
“E eu lhe direi quem tu és”. É um provérbio que me foi dito pela primeira vez através da minha saudosa mãe, eu ainda criança e sem entender o que ela queria dizer, atento ouvi sobre companhias e ambiente que modelam comportamento e modos de vida. Creio que entendi bem esse quesito e sempre andei com quem gosto, aprecio e me acrescenta. Desde os tempos do Araxá até os dias de hoje. Estou na fase NOLT (essa mania de adotar expressões americanas), onde pessoas com 60 ou mais anos continuam ativas e produtivas. Nunca parar.
Pois bem, faço essa consideração para chegar de novo na questão dos senhores Bruno Arleu de Araujo e seu coadjuvante Wagner Reway. Até um blogueiro ou youtuber palmeirense ontem debochou sobre o gol mal anulado da dupla. Prejudicaram e muito ao Galo. Intencional, deliberada ou não, roubaram dois pontos preciosos do nosso time logo na primeira rodada do Brasileirão. Eu, na minha modesta e singela condição de Torcedor Atleticano já por mais de meio século, tenho razões de sobra para suspeitar – sim – de armação da cbf e seu aparelhamento que inclui stjd e arbitragem. E se a gestão Atleticana não reagir logo, essa putaria vai continuar como acontece desde meados dos anos 70. Chutar porta, murro na mesa, enlouquecer costuma assustar esse tipo de gente.
![]()
Mas qual a relação disso com o título e a primeira frase da resenha (que é o fechamento do provérbio)? Tudo a ver! Não sei quem são Arleu e Reway, mas conheço bem o Sérgio Coelho. Pessoa honrada, séria e solidária. Muito antes de ser dirigente do Galo, já atuava como fundador, provedor e gestor de uma das instituições filantrópicas maiores desse país. A ASSOPOC e, como presidente da nossa associação, criou o Instituto Galo. Pioneiro, como disse aqui na última terça-feira, entre clubes brasileiros e das Américas de uma política séria de assistencialismo e proteção às pessoas carentes. Lá estão entre os abrigados, ex-jogadores e ex-funcionários do nosso time do coração.
Pois bem, depois do jogo de quarta-feira, ainda pelos corredores do estádio nosso presidente reclamou – com toda propriedade – do prejuízo que a arbitragem causou ao Galo. Eis abaixo a citação feita pelo Arleu na súmula. “Informo que, após o término da partida, enquanto a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário, ao passar pela zona mista, o senhor Sérgio Coelho, presidente do Atlético Mineiro saf, abordou a equipe de arbitragem de forma agressiva, com gestos exaltados, proferindo as seguintes palavras: ‘pelo seu nível, foi uma vergonha o que você fez aqui hoje, bruno. Parece que está com a camisa do palmeiras por baixo, o palmeiras não precisa disso’. Em razão da atitude, o referido dirigente precisou ser contido pelo policiamento presente no local. Informo ainda que me senti ofendido pelas declarações proferidas”.
![]()
Quase chorei de tanto rir da imbecilidade desse Leleu. Me lembrei do Zé Pereira, aquele pernambucano que em 2024 – frente ao mesmo adversário -, deliberadamente expulsou o Hulk (pela segunda vez, como fez em Uberlândia e frente ao América), então o Sérgio Coelho disse ao incauto; “missão dada, missão cumprida”. Esse infeliz nem mencionou em súmula que se sentiu ofendido como o juizinho melindroso (afetado de suscetibilidade), que assegurou o empate para o time da dona leila. Talvez aí esteja a explicação, essa poderosa dirigente – ao dito em boca pequena – manda naquele covil que assina cbf. Ontem, noutra situação tão nojenta quanto essa, ouvi algo que ilustra esses fatos. Só falta ter de agradecer ao ladrão que roubou com arma em punho por não ter assassinado na hora do assalto.
Queriam o que, Zé Pereira e Leluzinho? Que o nosso presidente fosse até eles diferente. Agradecer pelo desserviço prestado ao futebol? Prejudicaram mesmo ao Galo, tanto um quanto o outro e esse segundo com a colaboração do colega do varmeiras da leiloca. Fossem em outros tempos e com o Vaxcu e CUrintia – Eurico Miranda e Vicente Mateus – esses caras nem sairiam do estádio. Até Castor de Andrade do Bangu. Ficariam trancados no vestiário por horas, como Cidinho Bola Nossa que saiu de Sabará vestido de padre. E mais, a exemplo do que nosso Dudu fez com a leila poderosa, iriam ouvir poucas e boas, como VTNC, VPPQP, além – claro – diversas homenagens às suas progenitoras e companheiras ou concubinas. Se eu tivesse acesso a eles, não esperava segurança ou policiamento, sem agressão pois ia levar a pior na força física por usar das sugestões na frase anterior. Ofendido estamos nós, Atleticanos, com essa arbitragem vagabunda no futebol brasileiro. Sigamos? Até quando?
*imagens: 1) Pedro Souza/Atlético; 2 e 3) extraídas das súmulas das partidas.

Aqui é Galo p##@
Vai GALOOO rema contra a maré, vento e vence.
Amigalo DS
Sampaoli é daquele tipo ou gostam ou odeiam.
Que o cara entende de futebol é inegável e prova disto foi a indicação do Vitor Hugo, jogador que estava na reserva do Santos e chegou aqui e vestiu a titular.
Olha o risco que este cara correu indicando este jogador!
Contra o carecone ,a sua teimosia por jogadores que a torcida torce o nariz como Jr. Alonso, Bernanrd e Igor Gomes.
Como o futebol é de dar voltas: ontem mesmo a torcida estava fazendo manifestação na Arena e o lado de lá vivendo lua de mel.
Hoje a coisa inverteu e enquanto o lado de cá comemora a evolução do time o lado de lá ta na vibe: “pega fogo cabaré”
Bom dia! A arbitragem, como tudo no Brasil é tendenciosa e beneficia os poderosos. Quem são os maiores, financeiramente, hoje no Brasil? Palmeiras e Flamengo! Então não tenham dúvida, que nestes jogos, onde a chance de derrota é possível, são sempre escalados os Arleu, Sampaios, Abati, que são servis aos poderosos. No VAR mesma coisa, Ryuei, Estevam, etc. Então enquanto a nossa conduta de beneficiar os poderosos e donos do poder, estaremos nesta draga, sem ganhar copa do mundo e nem sul americana. E a vida segue. Nós Brasileiros não sabemos que se o bem e boas condutas forem regras todos se beneficiarão. Isso é histórico: Lembrem-se dos Whright, Armando Marques, Aragão e etc. Então vamos a luta!
… continua
Disfarçado ou ñ de padre o árbitro às vezes vai p a geladeira e já na próxima, faz m3rd@ de novo, enquanto o Clube prejudicado fica no prejuízo duas vezes; a primeira é a grana paga à equipe de arbitragem – tem isso tbm, paga-se p ser roubado – e a segunda são pontos irrecuperáveis q ao fim da competição ninguém vai lembrar q por conta da roubalheira o beneficiado nqle dia levou o caneco e/ou a vaga q era p ser nosso(a),fato!
Saudações Atleticanas
SEMPREGALO
Alguém que concorda em ser incluído numa vasta vasta condição de ladrão, só pode ser mesmo uma pessoa triste. Alegres aqueles que levam em suas vidas o “Lutar, lutar, lutar, Com muita raça e força pra vencer”, para além das quatro linhas desse hino digno do povo brasileiro, que não se cansa de lutar, Lutar contra o conformismo, o Entreguismo e outros tantos ismos que, infelizmente, muitos frustados cuidam aceitar.
Caro Amigo temporão,a cbf a muito tempo precisa de um choque de realidade na arbitragem. Não há mais espaço p paliativos,erros sequenciais q determinam o resultado – com atuação desastrosa de todos, frise-se – ñ são excessão , são sintomas,e, sintomas pedem diagnóstico,ñ maquiagem. A arbitragem está,digamos,doente desde sempre e a cbf por sua vez insiste em tratar com panos frios. Essa entidade corrupta está precisando antes de qqr coisa – essa de profissionalização ñ cola, pois os artistas serão os mesmos – indignar-se com a situação atual. É saber escutar quem critica o sistema como exemplo o desabafo do sr. Sérgio Coelho – ñ é a primeira e nem será a última q ele se dirige ao assoprador de latinhas com o dedo em riste – sobre um lance absurdo o qual escancara o colapso o qual está afundado os critérios da arbitragem nacional.
Continua…
Bom dia a todos! Sigamos procurando na arbitragem, que prejudica todos os times, a causa dos nossos fracassos. Por isso que o Galo nao vai, esse discurso de vítima nao ajuda. Será que em 2021 nao fomos prejudicados pela péssima arbitragem? Impedimento foi, podemos nao gostar da regra, mas contra fatos nao há argumentos, impedimento e ponto!
Concordo que discurso de vítima não leva time a lugar nenhum, e ninguém aqui está procurando muleta em arbitragem. O ponto, porém, não é “gostar ou não da regra”, é como ela foi aplicada.
No lance em questão, o problema é a falta de transparência: as linhas parecem ter sido traçadas após vários ajustes, a imagem é claramente borrada, a câmera é diagonal (o que já distorce profundidade) e nem fica claro se o frame usado corresponde exatamente ao momento da saída da bola do pé do goleiro.
Dizer de forma categórica que “foi impedimento e ponto” ignora essas inconsistências e trata como fato algo que, tecnicamente, gera dúvida sim. E quando a tecnologia deixa mais perguntas do que respostas, a convicção absoluta soa menos como análise e mais como desconsideração da inteligência de quem está assistindo.
Não é vitimismo, é questionar um processo mal explicado. E isso vale para qualquer time inclusive quando, lá atrás, fomos beneficiados ou prejudicados.
amigo, vc é maria infiltrado!! Sempre falando que somos chorões com arbitragem! Como dizia meu amigo Dudu, VTNC!
O brasileiro rouba desde os tempos de Dom João. Este ranço foi trazido pelos portugueses – patrimonialismo; roubalheira; aplicação seletiva de leis, e tudo o mais que denota malandragem, falcatrua, conchavos, jogo de interesse entre poderosos, etc… Seja pobre ou rico, quem, com naturalidade, não “colou” matéria na escola; “furou” uma fila; mentiu para levar vantagem; não quis reassinar carteira CLT para aproveitar o seguro desemprego; fez acordo com o patrão, simulando uma demissão para sacar o FGTS; caiu, “morrendo” em campo, para forçar um cartão ou um penalty; marcou um pênalti inexistente ou impedimento para beneficiar este ou aquele time de futebol . Ninguém presta literalmente nesta terra, as exceções são santos ou mártires. Não vou falar de política por que seria um óbvio absolutamente desnecessário. Sigamos, somos malandros, em maior ou menor escala.
Hoje, nada a comentar, além de um ASSINO EMBAIXO! Isso sobre o nosso Galo. Já quanto ao CSA, nosso terceiro adversário (o primeiro e segundo, respectivamente, são o urubu e o porco), fico a indagar como que ainda contratam “aquele” que nos mandou para a segundona…Fica “técnico”!
Salve
Vi alguns, criticando Sampaoli pelos destemperos nestes últimos jogos e pergunto: ele precisaria ter sangue de barata?
O cara tá sendo cobrado por resultados e quando está perto de alcançá-los, ai vem esta turma e rouba na mão grande. Vão se fu…
Na live de ontem do Breno Galante, Bruno Tostes disse que ainda bem que Sampaoli voltou ao normal e está mais parecido com aquele de 2020.
Verdade. O Sampaoli que chegou aqui estava muito light e aceitando muita coisa passivamente. Talvez por não ter herdado um trabalho ruim e um time que ele não montou.
Agora a bola é com ele e finalmente, pro bem do time, ele está colocando suas manguinhas de fora.
Então: onde assino Bruno Tostes? Tô contigo nesta!
Prezado JBHGalo, eu sempre apoei o Sampaoli, mesmo antes dos jogos contra Cruzeiro e Palmeiras. O Ernest também. O Sampaoli está calando a boca, de muitos, inclusive do Breno Galante e do Tanaka que diziam que ele ia escantear o Hulk. O Hulk tá jogando e como Capitão do time. Aliás o Hulk com aquele gol contra o Cruzeiro mostrou que se calibrar a pontaria pode ajudar muito. Tomara que cale a minha boca e do Ernest que queriamos o fora Hulk. Enquanto isso, lá no time do Cruzeiro: seis jogos, quatro derrotas , ontem de quatro, com Gerson e tudo…kkkkkkkkkkkkkkkkk
JBHGALO E DOMINGOS SÁVIO,
Na temporada passada o Cuca reproduziu o momento Luxemburgo no Galo naquele quase rebaixamento salvo pela demissão de ambos no momento certo, do contrário o Time cairia tanto lá quanto cá na temporada passada…
Kalil garante que jogadores derrubam técnico e depois que o Luxa foi demitido o risco de degola cessou, tal qual o Cuca ano passado…
Sampaoli chegou, a pedido de mais de 80% da Massa, e deu o livramento do segundo rebaixamento, fato!
Mas aí alguém dirá, “ah, mas e o desempenho pífio que o Galo terminou 2025 com a perda da Sula, vai dizer o quê?!!”…
Na minha desimportante opinião, o Elenco 2025, curto e desqualificado, engessou o treinador que pouco pode fazer em termos de melhor desempenho da equipe em campo…
Vejam o banco nas SUBSTITUIÇÕES em 25 (Natanael, Biel, Menino, Caio Paulista, João Marcelo, Cadu e segue relação). Aí fica difícil até para o Guardiola…
Sobre os três zagueiros a mim me parece muito claro que Sampaoli tentava reforçar o Time no seu ponto mais vulnerável (laterais) e daí a explicação. Com Preciado e Lodi nas laterais agora devidamente reforçadas não haverá mais razão de três zagueiros e isso parece muito óbvio, convenhamos…
A respeito do título perdido da Sula com as interpretações que tentam culpar Sampaoli pelo resultado, vejo que o revés se deu muito mais por duas causas muito óbvias: elenco curto e desqualificado e pênaltis perdidos, inclusive por Hulk que já perdeu mais de uma dezena deles no Atlético e geralmente num mesmo tipo de batida manjada da bola…
Ademais, treinadores não batem pênalti e essa culpa da perda da Sula, única e exclusivamente em cima de Sampaoli, não será justo nem racional e a mim não me convence…
Mas tem aquilo: cada atleticano que julgue por si (três zagueiros, perda da Sula, quase rebaixamento 25 etc.), ressalvando, toda opinião no Atlético será merecedora de respeito…
Até mesmo a minha que não tem a menor importância…
como sempre digo, odeio falar de arbitragem. A gente sofre com arbitragem desde o ano de 1500, é uma roubalheira, uma picaretagem, cbf, globo, stjd, comissao de arbitragem dão nojo a quem realmente ama e respeita as competições, como a propria palavra diz, é para competir, o arbitro deve ser um mediador, mero coadjuvante, mais nada. Porem, passados tantos anos, a gente reclama, reclama, e o que mudou? Me sinto um inútil, nada posso fazer, minhas palavras e meu sentimento NADA representam. Os caras que tem poder, os bilionarios, donos do galo, poderiam, mas nada fazem, eu entao um simples, mero, reles e dispensavel torcedor vou fazer o quê, chorar as pitangas né. Para completar o futebol se encheu destes bandidos que se tornaram donos dos clubes como é o caso da dona leila, proprietaria desta tal crefisa que com o aval do banco central fica por aí subtraindo até a dignidade dos aposentados, dos nossos velhinhos, dos mais necessitados. Vai la, entra no site desta gente e faça uma simulação, vai entender bem do que estou falando, tem realmente que ser bilionaria e poderosa, lembrando que ela não é única. Se existe um esporte mais sujo que o futebol eu desconheço. Mas, sigamos!!!