Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca do tempo e dos pontos perdidos

Será a décima partida desde a instalação dessa fase crítica na campanha do Galo pelo Brasileirão. Se o mês de junho foi terrível, julho até o momento ainda pior, basta ver os números. Sete rodadas no mês passado com apenas duas vitórias, Bragantino e Internacional, ambas fora de Belo Horizonte. Três empates, todos aqui na nossa casa, frente a adversários menores como Bahia, Fortaleza e Goianiense. Fechando com duas derrotas, vexatórias, Palmeiras (casa) e Vitória (fora).

Para nossa tristeza, chegando julho, em dois jogos com nenhum mísero ponto conquistado. Tão ruim quanto foram os sete gols tomados contra apenas dois assinalados nas duas derrotas para times cariocas. Se para o flamídia foi de quatro a dois (casa), com o Botafogo três a zero (no Rio). Nesse total de 27 pontos disputados, apenas nove conquistados. Um time com um terço de aproveitamento não pode sonhar com nada a não ser fugir do rebaixamento. Acorda Galo!

No geral, essa 13ª colocação é muito desconfortável para o Atleticano. Ainda que com a partida adiada, com o Grêmio, e jogos a menos que alguns concorrentes próximos. Para um elenco, dito e tido como um dos três maiores candidatos aos títulos (BR, CB e LA), é uma situação – no mínimo – ridícula. Ainda que, reconhecendo, tivemos desfalques de convocados, contundidos e suspensos. Mesmo que nos dois últimos casos foram acima do esperado, mas sabíamos das ausências da Copa América e outras possibilidades de desfalques. Inaceitável, incompreensivel e indigesta essa campanha.

Hoje, frente ao São Paulo – em franca ascensão – na nossa casa não podemos admitir e sequer conformar com empate. É vencer ou vencer! Na lógica que defendo, para ganhar o Campeonato Nacional, tem de – em média – ganhar em casa e empatar fora com cada concorrente. Nas 14 partidas já realizadas, foram – meio a meio – exatas sete em BH e fora da capital. Vale dizer, nessa conta que sempre faço, teríamos de ter somado 28 pontos, pois até o momento temos apenas 18 em 42 possíveis. Tão e somente 43% de aproveitamento. Ah! Marcamos 20 gols e sofremos 23, saldo negativo de três tentos. Não me recordo, nem em tempos de formações medíocres, de performance tão negativa. Vergonhoso!

Vamos ter para logo mais dois laterais, sério, o time não vai precisar improvisar como vinha ocorrendo. Arana finalmente, pois não tínhamos substituto. Saravia enfim, pois seu imediato – no DM ou à disposição do treinador – é como se não existisse. Até eu ganho na corrida do Mariano. Na zaga, a conta do chá, com a volta do Rômulo ao lado do Fuchs. Entretanto, sem banco para nenhuma situação no sistema defensivo. Lemos e Rabello, machucado e suspenso, mas para nosso alívio creio que Lyanco e Alonso já publicados no BID e disponíveis no próxmo confronto. Ufa!!!

Além dos dois zagueiros, também à partir dos próximos jogos, ainda Bernard e quem sabe Veras e outro(s). Vamos aguardar! Pelo que temos, creio eu – tenho até acertado em algumas situações – que vamos de Matheus Mendes; Saravia, Fuchs, Rômulo e Arana; Bataglia, Otávio, Alan Franco e Scarpa; Paulinho e Hulk. Já é um alento, apesar de o banco ainda carecer de melhores opções e reposições, vide o caso da defesa que mencionei. Tomara que na próxima rodada, terça-feira em Brasília e frente ao Juventude, tenhamos mais liberações do DM. Com todos liberados, ainda que eventualmente impedidos, a tendência é de melhorar nosso rendimento. E sonhar!

Em tempo: deixei só para o PS e sem grandes estardalhaços. Superação em campo, ainda que – proposital, a dedo e sordidamente -, o seneme siga provocando. Apita marcelo de lima henrique. O carioca da gema lotado na Ceará.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Em busca do tempo e dos pontos perdidos”

  1. Hoje, na coletiva do CEO e do Victor, alguém perguntou sobre o futebol feminino. Eu quero um time brigando e defendendo com raça as cores do meu Galo. Tô nem aí pra futebol feminino. Futebol horroroso, sem graça. Já basta o futebol horrível que vem sendo praticado pelos marmanjos.

  2. Boa tarde!
    Dos Bambi’s eu não tenho nenhum medo,meu mesmo hoje é esse tal, de Lima Henrique, em 2015 naquele pênalti Mandrake contra o paranaense no Indepa, acho que a mulher dele comemorou a vitória dos gambás numa rede social qualquer.
    Naquele ano,até aquela altura disputavamos as primeiras posições com os gambás.

  3. Na esperança hoje de o pão parar de cair com a manteiga pra baixo e uma convergência favorável de esforços e decisões nas quatro linhas a descolar uma fase nova. Respirar travez o oxigênio daquele começo do Milito.

  4. O TIME DO SP:

    O jogo será tenso e o Tricolor Paulista, o 5′ colocado, vai praticamente completo, quase força máxima e muito ofensivo. É vencer, pular para o G4 e eles acreditam…

    A provável escalação de Zubeldia poderá ser:

    Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Alisson e Luciano; Lucas, Calleri e Ferreirinha…

    Haverá um favorito na partida?

    Haveria, o CAM, em condições normais de temperatura e pressão…

    Ocorre, porém, que parece existir algo pegando no Time Alvinegro que espanou…

    Está visível que pode estar em curso uma retaliação a algo não sabido externamente que pode ter rachado o grupo…

    Pelo alto desempenho e performance que os caras jogaram com o próprio MILITO e a letargia e a falta de raça incomum de agora, é forçoso reconhecer que tem alguma coisa pegando no vestiário…

    A mim me parece que o MILITO estará em cima do telhado e os caras parecem na fritura do pardal que pode cair…

    Basta tomar uma taca do SP hoje e do Juventude no domingo que a batata do Milito terminará no forno de lourdes, esperem pra ver. Ontem, aliás, após derrota do Inter para o Juventude e o COUDET foi fritado…

    Não creio que os resultados pífios sejam resultantes dos desfalques. Que os desfalques influenciam, influenciam, mas não ao ponto de fazer faltar alma e raça ao Time. No Atlético, não, isso nunca foi normal, convenhamos…

    Porém, se o Alvinegro vencer o SP e o Juventude, virando a chave, poder-se-á debitar os fracassos recentes aos desfalques e vida que segue…

    Mas, se perder para o SP e o Juventude aí o Milito terminará calcinado…

    Pelo sim pelo não, melhor o Victor Baggi deixar o CIGA de plantão e começar a fazer a lista dos técnicos de sempre, começando pelos portugueses, argentinos e os brazucas da vida…

    Em todo o caso, passou da hora do Milito parar de inventar e ser teimoso…

    A sorte está lançada…

    1. Boa tarde! Espero que pelo menos o jogadores demonstrem vontade de vencer. Haja vista, que concorrente, sem “estrelas (no elenco), está nos deixando para traz.

    2. Boa tarde! Espero que pelo menos os jogadores demonstrem vontade de vencer. E VENCER! Haja vista, que concorrente, sem “estrelas (no elenco), está nos deixando para traz.

  5. Tarda mas não falha e vamos ter em breve um time mais encorpado e com jogadores de renome.

    Quero acreditar que essa fase tenebrosa que estamos vivenciando vai começar a ficar pra trás a partir de hoje.

    1 x 0 GALO é goleada!!!

  6. Bom dia Guru!

    Desculpa por utilizar seu nome de exemplo. Pensando agora, poderia ter usado o próprio Fred de exemplo. Fui mais no impulso.

    Inclusive, enviei a mensagem sem estar completa.

    Esse pedido de desculpa era para ter ido junto, se puder acrescentar junto a que enviei, agradeço.

    Obrigado.

  7. Em termos de brasileirão não espero nada, não temos time para ganhar, estamos pessima posição, recuperação até seria possivel, mas é improvável. É lutar para não deixar o Z4 se aproximar. O foco é outro, copa do brasil e libertadores, difíceis tambem, mas nada previsíveis já que os confrontos serão eliminatorios e portanto bem possíveis de alcançar. Uma vitoria hoje é de extrema importancia, em cima de um bom adversario, faz subir o astral.

  8. Bom dia MASSA!

    Hoje não tem coré, coré, é 99AAAALLLLLÔOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

    Ano passado começamos nossa recuperação no brasileiro justamente em cima do SP. Esse ano será a mesma coisa.

    Avante e pra cima deles 9ALO!

    BBOOOORRRRAAAAAAAA 99AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

    PS.: Hoje recebi um texto, num grupo de wpp, como sendo do Fred Melo Paiva. Fiquei triste, e indignado, com a sua falta de ética e educação. Por atitude irresponsável de um ex-diretor do 9ALO, que não conheço e sei de onde é, ele simplesmente colocou toda uma família no mesmo balaio de rato. Só como exemplo, seria o mesmo que dizer que Ávila fez merda. Mas que Ávila? Pois assim generaliza. Que diga o nome da pessoa, Eduardo Ávila, ou simplesmente cita o cargo, sem dizer nome. Eu ainda não consegui saber onde foi essa postagem, se alguém tiver o endereço, por favor, me encaminha. Gostaria de me manifestar em sua publicação. Grato.

    1. Agradeço ao atento revisor pelos seus préstimos. Quando fiz o curso de datilografia, ainda pré adolescente em Araxá, o professor Ivan já alertava. Esse “erro de digitação” pode te comprometer. Mencionava o “m” ao lado do “n” e também “z” abaixo do “s”. E com outras palavras antecipava que irão aparecer “revisores” tentando induzir à sua própria idiotice. Isso tem mais de 50 anos. Obrigalo! Valeu!!!

        1. No post original, por falha de digitação, foi com “m”. Daí o Chico (ou Xico? agora sem erro) tentou tirar sarro no blogueiro. Nada além. E já sanado. Leitores assíduos, como Zé Roberto Galo da Mata e Silvio Scalioni, sempre que algo dessa natureza acontece mandam mensagens urbanas e faço a correção. É o ônus da exposição. Sigamos!

      1. A intenção foi simplesmente contribuir tendo a mais absoluta certeza que foi erro de digitação, uma vez que, como contemporâneo que sou, também trocava o m pelo n nas aulas de datilografia.
        Um Abraço.

  9. Bom dia xará e amigalos! Hoje não faz sentido reclamar de desfalques. GALO vai ter que mostrar algum futebol. Chega de jogo covarde de marcha ré. Chega de chutões pra frente em busca dos isolados e marcados Paulinho e Hulk. Chega de Scarpa com função de zagueiro e volante. Chega de defesa de peneira!!!! A torcida quer comprometimento e determinação nos 90 minutos. Se nosso GALO jogar bem ninguém vai notar a presença do torcedor rubro-negro que estará no apito. A MASSA não aguenta mais ser saco de pancadas dentro da sua Arena!!!!!!!!!! VOLTA MEU GALO FORTE E VINGADOR !!!!!!!!!!!!!

  10. Meu Guru, bom dia!
    A esperança é a de o treinador não dê uma de Professor Pardal na escalação. A que você sugeiru é a que nós todos queremos. Tomara que possamos comemorar o nosso Galo. A “Vitalícia” é a última que morre! Abraços!

  11. Ontem teve a manifestação da torcida na sede de Lourdes.
    Mesmo desdenhada por alguns que viram na pouca quantidade de manifestantes um fracasso, penso que valeu a pena.
    E hoje ao invés de ter a diretoria ou a SAF respondendo perguntas, me colocam um engenheiro que não entende p@#a nenhuma de futebol e a única pergunta que terá competência de responder mas ainda não respondida desde que surgiu o problema, é a questão da acústica, junto com um estagiário de diretor ,jogado aos leões.
    Parabéns 4R´s vcs estão se superando a cada dia.
    Só que não…

  12. Prezados Amigalos
    Desde a briga com o Daronco, com o Hulk, o corporativismo da arbitragem do Brasil tem, ainda mais, prejudicado nosso time. Muita covardia pois não se pode contestar decisões dessa corja. Viram o que o pilantra fez com o Hulk, dando dois cartões seguidos.
    Temos que trabalhar como mineiros que somos: quietos, sem muito alarde, mas firmes e determinados.
    Enfrentar o eixo do mal formado pela CBF, RJ/SP e arbitragem é de lascar.
    Vamos Galo, sem medo de ser feliz
    Um abraço a todos

  13. Salve Massa e Guru

    As coisas no clube vão mal, dentro e fora de campo, fruto das ausências dos 4R´s na administração e de vários jogadores por lesão, copa américa e expulsões. Uma draga!
    Mas é nestas horas que precisamos como nunca apoiar, e provar pra quem está de fora, que a torcida é quem segura este time.
    Estão nas mãos de Milito, nos pés dos jogadores e no grito da massa a nossa recuperação, portanto:
    # VAI PRACIMA DELES GALOOOO!!!!!

  14. Bom dia amigalos,eu só quero uma coisa, que chegue logo os 45 pontos,o Brasileiro este ano já foi pro saco,e Milito por favor não inventa moda,joga fechadinho no erro do adversário,o momento exige cautela, vamos na fé

  15. Que o Milito não inventa e se inventar que massa chegue junto nesse sujeito, o outro vacilão Pardal rasga tanga do Coudet já caiu e que o milito não provoque ser o próximo. Na lógica dos times sou Galo .

  16. Meu time pra hj: Mendes, Saravia, Battaglia e Fuchs; Otávio e Franco; Scarpa, Paulinho e Arana; Hulk e Vargas. Espero que com as chegada de Lyanco e Alonso, o Galo despache de vez os horrorosos Mauricio Lemos e Igor Rabello, ruins com força! Battaglia hj vai de zagueiro, ao contrário do que a turma que repete mas não pensa, diz, o jogador é melhor zagueiro do que volante. Arana tbm volta na meia e Saravia na zaga (nenhum dos dois joga de lateral, assim como Scarpa tbm não estava jogando, de novo pra turma que repete mas não pensa). Vamos que vamos, apoio total ao Milito, antes que caia por aqui, outro engodo como o felipinho. GALO SEMPRE. SAN

  17. Bom dia.

    Hoje é dia de GALO.

    Eu volto a fazer a parte que me cabe nesse minifundio de papel, ou seja, torcedor do GALO.

    Abraço e até mais tarde na arena MRV.

    Aqui é GALOOOOO.

  18. Pra ser rápido e por falar em ridículo, cara nós estamos atrás do “Vasco” e uns 7 atrás do Cuzeiro. Falar mais o que? Acho que hoje não dá pra ter mais desculpas de desfalques, ou temos inteligência pra jogar ou seu Melito pede pra sair que nem o conterrâneo lá no Inter, esse lance de querer ficar com a bola, mas ficar a maioria do tempo tocando pro lado e pra trás e só tomando contra ataque, já era pra ter sido repensado, o Fluminense que o diga.

  19. Bom dia!
    Via de regra, quando as coisas vão muito bem do lado de cá, vão mal do lado de lá e vice versa. O fato é que as coisas andam muito bem do lado de lá. Ontem sapecaram o imortal dentro dos seus domínios, aí eu coloco minha barba de molho pra o jogo de hoje. Bambis em ascensão e o juiz virá sim mal intencionado. Que nossos jogadores fiquem bem atentos pois o maledeto vai querer colocar pelo menos um pra fora. Com certeza o Var entrará em ação caso seja necessário descobrir um meio de invalidar algum gol a nosso favor, mas vai ficar pianinho se houver algo que nos prejudique e o ladrão “não tenha visto”, vide o pênalti escandaloso que não quiseram marcar a nosso favor na última partida.
    É, senhores, estou bem desanimado pra o jogo de logo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *