Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em defesa do Galo e do Hulk

Não, não vou mencionar – propositalmente – sobre o vexame na boa terra. Se essa partida entrasse nessa pauta e fosse – ainda que tentar – buscar justificativa não seria justo com o leitor e tampouco coerente com o meu lado Torcedor. Diga-se que supera e em muito a condição de jornalista profissional – formado em curso superior e por quatro anos assentado nos bancos acadêmicos da então FAFI-BH – me preparando para o exercício dessa nobre missão. Digo isso, reativo, a quem tenta debochar e desqualificar o Galo e profissionais da imprensa sem observar seu próprio rabo.

Pois bem, muita coisa foi dita na semana, notadamente depois da vergonhosa atuação do zé pereira na partida Galo e porcos. A mídia do eixo, dissimulada e cínica como bem conhecemos, detonando nosso time e nosso maior ídolo da atualidade. Algumas boas e consistentes defesas, entre as quais incluo sem preocupação ou falsa modéstia, este espaço do Atleticano. Mas, a melhor entre todas que vi, li e ouvi, foi do amiGalo Mário Henrique Caixa. Vale à pena ver e rever, pois tem muito Torcedor (ainda com maiúsculo) entrando na pilha de gente que conspira contra o Galo.

Lembrando e registrando, diferente, de quem se deixou contaminar ainda confio no Galo. Ontem, até disse e reafirmo, nessa altura temos de focar nas Copas, porém como temos um jogo a menos, podemos sim reagir e ameaçar essa corja e bandalheira que se transformou o futebol brasileiro, consequentemente as competições organizadas pela cbf. Encontrei com atleticanos – a esses o minúsculo – detonando e afirmando que vamos perder em sequência. Prefiro, ao meu estilo otimista, registrar que fomos o último invicto a ser derrotado. Cada um enxerga e reage ao seu jeito de ser nessa passagem pela vida. Assim se separam felizes e infelizes.

Sobre o Hulk, notadamente, relacionado à essa perseguição deliberada dessa fraca, arrogante e tendenciosa arbitragem brasileira. Sem dúvida, entre os jogadores brasileiros é tido como um dos principais em atividade, fato que incomoda muito aos sujeitos da mídia do eixo. Seja mauro de tal, outro jacu que trabalha com ele que não me lembro o nome ou aquela moça lá da kombi, também aqueles – nesse caso até daqui de Minas – que adoram siglas no seu nome como se fossem algum ser notável. Coincidência, no uniforme dos árbitros também tem uma sigla -TCL – nas costas. Donde-se sugere um palavrão dito nas arquibancadas com outro grito da Massa sobre os sopradores de apito.

Esses sujeitos da imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo, deitaram e rolaram, esquecendo – por exemplo – de felipe melo, marcos rocha, zé rafael e fagner. Os três últimos que mereciam ser expulsos e os árbitros – covardemente – fizeram vista grossa. E as imagens não sensibilizaram esses idiotas que invadem milhares de casas diariamente. Claro, isso não importa a emissora que tem outros interesses e fere a linha editorial conveniente. No caso do comentarista de arbitragem de Minas, o sujeito nunca explicou sobre o título que tirou do Galo, sempre opta pelo corporativismo. Tenho dito que parece ser diretor da associação dos árbitros.

E se digo que o Hulk é perseguido, vou mostrar um levantamento feito pelo amigo Rodrigo Ávila Vitória (que não é parente), mineiro e Atleticano, radicado no Distrito Federal. O ídolo chegou ao Galo no ano das glórias – mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil – de 2021. Incomodou e incomoda invejosos, na imprensa do eixo, dentro da cbf em concomitância de seus departamentos e a televisão e seus interesses comerciais com os anunciantes. Sendo repetitivo, para faturar no mercado publicitário, o grande retorno são as praças carioca e paulista. Hulk e o Galo atrapalham essa prospecção junto a banco, montadora, casa de aposta, fabricante de cerveja, telefonia, venda on line, remédios e cosméticos.

Até o dia 10 de julho de 2022, quando foi amarelado e ameaçado pelo daronco, nosso ídolo tinha recebido (incluindo esse) 17 amarelos (14 no Brasil e três pela Libertadores) e um vermelho. Relação: cec/BH, América de Cali, América, Chapecoense, Boca, Boca (de novo), FluminenC, Bragantino, Paranaense, Athletic, cec/BH, Caldense, cec/BH, Coritiba, Goiás, América e São Paulo, todos amarelos. E um vermelho frente ao cec/BH.

O juiz daronco, denunciado pelo Galo, foi punido – vexame – a pagar cestas básicas. A cbf, lembro, nunca divulgou o áudio, mesmo assim, o juiz teve essa pena ridícula. Merecia ser banido do futebol. Ah! Convém registrar que estou somando os da Conmebol, lembrando que seneme foi chefe de arbitragem la e tem considerável influência nas escolhas. E na Libertadores vai quase duplicar. Sigamos!

Depois desse episódio os cartões ao jogador as advertências dobraram e colocam em dúvida a intenção dos colegas do daronco e seneme. Vejamos: foram 29 amarelos (24 no Brasil e cinco na Liberta) e três vermelhos (todos aqui e dois deles pelo zé pereira, este último uma chacota). Relação: Palmeiras, América, cec/BH, Patrocinense, Carabobo, Millonarios, Athletic, Millonarios, América, América (novamente), Vasco, Pelotas, Coritiba, Corinthians e cec/BH. Tudo isso amarelo, que ainda tomou frente ao Alianza Lima, FluminenC, América, Santos, Paranaense, América, São Paulo, cec/BH, Athletic, América, cec/BH, Corinthians, Caracas e Palmeiras. Pra fechar então três vermelhos frente ao América (duas vezes) e Palmeiras. Dois deles do mesmo zé pereira. Dá pra desconfiar sim e muito que esses caras estão de sacanagem.

Em tempo: ainda assim, esses mesmos torcedores que criticam, agora – ouvi – justificam que “o esquema é pesado, temos de saber jogar contra isso e tentar vencer árbitros e adversários”. Ora isso lá na minha terra tem outro nome. E é pejorativo. Aquilo manso! Aqui não, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Em defesa do Galo e do Hulk”

  1. Vamos virar o disco. Parar de achar justificativas e cobrar dos jogadores, profissionalismo e da diretoria que monte um elenco de verdade.
    Enquanto não colocar o dedo na ferida não vai mudar. SAF virou sinônimo de lucro apenas.

    1. Prefiro respeitar a faixa do disco e opção livre de cada um. Não fosse assim seria cômodo a mim, tanto quanto aos conformados. Aqui é resistência.

        1. Não entendi, caro! Talvez por comodismo não tenha lido o post. Ou, pior, por preguiça. Daí posta algo já pronto e não se ocupou em ler e entender a resenha de hoje. Nada que surpreenda, mas que mostra a diferença mencionada no texto de hoje. Sigamos!!!

  2. Boa tarde xará e amigalos. Tem que avisar que otimismo é bom mas não ganha jogo. Bola na rede sim. Contra o bom time do Fortaleza vamos depender do Paulinho, o paradoxal, Alisson e Cadu, duas águas de salsicha. Pra salvar vai entrar de novo o Alan Kardec. Os mecenas até agora não perceberam que o GALO precisa de mais opções de ataque?????

  3. Bom dia! FATO: Depois que o Hulk falou as verdades do Daronco sua vida virou um inferno. O corporativismo desses imbecis apitadores (incluindo aí os imbecis comentaristas, principalmente um dos piores e mais gaveteiro dos árbitros que já existiu, o da rádio mesmo) se fez valer. Não marcam falta de jeito nenhum no Hulk, vai irritando o cara, aí ninguém aguenta. Excelente comentário do Caixa. Felipe Melo faz e desfaz, um marginal que deveria ter sido banido do futebol. O criminoso Fagner que só bate e é desleal. O Abel Ferreira que quando um juiz inverte um lateral e o time perde só falta fechar a CBF. Aí só pequenos comentários. Eu como um Atleticano de 67 anos não aceita crítica em 3 dos nossos ídolos: Rei, o jogador mais genial que vi, e Olha que assisti até o Pelé, e o mais injustiçado pela arbitragem e CBF. O R10 que nos deu uma Libertadores e mudou o Galo de patamar. E é claro o Hulk, pelo que nos deu e ainda vai dar, pela dedicação e comprometimento e entrega. Coloco os 3 no mesmo patamar. Vai Galo

  4. Como estamos passando um momento muito delicado dentro e fora de campo, todo apoio da torcida é bem vindo.

    Já basta os babacas de plantão de fora que só sabem denegrir a imagem do nosso CAM.

    Aos Atleticanos, inclusive eu, façamos as críticas necessárias para com o time mas se possível, não podendo ajudar, já estará de bom tamanho não atrapalhar.

    E que a CBF se foda aonde for!!!

  5. A imprensa informando o “desfalque” de Hulk para o jogo de amanhã!
    Desfalque?? Não está jogando nada atualmente, tá mais para comentarista. Aliás, é só o que faz, além de ter aprendido com o Neymar o cai-cai!!!
    2021 é passado! É assim o futebol, queiram ou não!

  6. Nobre blogueiro, pra quem estava pensando em parar com esse cantinho nosso de bate papo, vc tá em ótima forma kkk.
    Pois bem. Apoio o ótimo texto e p aqueles que apenas enxergam o copo meio vazio, o Milito, já tinha cantado a pedra e cantou por parábolas. ” vai chegar o dia em que iremos perder e aí precisamos do apoio da massa.” Ele atleta que foi e bem treinado, olhou pro elenco e já vislumbrou as convocações e possíveis desfalques por contusão e cartões e viu que o elenco iria ficar fraco. A culpa é dele? Claro que não. Cadê a diretoria? São eles que devem planejar isso e fornecer ao técnico as condições de jogo. Uma vergonha. São Vitor que me desculpa, mas não dá p disputar títulos c esse resto de elenco. Chega a prejudicar o que o bom time, quando está inteiro fez.
    Ainda acredito e Apoio o Milito. A fase vai passar, os jogadores irão retornar e soma se a isso os reforços. Um último reforço que considero é o Scarpa. Pq? Pq ele precisa voltar a jogar na posição dele. Onde ele está, e um jogador a menos.
    Sigamos.

  7. Bom dia.

    Eu sempre considero os comentários relevantes de alguns amiGALOs, que me mostram uma visão das coisas que eu não tinha observado. Podem ser coisas simples e facilmente palpáveis.
    Obviamente se o nome do comentário for do Chechelo ou JF, eu nem perco meu tempo de ler.

    1) Eu sempre critiquei o Everson, até que li de um amiGALO, que esse tipo de crítica era até desumana, pois ele era um goleiro regular e não passaria disso.
    Então eu parei de criticar.

    2) Achei interessante também um comentário mostrando que os treinadores sempre diziam que os jogadores da base ainda não estavam prontos e de repente ficaram prontos?
    Alguns dizem que eles foram lançados em uma fogueira, mas eu gostaria que eles pensassem nisso como uma ENORME OPORTUNIDADE.

    3) O amiGALO que chama o Milito de homem de muitas ideias. Eu estou achando ique infelizmente ele tem um repertório limitado. Veremos pois adiante.
    Quero deixar claro que não estou pedindo a cabeça de ninguém.

    4) O amiGALO que ontem passou um receituário muito interessante para o Milito seguir, principalmente nos momentos difíceis como esse.
    Eu gostaria de saber como fazer para não aumentar a minha pressão arterial, acompanhando esse campeonato.

    Em tempo: O Hulk é ídolo e patrimônio do GALO.

    Abraço a todos.

  8. Voltando para um comentário
    Tenho lido e ouvido nestes últimos tempos a reclamação da torcida e até de gente da nossa imprensa de Minas, a reclamação de alguém com pulso firme, determinação e perfil, para chutar a porta da CBF.
    Infelizmente não temos esta pessoa no clube, são todos muito educadinhos, polidos e avessos à brigas.
    Trocando em miudo… tamos fu

  9. Salve Massa e Guru

    Hulk é de longe o maior ídolo do Galo, tendo a façanha de disputar com o próprio Rei este título.
    Nunca o Galo havia sido tão ganhador, desde a chegada deste cara, que é monstro dentro e fora de campo.
    Fiquei pensando, porque Hulk leva tantos cartões por reclamação e descobri que isto acontece porque ele no Galo não é somente um jogador de futebol, ele tb é um torcedor.
    E como nós, não admite ser roubado e não admite ser derrotado, principalmente quando nossos adversários (incluindo CBF, Juizes, STJD e emissora lixo) usam de meios escusos para isto.
    Precisamos protegê-lo sim, mas se ele entender que é perseguido e cooperar em evitar os cartões já aduria muito.

  10. Bom dia, assim com sempre defendi Eder e Reinaldo eu morro abraçado ao Hulck e nosso galo, a impressa do eixo tenta destruir nosso idolo porque escolheu jogar aqui.

  11. Bom dia, MASSA!

    Guru, o Hulk tem de deixar a abraçadeira de lado e só jogar bola. Venho há tempos dizendo, e o tempo demonstrou isso, que desde o lance com o dan”louco” o cooperativismo dos sopradores-de-latinha passaram a persegui-lo. Para não ficar vexamoso demais, marcam pelo menos algumas poucas faltas no meio do campo, e só. A diretoria já deveria ter tirado a abraçadeira dele a muito tempo. Mas infelizmente o que menos temos são diretores com pulso firme, para pedir essa mudança e para peitar essas carniças do eixo-do-mal e da casa bandida do futebol, vulgo cbf.

    Alguém deveria ter ido chutar as portas dessas maracutaias e acabar com essa perseguição infundada. Cadê o áudio do danroco? Por que ninguém exigiu ele? Por que não propagaram a punição de cestas básicas, como demonstração de prova de que o Hulk estava certo. Imagina o Kalil numa dessa! Até as almas de um monte aí estariam sendo queimadas no inferno da bola. Acorda diretoria! Acorda 9ALO!

    Voltando ao vexame de 5a, já que não tive tempo, ou ânimo, para comentar. Derrota na conta não só do Milito, mas tb de quem dirige o time, nesse caso 4Rs. Faltou base, banco, peças de reposição a altura do time. Milito com as invencionices. Será que Mariano não rende mais como lateral esquerdo do que Rômulo? Bataglia é volante, ponto final. Alisson, a torcida via o que não era visto pelo Felipão. E agora?

    Mas o pior de 5a feira, consequência do vexame, foi ver um time sem brio, vontade, sem RAÇA. Isso foi de matar.

    BBOOOORRAAAAA 9999AAAALLLLLÔOOOOOOOO!!!!!!!!!!

    PS.: Infelizmente moro fora, mas se estivesse em BHte estaria no jogo contra o Fortaleza. Vou estar no rádio, apesar de uma voz irritante nos comentários, os quais costumo baixar o som. AQUI É 9ALO, P@$$&!

    1. Está mais do que certo. A zaga bem ou mal estava funcionando,aí o Milito inventa de pôr o Bataglia na zaga. O Mariano de lateral é melhor do que o Rômulo. O Bataglia só joga bem como zagueiro tendo o Otávio e o Alan Franco de volantes. Esse Alisson tá numa preguiça e displicência de matar. O colombiano pelo menos mostra mais vontade. Se o Milito continuar inventando desse jeito está com os dias contados.

  12. Bom dia, MASSA!

    Guru, o Hulk tem de deixar a abraçadeira de lado e só jogar bola. Venho há tempos dizendo, e o tempo demonstrou isso, que desde o lance com o dan”louco” o cooperativismo dos sopradores-de-latinha passaram a persegui-lo. Para não ficar vexamoso demais, marcam pelo menos algumas poucas faltas no meio do campo, e só. A diretoria já deveria ter tirado a abraçadeira dele a muito tempo. Mas infelizmente o que menos temos são diretores com pulso firme, para pedir essa mudança e para peitar essas carniças do eixo-do-mal e da casa bandida do futebol, vulgo cbf.

    Alguém deveria ter ido chutar as portas dessas maracutaias e acabar com essa perseguição infundada. Cadê o áudio do danroco? Por que ninguém exigiu ele? Por que não propagaram a punição de cestas básicas, como demonstração de prova de que o Hulk estava certo. Imagina o Kalil numa dessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *