
Vencer hoje será fundamental, não apenas para manter a ascensão na tabela da competição, mas também – e principalmente – por manter o astral em alta na busca da conquista da Sul-americana. Valendo vaga para a Libertadores, a competição internacional, se transformou no caminho mais curto para o Galo retornar à elite da América do Sul. Afinal, desde 2013, em exatas treze edições, o Galo esteve presente por dez vezes. Só ficou ausente nos anos de 2018, 2020 e neste 2025. Esteve na fase de grupos (2016), avançou até as oitavas (2014, 2015, 2017, 2023), chegou nas quartas (2016, 2022), semifinalista (2021), finalista (2024) e campeão (2013).
Na Sul-americana e Copa Conmebol, já que a primeira sucedeu a segunda, o Galo também sempre foi presença marcante. Disputada entre 1992 e 1999, como Copa Conmebol, o Galo disputou as oito (todas) vezes e foi semifinalista (1993, 1998), finalista (1995) e campeão duas vezes (1992 e 1997). Já depois que se transformou em Copa Sul-americana – em 2002 -, são dez participações do nosso time, que chega pela segunda vez numa semifinal (2019 e 2025). As outras participações foram nos anos de 2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2018, 2020). Me lembro da primeira semifinal, aqui no Mineirão, vencemos depois de uma derrota na Argentina para o Cólon, pelo mesmo placar de 2 a 1. Nas penalidades, acabamos sendo eliminados com duas cobranças perdidas – Rever e Cazares -, registrando ainda que lá saímos na frente (Otero, eu estava lá) e aqui vencíamos por dois gols, quando Elias fez uma penalidade infantil. Quem levou o título foi exatamente o Del Valle, nosso adversário dessa semifinal que superou o time argentino na final.
Esse retrospecto feito tem a intenção de mostrar ao Atleticano a importância desse jogo de hoje, seja pelo distanciamento da turma de baixo e até sonhar com a recuperação no Brasileiro quanto por embalar a equipe neste momento de recuperação. Vamos ter muitos desfalques, ontem ouvi serem nove para esse confronto, tudo bem mas vejo com otimismo a possibilidade de o time vencer. E mais, na lista de contundidos estão Caio Maia, que nem chegou a ganhar minutagem; Patrick, que está afastado já tem tempos; Junior Santos, que estava sendo pouco utilizado. Então restam seis, sendo dois por contusão – Cuello e Alexsander -, que vinham sendo titulares e irão demorar a retornar. E a lista mais preocupante, de suspensões. São quatro, ainda que nos casos de Alonso, Arana e Hulk são jogadores que vem sendo questionados, mas todos fazem muita falta. Notadamente o super herói, que é referência de Atleticanidade dentro do campo. A outra baixa é Éverson, essa sim neste momento – a meu juízo – a mais preocupante.

Por outro lado, todos esses que cumprem suspensão, estarão à disposição do treinador para a sequência do BR já a partir de sábado no Rio de Janeiro como fluminenC. Olho no árbitro, pois Lyanco, Vera e Scarpa estão pendurados. O time carioca, com novo treinador – o irrequieto e chato Zubeldia -, está com motivação renovada depois de superar o Botafogo no clássico carioca. Uma vitória na noite de hoje, creio que pelas circunstâncias – momento do time e horário – com público razoável, porém afinado com o interesse Atleticano do momento será determinante para a reta final das duas competições. Motivação e confiança contribuem demais para consolidar o comprometimento que andou afastado em jogos recentes. Eu, como sempre, estarei presente e pretendo chegar cedo para sentir essa atmosfera de reação e animo, fundamentais para o desempenho em busca da vitória no gramado. E sei de muitos amiGalos que estão deixando o desanimo de lado, habilitando a levar seu grito de apoio para a Arena do Galo.
Por mencionar apoio, estou entre os Atleticanos que aderiram a campanha em solidariedade ao Hulk. O jogador está entre os maiores ídolos do Galo de todos os tempos. O grande comandante do ano mágico de 2021, sendo artilheiro das principais conquistas daquela temporada. Brasileiro (19) e Copa do Brasil (8). Em seu primeiro ano de volta ao país, atuando aqui pelo nosso time do coração, chegou a 36 tentos e foi o maior goleador do Brasil. No Mineiro é tetra artilheiro desde 2022 com 10, 11, 7 e 7 gols em cada edição do campeonato estadual. Durante esse tempo de Galo, nosso super herói, tem se destacado dentro e fora do campo. Afável no trato e solidário com gente em estado de necessidade, Hulk é ídolo da criançada e de adultos, de Atleticanos e adversários do Galo. O Torcedor está e sempre estará abraçado e abraçando o seu ídolo. Defendendo de toda injustiça que vem sendo vítima.
Seja no desempenho dentro de campo ou, especialmente, dessa perseguição desses péssimos juízes. Desde que, em 2022, ele denunciou o tal Daronco que o ameaçou no gramado, passou a ser perseguido pelo corporativismo da juizada. Naquele episódio, o Galo solicitou cópia do áudio dessa ameaça, mas a cbf nunca liberou. Estranhamente o tal juiz foi punido, com ridículas cestas básicas pelo stjd. Era para aparecer o áudio e mais, se comprovado (com a premissa da punição) esse sujeito ter sido eliminado do quadro de arbitragem. Mas, esse tribunal formado por torcedores convidados do eixo RJ/SP, que já tirou R10 de jogos do Galo e puniu Dudu, jamais fará algo com a paridade fundamental ao equilíbrio e a Justiça. Bruno Henrique, recentemente, tomou pena também ridícula e até se beneficiou de efeito suspensivo. Domingo fez gestos obscenos em SP e vai ficar por isso mesmo. Nosso ídolo vem sendo covardemente sacaneado por esses caras. Seja Daronco, seja Klein, seja Zé Pereira – aquele que jogador do curintia e até do Bzero mandou ir TNC e ele afinou – ou outros tantos desse fatídico quadro de árbitros. Fechado com o Hulk. Que a cbf e esses sopradores de apito vão todos para a tonga da mironga do kabuletê.
*fotos: 1) Daniela Veiga/ Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético

Só dois alertas para o jogo de hoje: primeiro, existe o receio de o Galo jogar contra time que está na zona do rebaixamento; e, segundo, o técnico do adversário é o Carpini, que ano passado com o Vitória aplicou 4×2 em Salvador e depois empatou aqui em BH (2 x 2 com gol de Alerrandro na lei do ex).
Jogo é jogado e lambari é pescado. Vamos Galo com muita raça e determinação.
Nada de assistir adversário trocar passes sem chegar junto ou fazer a famosa faltinha.
Ainda é o começo da reação, em que cada vitória suada como a de sábado contra o Mirassol, será mais importante. Jogadores terão que provar muita coisa ainda pelo que NÃO FOI FEITO na atual temporada e que nos deixa na 14ª colocação do Brasileirão
Analisando o futebol apresentado pelo Galo este ano, os desfalques serão honestamente, o Alexander, Cuello e Everson. Os demais por cartões, contusões e etc, etc, etc, prá mim não farão nenhuma falta, pelo contrário. Hora ótima de lançar os meninos que estão pedindo passagem na base( Isepe, Gabriel Veneno, e mais uns dois ou três) Minha indignação é porque só no Galo os garotos não têm nenhuma chance. Entrar aos 50 do segundo tempo. Aí é sacanagem com os garotos e com nós torcedores. Não consigo ver em nenhum jogo o Igor Gomes jogar como dizem alguns. Não vejo ele marcando, acertando um passe entrando em dividida. Será que é a idade??? Ou estou ultimamente muito exigente???Com ele e com o Alonso, o Arana, o Menino, o Vera, o Dudu, o Rony, o Jr Santos. Vou pedir insistentemente aos meus Anjos e Santos para que eu mude de opinião o mais rápido possível e passe a ver o que muitos vêm e só eu que não vejo. Hoje como de costume, muito sofrimento e uma goleada de 1 ou 2 a zero. VAMO LÁ MEU GALÇAO DA MASSA
Que venha a vitória e paz para continuar evoluindo ganhar a SULAMERICANA e quem sabe um G6 no Brasileiro, pensamento positivo e o ano pode ser salvo ainda!!
Bom dia…nessa linha de projeções..vamos la…Após a vitória contra o Bolivar (49 do segundo tempo) e contra o emergente Mirassol (mas que vai perder o gás)…seremos campeões da SULA 25, RECOPA SULA 26, LIBERTADORES 26, INTERCONTINENTAL 26, BI DA RECOPA SULA 27 e COPA DO MUNDO DE CLUBES 29. Simples assim (com ronynho notificação, bielrola, falso vera, cai-o). Em relação ao restante…que canseira!
Salve Massa e Guru
Pelo que tenho notado, todo o temor e desconfiança na volta de Sampaoli estão dando lugar a otimismo e melhor, certeza de mudanças drásticas a partir da próxima temporada.
Sampaoli tem sido muito elogiado pela gestão de elenco e nos vídeos que passam por ai, parece que el carecone, tá com moral alta com os caras. Só ele mesmo pra quebrar os grupinhos e panelas deste povo.
Os titulares de carteirinha têm dado lugar àqueles que estão mostrando vontade e empenho. É a tal da meritocracia e prova disto e da capacidade do Carecone, são as recuperações de Igor Gomes, Bernard, Caio Paulista e Hugo, jogadores andes endemoniados pela torcida. Tá cedo vamos aguardar mais.
Que venha o Juventude e que hoje, com ou sem futebol convincente que venha a vitória.
Mais do que nunca precisamos é de resultado. Jogo bonito? Deixa pra outra hora!
Sempre achei – e isso não é novidade – que os reservas que substituem os titulares buscam jogar bem mais nessas ocasiões, aproveitando oportunidade para subirem para o último andar. Que assim seja hoje, fazendo com que nosso Galo engate uma sequência de vitórias, com fôlego bastante para enfrentar o Fluminense no sábado próximo, fora de casa, com mais três pontos e, aí, acredito que vai embalar mesmo, ainda mais para enfrentar um Sport dentro de casa. Enfim, é torcer muito para que esta esperança se concretize, tranquilizando um pouco mais a Massa ante o afastamento da Z4. Aqui, é Galo enquanto vivermos.
Bom dia.
O instituto GALO está fazendo um cadastramento para doar ingressos no jogo de hoje, para pessoas que não tem condições de frequentar o estádio.
Claro que isso é motivado pela fraca venda de ingressos, mas acho louvável.
Abraço, que hoje a vitória é muito importante e o juventude não vem aqui para passear.
Caro Zé Eustáquio,
O GALO, através do super aplicativo, está trocando moedas acumuladas no app, por ingressos para o jogo de hoje.
O ingresso (voucher), sai a partir de 700 moedas e caso o torcedor não saiba o que são essas moedas, aí deve ficar em casa mesmo.
Abraço do Zé Eustáquio.
Bom dia xará e amigalos. Mesmo sem o seu melhor jogador(Everson) teremos outra goleada do GALO por 1×0. Bora sumir de perto dessa Zona meu GALÃO!!!!
O adversário é time de Z4, então, pela situação que o CAM se encontra na tabela de classificação, é o tal jogo de 6 pontos e com isso, volto a afirmar:
– 1 x 0 GALO é goleada!
Temos desfalques importantes e o nosso goleiro salvador de fora, portanto, todo cuidado será pouco.
Que Sampaoli faça as escolhas certas e seus comandados o serviço bem feito dentro de campo.
O time precisa aproveitar o embalo, é faca nos dentes e muita raça para vencer esse terceiro jogo seguido em casa.
P.S.: CBF, STJD, Comissão de Arbitragem e os outros braços da milícia do futebol são covardes, canalhas e comprados pelo eixo maldito… lá eles podem tudo e conosco o lema é sacanear e isso não é de agora, fazem décadas… FDP’s!!!
Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 24/38 – Juventude (casa) – Agora sim. O time ganhou confiança com a superação contra o bom Mirassol.
Mesmo com desfalques por diversos motivos, quem entrar tem que honrar o manto. É buscar a vitória o tempo todo.
O Juventude só ganhou 01 fora de casa e foi do Ceará (1×0). Confio que o time vai jogar bem, criando jogadas e finalizando bastante.
OBS: Louvável a campanha pra incentivar Hulk, que estará no camarote hoje. A Massa não pratica ingratidão para com seus ídolos. Pelo contrário, sempre os valoriza, enaltece e reconhece os títulos que nos deram.
Hulk virou atleticano apaixonado e sua grandeza contribuiu para a construção de um capítulo glorioso de nossa história. Bola dentro de quem teve a louvável ideia.
Nossos pontos perdidos: 11(casa) e 30(fora), num total de 69/114 pontos disputados. Ganhar em casa e continuar subindo, Gaaloôô!
Bom dia a todos! Interessante a ação de doar ingressos para o jogo de hoje para pessoas de baixa renda, gostei do movimento, entendo que nao será perene, mas é uma boa alternativa para ajudar nesse momento e dar a oportunidade aos menos abastados a conhecerem o estádio.
Bom dia Ávila. Bom dia a todos! Apoiar o Hulk é muito legal. Torcer para que ele volte a atuar bem, fazendo gols e assistência é show de bola. O acolhimento do ser humano nos seus momentos de dificuldade é uma benção. No entanto, na minha jumentostica opinião, os FATOS derrubam a narrativa de que Hulk seria vítima de injustiça! Qual seria a injustiça? Cartões? Para de reclamar e tá solucionado! Simples assim! A culpa não é do Sofá! Fatos: No jogo na Bolívia o Hulk perdeu um gol feito que tirou a vitória do Galo! No jogo da volta, os heróis foram Scarpa e Bernard! Aí, contra o Mirassol, os heróis foram Vitor Hugo e Everson. Hulk no banco! Parece que a perda de protagonismo nessas três partidas é a causa real do problema do Hulk. Vítima de perseguição pode servir de cortina de fumaça! E esse movimento de apoio ao ídolo, seria uma pressão no técnico para não escantea-lo? Mas e se o time der liga, sem ele em campo? Como eu torço para o Galo e não para jogador, quero é a vitória hoje, por 3×0 ! Com grande atuação de quem estiver em campo. Uma pena que o Hulk esteja fora do jogo, inclusive como opção no banco, por culpa de TRÊS Cartões. Poderia ser o jogo ideal para o herói voltar a balançar as redes e ajudar o Galo.
DOMINGOS SÁVIO!
O que persegue o HULK., é a péssima fase. Só isso! Espero que seja passageira
Abraço
Perfeito. Foi no cerne!
O TIME DO JUVENTUDE
O JUVE está a 17ª posição e é o primeiro da zona de rebaixamento, com 22 pontos e 66% de chances de cair pra Série B. Mesmo que vença hoje não consegue ultrapassar o Santos, o primeiro fora da ZR com 27 pontos. O CAM tem 28 pontos na 14ª posição…
O JUVE é péssimo visitante (1V 1E 11D), tendo o penúltimo ataque da competição (20) e a pior defesa (46), numa média de 2 gols sofridos por jogo…
O Alviverde apresentou melhora com a chegada do treinador Tiago Carpini (3V 2E 3 D) e contra o Internacional na rodada passada jogou melhor e poderia ter vencido em partida que terminou empatada (1 x 1)…
O Alviverde tem desfalques: Caíque (VOL), Gabriel Taliari (ATA), Natã Felipe (ZAG); os zagueiros Wilker e Abner são dúvidas (lesões). Wilker (MEI) e Batalla (ATA) retornam ao time…
O 4-3-3 provável de Tiago Carpini pode ser: Jandrei; Reginaldo, Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcelo Hermes; Jadson, Mandaca e Lucas Fernandes; Igor Formiga, Ênio e Nenê (Gilberto)…
O JUVE é porco magro e todo cuidado é pouco…
Eu vivi para ler o Ernest com medo do poderoso Juventude, no caldeirão do Galo, com distribuição de Ingresso gratuito à rodo! Tempos estranhos… Se não ganhar do Juventude, vai ganhar de quem! Oh Ernest, rogando máxima vênia, bebeu chá de camomila estragado? Hoje é passar o trator!