Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca de vaga na Libertadores

 

Se os resultados de sábado não foram nada interessantes ao que nos resta, que é brigar por uma vaga direta na Libertadores, ontem foram mais benevolentes com o Galo. Manteve a ameaça mineira, América que se consolida como a segunda força no estado, quatro pontos atrás na tabela de classificação.  E junto do coelho agora também o Goiás. Lá na parte de cima, ao que sinto, a primeira colocação está definida e dificilmente sairá das mãos dos porcos paulistas que lideram com 54 pontos. São precisamente 14 a mais que o Galo. Faltam 12 rodadas, ou seja, 36 pontos. Quase impossível.

Já dos demais, desde a segunda colação até a sexta, são seis, cinco, quatro e três pontos, o que ainda nos permite sonhar com a vaga do G4.  Some-se a isso que os dois finalistas da Libertadores e três entre quatro da Copa do Brasil, estão à frente do Galo no Brasileirão. Isso significa que uma ou duas vagas ainda poderão ser abertas pelo BR de 2022. Que situação! Torcer e secar concorrentes em busca de habilitação ao principal torneio da Conmebol. É o que nos resta.

Por mais que seja pouco e justifique todo esse baixo astral da Massa, eu e a esmagadora maioria dos Atleticanos, seguimos em apoio ao nosso time até a última rodada. Comemorando e reclamando a cada nova partida até o final. Das 12 partidas que nos restam, serão exatas seis em Belo Horizonte e igual número na condição de visitante. Creio que precisamos de aproveitamento em torno de 50% para garantir essa vaga. Significa que com mais 18 pontos, que totalizaria 58 no total, vamos à Libertadores de 2023.

 

Em tese seis vitórias, que pode ser ainda cinco vitórias e três empates. Ao que penso vamos receber Palmeiras, Fluminense, Ceará, Juventude, Botafogo e Cuiabá. Dá para fazer, com otimismo, de 14 a 18 pontos, se o time entrar em campo com vontade e comprometimento podemos vencer todos esses adversários. Já fora de Belo Horizonte serão Avaí, Santos, Flamengo, Fortaleza, São Paulo e Corinthians. Nos jogos fora, com pessimismo, admito que serão de seis a 10 pontos.

Número que vislumbro para essa arrancada final com dois terços de aproveitamento – vale dizer 66,6% – seria de 24 pontos. Tudo isso é devaneio de Torcedor que quer e sonha com um final de temporada menos traumático do que tem sido até o momento. Com todo respeito aos mais extremados pessimistas, aquela conta de 45 para escapar do rebaixamento, não pode mais ser admitida. Segundona na nossa vida, sem chance de repetir, foi só aquela vez e vapt vupt. Nunca mais!

Vamos agora aguardar o próximo domingo, frente ao Avaí lá em Santa Catarina, depois de dez dias de treinamento, uma boa e convincente vitória e a busca em superar aos concorrentes pelo G4. Depois serão mais outros dez dias de folga para receber o Palmeiras em BH. Mesmo que muito decepcionado, secar sim desde o Internacional, passando por Flamengo, Fluminense, Corinthians e Paranaense. E mantendo o distanciamento de América e Goiás, times que ameaçam na perseguição por vaga no torneio intercontinental. Por fim, alcançando essa classificação, só espero que a diretoria e comissão técnica tenham discernimento para a montagem do elenco que reanime o sofrido Torcedor Atleticano.

Que assim seja!

*imagens: Divulgação Atlético

15 thoughts to “Em busca de vaga na Libertadores”

  1. Boa Noite,

    O assunto de ontem, as discrepâncias salariais são exatamente provenientes das contratações por oportunidade.
    Esse pode ser considerado o mal do Diretor atual.
    Compensasse os valores não gastos na contratação com o pagamento mensal de luvas divididas no contrato.
    Só penso que isto deve ser tratado individualmente no momento das renovações dos contratos.
    No mais é Atleticano querendo achar motivo para o não justificável e infiltrados da imprensa querendo botar mais fogo no galinheiro.
    É claro que como sempre, Atleticano ajudando.

  2. Enquanto isso o “aparelhamento” nos setores + importantes na Instituição segue a todo vapor. Aquele Clube de futebol fundado por garotos á 114 anos corre a passos acelerados para virar um Cirque Du Soleil americanizado, até novembro poderemos dizer que o CAM/GALO é nosso,depois de venderem a Alma Alvinegra p qlq um que pague mais,o desavisado q carregou/a esse Clube na “cacunda” ousar a proferir esse mantra_o GALO é nosso_ e/ou tentar cobrar fase ruim, rendimentos pífio,etc… vai ouvir: “o clube é meu e faço dele o que eu bem entender.” Daí será tarde p haver choro e ranger de dentes. Para quem teve o caráter forjado nas arquibancadas torcer p time empresa ñ está na agenda, não na minha.
    Por enquanto: Saudações Atleticanas

  3. Bom dia,

    Como já havia dito anteriormente, gosto do futebol e torço especialmente pelo Galo.
    Ontem tive que me contentar em assistir jogos de outras equipes, farei um resumo do me marcou, a quem possa interessar.
    Primeiramente destaco o Paranaense que com muita dificuldade empatou, Fernandinho que foi como todos os jogadores que normalmente jogam sobre a batuta do Felipão, foi desleal e após amarelado pelo árbitro teve solicitação de revisão do lance para vermelho, negado pelo árbitro, mas que poderia sim ter trazido danos ao adversário igualmente fizeram com o Arana. Nosso próximo adversário é o Avaí, dentro de casa é perigoso e terá o retorno de Bisoli o artilheiro dos 11 pênaltis de 2022.
    Depois pela dificuldade do Palmeiras para ganhar do Juventude. A 6 jogos sem vitória nas competições.
    Em não sendo o Galo campeão, que seja eles que apesar dos últimos confrontos contra o Galo, o respeito mútuo nunca foi deixado de lado, dentro e fora do campo, jogadores, dirigentes e torcida.
    Clássico SP e Curinthia, fiquei pensando, como pode o segundo está na nossa frente na tabela, é o fim dos tempos.
    Flamerda como sempre beneficiado pelo VAR….., depois dele mesmo enxergar uma falta no goleiro do Flamengo contra o Avaí (inexistente), ontem simplesmente chamou para revisão o lance de falta clara, onde o jogador dá uma trombada no goleiro dentro da área retirando a bola de sua mão. Vergonha total, como já estamos acostumados. Hoje será aquela turma do passa (SPORTV) pano tentando achar motivo para justificar o injustificável.
    Resumindo não vi nada de bom, porém o pior é que apenas as equipes que estão hoje colocadas depois do nosso Galo n tabela de classificação estão demonstrando um futebol razoável.
    No segundo turno América e Goiás ostentam a 5ª e 6ª melhores colocações com 15 e 14 pontos obtidos respectivamente, contra o Galo com 8 pontos e a 11ª colocação.
    Passou a hora da reação.
    Continuo achando que nosso Galo só ganha quando o Alan não está em campo.
    Mariano, Arana (DM), Alonso , Keno e Hulk merecendo banco, com alívio para Hulk e Keno por falta de substituto a altura. Jair também.
    Apesar das críticas, o Ademir jogou bem no último jogo, após o gol demonstrou confiança, continuo dizendo que está mal posicionado em campo.
    Outra coisa que precisa mudar rapidamente é renovações de contrato com jogadores velhos em fim de carreira e contratação por oportunidade.
    Boa semana a todos!

  4. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA…..
    NÃO CLASSIFICAR PARA A LIBERTADORES SERÁ UM DOS MAIORES VEXAMES DA HISTÓRIA DO GALO….. INADMISSÍVEL……..
    AGORA , COM ESSE FUTEBOL MEQUETREFE QUE O TIME ESTÁ JOGANDO , ESSE RISCO É REAL……..
    E O TAL DO RODRIGO CAETANO , ESSE SUJEITO TEM GRANDE CULPA PELO QUE ESTÁ ACONTECENDO……
    OUTRO FATO QUE NÃO PODEMOS NEGAR E QUE ENVERGONHA A TODOS NÓS :……. “”ESSA DIRETORIA E OS 4 R ESTÃO CRUZEIRANDO O GALO””…………
    JOGANDO O GALO EM UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA INSUSTENTÁVEL……..

  5. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Eu tava ouvindo a entrevista do Rafael Menin e sinceramente, fiquei muito decepcionado. Segundo ele os problemas de aumento dos custos da Arena MRV decorreram do alongado prazo para o licenciamento da obra (07 anos). Eu só não entendo porque ninguem pergunta a estes senhores a respeito de um anunciado seguro garantia, alardeado como mecanismo que iria cobrir despesas com o aumento da obra. Este seguro existiu ou foi um embuste para conseguir a autorização do Conselho para venda do Shopping e construção da Arena. A realidade é perdemos o shopping e toda a arrecadação que ele iria gerar. Construiram uma Arena, prometendo que quando a obra terminasse ela estaria paga e iria gerar 100 milhoes de arrecadação por ano ao galo. Pois bem, agora anunciam que a arrecadação da Arena até 2030 está comprometida com emprestimos contraidos para acabar a obra . E o Conselho nada questiona estes coveiros do galo.

    1. CARO AMIGALO DOMINGOS SÁVIO………….
      RESUMINDO , ESSA TAL ARENA NÃO É MAIS DO GALO , MAS , DOS BANCOS.
      PQP , ESSA TURMA ENGANOU 10 MILHÕES DE ATLETICANOS E CONTINUAM MENTINDO E CONTINUAM ENGANANDO.

  6. Bom dia Massa e Guru

    Toma Galo, toma a vaga da liberta é sua!
    Não, não quero!
    É assim que vejo a situação atual do time. O time anda com síndrome da desmotivação. Fala sério!
    Polpudos salários em dia, melhor CT do Brasil, voos fretados, e torcida presente no estádio. Se está faltando motivação, imagina se não tivessem tudo isto?
    Perder faz parte do futebol. O que não é concebível é perder da maneira como estamos perdendo, digo, como estamos entregando os jogos.
    A torcida anda de saco cheio.

  7. Bom dia xará e amigalos!

    Esse período todo de treinamento sem jogos oficiais me assusta. Quanto mais esse time treina mais entrega a rapadura nos minutos iniciais de uma partida. Tem sido assim infelizmente. Quero voltar a ser otimista. Pra isso o GALO tem que ganhar e bem do Avaí. Será?

    1. Bom dia,

      Essa é a única coisa desse time que lembra 2021, quando tiveram semana livre para treinamento o desempenho piorava em muito.

  8. Uma semana “cheia” pra se preparar para enfrentar o temido, poderoso avai de santa catarina. No sabado. Expectativa em alta, chega no jogo, guga,sasha , ademir, com o futebolzinho mequetrefe de sempre. E o manso, dizendo se satisfeito com 2021, acho que o galo deveria convidar o gilberto silva , da vizinha Lagoa da Prata pra fazer uma palestra motivacional, iniciando assim: vergonha na cara, acima de tudo

  9. Haja otimismo hein!
    Time que perdeu em casa para Corinthians , Goiás , Athlético , e agora do nada vai vencer Palmeiras , Fluminense? Acorda Bill!

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos buscar a nossa vaga nas libertadores pelos nossos méritos! Temos time e a diferença para o 4º colocado não é tão grande que não possa ser superada. Basta jogar com comprometimento, deixando de lado as possíveis divergências entre o “mestre” e seus discípulos. Teremos 10 dias de descanso para recuperar os jogadores que se encontram no departamento médico. De todos, o Hulk é de longe, o que mais faz falta ao time. Pode não estar atravessando uma boa fase mas a sua presença no campo de jogo impõe respeito ao adversário.
    Vamos unir esforços na busca das libertadores! Nada de dividir ou diminuir! vamos somar ou multiplicar!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *