas para as estatísticas, pois o ano do futebol brasileiro continua enlutado.

Em meio a tantas conversar paralelas, fala-se também sobre a artilharia e o craque do campeonato. E o Galo, apesar da quarta colocação, tem candidatos aos títulos. Fred e Robinho com 14 e 12 gols pela ordem, disputam a condição de goleador. A briga está acirrada e a última rodada deverá definir o artilheiro do campeonato. Fred marcou 12 vezes pelo Galo e duas ainda no Fluminense. Robinho, além da condição de balançar as redes, vem cotadíssimo para levantar o troféu de melhor jogador do Brasileiro. Consolação? Que seja!

Contudo, nem sabemos se a partida entre Atlético e Chapecoense, que em nada altera a vida de qualquer das duas equipes e tampouco a tabela de classificação do Brasileiro, irá acontecer. Como disse no início, está difícil retomar ao tema proposto para o nosso “Canto do Galo”.

22 thoughts to “Em meio a tanta tristeza, o Atleticano especula”

  1. Falei aqui da preferencia pelo técnico Roger e se confirmou hoje, com prenúncio de vida nova para o GALO, como sempre a esperança contamina e certamente teremos muito mais emoções, diferentes das de 2016, um ano sabático, que não deve ser esquecido, mas usado nos próximos que virão.

  2. Roger acertou. Muito boa a contratação. Treinador jovem, antenado, bom de parte tática. Mudamos de estilo para 2017, para melhor com certeza. SAN

    1. Caro, acho que precipitou na reclamação. Não fico com o computador e blog ligados 24 horas. Nada aqui deixa de ser publicado, até e especialmente contestações ao blogueiro são muito bem recebidas. Só vão para a lixeira mesmo, comentários que pedem lixo. E o seu não está nesta categoria. Nem o de hoje e tampouco o reclamado anteriormente, confira ambos.

  3. Momento complicado para o futebol. A imprensa diz que Roger esta em BH para acertar com o 9ALO. Sinceramente, não acho uma boa escolha. Cuca tb não. Depois daquela do mundial, prefiro esperar um tempo maior para poder aceitá-lo. Pelo jeito aprendeu com aquela situação, pois antes mesmo do campeonato estar decidido ele prometeu aos jogadores que não sairia do Palmeiras. Promessa de treinador e dirigente, é igual um risco na água, vale nada. Se tivesse feito isso naquele mundial, não tinha ouvido o MR xingá-lo, mandando ele para as bandas lá do recanto das garças, como fez o Riascos, ao referir a eles. Temos medalhões que precisam de gente de gogô alto, tipo Abel, Muricy, Felipão (é só um exemplo, antes que me xingam), etc.. Mas esta difícil de escolher alguém. VAMOS 9ALO!!!!!

  4. Esta é a pior época do ano , aquela em que a ‘especulação ‘ toma o lugar do que realmente é palpável,isto é fato ! Roger (?) ,Abel(?) ,fulano ou ciclano(?)estas são as apostas , agora pergunto(?) são estes os perfis de profissionais que realmente o CAM procura ? Baseado em que , estes nomes são cogitados ? é deles que o CAM precisa ? e o custo/benefício de trazê-los, vale a pena investir no novo ,no mais do mesmo ou, o CAM merece e precisa de algo maior ? Caro vou lhe falar com toda a sinceridade,não apostaria minhas fichas em nenhum deles .O perfil de treinador que o CAM precisa passa longe de rogers,abels ,luxas e outros tantos mais ,porém ,se é para o bem do CAM ,e só pelo bem do CAM, aquele que vier terá meu apoio , visto que já apoiei ,lori sandri , geninho, marcelo oliveira ,mesmo eles não fazendo por onde, eu os apoiei ;afinal é o GALO meu bom ,é o GALO … ! Deixo aqui minha pergunta final ,e ela é direcionada ao Nepomuceno – desculpe-me a caixa alta – : PRESIDENTE SERÁ QUE AO FINAL DE VOSSA GESTÂO ,SERÁS LEMBRADO COMO SENDO A VERSÃO BARBUDA DO ziza ???????? Qto à importância do diretor de futebol , sigo o relator e assino embaixo ! Roger ??? (sic) SAN

    1. Tá no regulamento isso. Onde tirou essa nova regra, caro. Jogador machucado não se aplica, isso vale para suspensão. Se o DM liberar, podem ir para o jogo.

  5. Amigos, só há dois técnicos brasileiros com capacidade de dar o que queremos. Estes são Tite e Cuca. O resto, ou é aposta ou é boleiro. Vamos, em breve, estar com raiva do Roger.
    Outras coisas nos faltam. Enquanto o Atlético for baseado apenas na paixão, não teremos um departamento médico profissional, veremos Clayton´s desfilando com o manto e torcedores impedidos de reivindicar mais seriedade. Força Chape!

  6. Na minha modesta e humilde opinião, o treinador do Galo em 2017 deveria ser Reinaldo Rueda. Foi ele quem montou este timaço do Atlético Nacional, campeão invicto da Libertadores e finalista da Sul-americana. Ele tem quase 70% de aproveitamento no clube – dados oficiais.
    Conseguiu classificar as fraquíssimas seleções de Honduras e Equador a duas disputas de Copa do Mundo, em 2010 e 2014 respectivamente.
    É extremamente estudioso, formado em Educação Física e pós-graduado na Escola Superior de Esportes na Alemanha (fala fluentemente o idioma). Chegou a ser instrutor na Escola Nacional de Treinadores, licenciada pela Fifa.

    Certamente vai mostrar bom futebol na disputa do Mundial de Clubes e vai dar trabalho ao Real Madrid, pois tem repertório pra isso.

    Portanto, penso que ele é disparado o melhor treinador sul-americano do momento e seria o nome ideal pra implantar uma nova filosofia de futebol por aqui.
    O grande problema é que os jogadores brasileiros (insubordinados e mimados em sua maioria) adoram fazer beicinho pros técnicos de fora e não demoraria nada pra tentarem derrubá-lo, inclusive com consentimento da diretoria.

    Se eu fosse presidente já teria ligado pro cara há muito tempo.
    Mas parece que teremos que nos contentar com Roger Machado, técnico promissor, sem dúvida, mas que ainda não mostrou nada de especial e está apenas iniciando a carreira.

    1. Sonhar nao custa nada.kkkkk.Ano desastroso,com salarios altissimos nao conseguiu ganhar nada no ano, quero ver 2017 o que vai acontecer se este time nao ganhar nada de novo.

  7. A tragédia da Chapecoense abalou também a nós Atleticanos. Seria o nosso último jogo pelo campeonato brasileiro. Embora muito consternado com a fatídica ocorrência, vejo-me obrigado a lembrar que a vida continua, e Roger já está em BH, e pode ser o treinador do Galo. E viva a Chape!!!

  8. Sinopse do Galo:
    -Erazo: bonitinho, mas ordinário.
    Edcarlos: rua
    Fred: só jogava no Tapetense.
    -Pratto: fraquíssimo; chegou dando esperança; que morreu.
    -Clayton: uma furada na bola.
    -Lucas Cândido: rua.
    -Hiury: rua.
    -Conceição: Ibis.
    -Cuca: o Galo não está precisando de mais traidor. Never.
    -Carlos: bom para o Ibis.
    -Patric: entusiasmou no início; agora, vender.
    -Rafael Carioca: sem Rivotril ele não joga; vender.
    -Carlos Eduardo: rua
    -Fibra, vergonha, caráter, vontade de jogar: contratar 3 toneladas.
    -Jornalistas que adoram estrelas cadentes (Robinho, Pratto, Fred, Carioca): proibir de frequentar a Cidade do Galo.
    -Independência: esquecer. Só vale para jogos com o Mequinha.
    -Preços do ingresso: tomar juízo.
    -Maluf: esquecer; pena, mas não dá mais. Validade vencida.
    -Daniel Nepomuceno: continuar; ótimo presidente.
    -Shopping do Galo: nem pensar em vender. Loucura.
    -Estádio novo do Galo: fundamental.
    -Léo Silva: obrigado pelo que fez; passar bem.
    -Cidade do Galo: terminar os campos de treinamento de foram iniciados.
    -Brasileirão: fundamental; lembrar que os 3 pontos da primeira rodada vale tanto quanto os 3 pontos da última rodada.

  9. Amigo blogueiro, uma coisa é diferente da outra! Lógico que fiquei chocado e profundamente triste com as perdas humanas e também para o futebol com o acidente trágico envolvendo a Chape! Desejo e aprovo de coração essa ajuda dos clubes a ela, espero que sejam concretas e não só da boca pra fora, que a Chape dispute a Libertadores 2017, que os clubes emprestem de graças seus jogadores e que ela possa se reerguer o quanto antes, ponto! Agora, não vou deixar de comemorar caso o Galo consiga reverter o vexame do primeiro jogo e se sagre campeão da Copa do Brasil! A vida segue, precisa continuar e a conquista da Copa do Brasil nada tem a ver com a Chapecoense, que disputava a final de outro campeonato. Se a final fosse com eles, na casa deles, aí sim eu não teria vontade de comemorar caso fosse disputada, mas entre Galo e Grêmio, vou comemorar sim e com bastante alegria, numa forma de homenagear até quem se foi e nos brindou com futebol de primeira linha e raça como a Chape! Se o Palmeiras não quer mais comemorar o título brasileiro, problema exclusivo dele. Se atleticano concorda, problema dele também, eu vou comemorar sim e ainda acredito, ainda mais que ganhamos uma semana pra recuperar Luan e Otero e que Galvão, pé-frio, disse no calor da tristeza ontem de que não vai narrar mais jogo em 2016! Problema dele, sorte nossa! Vida longa à Chape e ao Galo!!!

  10. A principio a direção do CAM tem de parar com a mania de contratar treinadores depois de levar uma “surra” do ex do clube autor do o golpe que o levou a “lona”. Lembram? Foi assim com o Diego Aguirre! Agora, ao que parece, o Roger Machado. Vai dar certo????? Tenho duvidas. Embora exista um ponto positivo: Pode montar uma defesa consistente. A respeito do Maluf, “cobra criada”! Fez muita falta em 2016! Não acredito em sua dispensa. Embora sua saúde seja o problema! Nomes para a função? Vem na memória o Milton Cruz (ex-São Paulo ). Quanto a CHAPE é de se lamentar!

  11. Tem razão amigo. De repente a gente percebe, diante desta tragédia, que o futebol é só uma brincadeira que envolve todas as idades, inclusives nós já maduros na vida. Não estou conseguindo comentar nada ainda. Me desculpem.

  12. Cuca não treina equipe nenhuma ano que vem, sua mulher esta gravemente doente e ele irá se dedicar a ela. Roger ja esta em BH talvez assine para a próxima temporada. Pode ser o grande reforço que falta para pegarmos o Grêmio semana que vem, conhece muito bem o Grêmio e pode dar dicas valiosissimas para o interino. Força CHAPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *