Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca da liga perdida

Semana passada, depois da vitória na primeira rodada – Caldense – trouxe aqui minha confiança que vai dar liga. Hoje, reiterando, me mantenho otimista confiando que vamos reconquistar o futebol de 2021 e – consequentemente – a confiança do Torcedor. São apenas dois jogos e o time está em formação. Foram partidas, diria que agoniantes, com o mesmo enredo e os três pontos ao apito final. Já são seis importantes pontos na tabela de classificação.

Idêntico ao confronto da primeira rodada, saímos na frente, cedemos o empate e buscamos o segundo gol lutando até o final do jogo. Hulk, autor do gol da vitória de ontem – o primeiro foi do Paulinho – soma agora três dos quatro tentos Atleticanos na temporada. O outro, registre-se, foi de uma bela assistência do nosso super herói. Bons sinais do ídolo para a temporada que está só começando.

Na postagem de ontem do blog, a exemplo de tantas outras do passado e que ocorrerão no futuro, errei três nomes na escalação inicial. Embora tenha confirmado minhas informações sobre Edenílson na lateral e Hyoran de início, optou por Nathan Silva, Dodô e Calebe e não Bruno Fuchs, Rubens e Igor Gomes como acreditava. Bom que, nas duas partidas, o time começou intenso buscando o gol adversário. Daí, como disse acima, marca e encolhe, toma gol e tem de correr atrás da vitória. Estamos em formação e estou otimista com o ano.

Ontem, quem acompanhou a partida, pode perceber o Tombense só chegou na nossa área defensiva aos 20 minutos do primeiro tempo. Até então foi um massacre do nosso ataque no campo do adversário. Gols perdidos, mas só perde quem ataca, não tem gol perdido em ataque inoperante. Só para lembrar alguns jogos do ano passado, aquela partida de volta – pela Copa do Brasil – frente ao Flamengo no Rio de Janeiro.

No intervalo, voltou com Vargas no lugar do Pedrinho, houve quem reclamasse, mas ao que percebi o atacante sacado sentiu e teve de ser substituído. Marcamos e o treinador tira três de uma vez. Allan (parece ter sentido também), Hyoran e Paulinho, colocando Otávio, Igor Gomes e Patrick.

Esse último entrou um tanto desatento, por erros dele passamos alguns apertos e veio o empate. Para se redimir, no finalzinho foi ele – Patrick – que se antecipou a um lançamento do Tombense e iniciou o contra ataque que determinou a vitória. Antes disso, por também ter sentido, saiu o Jemerson e o treinador – ousado – optou por Ademir para buscar a vitória. Que para alivio nosso veio e nos assegurou a liderança.

Tivemos um gol anulado, já o Tombense um confirmado, ambos pelo VAR e diria – em que pese ser crítico da arbitragem – as duas decisões foram corretas. O árbitro, o mesmo de uma decisão recente polêmica de Mineiro, ontem teve ótima atuação. Por fim, disse dias atrás, ainda creio na chegada de mais um ou dois reforços em tempo de participar do mineiro e mesmo das partidas da pré-Libertadores. Um lateral direito e ainda outro zagueiro. A partir de hoje, vamos entrar naquele longo período sem jogos.

Só no dia 8 de fevereiro, em BH, com o Democrata. Só se, milagrosamente, solucionarem o imbróglio Ipatinga/Betim, uma vez que pela tabela seria Galo e o time do Vale do Aço na terceira rodada. Que a FMF resolva logo essa situação. O campeonato está manco, com rodadas de cinco jogos. Nessa segunda, foram vários empates, observem! Mas, e o Galo? O Galo ganhou!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “Em busca da liga perdida”

  1. JBHGALO , GARANTO QUE SOU TÃO , OU ATÉ MAIS ATLETICANO DO QUE VOCÊ , DESDE 1968.
    OS ATLETICANOS QUE PASSAM PANO PARA OS DESMANDOS DAS DIRETORIAS , PODEM SER TÃO NOCIVOS AO CLUBE , QUANTO OS PRÓPRIOS DESMANDOS ADMINISTRATIVOS……….
    NÃO PODEMOS TAPAR O SOL COM PENEIRA , A SITUAÇÃO FINANCEIRA DO NOSSO GALO É DRAMÁTICA , APESAR DA VENDA DO SHOPPING……………. TRIPLICARAM A NOSSA DÍVIDA…………….
    ISSO POR ACASO PODE SER CONSIDERADA UMA ADMINISTRAÇÃO DECENTE
    E CONFIÁVEL ?????????
    CLARO QUE NÃO.

    1. Você é cruzeirense, cara! Quer enganar a quem? Pode rejuntar ao tal de Júlio ali embaixo. Só estão aqui porque encontraram o picadeiro aberto. Coloque novamente aquele link de torcedores de time da segundona que você postou na semana passada. Aqui é só Galo… então tá!!!

  2. Amigo Teobaldo

    O caixa voltou e gritando como sempre. E como novidade agora angariando adépitos.
    Gente sem noção, que estão comentando no espaço errado, aqui é série A.

    1. Vergonha, está palavra não habita mais no Atlético, quanto mais Vergonha melhor para os 4 nada, para quem jogou clube na segunda divisão e não teve Vergonha de voltar , Vergonha é elogios para essa diretoria.

      1. Permita-me o contraditório nobres colegas

        Primeiro o tal bloqueio cabe recurso.
        Segundo, o motivo alegado foi a negociação com o Erasmo. Foram os 4 R´s quem contrataram este jogador ou foi um dos dirigentes que se espelham para criticá-los?
        Atualizem-se antes de passar vergonha e mais uma dica, de adversários já basta o flamerda e o as Marias não precisamos de gente que se diz atleticano contra.

  3. Boa tarde,

    Diferente de muitos, gostei da escalação do Hyoran e mais ainda da sua participação. O lado esquerdo demonstrou desenvoltura.
    Não gostei do Edenilson na lateral direita, considero que possui mais para dar do que apenas ficar na lateral, ficou apagado todo o tempo.
    No todo vi uma equipe com diversas possibilidades, marcando alto e atacando o tempo todo, como o atleticano gosta.
    Estou gostando e otimista como sempre.
    A coisa terrível é ficar duas semanas de novo sem Galo.Aff.
    Boa semana a todos!

  4. Ontem estive lá em Muriaé, um calor terrível e um gramado sem condições e vejo comentários de quem estava assistindo na TV com ar condicionado, dizendo coisa impossíveis de se conseguir. Qualquer jogador tinha dificuldades de dominar a bola devido a ondulação do campo, que é completamente irregular.
    Nenhum time consegue jogar bola lá, simples assim.
    Aos que dizem sobre o flamerda e palmeiras lembro a vocês que ambos já empataram nos seus respectivos regionais, o flamerda teve dois empates (madureira e bangu), parem de reclamar e vamos torcer.

    1. Prezado Leonardo.
      Eu fui um que falei sobre o jogo do flamerda x parmera. E na minha mensagem, não adotei tom de reclamação, Foi uma observação de preocupação. E ontem, mais uma vez, vi um time sem ação. Concordo plenamente com você sobre as condições do gramado (pasto), mas não justifica o time ficar tocando bola na linha de defesa e meio de campo, ora para as laterais, ora para trás.
      Sobre o fato dos times do eixo já terem empatado, eu sei. Mas, o nível dos times daqueles estados é outro. Mas, o jogo que citei foi muito bem jogado. Detesto reconhecer isso, mas é a realidade.
      Mas, fiquei satisfeito com uma cena: no final do jogo, enquanto o parmera recebia as medalhas, filmaram os jogadores do flamerda olhando com um olhar “pidão” e de decepção.
      Passe bem! Continuemos a apoiar nosso Guru!
      Gaaaaaaloooo!

  5. Vitória apertada mas justa do time que é muito superior a todos os concorrentes… o nosso CAM têm entre aspas, a obrigação de atropelar todos os adversários nesse Rural sem graça mas que vale como treinos de luxo para o que vêm pela frente… queremos levantar a taça do Mineiro mas Libertas, Copa do Brasil e Brasileirão são os canecos que realmente contam no currículo!!!

    É notório que o sistema defensivo do nosso GALO é muito preocupante e o treinador vai precisar dar uma atenção gigantesca para acertar esse setor, com urgência… verdade seja dita, nosso goleiro nunca foi 100% confiável, nossos laterais hoje são “meia boca” e a zaga titular (Jemerson e Fuchs) precisa ser mais testada para entrosar!!!

  6. Bom dia a todos Amigalos!
    Estive em Muriaé para assistir o jogo e acho que o maior problema não era o gramado ruim e sim o calor insuportável. Acho que marcar um jogo para 11 horas numa cidade quente como Muriaé em pleno janeiro é desumano com os atletas dos dois times.

  7. Bom dia Massa e Guru

    O jogo em si ficou em segundo plano, pois o gramado, se é que podemos chamar aquele pasto de gramado e o horário ridículo com um calor infernal, tomaram o protagonismo de quem estava em campo.
    Vou chover no molhado, mas até quando vamos aceitar este tipo de tratamento da FMF e da emissora de merda? Depois não me venham reclamar das contusões.
    O time de Chacho tem me agradado, exceto pela improvisação na lateral direita e a presença de Calebe, que não vejo justificativa para sua titularidade. No mais o rodízio é normal e até salutar, para ver com quem realmente poderemos contar este ano.
    Aliás, sobre a lateral direita, ao que parece P.Henrique não agradou ao técnico e já se mostra uma aposta errada. Eu ainda daria nova oportunidade para o cara, mas é impressionante que não exista no Brasil ou na América do Sul um lateral para contratarmos.
    Alô Caetano, peça uma dica ao Garcês!
    Vendo a bola que M. Rocha jogou no sábado contra os mulambos tive uma recaída e até senti saudades.

  8. Avaliar o desempenho do time naquele gramado ruim é tarefa complicada. A propósito, os campos espalhados pelo interior, infelizmente, impossibilitam o básico no futebol: que a bola role. E a federação disse que iria cuidar disso!

    Mas saiu a segunda vitória e ela vale muito na questão motivacional. Ainda é cedo para análises mais profundas, porém, percebi boa produção no ataque e alguma desatenção da parte defensiva.
    Ajustes serão necessários e o treinador já deixou claro que vai usar todo o elenco. Acho interessante isso. O ano é longo, muitos jogos, vamos precisar de atletas comprometidos e motivados.
    O que importa nesse início é buscar o entrosamento e condicionamento físico ideais.
    Galo sempre!

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Início de temporada e muito mais do que isso, dois jogos com muita muita chuva, acho que é importante frisar isso.
    Claro que os jogadores ainda estão tirando o pé, se um Hulk da vida machuca pensa, na verdade por mim nos jogos fora preservava muitos ainda, mas quem sou eu pra achar alguma coisa.
    Deixa ele testar a turma, mas não irão entrar com tudo com irão entregar nos jogos mais importantes, assim eu confio.
    Borá meu Galo, faz a massa feliz

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Que Hulk neste ano não machuque e nem seja suspenso por cartões amarelos em nenhum campeonato! Amém! Já deu pra perceber que sair vitorioso passa pela maestria desse excepcional jogador. Quanto ao coletivo ainda não vi a tal evolução. Principalmente defensivamente. Digo isso não baseado em Caldense e Tombense mas nos adversários realmente importantes daqui a 30 e poucos dias. A lateral direita já tem dono? Edenilson?

  11. Bom dia e otima semana! Se serve como atenuante, horario do jogo as 11 e de matar, para quem esta em casa e otimo, para os jogadores debaixo daquele sol e complicado, e gramado pessimo, mas a maioria dos campos vao ser assim, importante que gostei do que vi e acredito que o time vai crescer a cada jogo!

  12. Com todo o respeito mas ganhar de Caldense e Tombense não mostra nada. Me lembro quando a seleção ganhou de Suíça, Sérvia e Coréia do Sul e o “agora o hexa vem” explodiu.

  13. Bom dia, todos! Sobre o futebol, o blogueiro falou tudo, então queria falar outra coisa. Como uma um jogo de futebol profissional pode ser disputada num campo como aquele de ontem? Imagine o risco de contusões que corremos. A FMF deveria exigir um gramado de qualidade, caso a equipe mandante não tivesse, o jogo seria levado para uma outra cidade.

  14. Que venha o regional e esqueçam o resto do ano , pois este time não tem a menor condição de disputar contra Palmeiras e Flamengo que devem dividir todos os títulos relevantes novamente…

    1. Você também não tem a menor condição de comentar num blog de Atleticanos, mas mesmo assim está aí a defecar pelo teclado. Maldita inclusão digital!!!!

    2. Com esse “otimismo” vibrante, só pode ser infiltrado do lado azul da lagoa. Seu tri BBB é que não vai conquistar nada, nem do poderoso Atletic com Patric e Cia conseguiram ganhar, vão tomar sacolada do coelhinho! Galo renovou meio time e foram só dois jogos, então vá rogar pragas pro time do Fofômeno ok? Quem viver verá….

  15. Seguimos a nossa reformulação. CHACHO vai testando jogadores, dando oportunidades, para saber com quem pode contar nas horas decisivas. Dos principais titulares de 2022, ontem entraram em campo apenas 4: EVERSON, NATHAN (que hoje é reserva), ALLAN e HULK. Os outros 7, ou eram reservas ou chegaram agora. Então, é um time que vai se construindo, e leva tempo. Temos bons MEIAS e ATACANTES. O grande problema do GALO está no SISTEMA DEFENSIVO (laterais e zagueiros), e o GALO está demorando trazer. Penso que COUDET tem que exigir da diretoria esses REFORÇOS URGENTE. RÉVER é ex_jogador em atividade. NATHAN é inseguro e falta personalidade e o machucado RABELLO não sabemos quando volta e como volta. E para a lateral esquerda? ARANA só do meio do ano pra frente e não sabemos como volta. DODÔ para fazer o simples resolve, mas, nesse ritmo, logo vai estourar. RUBENS será uma forçada de barra? Já vi lateral ir para o meio de campo, mas o contrário é estranho. E a lateral direita? Por quê CHACHO não está usando o PAULO HENRIQUE? Prefere usar ali nosso melhor MEIA, EDENILSON, anulando o seu futebol. Estará COUDET mandando um recado para a diretoria? “Preciso de lateral direito”. E o CALEBE de meia titular? Vitrine para vender ou tá merecendo? Achei fraco. Nesse ESQUEMA do COUDET é no meio meio de campo que tudo se decide, precisamos de jogadores com personalidade, técnica, agilidade, visão e preparo físico. CALEBE se escondeu o tempo todo no jogo. Que CHACHO não caia no erro de improvisar EDENILSON e PATRICK nas laterais, anulando nossos MEIAS e perdendo tempo para dar jogo coletivo para eles junto com ALLAN e IGOR GOMES, os titulares do meio de campo do GALO.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ontem, caro Ávila, entramos com a força máxima e futebol mínimo. Confesso que não sei onde vamos chegar com as alterações que vem sendo processadas pelo “professor”. Será que o Edenilson e o Patric fora contratados para serem laterais? Se for, estamos perdidos! Espero que não estejamos voltando à era do “El Turco”, bons resultados para pouco futebol!
    Mas estamos no início de trabalho do Coudet e vamos continuar confiando no trabalho do “professor”. Mas que a coisa está feia, isto está!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *