Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Domingo tranquilo na Cidade do Galo

Por onde passei durante o dia de ontem na capital mineira, que tem o nome fantasia de Belo Horizonte, o assunto foi sobre os resultados das semifinais e mais uma decisão mineira com o outrora clássico das multidões. Como é sabido por quem acompanha o futebol, em Minas Gerais já foram três clássicos que marcaram época. Nos primórdios nós e Vila, depois Galo e kuei, mais à frente Clube Atlético Mineiro e raposa. Atualmente essa rivalidade está em aberto, nosso time do coração aguarda por uma redefinição. O Athletic vem se credenciando, especialmente agora pós prefeito falastrão e fanfarrão na cidade de Tancredo Neves.

Entre as pessoas, com as quais conversei – Atleticanos, americanos e até eliminados – uma unanimidade. Decidem o título os dois melhores de cada asa das semifinais. Nosso Galo, apesar de um início de campeonato cambaleante – responsabilidade da Copa caça níquel INTER/Mickey – reagiu e classificou em segundo lugar no grupo e geral. Tombense, adversário difícil, foi o melhor time da competição na fase de grupos. Deu azar ao cair frente a frente com o Galo, senão poderia ser a segunda final entre os dois clubes.

O América, campeão de seu grupo, só conseguiu a vaga na última rodada, tendo quase perdido essa condição para o Athetic. O time de São João Del Rey foi bem até bater de frente com o Galo, perdeu e dali pra frente parou de pontuar e ficou fora da fase decisiva. O coelho esperto correu e garantiu a vaga. Para sorte dos americanos, enfrentaram um time que tem virado freguês das cores verde e preta. Seu adversário, o primeiro a comemorar a vaga – muito comentada pela mídia – foi o sexto colocado geral. Só passou pois seu grupo era muito fraco, inclusive os dois rebaixados eram da mesma chave C. Portanto, deu a lógica.

Vamos ter duas semanas, pois a infelicidade do regulamento assim determina, as finais serão nos sábados 8 e 15 de março – ambos sábados – conforme interesse da maldita rede esgoto de televisão. Fora esses dois jogos, no caso do Galo, vamos pegar o Manaus pela Copa do Brasil. Será em Belo Horizonte, dia 5 ou 12 de março, portanto não deve atrapalhar no planejamento. Diferente das duas situações que vivemos neste início de temporada. Reafirmo sobre a Copa Mickey e adiciono aquela aventura de viagem pela primeira fase da CB em Tocantinópolis. Uma odisseia, promovida pela cbf em prejuízo dos grandes clubes. No mesmo dia, o Vaxco, jogou com Rondonópolis, na condição de visitante. Só que, convenientemente, em Cariacica no ES com o apoio da sua torcida. Coisas do outrora melhor futebol mundial, que as recentes diretorias da cbf liquidaram.

Por fim, um alerta aos amiGalos! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Faço blog do Galo e já́ se passam quase 10 anos. Realmente o tempo “avua“. Sempre, desde a primeira postagem, assumidamente em defesa do nosso time do coração. Diferente de um carioca flamenguista e de outro também carioca que passou por Minas, até́ se auto asilar em terras convenientes. Tentaram posar de imparciais, mas não enganavam nem mesmo “in family”.

O segundo, garantido com um “bom patrocínio”, mais legitimo que achaques, desceu do muro. Chegam a ser hilárias suas postagens – antes e depois – acerca do $eu time em Minas Gerais. Vou até́ marcar um cafezinho com um amigo e ex-treinador bicampeão do lado de lá. Que jogou no Galo. Ambos os cariocas tem uma similaridade, adoram alfinetar o Galo, pois sabem que isso gera o desejado “caça clicks”. Abram o olho! À propósito, no caso mineiro, voltou a ser “rural” e “ruralito”. Antes do jogo era a “Champions League”. Daí́ o Real Madrid da Pampulha se phudeu e o patro$inador deve ter orientado ao desdém. Se bem que, soube por um amigo comum, o patro$inador investe pra ficar livre do assédio.

Sigamos! Aqui é Atleticano raiz e nosso Canto do Galo não tem e/ou depende de patro$inador.

*imagens: arquivadas do blog

26 thoughts to “Domingo tranquilo na Cidade do Galo”

  1. E a Paz reina na cidade do Galo, achei as contratações do Roni, Cuello e Júnior Santos bem caras, mas o que importa é que chegaram e se encaixaram bem no esquema do Cuca.
    O time tá com a defesa sólida e passando segurança vamos ganhar do mequinha e vamos brigar por outros títulos com Flamengo, Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Botafogo vai ser um grande ano para o Galão!!

  2. Numa mesa de bar depois de várias geladas e ao fim da disputa de penaltis!!!

    E aí azulado da camisa 9???

    Você que é um torcedor realista e sincero!!!

    Seja honesto e nos diga a verdade!!!

    A culpa agora é de quem???

    Da federação???

    Do juiz e seus bandeiras???

    Do VAR???

    Dos gândulas???

    Da falecida mãe do goleiro Matheus Mendes???

    Responde aí prezado???

    O azulado que já estava vermelho de raiva e quase queimando a camisa cafona com o 9 impresso, disse que ía no banheiro mas nunca mais voltou, inclusive fugiu sem pagar sua parte na conta… além de mal perdedor é caloteiro também!!!

  3. Boa tarde a todos.
    Confesso que fiquei extremamente pessimista em relação a classificação após os 4 primeiros jogos, porém é inegável que o Cuca sabe mexer muito bem o doce.
    Das contratações indicadas por ele, somente o Júnior Santos (lesionado) que ainda não engrenou. Até o Bernard está retomando aos poucos o bom futebol.
    Sou muito crítico a diretoria e também do Cuca, não por questões técnicas, mas sim por excessos de abandonos ao final das temporadas.
    Espero que ele, Cuca, recoloque nosso Galo no caminho dos títulos.
    Vamo Galo!

  4. Bom dia MASSA!

    A muito tempo, por vários motivos, não venho aqui juntar na resenha sobre o 9ALO. Fazendo um resumo geral.

    O 9ALO precisava de uma vitória maiúscula para começar a chamar a MASSA de volta. E ela veio naquele 2 x 0 em cima do pcccsa-MG. O time que no passado se intitulava de Barca das Américas e agora de Real Madrid da Lagoa, ou do Recanto das Garças. A partir daí a moral do time cresceu e a MASSA começou a movimentar. Vem crescendo, ainda que de forma tímida, por causo do nosso fim de ano. Os culpados por nosso afastamento: diretoria e milito (sim, em letras minúsculas), pela condução do nosso ano mais trágico de todos os nossos 117 anos. O meu sentimento de decepção foi muito maior do que na nossa queda e/ou pela derrota para o pcccsa-MG, na época conhecido como crüzerú.

    Mesmo ainda triste, não deixei de assistir um jogo se quer. Vi todos. Nitidamente a diferença é de comando a beira do campo. No jogo contra o pcccsa-MG ficamos com um jogador a mais. A diferença é que nesse jogo fomos para o ataque e não para retranca, como contra o bostafogo.

    Depois disso vem conduzindo a Champions League Mineira com tem de ser, ganhando todos os jogos. Sigamos firme e fortes, com os pés no chão, humildade acima de tudo, para mais um título, que deverá ser nosso Duplo-HEXA.

    Contra o time do TO, o Cuca fez o que não se faz, entrar com time reserva. A regra é regra, entra com os titulares, faz o placar e depois troca os jogadores. Espero que seja assim para os próximos jogos.

    No mais, agora é treinar firme, manter o foco, pois o ameba verde gosta de aprontar e seguir rumo ao título de mais uma Champinos League Mineira e confirmar ainda mais que quem manda em Minas Gerais é o 9ALO, P@$$@!

    Com relação as midias sociais, não perco meu tempo com quem não é do 9ALO, ainda assim seleciono aqueles que sigo. Muitos só querem aparecer. É perda de tempo. Não merecem nem ser citados.

    BBOOORRRAAAAAA 99AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

  5. Pessoal, bom dia!!
    Alguns pitacos… 1) Temos que parar com esse negocio de falar do Cruzeiro aqui neste espaço. Esquece esse time! Nem precisa zoar. Perdeu..perdeu e ponto. 2) Esse negocio de Real Madri da Pampulha é coisa de torcedor. Dos meus amigos, ninguém nem sabia desse apelido. 3) Está meio estranho a questão do super-herói, veja bem: No jogo la no Tocantins entrou no segundo tempo…no jogo de sábado saiu no inicio do segundo tempo. A meu ver, por enquanto estão conseguindo justificar (campo ruim….precaução…etc). Lembro bem que vários jogadores em vias de aposentar acontecia isso mesmo…jogava um tempo…depois jogava 35 minutos….depois 30 minutos….e por fim virava uma “grande auxiliar” no banco de reserva. e por fim, 4) Receio agora é ter aquele problema dos outros anos…o time embalava…ganhava de todos…jogava bem. Ai tinha uma parada e o time começava só a treinar…ai a vaja ia pro brejo.

      1. Sim, o Ruque para um ou outro, sempre foi Hulk e demostrou sua capacidade e comprometimento. Porém caro amiGalo, essa tentativa de desdém com ele e o próprio Galo, tem outra explicação. Jogar sempre contra, até na hora boa. Fique um pouquinho mais atento. MuiTa Cobrança, mostra mais do cobrador que daquele cobrado. Um ou outro nunca estarão satisfeitos. DOIS no máximo ultimente.

        1. Putz …caro Blogueiro (não sei se a resposta foi pra mim). Explicando: Em nenhum momento estou jogando contra. Por isso eu disse no inicio “alguns pitacos”. Tb não estou cobrando nada. Apenas observações. Me perdoe se deu esta interpretação. Em relação a citar nome de jogadores ou outras pessoas, como sou advogado, prezo muito pela LGPD. Pode observar em meus diversos comentários que nunca cito o nome da pessoa falo sempre…homem aranha…super-herói—palhaço de circo–o jogador que veio do RJ “sempre risonho”, e por ai vai. Enfim…peço desculpas por outra interpretação. SE achar conveniente, pode excluir, sem problema.

        2. Porque tanta mágoa nesse seu coraçãozinho? Já li nesse espaço os 4R serem chamados de vagabundos, ladrões, ratos, etc e não vi resposta com tamanha virulência (entendimento meu que pode, e deve, estar errado). E outros exemplos pululam por aqui contra a Rede Globo, FMF, árbitros, ex-árbitros e outros. Portanto, amiGalo, sem arroubos. Mesmo porque a desvantagem de quem está do lado de cá é latente, haja vista o descompasso de tempo entre postagem e publicação, “lixeiração” e outros. Por mim, relevemos e sigamos, sempre lembrando o tema da Campanha da Fraternidade de 1983: Fraternidade sim, violência não!

          1. Perfeito. Só explicando aos amiGalos que o “Atleticano da Gema” segundo não é o mesmo primeiro. Apenas se utilizando do mesmo nick. As demais checagens, como ID entre outras, são diferentes.
            No meu caso, uso nome e sobrenome – até imagens – reais. No mais, sigamos!

          2. Quer todo mundo com e-mail e nicks “verdadeiros”? Crie um cadastro com CPF e checagem pelo endereço. É fácil e rápido! Só pra registrar: a minha primeira mensagem foi do computador (funciona em rede com outros trocentos usuários); a segunda e terceira, por dispositivo móvel. Por isso a diferença entre IP’s; nada absurdo. Quanto a utilizar dados reais, fica a dúvida nesse mundo digital maluco: como ficaria a proteção dos participantes? O importante: nas minhas postagens não existem grosserias ou palavrões ou qualquer tipo de agressão que justifique tamanha ira.

          3. Verdade. Já quis fazer isso aqui, mas a pedido de quem não mostra a cara protelei. Nisso concordamos, já no caso da transparência nem tanto. Na reprimenda somos exatamente iguais. Mas, tenho cara e nome verdadeiros.

    1. Caro Toninho JF,

      Um torcedor cruzeirense vaidoso, numa live azulina, disse dias atrás mais ou menos assim: “o campeão do Mineiro 25 será o Real Madrid de Minas, podem anotar aí…”…

      Ué, TJF, agora os caras vão ter que aguentar a zoeira. Aliás, a zoeira faz parte do futebol, é saudável e da natureza do futebol…

      O anormal será ofender e agir com violência, eis que nisso haverá, no limite, até alguma conduta criminosa a evitar…

      Então, vamos separar as coisas…

      Aludir o lado de lá como o “Real Madrid de Minas” não caberá censura em cima disso em cima do Torcedor Atleticano…

      Sigamos…

      1. Se foi isso, meu Caro…tranquilo. Bobo foi esse cara. Como eu disse, tenho vários amigos cruzeirenses e nenhum sabia disso. Coitado dele. Não consegue enxergar nada além da paixão cega. Sigamos…Sem intenção de censurar…Mas acho uma grande bobagem isso. Sigamos…

  6. O carioca “auto asilado” não fazia assédio, ERA PUXA SACO MESMO! Nojento! Pelo menos por nossas bandas, acho que os dias estão contados e vai cair no poço dos que não guardam a menor lembrança, a não ser pelo puxa saquismo….

  7. Prezado Mestre Eduardo,
    Imagino que alguns “torcedores” devem estar se rasgando de raiva do time estar classificado para a final do mineiro (mesmo sabendo que o campeonato tem o nível bem baixo), pois esses “torcedores” preferem a derrota do time para dizer que estavam certo.
    Assistam no youtube alguns jornalista de fora, jogadores de outros times e Ronaldinho falando da torcida:
    https://youtu.be/0dy_p-cvQhA
    AQUI É GALO

  8. Salve Massa e Guru

    Há coisas no futebol que a paixão não deixa enxergar.
    O lado de lá comandado pelo fanfarrão do supermercado, abriu o cofre e trouxe jogadores midiáticos, que pareciam que iam arrebentar.
    Do lado de cá, excesso de cautela, tudo as escuras e sem reforços, deixando o torcedor atleticano em alvoroço e prova disto, foram os xingamentos sofridos pela diretoria e principalmente Vitor, aqui neste espaço.
    Confesso que no primeiro jogo lá copa Disney não só eu mas muito torcedor temeu pelo pior, alguns até acreditando que tomaríamos uma goleada.
    o final desta história foi contado neste fim de semana e o cabaré azul, não para de pegar fogo.
    Eta história boa danada!!!

  9. Bom dia.

    O GALO tratou esse campeonato como ruralito, e o eliminado tratou como liga dos campeões.

    Com esse espaço todo entre os jogos finais, dava pra ter dado um pouco de tempo entre os jogos iniciais.

    Abraço

  10. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Jorge Campos, Diego Souza, André Cachaça, foram três jogadores contratados a peso de ouro que não vingaram no Galo. O Junior Santos que chegou com grande expectativa , porém, até aquí, é a grande decepção entre os contratados pois ao meu cuidar é uma mistura de Quirino com o Cafuringa , vez que desengonçado e as vezes tropeça na bola. Junior Santos será um reserva no Galo???

    1. Prex
      Prezado Domingos Sávio,

      Calmaaaaa!!!

      O Junior Santos, na Temporada passada, pelo Botafogo, foi o último a sair de férias pela esticada do Mundial que entrou dezembro. Diante disso, o BOTA foi o último Time a iniciar a pré-Temporada 25. Na chegada dos jogadores o Júnior Santos acabou negociado com o Atlético que estava nos EUA na Copa Mickey…

      Ou seja, o Junior Santos acabou não fazendo uma pré-temporada como devia e certamente decorrente disso teve uma lesão até grave que vai deixá-lo uns trinta dias fora…

      Eu vejo que sua crítica em cima do jogador é precipitada, eis que você já coloca o cara na condição de marimhondo e imprestável no GALO, mesmo ele não tendo tido uma real oportunidade de mostrar seu potencial…

      Como dirá o Padre Torga, vamos devagar com esse andor…

      Então, calmaaaaa!!!

      1. Domingos, estou de acordo com o Ernest, realmente até agora o Jr Santos só tropeçou na bola, mas lembro que ele vinha no fim do ano de longo período contundido e acredito que pode melhorar! Prefiro aguardar um pouco mais! SAN

        1. Barros sigo o relator. Você tem olho clinico para definir qualidade/ ruindade de jogador. Otávio, Lemos, Fucks, nunca te enganaram. Já pensou o Vasco contratou como ” reforços ” para este ano o Lemos e o Palacios? E o Fluminense que nos livrou de Guga/Otávio. Mas o Campeão foi o Gremio: Edenilson, Natan Pescador, Pavon e Jemerson!. Uma mençao honrosa para o Santos que nos concedeu o livramento daquele Pantera gravida. Mas ainda temos Kadu, a dupla de Igor….

      2. Oh Ernest eu sou daquela parte da torcida que sempre tem de ter um jogador para criticar ( segundo o Padre Tonga é uma forma de estravazar as frustracoes pessoais).. Então a gente xingava o Carlao, o Patricao da massa, o Marcos Rocha, o Rafael Carioca, o Gutemberg, o Fernando Roberto Mastiguinha, o Bilu, o Berola e por ai vai. A bola da vez era o Bernard, que parece estar se recuperando. Então o Junior Santos parece que vai ocupar essa importante função no Galo. Os cornetas precisam de um jogador para ser xingado. Lembra o ” solta a bola Jefim..”. Futebol tem dessas coisas…

  11. Bom dia, Atleticanos! Sobre o Jacú carvalho, trata-se do maior boçal que já passou pela mídia mineira. Me surpreende e me impressiona negativamente como um idiota como ele teve e tem espaço por tantos anos, sem saber absolutamente nada de futebol e apenas contracenando como amigo desse, jantar na casa daquele. Ridículo!! Sobre os jogos finais no sábado ao invés do domingo, eu prefiro, desse jeito dá pra beber uma gelada acompanhado nosso Galo sem preocupação com a labuta na segunda feira! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading