Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E lá vamos para outro confronto doméstico

Depois daqueles tempos recentes, nesse 2024, será o quarto jogo com o mesmo adversário. É que durante três anos consecutivos, disputando jogos apenas pelo mineiro, tivemos temporada com apenas uma partida entre as duas equipes. Ou não chegaram às finais ou, até mesmo, sequer avançaram para o quadrangular decisivo. Já o Galo, penta campeão, fez sua 18ª final consecutiva. Desse total, onze vezes campeão e nas sete outras vice mineiro.

E mais, considerando esse escandaloso calendário do futebol brasileiro – o jogo entre os dois únicos mineiros – temporariamente na série A – será num sábado 21 horas. Absurdo para atender aos interesses da rede esgoto de televisão. Pior, ou tão esdrúxula, foi a segunda e decisiva partida da final do estadual, 15:30, numa covardia com jogadores e torcidas. Fim dos tempos! Sobre essas famigerada tv bobo, soube por amigos, que ontem mentiu – como ao longo dos tempos – em seu jornal de rede nacional. Mostraram equipes de interesse comercial como detentores do maior número de títulos da década. Interessante, na contagem, os mesmos dez títulos que o Galo faturou. Mas o Galo não é do eixo. Bandidos!

Deixando essa gente, organização e televisão de lado, temos hoje de focar na busca dos três pontos. Inadiáveis, depois de perder quatro para times da prateleira de baixo no Brasileirão. O Corinthians, na mão grande de um árbitro encomendado, e o Criciúma, numa partida que abusamos em perder gols. Seis pontos, que poderiam na pior das hipóteses serem quatro, transformados em apenas dois na contagem geral. Agora é recuperar para não chorar três, como em 2020; quatro ano passado. Faz diferença na hora de fechar as contas.

Em torno de 35 mil Torcedores, com torcida única, asseguraram ingresso até ontem. A sequência tem sido pesada para o bolso do Atleticano, ainda mais se levar em conta aqueles 120 reais de estacionamento – verdadeiro achaque -, que a Estapar enfia goela abaixo. Creio que, mesmo com essas considerações, vamos chegar na casa dos 40 mil pagantes. E, lembrando, na terça feira – pela décima Libertadores em 12 anos, o Galo recebe o Peñarol do Uruguai pela competição sul americana. Em busca do segundo título. Pesa muito no orçamento do Torcedor.

Com os desfalques do DM, embora Fuchs e Palacios sendo liberados mas sem chances para hoje, o Galo ainda terá a longa ausência do Rubens. Milito, mesmo sabendo da importância da rivalidade regional e será seu terceiro confronto com o mesmo adversário em apenas sete jogos, deverá surpreender ao liberar o time Atleticano. Nas seis partidas anteriores, todas elas, teve diferentes formações da equipe. Não creio que será diferente hoje. Digo as surpresas e não as escolhas.

No joguinho de suposição e provável escalação, algumas posições estão definidas. Acredito que virá com: Éverson, Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Bataglia, Otávio, Zaracho e Scarpa; Paulinho e Hulk. Correm por fora, claro, Rabello e Franco, nos lugares de Lemos e Otávio. Como disse, simples exercício de suposição. Mas de quem acompanha o time, dia a dia, não de chutômetro. Aguardemos e sigamos, desde que com três pontos no embornal. Sem devaneios de devolver placar ou mesmo estourar pipoca na taça estadual.

É o que quer e espera o Atleticano, pedindo deferimento!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “E lá vamos para outro confronto doméstico”

  1. Bom dia a todos! Time por time, o nosso é superior e já peovou isso nanfinalíssoma do Mineiro! Porém, precisa demojstrar de novo em campo. E isso passa por duas armas importantissimas: foco e garra! Até hj não ganhamos deles na nossa Arena pq o Galo entra com tudo no prikeiro tempo e afrouxa no segundo. Parar de marcar por pressão, recua, deixa espaços pro Cruzeiro, começa a perder todos oa rebotes e vem sufoco até tomar gol. Detalhe: todos oa gols deles na Arena saíram no segundo tempo! Então, cabe ao timw tomar vergonha e ter brio e hj não diminuir o ritmo na segunda etapa, ainda que esteja à frente no placar! E cabe ao bom, mas ainda superestimado Milito tb duas coisas: substituir por peças novas e com mais fôlego assim que perceber que o time teve uma queda e tb não sacar Hulk e Scarpa antes do placar já está definido; afinal, no último confronto com os azuis, foram os dois que mataram o jogo…..

  2. Bom dia.

    Estive quarta feira na arena MRV, contra o
    Criciúma .

    Não tendo nada para agregar em prol do GALO, preferi nada comentar.

    Somente hoje resolvi ler os comentários e que bom ler o Sr Paulo Silva novamente.
    Eu também não recebo nenhum e-mail relativo ao blog, porém estou sempre na captura das publicações.

    Vamos lá GALÃO CAMPEÃO. Me ajuda aí meu time.

    Abraço.

  3. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de legitimar a arrancada para o G4 do BRASILEIRÃO e não sair mais. Que nosso GALO sufoque a Mariada durante os 90 minutos e os famosos “apagões ” passem bem longe da Arena. Joguem com atenção e raça. GALO é superior a esse bando de peladeiros. A Freguesia deles na Arena vai começar nos embalos de sábado a noite. Aqui é GALO P…!!!!!!!!!!!!!

  4. Já ia mandar meu comentario , quando li o Paulo Silva , que voltou, para nossa alegria e deleite , comentar aqui no canto do galo. Dizer mais o que ? Esperar e torcer , pra que Paulinho não erre o caminhão de gols que erra , que nosso super herói esqueça as lambanças dos juizes , que converse menos em campo e faça o que sabe fazer :decidir , arrebentar , que o time desça do salto luiz xv e confronte o bbb da forma que jogam contra nós : como fosse o ultimo jogo da vida , como se sua sobrevivencia dependesse deste jogo , que milito não saque Hulk do jogo , aquele que decide num minuto , o que às vezes não fez no jogo todo , que tenham uma postura de respeito mao torcedor. Pedir demais? Como Paulo Silva , tomo meu lugar na poltrona , sem saber o que esperar , mas torcendo muito pra ganharmos e convencermos. SIGAMOS , bom jogo a todos

  5. Bom dia Eduardo! Pesadíssimo para nosso bolso. 120,00 um estacionamento. Não é o foco do blog, mas devíamos lançar uma campanha, “ninguém no estacionamento”. Com um acesso muito ruim, enfiam isso goela abaixo. Eu paro do outro lado da via expressa pagando cinquentão, que já é caro. Ando muito e subo morro para chegar antes da esplanada onde tomo uma antes de entrar. Hoje é fazer como no jogo decisivo partir pra cima que a vitória vem! Vai Galo!

  6. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 03/38 – Cruzeiro (casa) – Montanha russa de emoções nos últimos 04 clássicos. O melhor foi a virada de 3×1 e taça de CAMpeão, diante de 61 mil deles. Precisamos ganhar hoje.

    Tristeza e frustração estão multiplicadas por 03 na MRV, que está longe de se equiparar ao Indepa de memórias eternas (“Caiu no Horto, tá morto”). Passou da hora de fazer valer nosso caldeirão.

    Recados aos laterais, zagueiros e volantes: – “garra não é abrir mão da técnica e categoria”.

    “Difícil assistir vcs dando pontapés, puxões e empurrões, ao invés de se anteciparem nas jogadas ou apenas cercarem os caras”.

    “Telê Santana revira no túmulo, quando vcs não roubam bolas limpamente e tomam cartões”.

    “E nosso ataque, que faz os gols, fica olhando, melancolicamente, a vitória escapulir”.

    Vide o 2×2 recente contra eles. Nossos pontos perdidos: 02 (casa) e 02 (fora), num total de 06/114 pontos disputados. Ganhar o 1º clássico em casa, Gaaaloôô!

  7. E a faxina continua: sairam Hioran, Sacha, Tche-tche, Calebe, Edemilson, Patrick….Pedrinho vai embora em Julho. Vargas e Mariano fim de 2024…e o Kardec ? Chegada: Scarpa e Palacios e em Julho vem Bernard. E o Victor está dando correspondendo até o momento. Sigamos confiantes…..

  8. Sem muito mi mi mi, é o nosso
    CAM entrar com sangue nos olhos e muita vontade de vencer… já deu pra esse timinho feio na nossa casa!!!

    Foda-se a raposa, eu acredito é no GALO!!!

  9. Bom dia, todos! E eu que antes da inauguração da Arena imaginava que um jogo como o de hoje seriam “favas contadas”, o “Caldeirão” faria a diferença. Que nada, vendo apenas pela TV parece que estamos jogando num teatro, onde o público apenas bate palmas após uma cena. O preço do ingresso e outros serviços afastaram o torcedor raiz do estádio, perdemos o nosso 12° jogador. Ou a diretoria faz algo ou vamos continuar perdendo competitividade dentro de casa. O nosso time é muito melhor que o do rival, é inadmissível continuarmos sem vitória contra eles dentro de casa, mas sem a MASSA fica difícil.

  10. Meu Guru, bom dia!
    Hoje pode ser até de penalte roubado. Que baixo o espírito de “Cidinho bola nossa” em Pedro Leopoldo. O que vale, são os 3 pontos no embornal.
    Se for possível, no meu entendimento, deixe de dar brecha para a “tv boba nada’; sem deixar de espinafrar as arbitragem. Agora temos equipe para enfrentarmos todos. Que os deuses nos ouçam.
    Prá cima das Marias GALO; pois, sempre quem manda no terreiro é o GALO!
    Em tempo: semana passada, antes do jogo: 17 horas, gostei de ver o ônibus de conexão da sede do Galo para a Arena. Tomara que a passagem não seja salgada.
    Abraços!

  11. Em tempo, AmiGalos.
    Agradeço as palavras generosas a mim dirigidas no blog de ontem pelo BLOGUEIRO nosso guru, JOSE ROBERTO,lembro que o nosso tormento em Criciúma é anterior ao nascimento desse clube que leva o nome da cidade. Você lembra do Metropol, de Criciúma, time dos trabalhadores da mina de carvão que se juntavam para jogar contra o Galo e vencia? Tirou-nos da Taça Brasil. TEOBALDO, bem lembrada a presença assombrosa para nós, do Sport de Recife, quarto nordestino que enfrentaremos este ano. É carma ou não é? Será que chegaremos às oitavas de final? LUIZ CARLOS ALVES, obrigado por me lembrar do jargão “joga bola, Galo”. E o amiGalo RONAN,

  12. Bom dia!
    Menin e os outros podero$o$ do Galo, bem que podiam romper com a globolixo.
    O Galo está devendo uma vitória convincente diante de sua torcida, jogando contra o seu ex rival nessa noite.
    Vai pra cima delas Galooooo!!

  13. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu estão ansiosos para saber qual será a ideia do treinador para o jogo de hoje.

    Uma coisa podemos antecipar: Dificilmente teremos uma sétima formação nesse sétimo jogo. As circunstâncias não permitirão muitas alternativas para hoje. Assim, poderemos ver, com certeza, Paulinho desperdiçando oportunidades de gols, Hulk sendo caçado em campo, Scarpa procurando seu bom futebol que ele não lembra onde escondeu e o resto do time tentando deixar de ser só resto.

    Parece que o treinador não terá espaço para novas ideias e confiando que já conhece a tremedeira do adversário vai mandar o time prá cima. Sei não, viu. Há uma diferença muito grande entre a qualidade dos elencos e o entusiasmo com que jogam os dois times. Um, menor, dá a vida em campo para conseguir a vitória. O outro, maior, pensa que a vitória já está escrita nas estrelas e é só esperar que ela cairá do céu.

    Cerca de quarenta mil torcedores, daqueles que só enxergam as listras pretas e brancas e não atentam para detalhes, vão tentar estourar os pulmões gritando para acordar o time do Galo sem perceber que o “caldeirão” da arena absorve o som para não incomodar os vizinhos.

    Não é uma questão de ser torcedor modinha ou originário. É problema de engenharia mesmo. Solucionável com placas reflexivas de som.

    No conforto da minha velha poltrona e totalmente despido de ideias de jogo, vou ver no que vai dar isso tudo.

    Um abraço amiGalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *